Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Aprendendo para 2014

Cheguei dia três de junho e serei um dos últimos a ir embora da África do Sul, mas há jornalistas que chegaram bem antes, junto com a seleção brasileira e estão por aqui até agora. Impossível conseguir mexer nas datas dos voos da South Africa Airlines, já que só ela voa de Johanesburgo para o Brasil.

Fazer o quê!? O Negócio é sair desbravando as redondezas. Cada um vai para um canto, da cidade ou do continente.

 

Moçambique

 

Optei por conhecer Moçambique, colônia portuguesa até 1975, quando a Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique), botou os portugas para correr. Liderados por Samora Machel, os revolucionários criaram um programa emergencial para os europeus brancos que moravam no país: 24/20, ou seja: 24 horas para pegarem 20 quilos de seus pertences e sair de Moçambique, sem olhar para trás.

 

Fronteira

 

São 550 Km de Johanesburgo a Maputo, a capital, em ótimas estradas, nos dois países. Na fronteira uma demonstração do que a América do Sul vai viver em 2014: oportunidade de tomar um dinheiro de estrangeiros com a Copa. Prevendo que muita gente atravessaria a fronteira para fazer turismo nas terras deles, subiram o preço do visto de entrada de forma absurda: de 25 para 85 dólares, ou 320%.

Quem não quisesse pagar, que voltasse para a África do Sul.

 

Valeu

 

Mas, para quem como eu, percorreu 500 Km, já estava ali, naquela zorra de fila, entre estrangeiros de todos os cantos do mundo! Reclamei, paguei e aqui estou escrevendo para os senhores, de um café chamado “Caffettíssimo”, dentro de um Shopping de Maputo.

Valeu a pena, apesar dos pesares!. É como estar na Bahia, nos anos 1980. Povo gentil demais da conta e acima de tudo muito esperto.

 

Pechincha

 

Depois de algumas horas andando de carro em Maputo, entendi o porque que o nosso amigo João Zacarias, moçambicano que vive em Johanesburgo, alertou-me para sempre tivesse dinheiro trocado no bolso. Uma conversão errada no trânsito e lá vem um guarda, pedindo documentos e mostrando a tabela de multas para aquele tipo de infração. Sabendo que o sujeito é estrangeiro, diz que o pagamento tem que ser na hora, numa delegacia mais próxima. Mas sabe como é, né? A multa custa 1 mil meticales (o dinheiro deles), mais ou menos R$ 60. Mas por 100 meticales, resolve-se o problema e boa viagem!

* Estas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã, no Super Notícia¹


» Comentar

Comentários:
63
  • anderson santos disse:

    Assim como vc dudu que acha que tem time . rsrsrs

  • Dudú GALOMAIO disse:

    anderson santos, vc é daqueles que vivem no mundo da lua né? rsrsrs
    pensa que o Cruzeiro é uma nota de 100 dólaes novinhas, quando na verdade é apenas uma nota de um dólar e um pouco já “amassada”… hehehe

  • anderson santos disse:

    Clauber como assim em 38 em ,rsrsr ta de sacanagem , vou mudar o nome clube atletico museu historico rsrsrsrs

  • clauber disse:

    E pensar que esse time azul apareceu para a historia do futebol brasileiro somente em 2003 e ja estao com toda essa empáfia…. imaginem se tivessem sido campeão do campeoes em 1938……. como foi o CLUBE ATLETICO MINEIRO.

  • anderson santos disse:

    Dudu ate da pra ser coerente o cruzeirense mas o pateticano nunca . dignos de pena na cadeia alimentar do futabol brasileiro , ate o guarani tem mas tradição .

  • Dudu GALOMAIO disse:

    é JB… temos que defender mesmo, e acho que assim também você deve fazedr com seu Cruzeiro… claro que sempre tentando ser o mais sensato possível…

  • J.B.CRUZ disse:

