Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Brasil, o país do mesmo passado, presente e futuro!

Criando dificuldades para vender facilidades 
Antes de começar a Copa de 2010 na África já começaram as ameaças ao Brasil por causa do atraso das obras e etecetera e tal.

Esta pedra já foi cantada tão logo o país foi confirmado pela Fifa como sede de 2014.

Um jogo de interesses absoluto, combinado entre políticos e cartolas: no fim das contas, dispensam-se licitações para o “Brasil não perder a Copa para os EUA”, e os safados de sempre enchem os bolsos, com o dinheiro que nos tomam através dos impostos.

E vida que segue, pois este é o caráter nacional.

Alguém duvida que estes mesmos políticos serão eleitos e reeleitos este ano?

A coluna Painel, da Folha de S. Paulo de hoje, mostra um pouco de como funciona este jogo de empurra que conta com a cumplicidade tácita de das partes diretamente envolvidas: 

“Clima azedo”

Em meio aos problemas de atrasos nas obras para a reforma e construção dos estádios da Copa-14, quem transita entre o Comitê Organizador Local e o governo federal diz que a relação entre os órgãos nunca foi tão ruim. A ponto de um interlocutor petista dizer que o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., abriu diálogo com a Fifa sem passar pelo comitê. O governo nega. Diz que jamais se comunicou diretamente com a entidade máxima do futebol. Também pesou para o clima ruim a defesa de Silva Jr. ao Morumbi.

Problemático. O ministro do Esporte tem encontro marcado hoje com o governador do DF, Rogério Rosso, para discutir os problemas enfrentados no Mané Garrincha, cuja licitação para a obra do estádio, um dos mais caros da Copa-14, foi colocada sob suspeita de favorecimento.

Fora da linha. O foco principal da discussão, porém, segundo Orlando Silva Jr., é que o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos, que atenderia ao estádio, não será executado para o Mundial.

Ouvi direito? O “pito” público dado pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, em Ricardo Teixeira, presidente do COL, pegou de surpresa cartolas e políticos envolvidos com a Copa-14. Valcke tem relação estreita com Teixeira.

 


» Comentar

Comentários:
20
  • Servulo disse:

    E a ETV de sete lagoas ? Caro amigo Chico maia, por favor, lute por ela.

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    É meu prezado J.B. CRUZ…

    Essa “sessão nostalgia”, nos faz viajar no tempo mesmo…

    Não podemos é perder de vez a esperança de um mundo melhor.

    Abraços

  • J.B.CRUZ disse:

    Não tenho nada a comentar depois de ler e reler os posts de ALISSON SOL e CLAYTON BATISTA COELHO, minhas opiniões estão todas lá..
    CLAYTON; O BRASIL do futuro já existiu! É este que tão bem você explanou no primeiro post, (Voltei no Tempo)..
    ALISSON SOL , sem ser advinho, disse tudo que vai acontecer nos próximos anos. Notável..

    Falta-nos Líderes, heróis natos..

    Chega de Heróis de barro e líderes analfabetos….

  • Frederico Dantas disse:

    A contextualização do Alisson é perfeita. Não resta dúvida que teremos uma conta gigantesca para ser paga como a Grécia está tendo. Mas os ufanistas, que acham que quem é contra os eventos no Brasil é antipatriótico, pensam que isso é uma chance ímpar para o país e tem muito “brasileiro falso” querendo melar a caoisa.

    Poderia até ser uma boa chance. Mas as manobras que já estão ocorrendo e continuarão pelos próximos anos mostram que vamos nos lascar com esta oportunidade. Não é só fome que mata. Olho maior que a barriga também.

  • lauro disse:

    Acho que tem muita parte da imprensa parcial mesmo , o Lélio Gustavo da itatiaia por exemplo quando comenta parece um membro da galoucura, nunca vi tanta paixão.

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Prezado Francisco Barbosa, bom dia !

    Muito bem lembrado… Também cansei de andar pelas ruas do centro de BH nas madrugadas e nunca tive nenhum problema… Bons tempos aqueles…

    Abraços

  • francisco barbosa disse:

    Falando sobre SEGURANÇA PÚBLICA, na minha adolescência (final dos anos 70 e início dos 80) viajando SOZINHO de ônibus do sul de minas p/ Ipatinga ou Valadares e vice versa chegava na rodoviária de BH de madrugada e saía pelas ruas passeando até pegar o próximo ônibus e nunca fui abordado por marginais ou equivalente.

