Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Vice-presidente do Conselho Fiscal do Cruzeiro esclarece e explica

Mais cedo recebi telefonema do conselheiro e vice-presidente do Conselho Fiscal do Cruzeiro, Anísio Cicotto, que me deixou muito satisfeito. Primeiro, porque foi um exemplo de como esclarecimentos e divergências podem ser conciliados com educação e respeito a todas as partes envolvidas; segundo porque explica o balanço do Cruzeiro, em poucas palavras, melhor que todos tentaram explicar até agora.

“Caro Chico Maia,

Gostaria de agradecer a sua gentileza pela mensagem abaixo e esclarecer alguns pontos da informação dada no seu blog.
Primeiramente, não me pronunciei verbalmente durante a reunião. Como sou vice-presidente do conselho fiscal do Clube, já havia me manifestado sobre as contas através do relatório que faz parte dos demonstrativos. Não seria muito sensato aprovar as contas e depois refutar qualquer coisa na reunião.
O conselheiro que pediu a palavra e desvirtuou a reunião chama-se Aluisio Vasconcelos. Trata-se de um conselheiro muito conceituado e bem quisto pelos seus colegas, tendo sido, inclusive, deputado estadual. Acho que meu colega que lhe escreveu, tendo em vista os nomes serem parecidos, se confundiu.
Gostaria de fazer inclusive justiça ao Presidente Zezé, pois o mesmo, por duas vezes, tentou levar o foco de volta para o mais importante da reunião, que era a análise e aprovação das contas.
Bem, todos os que estavam presentes poderiam fazer uso da palavra e reclamar do prejuízo no balanço e não fizeram.
Particularmente fico triste com isso. Não houve nenhum clima de hostilidade ou intimidação a quem quer que fosse, e, como é de costume, o presidente do conselho Deliberativo Hermínio Lemos fez questão que a palavra fosse franqueada a quem quer que quisesse. Inclusive, a cobrança não se deu somente ao Adilson e sim ao próprio Zezé quanto a aspectos do departamento de futebol, como, por exemplo, outros times que fretam aviões para descansarem jogadores de eternas esperas em aeroportos e o Cruzeiro não. A palavra sempre é franca e os conselheiros deveriam usá-la mais.
Acho que perdemos uma belíssima oportunidade de esclarecer ao conselho as contas do clube e a excelente situação financeira que goza o Cruzeiro.
Seria a oportunidade de mostrar os avanços nas receitas do clube social, como por exemplo, o aumento da arrecadação das escolinhas de futebol, volei, natação e outras que contribuíram com quase um milhão de reais ao ano. Deve-se ressaltar que a decisão acertada de se fazer uma parceria com a SADA no voleibol, proporcionou um aumento significativo de novos alunos.
O balanço é um retrato das finanças do clube no momento em que é exarado. Como o mês de dezembro é um mês difícil para os times de futebol, quase sempre os balanços não são muito satisfatórios. Dezembro é mês de pagamentos diversos como, 13o salário, premiações, rescisões de contratos e pagamentos de luvas de novos jogadores entre outras despesas, é também um mês de baixa arrecadação, pois as competições se encerram na primeira semana do mês. Também, segundo a política de nosso presidente, não é um mês onde se vendem jogadores facilmente. Nosso clube vende jogadores para acertar as contas deficitárias (não concordo com tal política), mas quem determina a política de captação de recursos é o Zezé que foi eleito para isso.
Por último gostaria de parabenizá-lo pelo sucesso de seu blog, pois meu telefone não para de tocar recebendo apoio (indevido) ou ainda reclamações sobre o que foi escrito. Você realmente é muito lido.
Um fraterno abraço e como diziam os ancestrais cruzeirenses fundadores do Palestra: “in bocca al lupo”!
ANÍSIO CISCOTTO.


» Comentar

Comentários:
38
  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Olá João Chiabi Duarte,

    Meu amigo, acho que vc não leu meu comentário todo… rsrs E nem sabe que também sou CRUZEIRENSE !!!

