Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O Ruy tem razão!

Concordo totalmente com o Ruy Castro, que escreveu sobre a seleção brasileira em sua coluna de ontem na Folha de S. Paulo:

RUY CASTRO

Surto cívico

RIO DE JANEIRO – Tenho sido questionado com frequência sobre se a seleção brasileira vai fazer bonito ou dar vexame na Copa do Mundo. A resposta é não sei e, francamente, não estou com os fígados em sobressalto, à espera.
Tenho uma relação meio espírito de porco com a seleção. Só torço por ela se jogar bem e bonito, ganhe ou não. Ganhar não é tão importante. Domingos da Guia, Leônidas da Silva e Zizinho nunca foram campeões do mundo; Dunga, Gilberto Silva e Kleberson são. Viu como não é importante?
Sou da teoria de que, podendo convocar os jogadores que quiser, mesmo que joguem em Júpiter, o treinador do Brasil está obrigado a armar o melhor time. Donde não abro mão de vê-lo jogar com categoria, dar espetáculo e lutar. Isso significa que a última vez em que me empolguei com a seleção foi na Copa de 1982 -o time de Zico, Sócrates, Falcão, Júnior, Leandro. As Copas de 1994 e 2002, vencidas pelo Brasil, não me inspiraram admiração ou prazer.
É diferente de quando se trata do nosso time de coração. Este entra em campo com os jogadores de que dispõe e que, às vezes, estão longe de ser os melhores. Azeite. É ele que nos redime. Por isso, tem de vencer sempre, mesmo jogando mal, chutando de canela, e nem que seja com um gol de mão e em “offside”, aos 47 do 2º tempo.
A Copa do Mundo é aquele período de quatro em quatro anos em que pessoas que passaram os quatro anos anteriores alheias a futebol são acometidas de um incontrolável surto cívico, cobrem-se de verde e amarelo e torcem pelo Brasil como se soubessem quem é a bola. Mas, desta vez, está difícil até para elas. Exceto por Kaká e, talvez, Robinho e Julio César, não creio que saibam sequer identificar os outros jogadores -todos monotonamente parecidos, de cabeça raspada, brinquinho na orelha e falando “toicida” em vez de “torcida”.


» Comentar

Comentários:
16
  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    E aí Emílio Melo Figueiredo, gente boa !!

    E.T. … Minha casa… Telefone… rsrs

    Liga não meu amigo… Infelizmente existem alguns “torcedores” que passam por aqui, mais com intuito de destilar todo seu veneno, sua ira, sua revolta, com palavras de baixo calão, agressivas… Do que propriamente pra debater sobre futebol, saber tirar um sarro numa boa e sem ofender moralmente ninguém…

    Mas deixa prá lá sô… Talvez “esses” só tenham isso na vida também né ?? O melhor a fazer é ignorar… Com a indiferença, com o tempo, “esses” vão percebendo a sua insignificância…

    Abraços

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Engraçado é ver alguns comentários sensurados e este ai do Marcão de Varginha continua….

    Vai entender…

  • luciano disse:

    por favor, parem de comentar copa do mundo, seleçao brasileira, o povao ta nem ai. apesar de toda midia estar tentando enfiar a copa goela abaixo, o povao ta nem ai.façam um teste em mg. jogos da seleção e jogos de galo e cruzeiro no mesmo horario. mandem o ibope medir quem tem mais publico.

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    O que a frustração e revolta não faz com um torcedor…

    ZZZZZ…

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Sobre a Copa do Mundo, penso que trata-se de um momento mágico, onde mesmo a nossa Seleção não estando com toda nossa confiança ( estou me referindo num modo geral e de todas as copas que acompanhei, não somente desta… ), cria-se um clima legal de confraternização, seja com a nossa família, com os amigos, com colegas de trabalho, com desconhecidos em butecos…

    Aquela ansiedade estampada na cara da maioria, nas horas que antecedem os jogos da Copa do Mundo, cada um correndo da sua forma pra sair do trabalho e chegar a tempo de ver o jogo, a cidade quase totalmente parada na hora dos jogos da nossa Seleção…

    Eu gosto e torço pela nossa Seleção. Quando perde uma Copa do Mundo, fico chateado e tal, mas isso não vai fazer com que eu me torne um “anti-seleção”. Afinal, não se pode ganhar tudo na vida né ?? Bola pra frente que a vida continua…

    Fazendo uma analogia de “torcedores” de futebol…

    Torcedor Espanhol: Minha Seleção esse ano vai…

    Torcedor Brasileiro: Minha seleção, apesar de não ser tão técnica, esse ano também vai…

    Torcedor Espanhol: Minha Seleção tem grandes jogadores…

    Torcedor Brasileiro: Minha Seleção também tem grandes jogadores…

    Torcedor Espanhol: Minha Seleção só não foi ainda Campeã Mundial, mas nessa Copa vai ser…

    Torcedor Brasileiro: Minha Seleção já foi Campeã Mundial 5 vezes…

    Torcedor Espanhol: Ãããhhh, seu Brasileiro arrogante !!!

    Torcedor Brasileiro: Vc tem certeza que é Espanhol ??? rsrs

  • Alisson Sol disse:

    complementando (quem nunca apertou enter sem querer atire a primeira pedra!)