    Cada um defende o seu lado..
    Estou muito bem obrigado com o meu, nosso CRUZEIRO ESPORTE CLUBE…
    CARO DUDU, respeito e admiro sua defesa ao CLUBE ATLÉTICO MINEIRO..É isso aí!!!…Ninguém segura o coração…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Anderson, apenas utilizei alguns números para enfatizar que o Cruzeiro nao está em um patamar de “menosprezar” competições ou achar vergonhoso participar das mesmas…. apenas isso…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    tudo bem Alisson… aceito estes seus últimos argumentos…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Só pra lembrar. Procurem a escalação do São Paulo campeão de 1994 da Copa Conmebol. Verão, dentre outros, Rogério Ceni, Bordon, Denílson, Juninho Paulista, André Luiz (lat esquerdo), Jamelli, além de ninguém menos do que Murici Ramalho como técnico.
    Era expressinho apenas por causa da idade dos jogadores à época, porque tinha mais qualidade do que o time principal, era só uma questão de tempo…

  • Alisson Sol disse:

    Caro Dudu,

    Não tem ninguém querendo “desrespeitar as conquistas dos outros“. Nesta “história” toda a única coisa que vejo repetidamente são alguns torcedores do Atlético-MG querendo “reescrever a História” pela infinita repetição de que a “Copa Conmebol é/foi importante“. Se querem achá-la importante, tudo bem. O problema é que ficam chateados quando os outros não concordam com isto. Eu não acho a Conmebol importante, mas também não acho importante o Cruzeiro ter time de vôlei, corredores, ou títulos de SuperCopa, Recopa, etc.

    Ficar repetindo a mesma coisa, ou mudando de assunto e atacando a eficiência de outro time em outra competição (como atacar a eficiência do Cruzeiro na Libertadores) só pode radicalizar a discussão e gerar inimizade. Nada disto vai aumentar a importância da Conmebol. Repetidamente argumentar apontando incoerência no que pessoas diferentes escreveram sobre tópicos diferentes em nada ajuda. Cada um vai achar importante aquilo que talvez tenha maior conexão com alguma época ou evento da sua vida. Não se pode querer impor a “importância de uns aos outros”. E não é porque alguém concorda que algo é válido que tem de achar o fato/objeto também importante. Meu certificado de reservista é válido. Mas não o acho importante, e não vejo porque mudar minha opinião na ausência de um fato novo (uma convocação, por exemplo).

    Ficar tentando convencer um ou outro torcedor do Cruzeiro “no varejo” é também ineficiente. Acho melhor um torcedor do Atlético-MG tentar reescrever a Wikipedia, e os jornais da época em que a Conmebol era disputada. Na época em que a Conmebol começou a ser disputada eu trabalhava e tinha uma coluna sobre tecnologia em um jornal de BH, e acompanhava o futebol dos clube mineiros bem mais de perto do que me é possível acompanhar hoje. Tenho ainda alguns exemplares destes jornais, e talvez por isto é que não me seja fácil aceitar a reedição histórica do que ocorreu à época.

    O Atlético-MG é um grande clube, vai provavelmente vencer um dia a Copa do Brasil, Libertadores, Mundial, etc. Vamos olhar para a frente, e creio que discussão sobre Copa Conmebol não tem esta “importância” toda… Mas quem discordar, pode continuar discutindo…

  • anderson santos disse:

    valeu chará , colocou o pateticano em seu lugar comum . CAM = clube apenas médio.

  • Anderson Palestra disse:

    Dudu, nessa você você não mandou bem. O parâmetro que você usou é horrível. Assim temos Boca com apenas seis títulos em 51 participações. Uma participação pífia em relação ao paradigma que você colocou.
    As participações do Cruzeiro, total de 14, na libertadores, esteve bem acima dos clubes brasileiros, inclusive do São Paulo, pois, ainda que tenha ganhado uma libertadores a mais, fez feio em outras participações. Nós, nunca ficamos na primeira fase.

    Os cruzeirenses zoam os atleticanos não é pelo fato de terem ganho 1 campeonato brasileiro, mas terem ganho somente 1 título importante em toda sua história.

    Ok Dudu, sei que para vocês a Conmebol foi importante, o título do gelo idem, o campeão dos campeões, o Ramon de Carranza e o Centenário também. Mas são torneios extintos (não sei se o Ramon de Carranza ainda existe). Quem tem 10 anos não tem a menor idéia do que foi a Conmebol, que diga-se de passagem foi fraquíssima, o expressinho do São Paulo ganhou com um pé nas costas.

    Assim como o Atlético ganhou inúmeros campeonatos rurais no tempo em que valiam algo, hoje, a taça, não serve nem para beber cidra cereser.

