Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O atraso do atraso

E muita gente acha que só a África é um continente atrasado: no voo de volta da África do Sul bati longo papo com um engenheiro da Embratel, do Rio de Janeiro, que ficou 60 dias em Johanesburgo, dando assistência técnica às emissoras de TV e rádio da América do Sul, antes e durante o Mundial.

Como este setor foi adotado como prioridade pelo regime militar brasileiro, nos anos 1960, nosso país tornou-se um especialista no assunto.

Perguntei a ele porque então que a nossa telefonia celular é a “péssima das péssimas”, como diria o José Luiz Gontijo, e ele respondeu:

“__Aí o problema é outro. Com as privatizações, cada empresa detentora de concessões tem de cuidar do seu próprio sistema, que demanda altos investimentos. Na maioria dos casos o problema da deficiência das ligações é simples: falta de torres de retransmissão do sinal.”

Ou seja: elas vendem serviços para o maior número de pessoas possível e não instalam torres suficientes para dar conta, tanto da quantidade de clientes, quanto da cobertura do território nacional que é gigante.

E parece que está pior ainda depois que retornei da Copa. Todas elas. Não se sabe qual é a pior!

O pior é que elas são unidas para ferrar o consumidor, sob os olhos omissos, cúmplices e suspeitos das autoridades que de deveriam fiscalizá-las.

Há pouco tempo vi uma campanha publicitária delas todas juntas, unidas com a Rede Globo!

Ih, agora é que danou tudo mesmo! Calaram a Globo para fechar o cerco para cima dos consumidores.

 

Agora leio na coluna do Fernando Rocha, de Ipatinga, sobre um outro problema das nossas telecomunicações, envolvendo as transmissões de futebol.

Ele começa falando de mais uma reclamação da imprensa contra a Arena do Jacaré e diz que o problema envolve todo o interior de Minas Gerais.

Confira:

 

“…Outro problema seria a precariedade do sistema de comunicação. Exemplo: a ligação entre o estádio e a central de telefonia no centro de Sete Lagoas ainda não é feita por cabo de fibra ótica, o que transforma o som das rádios no famoso “som de lata”.

Este é um problema crônico em Minas Gerais, por conta do péssimo serviço prestado pela concessionária, não sendo privilégio só de Sete Lagoas. Aqui no Vale do Aço temos de rezar e acender velas diáriamente, para que não ocorram “acidentes” com os cabos de fibra ótica desta empresa, que vivem expostos ou jogados ao chão, sem nenhuma identificação, ao longo da BR-262 e BR-381 no caminho de BH até o Vale do Aço. Há uns 15 dias atrás, caminhão de bebidas tombou sobre um desses cabos e toda a região ficou horas sem internet, comprometendo também os serviços da telefonia e dados, que dependem da fibra ótica.”

Mais um assunto que envolve a Copa de 2014.


» Comentar

Comentários:
14
  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Sobre a telefonia, estamos lascados de qq forma viu…

    Aproveitando a tal da “portabilidade”, saí da TIM com meu plano corporativo, onde passava raiva e fui pra CLARO, continuei passando raiva. Agora saí da Claro e passei o plano pra OI, nem comecei a operar direito e já estou passando raiva também… rsrs

    Concordo com o Anderson Palestra sobre a NEXTEL. É a única que não tenho nenhum tipo de problema. A não ser o fato da cobertura ainda não ser tão ampla. Mas no que eles me venderam, sempre foram corretos comigo. Diferentemente das outras Operadoras, que na hora de vender é tudo uma maravilha, mas depois do contrato assinado, adeus !

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Que inculsive sempre criticou o Luxa e além disso o Kfouri não gosta muito da torcida do Galo, desde que perdeu o emprego no Cartão Verde da TV Cultura por dizer que “cortaria o braço” se o Galo eliminasse aquela máquina do Palmeiras/PARMALAT… a torcida chiou tanto que ele acabou saindo do programa… e olha que praticamente não existia email, celuler, etc…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Tenha dó Emílio… isso é opinião pessoal do Juca Kfouri…

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Acabo de ver Basílio. Mas e ai. Quem estará dizendo a verdade?!

  • Basílio disse:

    Emilio, sem querer defender o Luxa, pois ele já não é unanimidade junto a torcida do Galo, mas ele já deu sua resposta ao Juca em seu twitter.

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    A situação do Atletico é passageira. O time é um máquina, o treinador excelente, o dirigente é o melhor do mundo e as coisas irão melhorar com as novas e bombásticas contratações.

    E os podres do Luxa começam a aparecer…

    http://blogdojuca.uol.com.br/2010/07/luxemburgo-nao-perdoa/

    Chico Maia,

    Voce tem alguma opiniao formada a respeito disso, tento em vista a credibilidade do treinador LUxa e do jornalisat Juca Kfouri? Se é que eticamente poderia opinar?

  • Anderson Palestra disse:

    Todas as operadoras são ruins. Contas erradas, horas de espera e propaganda enganosa. Dos telefones que tive até agora o único que não me dá problema é o nextel. O problema é que não tem em todo lugar, mas a conta nunca veio errado, nunca tive problemas. O Clayton pode dizer também, ele tem nextel.

