Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Alexandre Simões, Euller, Valdez Maranhão, Ronaldo, Adriano e Bueno

Grêmio fora

O atacante Ricardo Bueno tinha contrato com o Grêmio até 2012, porém o Atlético adquiriu a metade e empresários aquiriram outra e o jogador não tem mais vínculo com o clube gaúcho.

Almanaque

 

O jornalista mineiro Alexandre Simões é hoje um dos mais conceituados pesquisadores do futebol brasileiro e lança no próximo dia 17, segunda-feira, mais um ótimo livro: Almanaque da Seleção, às 19h, no espaço Goleada Literária, pela Editora Leitura, na Bienal do Livro de BH, no Expominas . Informações muito interessantes sobre todas as participações do Brasil nos mundiais, de desde 1930 até 2006. Com 264 páginas e vai custar R$ 34,90.

 

Aos que vão

 

O presidente da Associação do Repórteres Fotográficos e Cinegrafistas do estado, Valdez Maranhão promoverá, dia 5 de junho, um almoço para os colegas, repórteres e comentaristas que vão fazer a cobertura da Copa na África do Sul. Será no Buteco do Maranhão (Av. Bias Fortes, 541, Lourdes), às 13 horas, em parceria com o restaurante Xico do Kafua e o chef Vinícius Salomão. Com o apoio da Arfoc-MG, Abrasel-MG e Regina Perillo Comunicação. Mais informações: (31) 3879-8874 ou 9235-3540.

 

Futuro treinador

O atacante Euller disse que encerra a carreira depois de disputar o atual Brasileiro da Série B com o América e em 2011 inicia o seu projeto de tornar-se treinador. Fará um primeiro estágio com Luiz Felipe Scolari, que deverá estar dirigindo um clube da prateleira de cima da Europa ano que vem.

 

Lágrimas de crocodilos gordos

 

Ronaldo chorou por causa da cobrança da torcida do Corinthians.

Adriano chorou porque ficou fora da lista do Dunga.

Uai, é só treinar e jogar que fica tudo bem e ninguém choraria.


» Comentar

Comentários:
27
  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Prezada Flávio Azevedo, boa tarde !

    Aquele meu comentário, foi sobre outro “Flávio”, que tinha deixado um comentário interessante em outro tópico.

    Quando me dirigo a algum participante do Blog, coloco o nome dele, de acordo como aparece nos cometários do próprio aqui no Blog.

    Por exemplo, se fosse dirigo a vc, eu teria colocado “Flávio Azevedo” !!

    Mas mesmo não sendo sobre vc o meu comentário anterior, gostaria de ressaltar também, que acompanho e admiro os seus comentários sempre inteligentes e sensatos.

    Abraços

  • J.B.CRUZ disse:

    MÁRCIO MATA:
    Mais uma uma vez a charge em cima do fato…para assistir aos jogos do CRUZEIRO na Libertadores, tinha que ser o galo de pijama…hahahaha!!!

  • MARCIO MATA disse:

    LIBERTADORES – HOJE TEM CONFRONTO DE GIGANTES – Confira a charge de hoje no http://www.dzai.com.br/marciomata/blog/charges – MARCIO MATA.

  • Junior Gam disse:

    A rivalidade entre Atletico e Cruzeiro, somente prejudica a visibilidade que os Tecnicos da Seleção Brasileira tem de Minas.
    Fabio do Cruzeiro e Tardelli poderiam muito bem representar o Estado de Minas na Copa do Mundo.Mas o desequilibrio e a troca de farpas entre Perrella e Kalil não ajuda ninguem.
    Pobre Minas Gerais.
    Sem querer desmerecer o Gilberto do Cruzeiro, mas o Marcelo do Real Madri deveria ter ido no seu lugar.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Bom dia a todos!
    PRa quem ainda não sabia, Belo Horizonte tem a fama de ser a capital onde a Seleção Brasileira tem menor apelo. Muitos acreditam que isso se deva ao bairrismo que sempre imperou pelos lados da rua da Alfândega. Muitas foram as vezes que mineiros tiveram que “engolir a seco” jogadores “brucutus” de RJ e SP, enquanto valores de Atlético e Cruzeiro eram ignorados, simplesmente pelo fato de não jogarem por Flamengo, Vasco, São Paulo, Palmeiras, Corínthians, etc…
    Já tiveram que aguentar a seleção com Donizete Pantera, Gonçalves, Paulo Sérgio, Ronaldão, Amaral e tantos outros.
    Eu me lembro que era ainda muito criança e haviam jogadores arrebentando em MG : Cléber zagueiraço do Galo, Marquinhos, meia do Galo e Careca, meia-atacante. do Cruzeiro. Pois nenhum deles sequer foi lembrado e vimos outros perebas na Copa de 1990.
    A decepção foi grande, o Brasil eliminado pela fraca seleção argentina de Caniggia. Desde então perdi todo o entusiasmo com Seleção Brasileira.
    Ao contrário do que pensa o colega Clayton, existem sim aqueles que não mais se entusiasmam com essa seleção (e conheço outras pessoas também). Existem também, aqueles que dizem não ligar, mas na hora dos jogos acabam torcendo. Este definitivamente não é o meu caso (é um direito meu, não é?).
    Acompanho algumas notícias, acho interessante essa movimentação em torno da convocação (até dou meus palpites), mas meu papel de torcedor da CBF (não da pátria) ficou no passado. Sou contra injustiças e Minas e RS sempre foram injustiçados devido à proteção que RJ e SP têm. Assisto todos os jogos da Copa que posso, mas sem aquele nervosismo de torcedor.
    Ressalto que não estou contra o país. Mas não considero uma seleção do BRASIL e sim uma seleção da CBF, com interesses comerciais muito a frente dos interesses do povo.
    Assim penso…

