Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O que penso da convocação do Dunga

Tanto faz, como tanto fez!

É o que penso da convocação do Dunga, e de todos os seus antecessores e também dos futuros treinadores da seleção, por um motivo simples: se sempre há divergências por causa das opções dos técnicos dos times, como não haver numa seleção? Ainda mais num país como o Brasil, onde bons jogadores brotam a cada dia, em todos os cantos desse continente que é o nosso país!

E o Brasil sempre estará em qualquer Copa sendo apontado como um dos favoritos, porque essa é uma realidade, assim como os Estados Unidos sempre são favoritos nobasquete.

Não sei se existe na história, convocação da seleção brasileira para uma Copa sem polêmica. Os livros e os mais velhos falam disso desde a primeira, em 1930.

Acompanho mais de perto a partir de 1978, quando o Brasil queria Falcão, e o saudoso técnico Cláudio Coutinho, optou por Chicão, que segundo ele, seria mais talhado para enfrentar os argentinos no território deles.

Em 1982 a grita nacional era por Reinaldo, artilheiro das eliminatórias daquela Copa, disparado o melhor centroavante do país, e bem fisicamente. O então capitão Zico, em nome de todos os jogadores, pediu ao Telê Santana, que o convocasse, mas o treinador preferiu levar Serginho Chulapa e Roberto Dinamite para a Espanha.

Em 1986, foi a minha primeira ida a uma Copa. Telê dispensou Renato Gaúcho e Éder por indisciplina, às vésperas do embarque para o México. O lateral Leandro pediu dispensa, em solidariedade, porque estava na mesma farra com eles. E as críticas eram gerais pelo fato de Telê apostar em Elzo, como volante titular.

Em 1990 foi um teatro de horrores, e segundo opinião geral, tivemos a pior seleção da história, comandada por Sebastião Lazaroni, contestado do princípio ao fim de seu “reinado”, quando fomos eliminados em Turim, nas oitavas de final, naquele famoso lance do Maradona, que driblou Dunga e Alemão, e pôs o Caniggia na cara do Taffarel. Ninguém entendia porque Dunga era titular.

Em 1994, fomos campeões nos pênaltis, jogando o “futebol de resultados”, semelhante a este que Dunga implantou, fruto do aprendizado dele com o Carlos Alberto Parreira naquela conquista nos Estados Unidos. O Brasil inteiro, inclusive a mãe do próprio Parreira, pedia para que Ronaldo, que iniciava a carreira como “fenômeno”, jogasse pelo menos alguns minutos. Ele escalou até Paulo Sérgio e Viola, mas Ronaldo não entrou nem um minuto sequer.

Em 1998 a polêmica foi outra e perdemos por um único motivo: arrogância total. Jogadores, comissão técnica, cartolagem, imprensa e torcida tínhamos certeza que o título já era nosso, antes de jogar contra a França, que tinha excelente time, estava bem treinada e contava com Zidane no auge da forma. Além de ter estudado as falhas da defesa do Brasil em bolas cruzadas pelo alto. Sem falar na crise de epilepsia do Ronaldo, que atordoou todo mundo.

Até hoje a arrogãncia de alguns torcedores continua e de volta e meia chegam aqueles e-mail idiotas dizendo que o Brasil vendeu o jogo para a Nike! Dureza!

Em 2002 o Felipão quase foi agredido nas ruas do Rio, perto da CBF, quando anunciou a lista dos que iriam para a Coréia/Japão, sem o Romário. Polêmica muito maior que agora, já que o “Baixinho” tinha sido importante nas eliminatórias e estava em forma. O Brasil foi penta na base da união da “Família Scolari”, que também serviu de inspiração para Dunga agora, e desde o dia em que ele assumiu a seleção.

Em 2006, foi uma zorra semelhante à de 1990: ótimos jogadores, mas sem comando. Eles faziam o que bem entendiam, mandavam mais que o técnico Parreira, entravam e saíam da concentração quando queriam e cada um mais preocupado com si próprio do que com a seleção.

Voltaram da Alemanha trocando acusações que até hoje costumam ganhar os noticiários.

Cada um de nós tem a sua seleção e os seus convocáveis. Eu não levaria de jeito nenhum: Doni, Kleberson e Josué. Gilberto, só se fosse para o meio.

Não deixaria de fora de jeito nenhum: Paulo Henrique Ganso, principalmente porque o Kaká por pifar a qualquer momento, e o lateral esquerdo Marcelo, do Real Madri.

Ficaria na dúvida entre Vitor ou Fábio pro gol, e Tardelli ou Neymar para o ataque.

E certamente levaria porrada de todo lado.

Portanto, não critico o Dunga pela lista dos 23, que pode dar certo ou não, pois o futebol é assim.

Critico algumas idiotices dele, como querer fazer alguém acreditar que o futebol é “a pátria de chuteiras”, como antigamente. E pela ignorância dele no trato com a imprensa, que tem muitos malas realmente, mas cuja maioria é gente boa e precisa ser respeitada.