    O que eu disse, foi exatamente o mesmo que vc. Defendi o Roberto Abras, por ter visto alguns prórprios Atleticanos criticando o trabalho dele. E eu também sei que ele é Atleticano sim. Mas mesmo eu sendo Cruzeirense, respeito demais o trabalho dele e a pessoa que ele é.

    Sobre o Arthur Morais, também tenho o mesmo pensamento seu. E critiquei ele no meu comentário. Leia novamente o meu comentário, que vc vai comprovar isso.

    Me entendeu melhor agora ?? rs

    Abraços

  • Clayton,

    Leve o Arthur Morais para vocês… E anote aí, como grama se o Roberto Abras não for atleticano… Sou cruzeirense e tenho o maior respeito pelo trabalho dele que jamais desrespeitou ao clube de vocês, a nenhum profissional que passou por lá e sempre se referiu ao Cruzeiro, ao América, ao Flamengo ou ao São Paulo com inteligência e categoria.
    Artur Morais é perseguidor e criador de factóides, desde que o Adílson Batista adotou um política igualitária no Cruzeiro…
    Ultrapassou o limite da ética na briga contra o treinador…
    Esta é a minha opinião.
    Att. Chiabi

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    CM.

    Algo escrito pelo Sr. Anpisio Ciscotto me chamou bastante atenção:

    “Nosso clube vende jogadores para acertar as contas deficitárias (não concordo com tal política), mas quem determina a política de captação de recursos é o Zezé que foi eleito para isso.”

    Seria uma ótima você tentar uma entrevista com ele, abordando o que o mesmo pensa a respeito desse assunto! Aprofundar mais. Seria uma ótima para todos nõs cruzeirenses!

    Abraços.

  • Severino Octavio Teixeira Fidelis disse:

    PREZADO CHICO BOM DIA!NO FUNDO,NO FUNDO A SITUAÇÃO DO CRUZEIRO É HORRÍVEL,MUITO PIOR DO QUE A DO GALO.NO DIA QUE ESSES IRMÃOS PERRELLLAS PULAREM FORA DO BARCO….AH O ROMBO VAI FEDER…E ACREDITO SINCERAMENTE QUE O ROMBO DO CRUZEIRO,SEJA MUITO SUPERIOR AO DO ATLETICO MINEIRO.
    PELO MENOS O KALIL É PORRA LOKA,MAIS NÃO É LADRÃO.O MESMO EU NÃO POSSO DIZER SOBRE A DIREÇÃO DO CRUZEIRO.

  • J.B.CRUZ disse:

    Anísio Cicotto, estou satisfeito com seus esclarecimentos…

  • Clayton Batista Coelho "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" disse:

    Olá Márcio, boa noite !

    Estou bem, obrigado ! E espero que vc também esteja !

    Eu me referi ontém ao Galo de Prata, porque vi aqui no Blog, alguns Atleticanos suspeitando que o Roberto Abras não seja de fato um torcedor Atleticano. Mas já fiquei sabendo sim, que algumas pessoas já ganharam sem o mínimo merecimento.

    Quanto ao Roberto Abras, acho que ele merece ser respeitado sim. O que acontece, é que alguns torcedores não entendem que, por mais que ele seja um Atleticano, ele é jornalista e tem que ser profissional. E as vezes quando vê necessidade, ele também critica uma ou outra coisa no Atlético. O Roberto Abras, se não me engano, já tem quase 40 anos que cobre o Atlético. Já viu muita coisa lá de bom e de ruim. Então, no meu ponto de vista, ele tem sim autonomia e propriedade pra criticar ou elogiar quem quer que seja. Ou será um de nós, que não acompanhamos o dia-a-dia in loco do Atlético, nem temos formação Jornalística, que vamos querer ensinar ao nobre Roberto Abras como se deve trabalhar ?? Aposto que alguns que o criticam hoje, nem nascidos eram quando o Abras já trabalhava cobrindo o Atlético.

