Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cruzeiro e Avaí na história

Jogos: 2

Vitória do Cruzeiro: 1

Empate: 1

Gols do Cruzeiro: 3

Gols do Avaí: 2 

Cruzeiro e Avaí se enfrentaram apenas duas vezes, todas elas pelo Campeonato Brasileiro de 2009. O Cruzeiro venceu uma partida e a outra terminou empatada. A Raposa marcou 3 gols e o Avaí fez 2.

Recordes do Campeonato Brasileiro:

– Maior número de pontos ganhos (100) – 2003

– Maior número de vitórias (31) – 2003

As duas equipes se enfrentaram apenas uma vez no estádio da Ressacada, em Florianópolis, com empate em 2 x 2.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Cruzeiro


» Comentar

Comentários:
21
  • Alisson Sol disse:

    J.B.Cruz: Não se pode desistir de explicar, a não ser que a pessoa desista de tentar entender. Há os “pichadores de blog”, que aparecem apenas depois de vitórias do seu time ou derrotas do adversário, e estes a gente pode ignorar. Mas a maioria dos frequentadores são pessoas a se respeitar. Veja que esta discussão de ranking não é algo que começou ontem, e creio que vários que acompanham o blog há meses agora já tem um entendimento bem melhor do porque de tais rankings existirem.

    Paulo Henrique: Nem todo jogo da Liga dos Campeões é contra o Barcelona. Há também times na Liga dos Campeões que não iriam se dar muito bem contra o Real Potosi. Você já ouviu falar do “Maccabi Haifa”? E do Debreceni VSC? E de que adianta ter o nome do “Liverpool”, se o time ultimamente está mal? Por fim, todos sabem que um jogo de Copa é diferente de um jogo de Campeonato. Praticamente todo mundo que já vi opinar aqui concorda que uma noite infeliz numa Copa pode colocar tudo a perder.

    É exatamente isto que o tal Ranking da IFFHS (o que considera os últimos 12 meses) foi o primeiro a fazer no futebol: considerar a real “média” de performance do time nos últimos 12 meses. Não considera título. Não considera contra quem (o nome) o time joga. Considera objetivamente o histórico de 12 meses das partidas oficiais em competições nacionais e internacionais. É exatamente como o ranking de vários outros esportes, como por exemplo o Tênis. Jogar contra o Gustavo Kuerten há alguns anos, no alge da forma, iria ser difícil para a maioria dos tenistas. Por isto ele era o número 1 do ranking. Hoje, seria diferente. Ele continua com seus títulos e reputação. Mas o ranking dos tenistas foi recalculado e outro agora está no topo.

  • Klailton Saraiva disse:

    Certa vez o Zezé foi passar férias na Europa e voltou com recortes de jornais (montagens) e o Ranking debaixo do sovaco.
    Ainda que o Cruzeiro fosse o 4º melhor do século XX, (muito questionável), já se vão 10 anos que o século acabou. Sempre que perde uma decisão, lá vem o ranking. Depois, somos nós que vivemos de passado. Acordem pessoal, aceitem os fracassos.

  • Paulo Henrique disse:

    Em meu comentário, não passei nenhuma ideia de que nenhum ranking presta. Não há generalização.

    Até citei um exemplo de ranking onde daria o braço a torcer, pois o número de conquista internacionais do Cruzeiro é muito superior. Faria isso porque seria algo factível e de credibilidade assim como alguns existem.

    Para mim, este ranking específico da IFFHS é incoerente. Não levo e nem levarei a sério um ranking onde um empate contra o lanterna do campeonato peruano vale os mesmos pontos de um empate contra o líder do campeonato holandês. Um ranking onde uma vitória contra o Barcelona no Camp Nou pela Champions vale os mesmos pontos de uma vitória contra o Potosi no Mineirão pela Libertadores.

    Vocês acham realmente que o Cruzeiro, sem um título diferente do estadual desde 2003, é superior ao Bayern de Munique?

    Fala sério!!!