No mundo globalizado de hoje, onde uma Inter de Milão não tem nenhum jogador italiano, nem o treinador, e onde o país mais poderoso do mundo foi humilhado no seu coração econômico com os atentados às Torres Gêmeas, não cabem mais intolerância e falta de diálogo.


» Comentar

Comentários:
20
  • Luiz Carlos Vieira Solto Maior disse:

    Essa seleção é pior do que a de 1990.Disparadamente.

  • Ivan Junior disse:

    Na minha opinão a máxima da teimosia foi o treinador Telê Santana. A copa de 1982 foi perdida pela sua teimosia histórica. Deixou de fora do mundial o melhor centroavante que o país já viu jogar. Reinaldo naquela copa teria sido o maior artilheiro de todas as copas. Se Rossi fez 3 gols Reinaldo faria 6!!! Mas agora é tarde e basta apenas lamentar. Alias, a outra besteira do Telê foi ter levado Valdir Perez. Naquela seleção, na minha opiniao, o goleiro da seleção era Raul. Agora imaginem aquela seleção como era, mas com Raul no gol e Reinaldo no ataque….

  • Max disse:

    O Brasil tem o melhor futebol do mundo, não precisamos de mais um titulo para provar isto, vou assistir porque gosto de jogos da seleção, mas o que eu queria ver mesmo eram dribles desconsertantes e jogadas geniais e com esta lista de dunga se tiver um “pedala robinho” ja vou dar graças a Deus. Imagina só, ganso e neymar na reserva? O kaka iria ter de jogar como nunca jogou, agora vai ser só mais uma copa…..blablabla

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Alguém saberia me responder, se ao longo de toda a história do futebol no nosso País, alguma convocação de Seleção Brasileira, conseguiu agradar a todos ??

    Todos nós temos nossas opiniões e preferências. Aqui mesmo no Blog a gente já viu alguns palpites de escalações. Então, ficar discutindo isso por muito tempo, é bobagem… A convocação já saiu não já ?? Ninguém vai conseguir fazer o Dunga tirar esse ou aquele, pra colocar outro né ?? Portanto, o que nos resta é dar apoio e torcer muito pela nossa Seleção ( Exceto os que gostam de posar de “do contra” ).

    Se o Brasil não for Campeão, aí sim todos poderão falar: “Tá vendo Dunga seu cabeça dura, foi bancar essa seleção e deu no que deu”… Mas ficar chorando o leite derramado agora, é perda de tempo…

  • J.B.CRUZ disse:

    Convocação de Seleção é assim mesmo, cada um tem a sua..
    O Dunga como é o técnico vai levar aquela que ele acha melhor..
    BRASIL HEXA – CAMPEÃO….

    LUIZ FABIANO O ARTILHEIRO DO MUNDIAL..
    E para ¨matar¨alguns coleguinhas de plantão, Gilberto fará o último gol na última partida..
    Serão 7 vitórias em 7 jogos…Aguardem!!!

  • audisio disse:

    Com o impacto da globalização e migração dos jogadores ainda jovens para principalmente o velho mundo a representatividade da seleção se enfraqueceu. Não existe identidade entre nós torcedores com a seleção. Esta identidade era criada quando por exemplo acompanhávamos os grande momentos de Tostão, Piazza, Reinaldo e Cerezo e torcíamos por suas convocações. Nos orgulhávamos de vê-los representando dentro da equipe nacional nossa região, nossos clubes. Este sentimento foi trocado pela indução midiática, as redes de tv e rádio e suas chamadas e vinhetas intermináveis, assim como a inundação dos comerciais apelativos à estação da copa forçando uma barra para estimular o torcedor cada vêz mais consumidor a torcer e consumir. Ainda que não conheça os jogadores, ainda que estes jogadores representem muito pouco no dia a dia da torcida. Na minha opinião isso tudo é muito chato! Eu gosto é do Galo!

  • EDUARDO BH disse:

    Concordo em parte. Nas copas anteriores, a torcida e Imprensa criticaram um ou dois jogadores que ficaram de fora e/ou foram convocados. O presente post relembra exatamente isto. Neste ano, a “chiadeira” foi por terem deixado de fora vários(R. Gaucho, Neymar, Ganso, Marcelo, Fabio ou Vitor, Tardelli) e convocações duvidosas(Doni,Gilberto,Josue,Elano,Grafite,Felipe Melo). Portanto, nesta copa a convocação desagradou muito mais que as anteriores. Mas, o Dunga tem o direito de convocar quelm ele quizer, pois é o técnico e será responsa’vel pelo fracasso e/ou sucesso. Torcemos para que ele esteja certo e o nosso Brasil sagre-se Campeão.
    saudações.