    A Copa do Mundo, para os que frequentam o blog e os ligados na área, vai gerar comentários e lembranças relativas ao futebol para o resto da vida. Para as outras pessoas (esmagadora maioria), vai ficar a lembrança da reunião com a família e os amigos. Nada muito diferente de alguém que não acredita em Papai Noel celebrando o Natal…

  • Alisson Sol disse:

    Acho que o Ruy Castro confundiu as coisas. Ele está confundindo o “evento de marketing” que é a Copa do Mundo com o “evento de futebol”. Este negócio de “A Copa do Mundo é aquele período de quatro em quatro anos em que pessoas que passaram os quatro anos anteriores alheias a futebol são acometidas de um incontrolável surto cívico…” não existe.

    Por analogia, não sei quanto aos outros leitores do blog mas eu, apesar de gostar de música em geral, não gosto do carnaval em si. É uma coisa eu não gostar, e no caso também não entender nada de como acham melhores os adereços de uma escola de samba do que os de outra. Outra coisa seria eu “fazer greve de feriado” e não compartilhar o feriado de carnaval com a família

  • J.B.CRUZ disse:

    Sabichão senta no rabo e ri do rabo dos outros….etha? (eta!) cegueira danada…

  • Gilmar Coimbra disse:

    Concordo com o Luiz Renato.

    Respeito a opinião e o ponto de vista do Chico e de quem pensa como ele sobre o que disse o Ruy.

    Que o Rui é um grande biógrafo, escritor e gente boa, isso sabemos, mas dizer que “ele tem razão”, é forçar demais a barra!!!

    Ele demonstra (parece!) ser um flamenguista-bairrista-carioquísta daqueles “rôxo”, e chato! Nem de longe parece ser Mineiro.

    Acho-o parcial e tacanho no que tange ao futebol.
    Ele demosntra crer, ingenuamente, que jogadores de qualidade e craques só tem lá no riu e (aqui!) em sampa. – Quanta ignorância e falta de bom senso!!!!

    Muitos e muitos brasileiros (as) percebem o quanto essa seleção é limitada e focada “tão somente” em levantar o caneco. – Depois de 82 não vimos e nem veremos tão cedo, uma seleção só de craques ou que seja a maioria.

  • J.B.CRUZ: “Torcedor compulsório” é o mesmo que “testemunha azul”, as eternas Marias, do time camaleão de pêlo, as que não vão aos estádios, e outros adjetivos pró CUzeiro?

  • Luiz Renato disse:

    Ruy Castro é flamenguista bairrista. Nunca cita o nome de jogadores do Galo na Seleção de 82 pq sabe que o Atlético só não ofuscou o seu Flamengo pq foi vergonhosamente roubado.

    Assim, tudo o que o Ruy Castro fala em termos de futebol eu nem levo em conta.

    Um bairrista comprometido. E só…

  • Bertoldo disse:

    A Vovó Dinah, além de assassinar a gramática, só torce quando tem jogador do Cruzeiro… Etha cegueira danada… O Brasil, com qualquer convocação, sempre torço muito…

  • Marco Nascimento disse:

    Como Rui Castro, não morro de amores pela seleção. 82 foi meu último ano como torcedor. 86, 90, 94, 98 (argh), 02 e 06 (argh again) vi de binóculos. Confesso não compreender bem esta torcida por uma seleção que não tem aprovação da maioria. Soa-me como histeria coletiva; meio que terceirizar o pensar. “Se todos torcem, porque não torço também”. Bem próximo do “Fulano(a) está na frente na intenção de votos, eu voto nele(a)”. Sei não, alguma coisa está fora da ordem, com diria o poeta.

    Se 11 entram em campo e 4 suplentes são os que entrarão no decorrer do torneio, por que não levar Ganso e Neimar entre os 7 para ganharem experiência com vistas a 2010?

    Das duas, uma, ou Dunga naufraga o Dunganic, ou ele se torna o novo Queen Mary III. Sozinho.

    A saber.

    Abraços respeitosos.

  • J.B.CRUZ disse:

    Fui torcedor fanático da Seleção de 1.958-1.962-1.966-1.970-1.974 e 1.978…A partir de 1.982 passei a ser torcedor compulsório…Só em 2.002 voltei a torcer novamente..Para mim o maior fiasco desde 82, foi sem dúvida 2.006…Agora estou bem esperançoso com esta Seleção..DUNGA troxe para a Seleção alguns valores esquecidos, como: Lealdade,moral e a palavra dada, que vale mais que documento..Gratidão também frequenta os quadro desta Seleção..Portanto, acho que seremos Campeões!!!Avante!!BRASIL!!!!

  • Marcos - DF disse:

    Ora bolas Chico, na lista do mané não tem Eder, Luisinho e Cerezzo. Você não percebeu? O cara é bairrista…
    Aldemário, estas vagas eram do Leão e do Reinaldo, o competente e cabeçudo Telê brigou com eles e prejudicou o Brasil.

  • Em 1982 no perído da copa na Espanha tinha 11 anos. Aprendi a admirar o futebol bem jogado vendo aquela seleção magnifica jogar. Dos onze titulares, só o goleiro Valdir Perez e o atacante Serginho não eram craques.
    A seleção de 1982 não ganhou a Copa, mas era infinitamente melhor que as de 1994 e 2002.