    Em suma, os títulos mais importantes são os duradouros, são os que o campeonato se alonga no tempo, que ganha nome, que ganha tradição e respeito.

    Afinal, você beberia uma coca-cola ou uma bota-cola? Isso é nome, é marca, é tradição.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Pra ficar claro, mesmo que não queiram aceitar:
    O Cruzeiro não é mais importante que nenhuma competição. Ele faz (ou poderia fazer) parte delas…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Bom dia a todos!
    Alisson, não queremos impor nada. Apenas gostaríamos que respeitassem as conquistas dos outros.
    A incoerência, a meu ver, está em vários pontos. No seu caso, lamento que coloque como “infeliz” uma participação em uma competição sulamericana, ainda que seja a segunda em importância (e não segunda divisão), haja visto que o Cruzeiro é apenas um clube brasileiro, com boas participações na SuperCopa e participações razoáveis na Copa Libertadores.
    Aos mais sensatos, digo participações razoáveis, porque em 50 anos de disputa conquistou 2 títulos. Melhor que o Galo, mas apenas razoável, longe de se poder intitular um gigante da competição (como alguns lunáticos sonham).
    Se o Galo é motivo de chacota pelos cruzeirenses por ter ganho apenas 1 brasileiro em 40 anos, então ganhar 2 em 50 anos não está muito longe. E antes que argumentem que o Cruzeiro disputou menos Libertadores do que brasileiros disputados pelo Atlético, lembro que a questão é meritocrática, então se não disputou mais Libertadores foi porque não mereceu, correto?

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    O Anderson,

    Nao jogou tao bem, mas jogou pra frente. Arriscou e quase tomou gol. O ponto fraco continua sendo a zaga. Muito fraca por sinal. No mais, tem que ser assim, time pra frente e cada um em sua devida posição…

  • Anderson Palestra disse:

    Não sei há quanto tempo não perco um jogo do Cruzeiro, o de hoje foi um. Tô fazendo um curso à noite, por isso não assisti.
    Contudo, o que me informaram é que o Cruzeiro jogou muito mal. Achei que o time ia ganhar, mas esperava que jogasse bem. Ganhar do Atlético PR, nas atuais circunstâncias não é mérito, é obrigação.
    Para mim, os candidatos ao rebaixamento são: Vasco, Atlético GO, Atlético PR e vai minha torcida toda para que mais um Atlético complete essa lista.

  • MARCIO MATA disse:

    só uma perguntinha:

    O Campeão da Copa João Avalange é Campeão Brasileiro???

    MARCIO MATA

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Welingooolll ta rendendo!!!

    E Fabio como sempre!!! Jogando demais!!! Amarelinha nele…

    Jogou pro gasto…

    Sera bem recebido em Sete Lagoas Cruzeirão!!!!

  • J.B.CRUZ disse:

    CRUZEIRO 2 X 0 GALO FURIQUINHO..

    COMEÇOU A ARRANCADA…………….

  • Alisson Sol disse:

    Dudu,

    Há uma parte do que você escreveu que termina com “…não só disputou, como venceu e comemorou esses títulos, fica um cheiro de “incoerência” no ar“. Mas incoerência de quem? Eu nunca escrevi que considero tais títulos “comemoráveis”. Ao contrário, já escrevi mais de uma vez que acho que título que o clube deve considerar para sua história é o que está na página da FIFA, que inclusive lista a Conmebol como título do Atlético-MG, e não lista Recopa, Supercopa, etc. na página do Cruzeiro. Não é muito lógico misturar a opinião do torcedor A com a do torcedor B e dizer que houve “incoerência”, pois dois torcedores do mesmo clube não são obrigados a concordar um com o outro.

    Parabéns ao Atlético-MG pela Conmebol. Que os torcedores do Atlético-MG considerem o título importante é compreensível. A FIFA reconhece o título, e as regras de qualificação e disputa eram claras e oficiais. Que tentem impor aos cruzeirenses que estes também devam considerar a Copa Conmebol “importante” é que parece meio uma imposição. O fato de que o Cruzeiro jamais participou do torneio é incontestável. Também é incontestável o fato de que se classificavam para a Conmebol os times que não se classificavam para a Libertadores (e, na época, a SuperCopa). As coisas não precisam ser “preto ou branco”, e existem na vida os “tons de cinza”. O título pode ser válido e reconhecido sem ser considerado importante (ou ser considerado importante por todas as pessoas do mundo). A própria Conmebol acha que a extinta Copa Conmebol vale o mesmo do que ao Copa Suruga Bank (vide como a Conmebol faz seu ranking).
    A descrição da Copa Conmebol em vários sites, como “Wikipedia”, contém trechos como:
    O torneio não surtiu o efeito esperado pela Conmebol, uma vez que esta competição existia a sombra de dois outros campeonatos na época, A Supercopa da Libertadores (que em 1998 se transformaria na Copa Mercosul, hoje Sulamericana) e a Copa Libertadores da América, e isto causava um amplo desenteresse dos clubes e das torcidas em relação esta competição.