    Oxalá o Arthur Morais que cobre o Cruzeiro fosse como o Roberto Abras viu… Que colocasse o dedo na ferida quando preciso fosse, em vez de ficar só elogiando alguns jogadores mediocres e endossando praticamente tudo que o Perrella faz.

    Abraços

  • Gandalf disse:

    Vamos fazer justiça a nossos hermanos: “in bocca al lupo”! mas também “in estudiantes al lupo”! Certo? Saudações.
    Alguém informa se o estágio do Ricardo Marques Ribeiro (apitador de Cruzeiro e Ipatinga) já terminou onde o chefe era o presidente do conselho azul? Ano passado estava em pleno vigor. Há quinze dias eu não sei…

  • clauber disse:

    renato paiva, agora concordo com vc em 100%. deu uma explicacao simples e ate que nao entende nada de contabilidade vai visualizar a situacao dos cru cru.

    Vamos todos para o mineirao ver o primeiro jogos dos dois consecutivos que teremos lotacao esgotada. (acho que sera inedito no brasil. vale a pesquisa.)

  • Márcio disse:

    E aí, Clayton! Belê?
    sobre o seu post de ontem acerca do Galo de Prata, saiba se já não sabias) que: essa “homenagem” já foi recebida, por exemplo pelo Kleber Bam-Bam (argh!) e a tal da índia Aigo que nunca soube nem as cores da camisa do Galo. E, pasme, o Rei…naldo, de longe o maior craque da história do clube nunca recebeu tal homenagem. As diretorias não gostam dele que quer porque quer ser treinador e até presidente do Galo um dia. Sonhar não custa, né Rei.
    Como se vê, se for pelo Galo de Prata, não dá pra dizer que a pessoa é atleticana de verdade não.
    Um abraço.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Também vou embora, abraço especial à Poliana, nossa única colega da ala feminina.

  • Rodrigo Cabral disse:

    Chico,

    Quem tem que explicar essas supostas irregularidades, são os opositores dos Perrelas. Assim fica fácil contornar a situação. A verdade é que o Cruzeiro tá se afundando em dívidas e mais cedo ou mais tarde vai acabar estourando na praça. Agora que o Governador azul saiu do poder, notícias ” boas ” serão divulgadas com mais frequências.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Bom, por hoje chega… estou indo pra casa e de lá vou pro Mineirão, ver meu Galo jogar… vamo ki vamo…
    Abraço pros marmanjos aqui e um carinhoso e respeitoso beijo pra Poliana…

    Saudações Alvinegras!!!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Desse jeito Tonhão, seus planos estarão se realizando em 5 anos, CRUZEIRO FALIDO. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gustavo disse:

    Pois o maior enrolation não, foi o maior enrolation. Desculpe.

  • Gustavo disse:

    Chico,

    Desculpe minha ignorância, mas vc diz no texto que a explicação do conselheiro é esclarecedora? Caramba, mas eu não vi nada esclarecido. Esse papo que balanço reflete a situação atual e dezembro é um mês complicado pois o maior enrolation que já ouvi! Ele usou de um argumento para tentar explicar outra coisa que não tem nada a ver. O fato de dezembro ser um mês ruim reflete em 1/12 do balanço (que é anual).

    Desculpe novamente se entendi errado, mas parece que o tal conselheiro, com toda sua educação, lhe enrolou.

  • Tonhão disse:

    Galera,
    encerrando minha participação hoje, mais uma vez reitero ao brilhante profissonal Chico Maia minhas felicitações pelo seu trabalho pela insenção e independência!
    Ontem o repórter Hércules Santos, acusado por uma grande parte da massa atleticana de sempre fazer ondas com o intuito de desestablizar o Galo, em seu comentário com uma pitada de maldade disse, se o Zé Luis estaria disposto a quebrar o LUTO e ir para jogo contra o Santos. Essa seria a dúvida do luxa para o jogão !
    Toma jeito sr. repórter !!!

