Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Dunga pega no pé do Escobar

Do site do Lance!

* Dunga pode ser punido por xingamento

Fifa vai analisar xingamentos do treinador a jornalista

Em entrevista coletiva, depois da vitória do Brasil sobre a Costa do Marfim por 3 a 1, no último domingo, Dunga xingou o jornalista Alex Escobar, da TV Globo. A Fifa investigará o acontecido e pode até punir o técnico da Seleção.

A entrevista transcorria normalmente até Dunga interromper repentinamnte uma resposta sobre a cobrança da imprensa em cima de Luis Fabiano e dizer:

– Algum problema? – voltando-se para Alex Escobar.

– Eu? Não estou nem olhando para você, Dunga – respondeu o jornalista, que havia balançado a cabeça negativamemente enquanto falava ao telefone com o também repórter da Globo, Tadeu Schmidt.

– Ah bom! Pensei que tinha. Tá bom. Então tá – replicou o treinador, ironicamente.

Em seguida, enquanto aguardava a próxima pergunta, Dunga sussurrou xingamentos olhando para o repórter. O que ele não esperava é que suas palavras fossem captadas pelo sistema de som da sala de entrevistas.

– Besta! Burro! Cagão… Cagão! – cochichou.

A entrevista continuou, mas, a todo momento, Dunga olhava o repórter e balbuciava xingamentos.

Quando a coletiva acabou, o técnico da Seleção Brasileira se levantou, visivelmente irritado, e continuou falando palavrões.

Punição

Nesta segunda-feira, a Fifa afirmou que vai investigar o caso e não descarta punir o treinador brasileiro se for comprovado que o treinador xingou o jornalista.

– Eu ainda não sei de nada, é a primeira vez que ouço isso (sobre palavrões de Dunga). Mas vamos acompanhar – afirmou Nicolas Maingot, porta-voz da Fifa, em entrevista concedida ao jornal ‘Folha de S. Paulo’.

Em outro caso semelhante, o técnico da seleção argentina, Diego Maradona, foi punido por comportamento ofensivo em entrevista coletiva após a classificação da Argentina para a Copa do Mundo.

A Comissão Disciplinar da Fifa suspendeu Diego por dois meses e deu uma multa no valor de 25 mil francos suíços (cerca de R$ 42 mil) para o técnico.

* http://www.lancenet.com.br/copa-do-mundo/noticias/10-06-21/776764.stm?futebol-dunga-pode-ser-punido-por-xingamento


» Comentar

Comentários:
20
  • Rafael, BHte - MG disse:

    o Tal de Alex não sei o quê tb não teve comportamento de gente e mereceu cada palavra. Todos devem ter educação nas coletivas e basta ver os vídeos para ver o comportamento vergonhoso de alguns membros da imprensa, alguns inflam os egos e até se pavoneiam na hora das perguntas, numa pobreza mental de dar dó mesmo. E a tal de Globo ainda vai pegar o dela com essa história de querer traduzir o q os caras gritam dentro de campo

  • Mário César disse:

    Teve um cidadão aí em cima que disse que se o Dunga fosse europeu já estaria demitido.

    Ledo engano. Ele que não viu as coletivas do mourinho.

    disse que se fosse na Europa, a conversa seria outra:
    http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/eslovaquia/noticia/2010/06/dunga-da-eslovaquia-nao-aparece-em-coletiva-e-revolta-imprensa.html

    leia essa, o alemão weiss da eslováquia fez muito pior.

    E os palavrões do maradona?

    Não sejamos hipócritas. Telhado de vidro. Perseguem o Dunga descaradamente.

    Eu se fosse o Dunga teria feito muito pior. Tem muito jornalista que usa esse rótulo e pensa que é deus, que pode fazer o que quiser. Ridículo.

  • Diego disse:

    O Sr. Escobar foi o primeiro a desrespeitar a coletiva ao falar ao celular reclamando que o técnico havia vetado a entrevista “coletiva/exclusiva” com a Globo e ao ser interpelado, dar uma de desentendido.
    Incomoda a Globo o fato de ter uma vultosa despesa ao enviar mais de 300 indivíduos pra fazerem a cobertura mais fraca já feita numa Copa e ficam na pressão, saudosos do tratamento especial de terem equipe dentro da concentração e titia Fátima desfilando dentro do ônibus da seleção!
    Agora a arma é polemizar com o Dunga…Lamentável, jornalismo da pior espécie.

  • Paulo Henrique disse:

    Manchetes da Globo após o Brasil encerrar sua participação na Copa:

    – Se o Brasil ganhar -> ganhou pelo talento dos jogadores, apesar do Dunga
    – Se o Brasil perder -> perdeu por culpa exclusiva do Dunga

    Emissorazinha nojenta e manipuladora. Ainda bem que tenho condições de pagar uma TV por assinatura. Esse lixo nem passa perto da minha TV.