    Ex-jogadores do Atlético-MG realmente conhecidos internacionalmente e que lá estavam em 1997, como Dedê, citam o Cruzeiro várias vezes em uma entrevista, mas jamais citam que venceram a Conmebol. Não que isto prove nada, e entendo que você e outros torcedores do Atlético-MG queiram dar bastante valor aos títulos da Copa Conmebol, e respeito sua opinião.

  • H. ALMEIDA disse:

    DUDU

    meus parabens amigo… poucas vezes vi uma consciencia tão grande em relação aos títulos de atletico e cruzeiro.
    è fato que a turma azul não se contenta em somente falar em seus títulos conquistados, o que por sinal muitos destes títulos merecem o maior destaque e valor, porem como disse não lhes vale somente onstentar tais conquistas, parece que só se sentem realmente satisfeitos quando mesnosprezam o cartel de conquistas de qualquer oponente, e fazem isso com mais volúpia ainda no que diz respeito ao seu arqui rival.
    o que eles esquecem é que como na vida, a história de qualquer clube de futebol do mundo se constroe atravez de ciclos.
    portanto quem conhece a história,o que é o seu caso,sabe identificar com facilidade a pobre argumentação de alguns colegas azuis.
    tudo na vida tem seu valor e pobre de quem só sente feliz com a desqualificação do outro, sinal de pobreza de espirito e de falta de confiança no própio taco!!

  • copa conmebol é aquela competição que o SP ganhou com seu expressinho? a copa mercosul só participou equipes que foram campeãs da libertadores. a conmebol foi assim também?

  • anderson santos disse:

    Pau no galo atletico verdadeiro .

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Emílio, qual parente seu é dono da FELT hein???
    rsrsrsrs
    fazendo jabá;;;
    (brincadeira… hehe)

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Ingressos para Cruzeiro x Goias – Domingo 18:00 horas!!!

    Vendas na Felt Elétrica ( Referencia em material elétrico e hidráulico na região ) – Pç Tiradentes, 89 – Centro – Sete Lagoas / MG.

    Aqui quem manda é a China Azul!!!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Ops… *contratar

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Olá J.B. CRUZ, boa tarde !

    Agora eu te entendi sim. É o seu modo de ver e que eu respeito.

    Eu até tenho paciência com jogador novato, jogador desconhecido e principalmente com jogador novo, mas se chegar num ponto que eu perceber que é mediocre mesmo, aí sem chance, eu critico mesmo.

    Não sou de vaiar quando estou no Mineirão. Mas aqui, através de e-mail’s pro Cruzeiro, pra Rádios e TV’S eu critico mesmo.

    Se o Perrella surtar de vez e contatar todo o time Campeão da Copa Itaiaia por exemplo e o colocasse como o time do Cruzeiro; só porque os jogadores estariam usando a sagrada camisa celeste, eu teria que achar o time o máximo, um dos melhores do País ?? Jamaissss…

    Abraços

  • Bertoldo disse:

    Copa Mercosul, não me lembro o ano, Palmeira 7 x 2 Cruzeiro. É por isso que não vale nada. Gente, vamos escrever a realidade e menos paixão.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    me refiro a Taça Brasil de 66 no comentário acima…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Engraçado ter vergonha disputar Sulamericana ou Conmebol, onde vemos vários dos principais clubes brasileiros, argentinos, etc…