    A gente tinha segurança pública e não sabia.

  • Tonhão disse:

    Galera,
    ontem no programa Panorama esportivo, o Jornalista e apresentador do programa,Gilson Ricardo perguntou ao comentarista da Rádio globo Minas, leonardo figueiredo qual era a opinião dele sobre as provocações do robinho e seus colegas ao Luxemburgo. Esse comentarista,disse que aquilo foi uma brincadeira e que os jogadores do Atlético fizeram o mesmo, provocando o tec. santista e ao time praiano.Isso é absurdo. Nin guém viu ou comentou essa questão afirmada por esse comentarista que adora fazer criticas e dissecar os problemas internos e externos do Galo.Já quando o assunto é cruzeiro, torcida azul e irmãos perrellas , esse sujeito extrapola nos elogios a essa gente! Esse sujeito tem MEDO dos irmãos metralha ou é comprometidos com eles!
    Acho até que a diretoria do Atlético deve exigir desse sujeito provas de que os jogadores provocaram o dorival e o time do santos ! Quando o Kalil disse que existe uma inmprensa comprada, não da para duvidadr dele! concordam ?
    Porque ninguém até agora divulgou os fatos da reunião do conselho azul que aprovarasm as contas mesmop com um deficit de 42 milhões? Só o blog do chico maia publicou esse fato! Acesse e confira !
    Quem quiser detonar com esse comentarista pau mandado dos irmãos porquinhos d índia acesse: esportebh@radioglobo.com.br

  • Tonhão disse:

    Bom dia galera!
    Parabéns Chico pela exceelnte matéria!
    Galera,
    Num país, onde roubam dinheiro carregados em Cuecas, meias, mochilas, etc…Políticos usando o futebol para tirar proveitos… Políticos e pessoas comuns acusados de crimes ex: Remessas de dinheiros transportados para ilhas cayman, formação de quadrilha, evasão de divisas… Políticos que não cumprem com suas obrigações…Mas ninguém é punido, Não tem a minima condições de sediar uma copa do mundo! Aliás ninguém sabe como ficou o caso das investigações do MP nas contas do palestra-BH e irmãos perrellas. O próprio MP emudeceu. Deixou o povo sem uma resposta sobre esse caso.

  • EDUARDO BH disse:

    Vou repetir neste post o que comentei em um anterior:
    -Qual planejamento público no Brasil que deu certo? qual planejamento que atingiu as metas com eficácia e cumpriu o orçamento previsto?
    Se alguém souber, por favor me esclareça.
    saudações,
    Eduardo.

  • lúcio Vieira disse:

    A estratégia é antiga e simples, demora o máximo possível para que as obras saiam do papel e depois iniciam na correria com a maioria dos serviços sem licitação e superfaturados; não se esqueçam que o Garotinho fez isto no Rio com pan, orçou em 600 milhões as obras atrasou tudo que pode e depois pegou do governo federal 4 Bilhões de reais com a descupa do legado e hoje a maioria das obras já estão obsoletas.

  • Alisson Sol disse:

    Poxa Stefano: “apesar de Cruzeirense”… Tudo isto pela nossa discordância em relação ao Luxemburgo? Falar nisto, depois que vi o vídeo que Flávio indicou com a irresponsável festa dos “Meninos do Santos”, vou achar é bom se o Luxemburgo lhes der uma boa resposta em campo. E deram uma motivação extra para o time do Atlético-MG: que “falta de inteligência”!

    Em relação às obras do Mineirão: se o Cruzeiro passar do Nacional, seria bom não jogar no Mineirão. O Mineirão é hoje um campo neutro, e os jogadores pouco sentem a pressão da torcida. Melhor copiar o Nacional e mandar os jogos em um campo menor…

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    É meus amigos… O “troço” é feio…

    Esse ano serei pai do meu primeiro filho, que com a Benção de Deus deverá nascer no final de Outubro/10. Estou muito feliz, claro. Mas quando vejo essas notícias, dentre várias outras que diariamente nos revolta, fico preocupado com o futuro dele.