  • Bruno disse:

    Chico, acho o blog muito interessante, acesso todos os dias.. Mas eu concordo com o Ronaldo em sua entrevista, deveriamos respeitar mais os nossos craques, principalmente o fenomeno..Sou fã incondicional e tenho um primo de 10 anos que curte o futebol dele demais e olha que o garoto não viu o alge do Ronaldo. Faço uma pergunta: Em um lapso temporal de 5 anos, quem substituirá o Ronaldo?

  • lauro disse:

    atleticanos desabafem avontade, quem sabe você passam a se sentir melhor……..

  • Renan Rodrigues disse:

    Os cruzeirenses gostam de zoar, mesmo quando os argumentos lhes são contras.
    Fenômeno não está mais na seleção mas desde que se foi de Minas, deletou o Cruzeiro de sua vida esportiva.
    O Felipe Mello saiu por baixo e escorraçado do Cruzeiro.
    Ramires deixou na lembrança as péssimas partidas apresentadas nas finais da Libertadores e no Mineirazzo.
    Doni, se jogou aqui nem lembra mais, pois foi sempre reserva.
    Maicon, certa vez foi embora pra Europa sem satisfação à sua diretoria, só voltou por influências do J. Figger.
    Me engana que eu gosto! Ô ilusão dos arrogantes!

  • Alberto Aguiar disse:

    Não importa o que o Dunga é, o problema é que é um técnico vencedor.
    A maioria de técnicos renomados, não gostam de assumir a seleção no pós-copa, porque sabem que não duram até a próxima copa. O Dunga assumiu e permaneceu, porque é cheio de defeitos, mas é vencedor.

  • Alisson Sol disse:

    Eu acho que o que o Flávio Azevedo é importantíssimo: “Educação Física” é algo que pode influir em toda a sua vida.

    Antes, um aparte: coerência não é “ter um pensamento definido, que não vai mudar independente de novas informações“. Coerência é ter um conjunto de princípios, e aplicá-los consistentemente diante de novas informações. Se eu fizer uma análise do Curriculum do Sr. Tuma Jr., posso achá-lo um grande profissional. Um dia depois, posso receber uma “nova informação”, e, coerentemente, passar a achar que ele não é tão bom assim. Incoerente é ignorar a nova informação (e continuar considerando as informações anteriores).

    O que o Flávio Azevedo citou é que a cada pessoa não é apenas “jogador de futebol”. A pessoa tem uma vida fora da sua atividade profissional. O pai da pessoa morre. Os amigos da pessoa o abandonam, ou o exploram. A pessoa se casa, ou não. Tudo isto afeta o profissional. Pena é que o Adriano não tenha tido o Flávio como professor de Educação Física, para aprender a isolar os fatos extra-campo e participar construtivamente da equipe. Às vezes, há gente que me pergunta porque eu consegui dar certo em grandes empresas, quando gente muito mais talentosa do que eu falha miseravelmente. Minha resposta é simples: sorte, estar no lugar certo na hora certa, e “saber jogar para o time“. Quando você joga para o time, coisa que aprendi justamente com meus professores de Educação Física, o time vence. Quando alguém percebe que você sempre está em times vencedores, vão querendo você no time deles (nem que seja por superstição!).