    Mas essa tal Taça, teve, além do Santos de Pelé (que em 70 iria compor a melhor seleção brasileira de todos os tempos, derrotada pelo Galo):
    Confiança-SE
    CSA-AL
    ABC-RN
    Campinense-PB
    Sampaio CorrÊa-MA
    Flamengo-PI
    Rio Negro-AM
    Paysandú-PA
    Vitória-Ba
    Náutico-PE
    Fortaleza-CE
    Anápolis-GO
    Rabello-DF
    Ferroviário-PR
    Inter de Lajes-SC
    Grêmio-RS
    Americano-RJ
    Fluminense-RJ
    Palmeiras-SP

    tirem suas conclusões…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Bem lembrado Márcio Mata.
    A mesma torcida que despreza as conquista dos outros, insiste em transformar a extinta e diferentíssima Taça Brasil em Campeonato Brasileiro. Santo Deus!!! Ou Santo Daime, mesmo (delírios).
    Muito se discute sobre quem tem a maior torcida, melhor time, etc…
    Mas uma coisa é indiscutível: a cara-de-pau de alguns dos nossos amigos azuis em ignorar as conquistas dos demais e “forçar a barra” para supervalorizar seus títulos, independente da importância…

  • Bertoldo disse:

    Só o Clayton e o Flávio Anselmo, são cruzeirenses conscientes.

  • Bertoldo disse:

    Sai a Copa da África, entram a arrogância e o delírio. Atleticanos, não caiam nessa… É conversa pra encher linguiça… A coisa lá tá feia mesmo!

  • MARCIO MATA disse:

    JB CRUZ

    Se me permita uma correção.

    Rumo ao Bi não.
    RUMO AO TRI.

    MARCIO MATA

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Alisson. Eu concordo plenamente.

    O que eu quiz dizer foi:

    Cruzeiro não tem dinheiro ( como fala Perrella ), para ter esse bom time: titulçares e reservas!

    Então meu comnetario foi de que é isso ai que temos e esta de bom tamanho, por que melhorar nao vai…

  • J.B.CRUZ disse:

    CARO CLAYTON: Sou Cruzeirense das antiigas, mas mesmo assim no meu modo de ver, atualmente o CRUZEIRO é um dos 3 melhores clubes(times) do País..Quer queira, que não, continua entre os primeiros em tudo que disputa nos últimos 20 anos..A História do CRUZEIRO é rica até em seus momentos difíceis, ( décadas de 30,40 e 50) mas, a partir da década de 60 com o advento do Mineirão o realmente GLORIOSO clube AZUL assumiu as rédeas do futebol Mineiro colocando o nome de MINAS GERAIS definitivamente no cenário esportivo INTERNACIONAL..Quanto a você nominar jogadores médios e medíocres (Eli Carlos,Pedro Ken e tThiago Heleno ) isso faz parte e sempre fará a qualquer time, não é privilégio do CRUZEIRO…Em meus mais de cincoenta anos torcendo para o CRUZEIRO, nunca vaiei jogador que estivesse envergando essa maravilhosa camisa estrelada, sempre reclamei por carta e até por telefone aos dirigentes..Criticar por criticar deixo para nossos colegas atleticanos….Pensamento sempre positivo e vamos em frente rumo ao BI!!!CRUZEIRO O MAIOR DAS AMÉRICAS!!!!

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Alisson, classificar a Copa Conmebol e Copa Sulamericana como “segunda divisão” não condiz com o nível da maioria dos seus comentários.
    Á primeira vista, um comentário desses vindo de você causa estranheza, pois costuma ter muito mais embasamento que difere e muito de comentários de torcedores apaixonados e provocadores.
    Não há esse critério de divisões em torneios sulamericanos e enquanto um comporta os primeiros colocados de campeonatos nacioanais, outro comporta os que ficaram em posições seguintes, porém muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito longe de serem tão “desonrosas” como as posições de descenso.
    Você não gosta do uso da palavra arrogância, mas mesmo você, que faz comentários tão louváveis, descreve como “infeliz” a participação do Cruzeiro na Copa Sulamericana, ao mesmo tempo que diz se orgulhar de não ter participado da Copa Conmebol.
    Estranho porque a história conta que o Cruzeiro já disputou torneios “inclassificáveis”, como Copa Centro-Oeste e Super Campeonato Mineiro, além dos insubstanciais Copa do Imperador no Japão, Recopa, Copa Master, Troféu Eduardo Azeredo… penso humildemente que para quem não só disputou, como venceu e comemorou esses títulos, fica um cheiro de “incoerência” no ar…
    Aliás, São Paulo,Palmeiras, Corínthians, Santos, Flamengo, Vasco, Grêmio e Inter-RS, além do Galo claro, já disputaram essas competições. Seriam os mesmos inferiores???