    Ainda bem que a internet tem aumentado a diversidade de opiniões e ajudado (ainda que a passos lentos) a abrir os olhos das pessoas!

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Será que o Escobar tava de “piriri”??? kkk

  • Junior Gam disse:

    Escute: Esta Rede Glogo vai fazer de tudo pra derrubar o Dunga… Já que não tem como constestar os resultados em campo.
    Torço para o Dunga ser Hexa Campeão.
    Essa mesma Emissora de TV massacrou o Dunga em 1990 colocando toda culpa do fracasso daquela época em suas costas coloncando até o nome de “Geração Dunga”.
    Estou com o Dunga! Rumo ao Hexa!
    Um recado para os maus jornalistas: Vermes, Deixem o Dunga em Paz!!!!

  • Alisson Sol disse:

    Dunga, na Europa, teria sido demitido imediatamente se tivesse feito o que fez, durante uma entrevista oficial da FIFA. Sinceramente, até ver uma versão do vídeo com legendas, eu nem tinha entendido direito o que ele disse. Mas depois fica claro. Ele não estava ali “a passeio”. Estava em uma entrevista oficial da FIFA, representando a CBF e, indiretamente o país. Utilizar esta oportunidade para dizer palavrões é inaceitável. Imagine se o jornalista fosse do mesmo nível e não tivesse aceitado calado em nome de provavelmente manter seu trabalho e dignidade. E isto não é de hoje. É fácil encontrar na Internet vídeos de Dunga ofendendo jornalistas com palavrões, e até torcedores.

    Se alguém conseguir me apontar um vídeo de jornalista dizendo palavrões do mesmo nível ao Dunga, seria o primeiro a concordar que o jornalista estaria errado. Mas as críticas ao trabalho profissional do Dunga são parte da profissão dele. Já as palavras de baixo calão que ele utilizou são ataques pessoais, não relacionados ao trabalho do jornalista, ou uma resposta aceitável a qualquer crítica que o jornalista tenha feito no passado ou durante a entrevista. Em vários países ele poderia ser processado judicialmente por isto. Treinador europeu é multado por reclamar do juiz depois dos jogos. Tivesse um deles feito isto, com gravação e tudo, teria sua carreira enterrada ali mesmo. Até a própria associação dos treinadores faria isto, para evitar maiores complicações para todos eles no futuro.

  • Rafael Rodrigo disse:

    Os jornalistas estão matando um jogador por dia com seu sensacionalismo barato ! Cada dia inventam uma historia diferente sobre contusões e ainda reclamam que o Dunga não os permite filmar todo o treino da seleção sendo que ele liberou uma hora de 1:20 …
    O Dunga esta certo não da mais para suportar essa imprensa que aliena manipula informação fabrica “verdades” de acordo com os seus interesses. Valeu Dunga !!!

  • Mário César disse:

    Xingou o técnico, é “jornalismo”; xingou os jornalistas, é crime contra a liberdade de imprensa.

    Quanta Hipocrisia.

    Muita gente de fora ( leia-se principalmente europa) está embasbacada com o tanto de porrada que o Dunga está levando por grande parte da imprensa brasileira, a rainha da bajulação ( pra quem interessa), sendo que o seu trabalho:

    – classificou o Brasil em primeiro nas eliminatórias com três rodadas de antecedência ( nem a seleção de 70 fez isso), arregaçando a argentina em rosário;
    – campeão da copa das confederações;
    – campeão da copa américa
    – está entre os 4 maiores técnicos em índice de aproveitamento (proporcional)em toda a história da seleção brasileira, superando filipão.

    Lá na europa por muito menos já estaria “endeusado”. Caso do porre do mourinho, mas lá quando é assim, o cara é “fashion”. Se o dunga fosse argentino, digo, com os seus retrospectos de raça como jogador, títulos e efetividade em resultados como treinador, seria um senhor do universo.

    Como não têm nada para criticar dos resultados da seleção, pegaram no pé até da roupa do dunga. Pelo amor de Deus.

    Força Dunga, principalmente para a sua efetiva seleção!

  • Moacirdibh disse:

    Parabéns ao Dunga! Estes insuportáveis repórteres da globo ficam “apurrinhando” o tempo todo, inventando contusões, brigas e problemas internos que não existem apenas para “criar” notícias e manter sua audiência. Repórter é a classe mais desrespeitosa para com o próximo que eu conheço. Um bando de covardes que pensam que podem se esconder atrás do “manto da liberdade de expressão” para fazer e dizer o que quiser. Liberdade sem limites é anarquia!!! Que estes insuportáveis continuem “levando na orelha” até o fim dos seus dias!!!!