    O Adriano estaria certamente convocado caso tivesse ficado na Inter de Milão, e estivesse agora para disputar a final da Liga dos Campeões. Mourinho é um grande motivador de jogadores, e o próprio Adriano admitiu que ele salvou a sua carreira. Mas, ele fez uma escolha absurda ano passado ao abandonar o clube italiano e vir para o Brasil e passar “uns tempos” em uma favela do Rio. Dunga deu-lhe várias chances, até incoerentemente ignorando alguns deslizes (e o fato de que não deu tantas ou nenhuma chance a vários outros jogadores). Mas Dunga teve ao final de manter o princípio de liderança: os jogadores devem respeitar o técnico. Como gerente, tem-se às vezes de “dar um exemplo”, pois caso contrário cada um sob seu “comando” abusa um pouquinho. Melhor ser “cruxificado” tendo a culpa do que o ser quando ninguém fez o combinado.

  • Lucas Corrêa disse:

    Tenho 15 anos e jogo futsal desde os 7. Estou querendo tentar futebol de campo. Gostaria de saber contatos de times juvenis pra fazer testes.
    Como posso fazer?
    Obrigado

    – Belo Horizonte

  • desprezem os erros ortográficos e de digitação.

  • Clayton, não sei se é para mim que vc dirigiu o comentário, se foi, agradeço e queria saber qual deles!

    para encerrar, sou Americano de Coração e escolha própria e o sangue rubronegro corre nas veias! Porém hoje, sou um profissiona da Educação Física e preciso falar sempre com coerência e conhecimento de causa para não dar vacilos! Óbvio que erro várias vezes, puxo “sardinha” pro meu lado, pois a vida só tem graça porque não somos perfeitos e erramos a todo momento! Sempre deixo bem claro que não sou filho de chocadeira e sou FLAMENGO E AMÉRICA! no mais, agora é momento de observar a calgada do América rumo à Elite Brasileira e torcer para que o Imperador não se abale e demonstre que uma das bobagens do nosso Dunga foi deixa-lo fora. Craque de bola e como não vai casar com “minha filha”, não levá-lo, como treinador, demonstra que não tenho (O Dunga), capacidade para resolver problemas fora das quatro linhas e todos sabem que treinador devem dar conta de tudo. A parte psicologica também faz parte de um atleta!

  • Lima disse:

    JB só uma correção, ele não ganhou tudo não, na minha opinião ele perdeu o título mais importante que foi o título olimpico. Ramon Mazzano vai ver que é por esse fato que vc cita em seu post que a seleção está sendo tão contestada.

  • J.B.CRUZ disse:

    O Futebol é o mais imprevisível dos esportes, mas como é coletivo, precisa que se forme primeiro o grupo, depois a vontade,comprometimento e amor a camisa do clube ou Seleção..
    Mas também há que se ter conjunto, entrosamento e solidariedade..
    DUNGA foi extremamente coerente em não se deixar levar por jornalistas ou torcedôres, formou seu grupo, doutrinou-os á sua vontade e assumiu a responsabilidade pelo trabalho que lhe foi confiado..
    E depois de quase 4 anos á frente da SELEÇÃO, mostrou-se firme em suas convicções e mostrando trabalho ao ganhar todos os títulos dos quais participou….COPA AMÉRICA, COPA DAS CONFEDERAÇÕES E CLASSIFICAÇÃO NAS ELIMINATÓRIAS P/COPA…Chegou desacreditado mas com trabalho venceu a descrença dos ¨sabichões¨ da Imprensa….

  • denerclaudio disse:

    Tardelli, Ronadinho gaúcho, ganso, poderiam ter entrado na lista dos 23.
    Ficaram na lista de espera mas na minha opinião são muito melhores e superiores a alguns jogadores convocados, ex:
    Grafitte, Kleberson, josué, elano, felipe melo.

  • Ramon Mazzano disse:

    Toda opinião que está sendo dada fica inválida se o caneco vier. Portanto, deixem a paixão clubística de lado e entendam que em termos de resultados até agora, a perfomance da seleção do Dunga é incontestável.

    Vamos vestir a amarelinha.

    Ah, temos e Gilberto e mais 6 jogadores que já vestiram o manto azul sagrado.

  • lauro disse:

    O sonho do Diego Souza pelo atletico segundo reportagem abaixo vai ser adiado….

    Exclusivo: Diego Souza tem tudo certo para fechar com o Corinthians
    11 de Maio de 2010 12:42 .
    51
    RecomendaçõesRecomendar Comentar
    Por Fernando Fernandes, exclusivo para o Yahoo! Esportes

    Após o fim do casamento com a torcida palmeirense, o destino do meia Diego Souza deve mesmo ser o Corinthians. Entre o jogador e o clube do Parque São Jorge está tudo fechado e, para o negócio ser concluído, falta mesmo apenas a assinatura de contrato no Timão e o anúncio oficial.