  • Renato Paiva disse:

    Sabem o que achei mais engraçado da entrevista do Perrela ao JV Xavier? Quando perguntado se o Cruzeiro tinha débitos com bancos, ele disse que não. Que o Cruzeiro tinha crédito, já que pode tomar emprestado sempre que precisa!
    Ora, ora, ora…. Isso é uma afronta à inteligência de qualquer cidadão com um pingo de esclarecimento.
    Só pra vocês terem uma ideia, a dívida do Cruzeiro com bancos, tirada do balanço de 2008 que o Alisson Sol colocou no link acima, era de 17 milhões. Fora isso, destaque para as contas “Títulos a pagar” de 14 milhões e Tributos Parcelados (Refis, PAES e Timemania) de 62 milhões. Só nessas três contas, temos 93 milhões, sendo 31 com vencimento de curto prazo.

    Antes que falem, estou do Cruzeiro pq isso apareceu aí agora. Quando ver os números do Galo, farei o mesmo.

  • Renato Paiva disse:

    Assino embaixo do que disse o Alisson Sol. Esta explicação aí é pra inglês ver. Isso é chamar todo mundo de idiota! Esse conselheiro do Cruzeiro acha que só existem leigos…

  • Renato Paiva disse:

    Também não vi explicação de nada, muito menos esclarecimentos…

    Espera aí, pessoal! Balanço é o “retrato” de 31/12 com todos os efeitos do passado. Se há um fornecedor em aberto há 2, 3 anos, isso estará refletido no “retrato” de 31/12. A Demonstração de resultados (DRE), por outro lado, é anual e somente dos últimos 12 meses. Portanto, se um clube faturou (receitas) 20.000.000,00 e teve despesas de 30.000.000,00 nos últimos 12 meses, em 31/12/09 haverá um déficit (prejuízo) de 10.000.000,00. Isso não significa que o clube deve só 10.000.000,00 como o Perrela tentou empurrar goela abaixo dos ouvintes, mas pode (eu disse pode) significar que a dívida aumentou 10.000.000,00.
    Estou ancioso pra ver esses relatórios e dar os meus pitacos!

  • Giovanni gagas disse:

    Stefano,
    Realmente um poderoso chefão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Giovanni gagas
    O tempo é o senhor da razão, Zezé perrella é o novo Don Vito Corleone do Futebol brasileiro….. isso sim !!!!!

  • Alisson Sol disse:

    Rafael,

    O “balanço dos clubes” a que se refere aqui contém tanto o balanço patrimonial, quanto o demontrativo de resultados, quanto o fluxo de caixa. Estas coisas são muito fáceis de se encontrar na Internet, como o último balanço já publicado do Cruzeiro, relativo a 2008.

    Em nenhum dos casos o “efeito Dezembro” se justifica. Vir com estas “explicações” de que “Dezembro é mês de pagamentos diversos…” é simplesmente ridículo. Todas as empresas e instituições sabem que devem pagar o 13o. em Dezembro, e começam a reserva financeira bem antes. Algumas pagam grande parte do 13o. antes de Dezembro. Todos os clubes sabem que terão menor receita, etc. Isto tudo é mera falta de planejamento, e em alguns casos pura mentira. Tem clube que já adiantou a receita de vários anos, o que não estou dizendo que é o caso do Cruzeiro. Se o clube está “vendendo o almoço para pagar o jantar”, então está mal-administrado, não importa a qualidade do jantar…

  • Giovanni gagas disse:

    O tempo é o senhor da razão, Zezé perrella e o novo Paulo Cury do Futebol brasileiro….. aguardem !!!!!

  • danilo disse:

    “Não tem explicação… explicação… não tem explicação… explicação, não tem explicação não tem, não tem!!
    Cássia Eller

  • Rafael disse:

    Alisson Sol,

    Balanço é o “retrato” da empresa no momento em que é levantado. Se foi no dia 31/12, então o balanço reflete a situação da empresa no dia 31/12. Demonstração dinâmica dos fatos ocorridos no ano é a DRE (Demonstração dos Resultados do Exercício).