  • Eduardo Ferreira disse:

    Olá Chico. O Dunga está certo. Jornalista acha que pode se esconder sob o manto da tão falada “liberdade de imprensa” e atuar sem responsabilidade. Esse jornalista, pelo que consta, tomou as dores da empresa pela qual trabalha já que tal empresa não terá a permissão de Dunga pra entrevistas exclusivas. Interessante é que o jornalista fez o que fez, muito provavelmente querendo tirar algum sarro com o Dunga, e não mostra a cara quando faz. Porque o indivíduo não fez isso cara a cara com o Dunga e mostrando a cara na TV também? A FIFA deveria punir ou o jornalista, ou o meio de comunicação onde ele trabalha, pra que isso não fique assim. Se o Dunga está pegando no pé de alguém, não é só no pé desse indivíduo não. É no pé de qualquer um que tentar ameaçar o clima dentro da seleção. Muitas vezes, os interesses por trás da notícia não aparecem. Com a internet, isso tem mudado. Qualquer meio de comunicação que não estiver atento a isso, corre um sério risco de perder credibilidade e audiência. Saudações atleticanas.

  • J.B.CRUZ disse:

    DUNGA vem apanhando da Imprensa desde que assumiu a direção técnica da Seleção Brasileira..Agora que ele está com a bola toda, deita e rola em cima daqueles que o criticaram…
    E isso aí, DUNGA!!!

  • Paulo Roberto Silva disse:

    Alex Escobar fazia sinais com a cabeça discordando do que o Dunga dizia. O Fantástico, em editorial, disse que o jornalista tem direito de discordar das opiniões do técnico da seleção. Uai, aquilo era entrevista ou debate? O Escobar falava no celular. Porque? Senão queria assitir à entrevista que saisse da sala. Penso que esta história (leia-se bronca) não começou ali. Lembre-se: Quem bate esquece, quem apanha não esquece. Estamos com vc Dunga.

  • flavio azevedo disse:

    cada dia mais vira ídolo! o imperialismo global já ‘encheu o saco’. o povo brasileiro não é marionete! valeu dunga, Hexacampeão!

  • Geovany Altissimo disse:

    Esse dunga é um sortudo, bom de serviço e mala de primeira linha.

  • Hudson disse:

    O que afinal de contas motivou tudo isso ? Tudo bem que o humor do Dunga não é dos melhores, mas me parece que algum fato anterior motivou toda essa raiva. Concordo com o Carlos, deixem o Dunga em paz. A impressa tem que informar, sem ficar criando obstaculo para a seleção, querem criar programas e materias enormes a base de especulações.

  • carlos queiroz disse:

    Deixe o dunga em paz.

  • Klailton Saraiva disse:

    Será que se fosse um jornalista de outro órgão da imprensa haveria punição?

  • audisio disse:

    Este elemento é o protótipo da retranca parreirista, cujo livro reza como montar equipes vencedoras! Só que um detalhe foi esquecido, parece que o Parreira não leu o que ele próprio escreveu.
    Acabou com o nosso futebol com excesso de volantes de marcação, zagueiros adaptados e esquemas com ênfase na defesa e no medo dos adversários. O resultado disto é um futebol que faz lembrar a Suécia e a antiga URSS. Enquanto isso, aqueles que chamávamos de cinturas duras tais como os Holandeses, Alemães, Espanhóis e até mesmo os Ingleses nos dão lições de como tocar, driblar e jogar coletivamente com classe sem falar nos patrícios portugueses e nos tradicionais argentinos.
    De tanto querermos imitá-los, desaprendemos jogar no nosso estilo e mergulhamos em esquemas medrosos dos quais o atual treinador é a síntese e retrato.
    Sem classe, sem educação, duro e ignorante, cheio de agruras e ressentimentos onde a rigidez de suas regras não lhe permite deixar fora um Jusué e levar um Ronaldinho Gaúcho ou um Ganso ou um Alex, mas privilegia um Felipe Melo e o Elano. Por aí vamos…No velho estilo dos pampas de Tite, do Roth dos Ivo Roithmans, dos Paulo Bonamigos, dos Felipões, da pancadaria do bate e arrebenta! Sua escola.
    Esse treinador e seus trejeitos de um bipolar consegue ofender publicamente um dos mais polidos e educados repórteres da mídia do país gratuitamente! Absolutamente sem comentários.
    Que seja punido! Pela Fila, pelos meios de comunicação, pelo público e pelo estado brasileiro! Quem ele pensa que é? O Brasil da era dunga encarna a figura do seu treinador, com seus mandos e desmandos, com sua intimidação e seus métodos vorazes de atacar e calar seus adversários imaginários e seus fantasmas. Que sejam exorcizados para que a leveza e a alegria voltem aos nossos gramados!

  • Rodrigo disse:

    quais os palavrões que ele falou no final , quando levantou pra ir embora? bom trabalho Chico, abração