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Da convocação em si, lamento apenas a não convocação do Ronaldinho Gaucho! No mais os resultados hoje mostram que essa seleção esta bem!!! Mas como eu nao estou nem ai pra isso, gosto de ver bons nomes em campo, futebol bonito, etc…Pra mim nao tem empolgação nenhuma o Brasil nessa Copa de 2010!!! Mas é óbvio que eu vou tomar minha Brahma e torcer para o Brasil…

  • lauro disse:

    Caro Chico você não ficaria na dúvida com relação ao Tardelli!!!!!!!! acho que se você fosse o técnico daria ao Tardelli a cadeira cativa.

  • Stefano Venuto disse:

    Para mim Josué, Julio Batista, Doni, são piores que alguns jogadores, que estão jogando por aqui. O resto é mais ou menos tudo a mesma coisa. E as outras seleções também, inclusive a Espanha, não são lá essas maravilhas.

  • Alisson Sol disse:

    Chico,

    Concordei principalmente com os 3 parágrafos finais.

    Em relação ao começo, eu acho que todos os brasileiros, incluindo jornalistas, tem todo o direito de criticar a “Seleção da CBF” (mesmo sabendo que qualquer lista geraria polêmicas). Este pessoal ganha muito dinheiro usando a tal de “audiência da seleção”. Precisam roer o osso, só um pouquinho…

    Não creio que esta seleção leva a Copa. Mas, se levar, será que vão querer fazer um novo “vôo da Muamba”? Vão trazer o que da África do Sul?

  • Márcio disse:

    Chico!
    Concordo com as suas observações. Diria que lhe escapou um detalhe: você cita um ou dois nomes contestados em cada convocação de que você se lembrou. O detalhe é que, nessa, há pelo menos uns dez nomes sob suspeita de toda ordem., tamanha a ruindade dessa turma. Para se ter uma idéia, os nomes contra os quais quase ninguém teria nada a falar estão na lista de espera. O que é isto? Perseguição? Acho que não ter um plano B, para mudar um jogo em uma determinada situação, é o que há de pior nesta lista. Dizer que os garotos só surgiram agora há pouco mais de um mês, como o Dunga disse, não é justificativa. A necessidade de uma mudança tática (e o time dele é previsível e vai encontrar problemas por isso) se dá exatamente, quando você surpreende os adversários com algo com que eles não contavam. E esse algo, capaz de uma mudança radical, chama-se Ganso ou Neymar, ou mesmo qualquer um do chamado “stand by”. Que ele mude o discurso! Essa não cola.

  • MARCIO MATA disse:

    DUDU – De tudo um pouco, rsrsrs.

    – Você viu a charge em que a Marylú chama o Galo para sair hoje a – noite??? Postei hoje.

    – Provoco sim, mas há respeito pelo CAM e atleticanos.
    – O próprio Chico Maia, observou isso.
    – Para relembrar as falas do Chico, clique no link abaixo:
    http://blog.chicomaia.com.br/?p=6533&cpage=1#comment-19997

    – Uma pena que esses torcedores, não retribuem o respeito e fazem comentários que preciso deletar para não excitar outros.

    FLÁVIO

    Dá uma olhadinha nos arquivos.
    Quando o Cruzeiro perde, se me vem algo, faço a charge na derrota também.

    MARCIO MATA

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Flávio… não espere isso…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Aos que pensam minusculamente, e estão comemorando a convocação APENAS do Gilberto ( não comemoram por ele ter ido, mas pelo Tardelli ter ficado, nós sabemos disso né?), fica o adendo:

    Afinal de contas, o Dunga só convocou o Tardelli para tirá-los de jogos importantes do Galo ano passado?
    Convocou o bom jogador Gilberto para deixá-lo no banco e quando vier a atuar, jogar fora da posição de meio-campo, onde já vem atuando há um bom tempo?
    Deixar de convocar o Fábio, sendo que este vem salvando o Cruzeiro com atuações milagrosas há vários anos seguidos?

  • Flávio disse:

    Será que quando tem derrota tem charges tb ? rsrsrs quero ver amanha !!! rsrsr

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Colega Márcio Mata, tudo na paz?
    Depois de muito tempo, resolvi dar uma “espiadinha” básica na sua charge. Aí, veio-me uma curiosidade:
    _Suas charges são para enaltecer o Cruzeiro ou provocar o Atlético???

    rsrsrsrs

    Saudações Alvinegras!!!

  • Renato Paiva disse:

    Concordo com o Chico.

  • Rogerio Sampaio disse:

    e isso ai chico,falou e disse quem entende de futebol, o Gilberto nem para gandula, velho por velho Roberto carlos era melhor, faltou só um nome na lista do Dunga o Danilo do coelho.

  • MARCIO MATA disse:

    Chico, neste post você estava inspiradíssimo. “NÃO EXISTE UMA LISTA PERFEITA” – Qualquer uma que o Dunga venha a apresentar será polêmica. Como você mesmo disse “tanto faz, tanto fez”.

    LIBERTADORES – HOJE TEM CONFRONTO DE GIGANTES – Confira a charge de hoje – http://www.dzai.com.br/marciomata/blog/charges – MARCIO MATA.