Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Emoções de um auxiliar de rouparia ou: o meu começo no futebol

Acervo Pituca - Jogo beneficente Decada 80

 

Com enorme prazer abri a caixa de mensagens hoje e deparei-me com este e-mail do meu conterrâneo Paulo Henrique, grande democratense, que mora em Montes Claros mas não se desliga em nenhum momento das coisas de Sete Lagoas e do Jacaré.

Hoje é um dia muito especial para nós da cidade e região, porque é o pontapé inicial da nova Arena do Jacaré, com este jogo/treino entre Atlético e América. Um teste geral do estádio para receber os grandes jogos que virão pelo Campeonato Brasileiro das Séries A e B, e do nosso Democrata pelo Campeonato Mineiro da terceira divisão.

Ele mandou também uma foto contendo um pedaço da história desses 96 anos de existência do Jacaré, e confesso que me emocionei ao ver o saudoso estádio José Duarte de Paiva, onde hoje está uma enorme loja dos Supermercados Bretas. Joguei muito nele, até o juvenil do Democrata, quando fiz teste no Galo e levei bomba, na época dada pelo também saudoso Dawson Laviola, que foi um grande treinador o futebol mineiro teve. Foi lá que comecei minha carreira de repórter e graças a esses contatos e oportunidades que o Democrata me deu, estou hoje aqui, cobrindo a minha sétima Copa do Mundo.

Minhas história com o Jacaré começou quando eu tinha 11 anos de idade e tinha um colega de Ginásio Industrial, Flávio Pereira Incalado, o “Toquinho”, irmão do zagueiro Fred, que jogou no Atlético nos anos 1980, que era um faz-tudo no clube. O Democrata tinha parado com o futebol profissional, e disputava apenas o Campeonato Amador da cidade. A família do Toquinho morava a dois quarteirões do estádio e ele colaborava como roupeiro, e em determinado dia chamou-me para conhecer o clube e ajudá-lo lá.

E como auxiliar de roupeiro, entrei para o mundo do futebol.

Tenho ou não tenho motivo para gostar muito desse Democrata Futebol Clube?

Nessa foto, tirada em jogo beneficente envolvendo grandes nomes do futebol mineiro, e enviada pelo Paulo Henrique, identifico quase todos. Era uma seleção de ex-jogadores de Atlético, Cruzeiro e Democrata, que enfrentou uma seleção paulista de ex-jogadores também.

De pé, da esquerda para a direita, Luciano Rocha, que acertou este amistoso, Getúlio, Antenor, Pituca (SL), Marcão (SL), Alves, Prechetes (SL), Eloy (SL), Vitor Braga, o massagista Tatá, o saudoso vice de futebol do Democrata, Paulo Oliveira e o então presidente Humberto Timo.

Agachados: o saudoso Renato Dramático, Maurício Oliveira (preparador físico, irmão do Marcelo), Humberto Ramos, Spencer, Reinaldo, Marcelo Oliveira, João Ligeiro (da Umbro) e o massagista, que na época era do Clube Náutico de Sete Lagoas.

A foto foi feita pelo gente boa Enrique Iglésias, grande arquivo vivo da imagem contemporânea de Sete Lagoas, e pertence ao acervo pessoal do Pituca, que foi um ótimo zagueiro amador da cidade e continua jogando seu futebol no Clube Náutico.

 

E agora o e-mail do Paulo Henrique que me fez contar toda essa história:

“Chico, boa noite!

Vou aproveitar que hoje não tem jogo da Copa para desviar seu foco um pouco. rs
Duas coisas:
1 – A TV Alterosa e o Portal transmitirão a inauguração da Arena e o jogo treino Galo x Coelho. Se der, divulgue prá turma do blog.
2 – Conseguimos uma foto sensacional para o Cedem. Amistoso beneficente no início da década de 90 – grandes craques do passado vestindo a camisa (tenho esta da Bombril em meu acervo) do Jacaré, com destaque para Marcelo Oliveira, Getúlio, Humberto Ramos (tem o Timo também), Alves, Vítor e Reinaldo, o Rei do Galo!! 
Lembra deste jogo??
Abraço e parabéns pela cobertura da Copa!!
Paulo Henrique”

» Comentar

Comentários:
5
  • antonio roberto mariposa (tonhão) disse:

    não se trata,de um comentario,e sim de uma indagação ,talvez possa me dizer sobre,alguns colegas ,do futebol, nos tempos que eramos juvenis no time do atletico
    dois eu ja reencontrei tratasse de fred, e henry. gostaria de saber sobre os outros daquela epoca ludo, ferreira, janio, carlinhos ,adriano ,abelardo e muitos outros,

  • Renato Paiva disse:

    SHOW DE BOLA! MUITO OBRIGADO AO PITUCA, QUE TIROU ESSA DO FUNDO DO BAÚ.

  • Daniel Lanza disse:

    Dá saudades!
    Lembro do saudoso estádio José Duarte de Paiva… A pequena arquibancada era dividida horizontalmente. Na parte inferior, a arquibancada normal, na parte superior as cadeiras cativas.

    Ao lado esquerdo da foto aparece uma parte da arquibancada de estrutura metálica, que alguns anos depois foi proibida por questão de segurança.

    Os radialistas das cidades visitantes sofriam. As cabines ficavam muito próximas ao torcedor democratense que, quando ouviam alguma comemoração pelo time adversário ou alguma fala dizendo que o juiz “roubou” para o Democrata em determinado lance, os democratenses viravam para trás e gritavam “Opa! Já está falando muita mer.., fala que não roubou e que o Democrata está melhor!” kkkk

    FONTE DA FOTO: O fotografo mais peça rara, o FOGO!!!
    Excelente colaboração para o CEDEM!

  • Paulo Henrique disse:

    A Associação Amigos do Democrata, à qual tenho orgulho de pertencer, faz um belo trabalho de resgate da história do Democrata de Sete Lagoas.

    Vejam a história desta foto e de tantas outras importantes no site:

    http://www.memoriademocrata.com

    Obrigado!

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    E como é bom cidade pequena CM,
    Todos conhecemos todos. O Toquinho é um grande amigo da minha familia tambem, bem com seus filhos Felipe e Flavio! Bem como tambem o Fred, pai e filho!

    E por ai vai…

    Hoje Fred é auxiliar tecnico do Formiga, junto com Brandaozinho e por la fazem um grande trabalho!

    Mas eu continuo sendo Bela Vista, ( risos )…

    Abraços!

    Parabens pelo trabalho!