Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

As arbitragens na Copa e no Brasil

O leitor João Bosco de Souza, de Itabira, escreveu-me o seguinte:

“Gostaria de saber a sua opinião sobre as arbitragens dessa Copa do Mundo. De minha parte, apesar dos erros calamitosos de alguns, está ficando uma lição para os nossos juízes brasileiros. Aqui no Brasil, esses sopradores de apito gostam muito de dar faltas à toa e vão na conversa de jogadores manhosos tipo Kleber (ex-Cruzeiro) e Muriqui (Galo). Será que algum juiz viu as aulas de arbitragem que estão sendo dadas?

Levante esse problema, por favor, se ainda não levantou. Obrigado!”

 

Concordo com a opinião dele, porém com algumas ressalvas: os graves erros que vimos em alguns jogos da Copa, inclusive a favor do Brasil, só não viraram “escândalos” para a imprensa brasileira porque envolvem seleções mundiais, que não mexem com paixões locais.

Se estes mesmos erros fossem num campeonato estadual ou no Brasileiro, o árbitro em questão estaria sendo achincalhado de todo jeito, e colocado sob suspeição de ter levado um “por fora” de alguém.

Erros sempre vão acontecer, como sempre, na história, porém, com um monte de câmeras que existe hoje em todo jogo, essas falhas ficam mais visíveis.

Até comentaristas de arbitragem, a maioria ex-apitadores, costumam errar, mesmo com tantos recursos tecnológicos à disposição e o conforto de uma cabine no estádio ou ar condicionado de um estúdio.


» Comentar

Comentários:
3