    Mas tenho que respeitar sua opinião, não é??? 🙂

  • Alisson Sol disse:

    Emilio: permita-me discordar. Um time de futebol hoje que só tem “bons titulares”, está condenado à “participar”. Veja o time da Espanha na Copa e pense: cada reserva é jogador de primeira linha do futebol europeu. Não indo muito longe, pense no Cruzeiro de 1993: não era lá grande coisa, mas podia jogar sem 2, 3 ou 4 titulares, e ainda ser competitivo.

    Agora veja, por exemplo, o que aconteceu com a Inglaterra nesta Copa. O goleiro titular se machucou há alguns meses. O goleiro reserva entrou e fez aquele papelão contra o time dos EUA. Os zagueiros titulares se machucaram, e o time jogou a Copa com uma defesa reserva, que fez aquele papelão contra a Alemanha (não há um gol em que se possa culpar o goleiro titular, que voltou machucado mesmo, e até evitou que a goleada fosse de 5). Para utilizar o exemplo do Cruzeiro, veja o papelão do time no Campeonato Mineiro quando foi tentar “poupar” 2 ou 3 jogadores no jogo contra o Ipatinga.

    E, sinceramente, eu estou gostando destas idéias do Cuca de utilizar jogador em mais de uma função. E que diabo é isto de “Cuca não quis abrir mão de [Marquinhos] Paraná“?! Aí fica difícil. Deve ter alguma coisa que estes técnicos vêem em Marquinhos Paraná, Pedro Ken, etc., que nós de fora não conseguimos ver…

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Mas Clayton…

    Sao apenas reservas. Ja estamos custando para ter titulares que prestam, querer reservas ai ja é demais!!! rsrs…

    Isso é para plantel nivel Sao Paulo, etc…

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Olá J.B. CRUZ,

    Vc que acompanhou grandes times que o Cruzeiro já teve, já viu grandes conquistas, acredita nisso mesmo que vc falou o seu comentário acima ??

    Ou vc só escreve essas coisas pra provocar os Atleticanos ?? Por que se for, eu até te entendo.

    Mas se vc realmente acredita piamente nisso, aí é preocupante…

    Vc acha mesmo que o Cruzeiro tem “ótimos reservas” como vc disse ?? Elicarlos, Pedro Ken, Thiago Heleno, Reina… Na sua opinião são ótimos ??

    Abraços

  • MARCIO MATA disse:

    Não vi o jogo. Ontem foi niver da minha esposa. Perguntei a um amigo quanto ficou o jogo e ele disse que o América havia perdido. Só hoje, no trabalho, vi que o Coelho empatou no finalzinho. Não tem moleza não. MARCIO MATA.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Bom dia a todos !

    Anderson Palestra, o que eu quis colocar e acho que não fui bem entendido, não foi minha torcida pela vinda do Belletti não… Até pq, ficar enchendo o time de “vovôs”, como já tem o Caçapa, estão falando em Edmilson e ainda trazer o Belletti, realmente não seria uma boa.

    O que eu quis colocar, foi mais uma falácia do Perrella, que havia dito que conversou com o Belletti e que ele tinha falado que se fosse fechar com algum clube no Brasil, seria o Cruzeiro. Só que assim como o Riquelme ( que o Perrella havia falado a mesma coisa ), nem satisfação pro Perrella ele deu…

    O que eu coloco, é que acho vexatório o Perrella ficar sempre falando isso e os jogadores não darem nem bola pro Cruzeiro. A sorte do Perrella, é que muitos ainda acreditam nele…

    Claro que o melhor investimento, é e sempre será, em jogadores novos. Mas que tenham qualidade, ou um mínimo de potencial a ser desenvolvido né ??

    Abraços

  • valcir alves disse:

    marcio boa charges mais o america foi roubado .

  • MARCIO MATA disse:

    Aos Americanos de plantão….

    COELHO VAI AO DF E ARRANCA PONTO SUADO.
    Este é o título da charge do América. Confira.

    http://www.dzai.com.br/marciomata/blog/charges

    MARCIO MATA.