  • Geovany Altissimo disse:

    CRUZEIRO E NOVELA VIVER A VIDA = ULTIMA SEMANA

  • J.B.CRUZ disse:

    ALISSON SOL:
    IFFHS..Estamos em 2o. Lugar neste Ranking e o galo em 160o…
    Você já explicou, mostrou,esmiuçou parágrafos e por fim nos últimos 2 posts simplesmente DESENHOU para nosos amigos galistas a finalidade deste ranking..Não adianta tentar convecer esta turma, eles vão sempre levar no deboche e na gozação..Simplesmente porquê o galo inexiste neste Ranking e em muitos outros..O CRUZEIRO está a frente do Atlético há mais de 20 anos e com 20 títulos a mais..O CRUZEIRO é melhor do que o Atlético em tudo..Administração,Patrimônio,Clube,Dirigentes,TORCIDA,Sempre bons jogadores e nos últimos anos sempre ocupando os primeiros lugares em tudo que participa (CAMPEONATOS,TORNEIOS E COPAS)..
    Tentar colocar na cabeça de certas pessoas o óbvio é mais difícil do que colocar a enganação..

  • audisio disse:

    Com certeza um time campeão mineiro de 2010! Me esqueci. Parabéns pelo vice campeonato do torneio Aécio Neves contra os reservas do Bafana Bafana…

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Garantir logo 03 pontos pra não ter que depender do Flanelinha mais pra frente!!!

    Zerooooooooooooooooooo

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Mas que time é esse que começou a ser montado junto com a Arca de Noé, mas que até hoje não deu em nada ?? rsrs

    Aí lembramos da frase… “Vcs vão ver o Atlético é no ano que vem…” rsrs

  • audisio disse:

    Enquanto os Cruzeirenses discutem o ranking no papel o Galo continua montando um time para ter a hegemonia no Estado. Diego souza pode pintar ai numa transação envolvendo Renan Oliveira Palmeiras e TRaffic.

  • Alisson Sol disse:

    Paulo Henrique,

    Acho seus comentários relevantes, e concordo com vários deles. Se você seguir alguns dos links que já indiquei acima, verá que já apontei anteriormente que há problemas nos rankings da IFFHS. Vamos lembrar: há um ranking mensal, um ranking anual, um ranking histórico, etc. Há muita confusão em relação a isto, aqui mesmo neste blog.

    Mas não se pode “achar um erro”, e daí concluir que nenhum ranking presta. Seria o mesmo de alguém vir aqui, achar um erro apenas em todo o histórico de posts do ranking do Chico, e passar a dizer que ele é um péssimo jornalista devido a isto. Temos que lutar contra esta “generalização” que ocorre no Brasil onde se acha um erro em uma vírgula da constituição, e se passa a dizer que nada nela presta. Pior é quando alguém acha uma coisa errada no que faz uma pessoa, e confunde aquilo com “a pessoa”. Talvez o melhor fosse apontar para o representante brasileiro da IFFHS as inconsistências do tal ranking, e ele levar isto para o comitê do instituto. Já evoluíram os critérios várias vezes.

    As pessoas ficam achando que estas rankings não valem nada, mas na Europa o número de vagas na Liga dos Campeões é decidido por um ranking que considera o desempenho histórico “recente” dos times de cada país. Em vários países (creio que até na Argentina) não se é rebaixado apenas pelo desempenho no último ano, mas considera-se também o histórico de 3 ou 4 anos. Este trabalho todo de valorizar estatísticas começou exatamente com o sr. alemão lá da IFFHS. Acho que seria interessante adotar algo semelhante no Brasil (sei que já foi tentado, mas os tempos eram outros, e agora o “campeonato” está finalmente sendo um “campeonato”). Não procurei ainda se é o mesmo na Conmebol para a Libertadores e Sul-Americana. Não seria melhor para o Brasil (e Argentina) se as vagas na Libertadores e Sul-Americana fossem distribuídas por desempenho? (Ao invés desta “garantia de vaga” para dois times de alguns países sul-americanos que atualmente mal tem um time que possa disputar competitivamente?)

    Desculpe a longa mensagem, mas não tenho tempo de revisar e escrever menos…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Tá bom Alisson, eu reconheço o ranking… ele existe de verdade… não é invenção… é real… rsrs
    só não é confiável… não digo isso pela instituição (que nem sequer conheço, não estando, portanto, apto a desaboná-la…) mas sim pelos critérios escabrosos para rankeamento…

  • Alisson Sol disse:

    Dudu,

    Creio que seu comentário estava sendo escrito enquanto o meu foi enviado. É só ler no terceiro parágrafo a minha opinião entre a diferença entre “concordar com o ranking” e “reconhecer o ranking’.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Bom dia a todos!
    Meu Deus, o que houve com o Alisson? Esta derrota fez muito mal pra ele… rs… que puta mau humor hein, camarada?