    Mudando um pouco de assunto, gostaria de descer o cacete nos políticos, principalmente na poluição sonora, a visual tem concorrentes, os pichadores, faz parte do cotidiano das cidades.

    Não agunto mais escutar a musiquinha do Tibé. Um carro fica rodando a Floresta com o 70 70 é deputado federal. Chato pra caramba. Tô fazendo propaganda contra esse, vai ser chato assim lá no inferno.

    Por último, não votem no Perrelinha e também não votem no Itamar, o suplente é o Anão de Jardim, o ladrão do século.

  • Lima disse:

    A realidade do Galo no campeonato(infelizmente) será tentar chegar numa pontuação que o livre do rebaixamento, se quisermos ir à Libertadores no ano que vem acho que temos que priorizar a Copa Sulamericana pois o brasileirão já era.

  • felipe matos disse:

    Dudu pra que tanta preocupação , o profexo ja tem um projeto para o galo campeonar , logo so voltando a segundona rsrs

  • Chico,

    não precisamos ir ao interior de Minas para ver o quanto a nossa cidade, estado e país é governado por pessoas que ao invés de investir o nosso dinheiro dos impostos que pagamos em tudo, como todos sabem até o mês de maio a nossa grana é toda dos impostos. Tudo bem precisamos pagar impostos mas pagamos para que invistam em EDUCAÇÃO, SAÚDE, LAZER, TRANSPORTE, ETC. E TAL.
    Moro na região do barreiro, bairro Independência, aqui não tem sinal digital, sinal para banda larga, nada, tem que ser tudo na “gambiarra” e pagando “por fora”. Minha Faculdade é em Ibirité, hoje renovei minha matrícula e por lá vi várias ruas sem asfaltos, ônibus caindo aos pedaços, hospital superlotado, escolas em construção sem estrutura nenhuma, etc. e tal.
    Ah, não posso esquecer que em cada esquina tinha várias propagandas políticas dizendo: “PODEM CONTAR COMIGO”, VOTEM EM MIM. ETC.

    QUE PAÍS É ESTE? JÁ ESCOLHERAM SEUS CANDIDATOS?

  • Chico,

    não precisamos ir ao interior para ver o q

  • MARCIO MATA disse:

    DUDU Por falar em assunto saturado, vc se esqueceu do caso Bruno.

    Quanto ao Galo, não se preocupe, o Luxa disse que o time tá no “caminho certo”.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Esse assunto de criticar Arena do Jacaré, defender Arena do Jacaré, criticar Ipatingão, defender Ipatingão… creio já estar saturado;;;
    Muito mais preocupante é a situação do Galo, para nós atleticanos…

  • Richard Dias disse:

    Caro Chico.

    Tenho notado constantemente nas partidas do GALO que o nosso zagueiro JAIRO CAMPOS está exagerando em demasia na irresponsabilidade, prova do que digo são as constantes arrancadas que nunca resultam em nada pro GALO (vide GALO vs SANTOS), os dribles perigosos na “cabeça da área”, a infantilidade de cruzar bolas na frente da grande área, as inúmeras bolas que ele manda na “fogueira” para os companheiros quando em um drible mal executado e as bolas recuadas para o goleiro quando a “vaca já está quase no brejo”

    Olha isso é apenas um comentário e não um “caça as bruxas”, fato é o péssimo desempenho da equipe no plural, mesmo assim ele não precisa piorar as coisas, agora o que mais me assusta é a postura do Luxemburgo, ele sabe melhor do que ninguém que o referido “BEQUE” está longe de ser um GAMARRA/LUIZINHO/BARESI, mesmo assim ainda não vi nenhum comentário sobre a soberba do Jairo, pior, nosso técnico é tido por muitos, inclusive por mim, o profissional do banco que melhor interpreta a “leitura de um jogo”. Será que o LUXA não está vendo isso?

    Agora com relação à ARENA do JACARÉ acredito que é a grande chance dos times mineiros fazerem valer a pressão de um alçapão, que na história do futebol Brasileiro sempre foi muito bem usado/executado por Palmeiras, Santos e Vasco, já Sport, Náutico e nosso Vila poderiam usar melhor esse artifício, porém esbarram nas péssimas condições do gramado.

    Já estou finalizando, mas gostaria de ponderar com relação à distância e demais variantes que muitos imputam como empecilho para o deslocamento até a linda SETE LAGOAS.

    Mineirão somente no 2º semente de 2014, Independência somente ano que vem, temos que tirar o bloqueio e cair na real, essa é a nossa realidade e vamos acatar, somos torcedores ou no somos.

    Agora o que não dá para aceitar são as heresias ditas nos últimos dias, sendo o que mais doeu em meus ouvidos foi o que disseram a respeito dos banheiros da ARENA do JACARÉ, não me lembro que os banheiros do MINEIRÃO são dignos de hotéis de PARIS.

    Novamente muito obrigado pelo espaço democrático.

    – Matozinhos