    Por mais que eu seja um otimista por natureza e ainda acredite no ser humano, sinceramente, não sei se a geração do meu filho conseguirá mudar as coisas ou se a geração dele que vai se ferrar mais ainda…

    Eu tenho 37 anos de idade, minha infância foi muito “rica” com as extintas brincadeiras como finca, bolinha de gude, tico-tico fuzilado, brincar com as meninas de “caí no poço” ( rsrs ), carrinho de rolimã e patinetes que a gente mesmo fazia, jogar futebol nos vários campinhos que tínhamos, competir no famoso “rua de cima contra rua de baixo”, minha mãe cansava de falar: “Menino, vai pra rua brincar !”, porque dentro de casa eu só atrapalhava… rsrs Nosso grande sonho era ter uma bicicleta e quando veio a febre dos vídeos-games, ter um Attari então era um luxo pra poucos…

    A educação que eu recebi dos meus pais e na escola, foi a melhor possível. Meu pai, sempre rigoroso, mas muito sábio em saber como corrigir e educar. Eu apanhava do meu pai com cinto de fivela ou as vezes mangueira ( rsrs ), mas nem por isso cresci revoltado e virei um marginal. E não tinha essa de “Conselho Tutelar” interferir… Na escola, apesar de ter sido uma Escola Pública, tínhamos a professora, supervisora, ou diretora, como uma extensão da nossa casa; as respeitávamos como se fosse nossos pais. Inclusive, naquela época ninguém subia pra sala de aula sem antes cantar o Hino Nacional e fazer algumas orações. E era tudo organizado. Os alunos ficavam perfilados no pátio da escola e só após o Hino e a oração, classe por classe ia subindo organizadamente cada uma para sua sala. Aguardávamos ansiosos o desfile de 7 de Setembro na Av. Afonso Pena para representar a nossa escola.

    Já hoje a gente não vê quase nada disso mais… Não existem as brincadeiras inocentes de criança, não existem mais os campinhos, a bicicleta deixou de ser o sonho de consumo das crianças. O nível do ensino nas escolas despencou vertiginosamente. Hoje em dia a gente vê aluno indo pra aula de boné, bermuda caída mostrando o rêgo da bunda, usando brincos que parecem aquelas argolas que índios usam, não existe mais nem a obrigatoriedade de se cantar o Hino Nacional. E ai de alguma professora ou diretora repreender o aluno… O alno de hoje acha que desfilar no 7 de Setembro é pagar mico… Hoje em dia o pai, já nem é mais o chefe do lar. Só serve pra pagar as contas… E ai dele também se encostar a mão no seu filho…

    Perdemos grandes referências e o reflexo é o que estamos vendo hoje em dia.

    Naquela saudosa época, não tínhamos a tal da globalização, não tínhamos a inclusão social e digital tão difundida hoje, não existia internet, celular, os I-Pod’s da vida, os I-Phone’s da vida; mas éramos muito mais felizes !!!

    É claro que toda essa evolução tecnológica é super importante. O mundo está em constante evolução desde o homem de Neandertal… O problema é quando a degradação se sobrepõe à evolução… Aí, é o mau tirando proveito do bem…

    Também concordo que a raíz disso tudo, é a EDUCAÇÃO !! Que tem de partir do próprio berço, mas se não tiver vontade política dos nossos governantes num real investimento nas escolas públicas, com estrutura e ensino de qualidade, o futuro que nos espera é tenebroso…

    Também concordo que o povo hoje é iludido e seduzido, com pseudo-vantagens e benefícios, que só servem para maquiar a nossa realidade.

    Antigamente os pais pensavam em trabalhar para deixar um mundo melhor para os seus filhos. Mas será que já está na hora dos pais começarem a pensar em deixar filhos melhores para o mundo ??

    “Educai as crianças e não será preciso punir os homens” ( Pitágoras ).

    Só sei que, a gente era feliz e não sabia…

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    E pior de tudo é o seguinte: ninguem se pronuncia. Ninguem sabe quando a Arena de Sete Lagoas estara apta a receber jogos. Ninguem sabe falar se as finais de Libertadores e Copa do Brasil, caso Cruzeiro e Atletico avancem, serão em BH.