  • Lauro disse:

    Marcelo é muito fácil so lê os comentários anteriores do blog que você vai ver em muitos pessoas sendo chamadas de ladrão, gangster, bandido e outros adjetivos com total falta de respeito e ou educação, não estou aqui para defender ninguem mas acho isto falta de respeito.

  • Tonhão disse:

    Galera,
    leia com atenção este comentário do Sr. Anísio Cicotto

    “Gostaria de fazer inclusive justiça ao Presidente Zezé, pois o mesmo, por duas vezes, tentou levar o foco de volta para o mais importante da reunião, que era a análise e aprovação das contas.
    Bem, todos os que estavam presentes poderiam fazer uso da palavra e reclamar do prejuízo no balanço e não fizeram.
    Particularmente fico triste com isso.”
    Mais uma vez peço a todos que tirem suas conclusões !

  • Lauro disse:

    Estando certo ou errado a boa educação é sempre bem vinda pena que falta a muitos.

  • Tonhão disse:

    Meus amigos,
    eu também não encontrei uma justificativa ! Explicações ??? Cadê ???
    Cabe a imprensa que adora dissecar o Atlético, sobre essas questões, fazer o mesmo com esse clube misterioso e blindado !
    Fazer entrevistas com: Pres. do Conselho, conselheiros, ( em especial, o SUMIDO Fernando torquetti, diretores etc… abrir espaço para os torcedores fazerem perguntas, sem censura …! Enfim, a impensa tem que tirar a mordaça e fazer valer a liberdade de expressão.
    Bem, espero que vocês tirem suas próprias conclusões !

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    in bocca al lupo, quer dizer boa Sorte ou boa fortuna, literalmente “na boca do lobo” Parece que é aí mesmo que a raposa tá. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Clayton Batista Coelho "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" disse:

    Como dizem no meio do futebol… Existem “verdades” que as vezes não duram mesmo por mais de 24 horas viu…

    Chico, valeu por ter publicado a sua conversa com o Sr. Anísio Cicotto. Porque as vezes, uma meia-verdade acaba tendo mais repercussão entre nós torcedores, do que propriamente os fatos devidamente esclarecidos.

    Isso não quer dizer que está tudo uma maravilha no Cruzeiro. Mas ele conseguiu sim, escalrecer alguns pontos que foram os mais especulados.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Começou a operação “DEPUTADO JOÃO PLENÁRIO”. Sou atleticano e nem tenho muito com isso, mas como o blog é democrático e todo mundo vive dando pitaco na vida esportiva um do outro, eu só tenho uma coisa a dizer: ENROLADO!

  • Hugo Lana disse:

    Mais ele nao explicou nada das contas do cruzeiro, apenas tirou o dele da reta

  • Alisson Sol disse:

    Li, reli, e não me convenci. As explicações em relação à reunião em si foram excelentes. Como cruzeirense, agradeço. As explicações em relação ao “efeito Dezembro”, não convenceram.

    Até onde eu sei, e posso estar errado:
    – O balanço é anual. Do mesmo modo que é afetado por gastos maiores em Dezembro, é afetado por gastos menores em Fevereiro.
    – Todo ano tem Dezembro.
    – Em Janeiro, já se sabe que Dezembro virá depois de Novembro.

    Realmente, perdeu-se uma boa oportunidade de “esclarecimentos”…

  • isaac alves da silva disse:

    chico preciso de sua ajuda, pois voçê é um grande intendedor do mundo do futebol; preciso saber sobre a reputaçao de dois empresarios de bh o max vianna e o roberto tiburcio , qual é mais influemte, com melhor reputaçao e qual trata melhor a carreira de seus athetas. muito obrigado fica na espera de sua resposta por email muito obrigado.

    – r. neves

  • Paulo Otávio disse:

    Chico,
    Tá se falando muito que o Santos não terá Neymar mas não falam que o GALO não terá Obina. Fale isto também.
    Abraço.

  • Samuel disse:

    Chico, o patrimônio do atlético é maior que a sua dívida?

    – Mariana