    Após 141 jogos e 38 gols com a camisa do Verdão, Diego Souza teve seu nome sempre envolvido em críticas. A torcida do Palmeiras acusa o jogador de fazer corpo mole e não ter o rendimento esperado em partidas decisivas pelo clube.

    O divórcio aconteceu durante o primeiro jogo contra o Atlético Goianiense, pela Copa do Brasil. Ao ser substituído pelo técnico Antônio Carlos, o meia foi xingado pelos torcedores e retribuiu com gestos obcenos e palavrões. A diretoria do clube tentou fazer com que Diego Souza pedisse desculpas à torcida, o que foi negado pelo jogador.

    Nos bastidores, a diretoria do Palmeiras já fala até em romper o contrato com a Traffic caso o jogador vá parar justamente no maior rival. Vamos aguardar o próximo capítulo.

  • lauro disse:

    Adriano deve estar chorando no morro cercado de pagodeiros, traficantes, mulherada e muita bebida ja o Ronaldo Gordo deve estar em algum motel em compania de alguns travestis degustando a um bom jantar para manter o peso.

  • audisio disse:

    Parabéns ao Gilberto pela convocação, afinal de contas ele está em muito melhor fase do que o Diego Tardelli. É o maestro Azul!
    Tardelli tem que melhorar muito…
    Parabéns ao Elano. Sempre jogou mais do que o Ronaldinho.
    Parabéns ao Josué. Sem comparação com o Ganso.

    Parabéns ao Dunga. Eu que não queria jogadores do Galo neste vexame!!!

  • Stefano Venuto disse:

    Alisson,
    ele foi coerente dentro da incoerência dele. Você tem razão, muito dos preteridos não jogaram em jogos válidos para avaliações. O único inquestionável corte pra mim, foi o Adriano que está com a cabeça no morro e não no campo.

  • Alisson Sol disse:

    Não acredito muito em que é só treinar e jogar. Provavelmente, foi preciso também muita submissão às opiniões de Dunga, que parece-me apenas distribuir camisas e não ter definido um claro padrão de jogo.

    Estou achando também que estão elogiando Dunga pela qualidade errada. Este negócio de chamar “cabeça dura” de “coerência” é absurdo. Ele avaliou jogadores diferentes, em partidas diferentes, e situações totalmente diferentes daquelas que vão enfrentar na Copa. Tem jogador que jogou poucos minutos, em jogos com adversários ridículos. De que serve um jogo contra Venezuela ou Canadá? Como comparar a performance de um jogador contra o Canadá com a de outro contra a Itália? Onde está a coerência nisto?

    Na verdade, o problema mesmo não é a convocação feita por Dunga, mas “Quem convocou o Dunga e por que?“. Em um país com tantos bons técnicos, é um absurdo que a seleção fique por conta de um ex-jogador mediano. Quem será o próximo técnico depois da Copa? (Já que Dunga disse que sai com qualquer resultado) Mauro Silva?

  • mauricio jose de souza disse:

    Alexandre Simões, ótimo jornalista, comprometido com a verdade, pena que o ex-governador e o Zezé (anão da ilha da fantasia) não pensem assim.

  • demetrio carqueija neto disse:

    FOI ASSIM QUE JOÃO SALDANHA FOI DEMITIDO COMO TECNICO DA SELAÇÃO BRASILEIRA, POR NÃO QUERE LEVAR PELÉ, SÓ QUE NÃO TEMOS A QUELE JOÃO PRESIDENTE DA CBF,TEMOS QUEM PAGA + PARABÉNS DUNGA PODE COMPRAR OUTRA FAZENDA COM BASTANTES GADOS.

    – salvador – bahia

  • Vanderson Bruno disse:

    ola chico gosto muito do seu trabalho!
    que voce açhou da convocaçao do Dunga?

    – guarapari

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico é verdade que o Galo está tentando o Diego Souza?

  • Antonio Inacio disse:

    Ola,sou Antonio Inacio atleta competidor e professor de jiu jitsu.
    Venho nesse email para mostra meu trabalho no qual eu faço em Juiz de Fora e região.
    Estou me preparando para uma competição internacional no qual fui classificado para competi em Buenos Aires Argentina.
    Ate o momento não consegui arrecada os exatos 700reais da passagem de ida e volta.
    No momento necessito de qualquer quantia de custo para uma pequena ajuda e representa bem nosso pais nesssa grande competição.
    Em troca de uma pequena ajuda eu venho lhe oferece a visão de sua empresa em jornais,tv,radios,internet,revistas e etc…….
    Obrigado pela atençãoe aguardo respostas…

    – Juiz de Fora