  • Stefano Venuto disse:

    É muito preocupante o que o Alisson Sol ( e o Luxemburgo hein?) disse, existem alguns setores que serão amplamente favorecidos com os dois eventos, copa e olimpíadas, que estão criando uma expectativa muito grande de lucro na população, inclusive a imprensa. Eu tenho cá minha impressão, que vai ser uma robalheira descabida, muito maior que o retorno, porque o Brasil é o país da impunidade. Sempre fui contra esses dois eventos no Brasil, acho que não temos condições de realizá-los e os interesses escusos com certeza prevalecerão.
    O Alisson sempre trazendo informações importantes para os seguidores do blog,merece nossos elogios, por repartir sua vivência internacional conosco. Apesar de cruzeirense é muito sensato.

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    E eu que pensava que aquele empenho todo das nossas “autoridades”, em trazer a Copa do Mundo para o Brasil, era única e exclusivamente, pelo bem do desporto e pelo legado que este Evento pudesse gerar… rsrs Santa inocência a minha viu…

    Alguém já assitiu “Constantine” ?? Aquele filme onde o capeta vem buscar pessoalmente o protagonista do filme ( Keanu Reeves ) pessoalmente ??

    Pois é… Essas “autoridades” que se acham espertas demais, que usam um povo, uma Nação, para na verdade obterem vantagens pessoais; podem aguardar… No tempo certo receberão a mesma visitinha indigesta… E pelo visto, o capirôto terá que fazer muitas viagens viu… rsrs

    Essa corja toda só vai pagar é no inferno mesmo… Porque aqui, em vida, no País do corporativismo e do “jeitinho” pra tudo, é quase impossível…

  • Daniel Lanza disse:

    É uma brincadeira tudo isso! O Mineirão mesmo, que no início foi anunciando que teria suas atividades paralizadas em janeiro, por pressão de Cruzeiro e Atlético, só será fechado em julho (e olhe lá)!

    Enquanto isso, a Arena do Jacaré, que será o estádio substituto em 2010, “finaliza” a passos lentos. E assim será com Independência, anotem: não irão cumprir o cronograma.

    Infelizmente, as coisas só vão andar quando a Fifa mostrar que não está brincando e começar a eliminar cidades sedes, que seriam 10 mas o órgão máximo do futebol aceitou 12. Então, que a Fifa apague duas sedes para mostrar que a coisa é séria. Infelizmente, é assim, só na base da pressão.

    Agora, no que ser refere à desvios de verbas. Ah! Isso vai ter muito! E já começou até mesmo aqui em MG.

    O MP e demais órgãos fiscalizadores deveriam criar comissões especiais para a Copa. Auditar licitação por licitação!

  • Renato Paiva disse:

    Assino embaixo do que disse o Alisson! Perfeitas colocações!

  • Renato Paiva disse:

    E alguém tem dúvidas de que essas obras estão todas “marcadas”?! É assim que funciona. Deve estar demorando por que a turma da pesada ainda não chegou em um acordo e a briga pelas “bolas”, ainda mais em tempo de campanha política, deve estar quente. NÃO É MOLE NÃO…

  • Alisson Sol disse:

    É só estudar o que está acontecendo na Grécia, que deve-se em grande parte às Olimpíadas de Atenas. A curto prazo, o Brasil vai ter uma maquiagem de altíssimo custo para “as festas” (Copa e Olimpíadas). Depois das festas, terá de enfrentar os mesmos problemas da Grécia, mas sem uma “Alemanha” na família para honrar a conta. O “grupo econômico” do Mercosul (Argentina, etc.) além de ter ainda menos do que o Brasil para colocar na mesa, ainda torce para o Brasil dar errado! Vai ser difícil…

    No Brasil as coisas vão ser um pouco piores do que a Grécia: o país está enebriado pelas receitas de recursos naturais. A população, que tem uma média educacional muito ruim, está sendo iludida facilmente com “bolsas”, e acesso a bens materiais através de endividamento irresponsável. A imprensa hoje é livre, teoricamente, mas mais presa talvez do que na ditadura, pois a proliferação de meios como a Internet causou uma perda de receita tão grande que impede os meios de comunicação de serem independentes de seus anunciantes.

    É investir em educação… E rápido!