  • Salomão Jorge Netto disse:

    Vi no seu site noricias do jubileu de Conceição do Mato Detro. Gostaria de saber se existe algum DVD da o jubileu e onde posso obter uma cópia
    Agradeço resposta

    – Belo Horizonte

  • MARCIO MATA disse:

    E a bola volta a rolar pelo Brasil….

    Aleluia.

    A série B teve início ontem e já tem charge nova no blog.

    TIGRE PERDE…..DE NOVO – Confira no http://www.dzai.com.br/marciomata/blog/charges

    Aos amigos AMERICANOS, dentro de instantes postarei desenho do Coelho.

    MARCIO MATA.

  • vanessa silva sales disse:

    eu gostaria de saber se o minas tem time femenino?e como fasso pra fazer um teste no time,eu gostaria muito de fazer parte de um time profissional????

    – rio de janeiro

  • Alisson Sol disse:

    Dudu: eu não escrevi que a Conmebol não vale nada. Seria o mesmo que dizer que a segunda divisão do Brasileiro não vale nada. Quem vencer não vai ascender para a primeira divisão?

    Apenas não vejo (e já citei isto aqui) grandes méritos em disputar a segunda divisão. Sei que você considera a Conmebol mais importante que a “Copa do Brasil”, mas nem todos concordam. Eu prefiro ver o Cruzeiro todo ano disputando e perdendo a Libertadores a ver o time disputando a “Sul-Americana” (o que hoje é a “segunda divisão” do futebol sul-americano, e que infelizmente o Cruzeiro já disputou).

  • Dudu GALOMAIO disse:

    O Alisson agora acabou de entrar em contradição:

    “Alisson Sol disse:
    21 de maio de 2010 às 13:05
    Dudu: ninguém é louco de dizer que a Conmebol não vale nada.”

  • Anderson Palestra disse:

    O Alysson está com inteira razão.
    Eu apoio qualquer jogador novo que chega aqui e não tem nome e abomino os velhos decrépitos que não jogam nada e ainda tem nome.
    Riquelme, Beletti e a bola da vez agora é o Edmilson. Vamos torcer para o alguém assinar com ele rápido, senão, vamos ter meis um Caçapa no elenco.

  • Alisson Sol disse:

    Eu também concordo com o Anderson Palestra. O Beletti foi liberado pelo Chelsea por desempenho insatisfatório. Eu assisti alguns jogos em que ele participou recentemente, e fiquei impressionado com a capacidade dele de se enrolar e perder a bola. Talvez seja a idade, pois estamos comentando sobre o futebol de alguém com 34 anos jogando na lateral direita, uma posição que requer bastante preparo físico.

    Acho que a imprensa está querendo que o Cruzeiro forme um time senior, e tem gente caindo nestas notícias de agente de jogador como se tudo fosse sério. Será que ao invés de recontratar Beletti agora, 14 anos depois dele deixar o clube, não seria melhor dar chance a algum jogador de 20 anos das categorias de base? Isto depois da enrolação do Riquelme, um jogador de 32 anos jogando tão pouco quando seu time atual. As pessoas aqui sabem da posição do Boca no Campeonato Argentino? Sabem que o Campeonato Argentino tem um “sistema de proteção”, que limita as chances os times como Boca e River de irem para a segunda divisão? (pois do contrário já teriam ido)

    Acho que o Cruzeiro tem de se focar nas categorias de base e colocar jovens para jogar. Do contrário, vai ser difícil continuar a ser um dos únicos times brasileiros que nunca jogaram nem Copa Conmebol nem o Campeonato Brasileiro da segunda divisão!

  • Anderson Palestra disse:

    Clayton, que bom que o Beletti acertou com o Fluminense. Nunca foi um grande jogador, e não vai ser agora que vai ser. Torci muito para ele não vir para o Cruzeiro.

  • J.B.CRUZ disse:

    Pois eu acho que o CRUZEIRO contratou melhor que o galo, basta ver os nomes..
    O CRUZEIRO não precisa sair contratando a ¨torto e a direito ¨ como se dizia antigamente..Já tem time formado, ótimos reservas e está entrosado…Já o galo contratou meias-bocas e mandou embora jogadores bem melhores do que os que vieram..
    ———————————————————————————–
    Em uma previsão modesta para o final de campeonato, vejo o CRUZEIRO no G–4 dos primeiros e o galo no g-4 dos últimos…Aguardemos!!!