    Na verdade, caro Alisson, penso que vc estEja um pouco equivocado quando diz que o ranking incomoda. Acho que na verdade o que incomoda é a alucinação que a divulgação deste ranking causa, afinal, nós atleticanos somos atingidos diretamente por sermos os principais rivais e termos que ouvir asneiras de todo o tipo.
    Que bom né? Pra vocÊs porque lá está o nome do Cruzeiro. Mas, ao mesmo tempo continuo sem entender como um time que não têm tido nenhuma conquista nos últimos tempos, com exceção de um “RURAL” aqui e outro acolá, e com equipes montadas consideradas apenas regulares pode estar tão bem… é sim ALTAMENTE questionável esse ranking, quer queiram, quer não queiram…

  • Alisson Sol disse:

    Nelson,

    Vamos tentar ser objetivos hoje. Ontem, você tentou apontar um erro na informação que eu escrevi. Eu, sem notar quem era (pois leio no RSS), respondi de maneira objetiva. Veja que em nenhum momento eu desviei do assunto que estava sendo discutido. Se eu tiver sido muito “seco”, é porque escrevo tais respostas rapidamente, durante outras tarefas. Mas creio que isto é implícito para todos os frequentadores do blog. No seu próximo comentário, você vem com esta tangente de que já fez intercâmbio nos Estados Unidos, de que uma amiga da sua esposa mora na França, etc. O que exatamente isto tinha a ver com o que estava sendo discutido?

    Eu tentei passar a informação correta o tempo inteiro, ou pelo menos, aprender a informação correta. Já aprendi várias informações relevantes neste blog, tanto com cruzeirenses quanto com atleticanos e americanos. Por isto é importante corrigir a informação errada. Já fui corrigido por pessoas atleticanas como o Tonhão, o Stefano, cruzeirenses como J.B. Cruz e o Clayton, além de aprender coisas sobre Ipatinga com Renato Paiva, Frederico Dantas, etc. Há gente real aqui, como você, apesar de muitos que se escondem atrás de nome/email falsos. Estes tem todo meu respeito, independente do time para o qual torcem. Em questões de opinião, não há correção: cada um vai continuar tendo a sua, independente de quanta informação se adicione à discussão. Mas até isto, e até mesmo as piadas, são interessantes para os que gostam de futebol.

    Quem acompanha o blog, sabe que eu acho os critérios do ranking da IFFHS absurdos, e fui um dos únicos a apontar aqui que a tal história de Melhor Time do Século XX era um enorme erro de interpretação/tradução. Exatamente a partir desta investigação em Fevereiro é que fui pesquisar porque o Ranking da IFFHS é tão prestigiado por FIFA e jornais. Uma coisa é não concordar com os critérios do ranking. Outra coisa é não reconhecer o seu valor e importância no mundo do futebol. Por analogia, eu pessoalmente não acho a cidade do Rio de Janeiro muito interessante. Isto é diferente de não reconhecer que o Rio de Janeiro é a cidade brasileira mais conhecida no exterior, e importantíssima para o turismo no país. O que alguns estão querendo fazer, ao propagar informações erradas sobre a IFFHS, é desprezar o trabalho de alguém que trabalhou 30 anos para chegar onde chegou, e isto eu acho errado.

    Fazer ironias não irá fazer-me ter vergonha de onde moro e trabalho. Geralmente é o próprio Chico que publica tais informações, em um post ou outro, ou mesmo na coluna dele em jornal. Aí vem gente aqui e lê isto, e depois diz que eu é que fico repetindo isto. O Chico não publica todos os e-mails que envio privadamente para ele e, quando vai publica, sempre comenta comigo antes. Como não herdei meu trabalho, e tive de estudar e suar muito para obtê-lo, não vejo porque esconder tais informações. Quando é relevante, eu também posso citar tais informações, e não vou me envergonhar disto. A pessoa tem direito de gostar e acompanhar futebol tanto morando numa favela do Rio quanto morando no Palácio de Buckingham. O importante é se manter “no assunto”. É só olhar o que foi escrito, e você verá quem está tentando fazer isto o tempo todo. Vamos tentar continuar fazendo isto no futuro.

  • Paulo Henrique disse:

    A questão não é malhar por malhar. Acho que um ranking pode ser confiável ou não, válido ou não, eficaz ou não dependendo de seus critérios.