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    O Belletti foi contratado pelo Fluminense e deve assinar contrato por dois anos.

    Mas esse jogador não havia dito que no Brasil, só fecharia com o Cruzeiro ?? Com a palavra o Sr. Zezé Perrella…

    Esse Perrella tá se tornando um comédia mesmo viu… Ele acha que os jogadores irão jogar no Cruzeiro, por caridade. Aceitando redução de salários, só por “amor” ao clube ou caridade mesmo…

    Enquanto isso, os anos vão passando, o clube só vai se endividando e ficando cada vez mais nas mãos dos “parceiros” e um grande título que é bom mesmo, nada…

  • Daniel Lanza disse:

    Volta logo pra Sete Lagoas pq o Democrata tá precisando de vc! kkkk
    Abraços

  • REnato disse:

    Olá chico ja ta na hora de falar de campeonato brasileiro ne , ja do cancado de ler sobre a copa mais fraca que eu ja vi , o que vc achou das contratacoes do galo , é time pra ser campeao , será que antes deu morrer vou ver meu galo campeao , fala ai Chico abraco…

  • claudinei da silva disse:

    meus filhos estao tirando ferias em bh o sonho deles conhecer o Ct como posso fazer

    – belo horizonte

  • MARCIO MATA disse:

    Boa sorte ao Coelho e ao Tigre hoje.

    Ambos jogam com Brasiliense e Sport respctivamente, acredito que o Ipatinga terá maior dificuldade, jogar na Ilha do Retiro não é para qualquer um, mas como precisa do resultado, vai ter que suar e muito.

    MARCIO MATA.

  • Brasiliense x Coelhão

    Local: Estádio Boca do Jacaré (Serejão)
    .
    Cidade: Taguatinga
    .
    UF: DF
    .
    Data: 13/07 (Terça)
    .
    Hora: 19:30 hs (Horário de Brasília)
    .
    Rodada: 8°
    .
    Último confronto: 04/07/2004 – Brasileiro Série B – Brasiliense 3×0 América
    .
    Colocações no Campeonato.: Brasiliense (12° lugar com 10 Pontos) x América (2° lugar com 14 Pontos)
    .
    .
    TRANSMISSÃO: No Bar do Coelhão, na Av. Prudente de Morais 1565, Cidade Jardim, para assistirem ao jogo contra o Brasiliense, a partir das 19h30min. Vamos subir Coelhô!

    * não gosto de ser profeta do acontecido e deixo minha opinião: perdemos a oportunidade de voltarmos com o Givanildo que alguns consideram traidor e eu julgo como vencedor. Óbvio que não tô fazendo campanha contra o MF, pois sou favorável às oportunidades à todos. O que quero ressaltar que este ano na série B não tem “nenhum grande” e com o elenco que temos, precisamos de qualquer maneira voltar para a série A em 2011. pelos meus prognósticos, ano que vem na série B terá “cachorro grande” disputando.

  • Anderson Palestra disse:

    Ano passado, na Argentina, na final da Libertadores, aconteceu isso.
    Paguei 100 pesos para me livrar de uma multa (eu realmente tava correndo um cadiquinho) e o cara vem com uma tabelinha também, mostrando o valor da multa. Tentei dar um “migué” neles com um único argumento (yo no comprendo muy bien), mas diante de um “la plata brasileño” tive que pagar. Em mais duas barreiras policiais me pararam, em uma eu disse que não tinha dinheiro para sair da Argentina, e, se pagasse a propina ficaria no meio do caminho.

    No outro eu dei uma pressão no policial e contestei os argumentos dele. Saí sem a multa, ele ficou puto comigo, perdeu a paciência e me mandou embora. Um amigo meu ficou puto da vida, reclamando do país, falando que os policiais daqui não fazem isso. Tive que dar aquela zoada nele. Os do RJ então, são os maiores recebedores de propina. Parece o Alberto Rodrigues e Reinaldo recebendo valores para liberar a construção do Shopping do América.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Haha… Caro Chico,
    “jeitinho brasileiro” em terras africanas…

  • Frederico Dantas disse:

    Chico.

    Já que está aí, aproveita e volta pela Suazilândia. É pertinho e dizem que é interessante. Mais um ímã exótico para porta da geladeira.

    Abraço.