    Sou atleticano, mas se existisse um ranking, por exemplo, comparando os times brasileiros em termos de conquistas internacionais, não há como negar que nosso glorioso estaria lá embaixo enquanto o Cruzeiro brigaria pelo topo com o São Paulo.

    Isso é fato. Ranking simples e objetivo! Falar mal dele seria simples picardia ou intriga de oposição!

    Em relação ao ranking que coloca o Cruzeiro como quarto melhor do mundo, este para mim é muito questionável. Não consigo levar a sério um ranking que coloque Estudiantes e Cruzeiro acima de times como
    Chelsea, Manchester United, Bayern de Munique, Real Madrid, etc.

    Não dá prá comparar o nível dos torneios de lá com os de cá. Pelo sistema de pontos deste ranking (fonte = wikipedia) uma vitória na Champions vale os mesmos 14 pontos de uma vitória na Libertadores. Empate vale 7 pontos nos dois torneios.

    Ah tá! Então quer dizer que quando o Cruzeiro venceu o poderoso Potosi, ele somou os mesmos 14 pontos que somou o Milan ao bater o Real Madrid por 3×2 na Espanha?

    Quando o Cruzeiro empatou na Venezuela com o Deportivo Italia, somou o mesmo número de pontos que o Real Madrid ao empatar com o Milan em Milão.

    A vitória do Avaí sobre o Prudente por 6×1, valeu os mesmos 4 pontos que ganhou o Barcelona ao bater o Real por 2×0, em Madrid, em jogo da Liga Espanhola.

    Vamos olhar pelo lado do Galo. Se este vencer o Prudente na Sul-Americana somará 12 pontos. 6 pontos a mais que o Roma que empatou com o Fulham na Inglaterra pela primeira fase da Liga Europa. A vitória sobre o Vasco por 2×1 valeu os mesmos 4 pontos que obteve o Chelsea ao vencer o Manchester fora de casa pelo campeonato inglês.

    Precisa falar mais alguma coisa?

  • Nelson Henrique disse:

    Atenção Senhores do Blog,

    o IFFHS AVISA:

    Aqueles que não possuem tÍtulos de doutorado ou mestrado, não falem outra língua que não seja o português e nunca tenham estado fora do Brasil, queiram se retirar do Blog e deixar os sábios e doutos discutirem.

  • lauro disse:

    Será que se algum dia colocarem o atletico no topo deste ranking os atleticanos vão processar a Fifa? eu acho que vão.

  • Alberto Aguiar disse:

    Tudo pago pelo marketing dos clubes… São Paulo não preocupa com isso, mostra dentro do campo.

  • Alisson Sol disse:

    Sinceramente: o mais correto é desistir da Libertadores e entrar com força total neste domingo. Perder 2 ou 3 pontos agora podem fazer falta no final. A Libertadores agora tem de ser encarada com possível “lucro inesperado”.

    E, como já escreveu o Lauro: tem-se de processar a IFFHS para pararem de divulgar todo mês o seu ranking de clubes. E aproveitar para processar todos os jornais do mundo que divulgam tal ranking… O problema nem é o fato de que o ranking certamente incomoda, pois tem divulgação mundial. O problema é que qualquer pessoa sensata iria ao menos procurar entender porque divulgam tanto tal ranking, e não um qualquer dos outros muitos rankings existentes, já que há páginas na Internet dedicadas a listas de rankings. O ranking IFFHS é perfeito? Não. Mas será porque todos este jornais do mundo, e uma tal de FIFA, falam tanto neste ranking?

    Mas os “pichadores de blog” preferem não entender o ranking, não entender o porque da fama do ranking, e simplesmente focar em copiar e colar repetidos comentários “desacreditando” o ranking IFFHS (como se fossem conseguir por repetição). É a analogia perfeita com o mundo real: construir o Cristo Redentor é difícil. Pichar é bem mais fácil… Cada um faz de acordo com suas habilidades…

  • lauro disse:

    Pelo que vejo o quarto do mundo incomoda, vou entrar com processo neste orgão para parar de divugar isto….

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    O que deve tá passando na cebça do Adilson ??? zzzz

    Entrar com força máxima pra garantir mais 03 pontos no Brasileirão 2010 ??

    Ou mesclar o time na esperança de ganhar e preservar alguns jogadores para última batalha contra o São Paulo ??

    Eis a questão…

    O Adilson só tem que lembrar, que esse Avaí, meteu logo 6 x 1 no Grêmio Prudente logo na estreia…

    A imagem do Cruzeiro resplandece…