Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Para quem couber a carapuça: Ombudsman extra-oficial manda recado à imprensa da Capital

A Folha de S. Paulo foi o primeiro jornal brasileiro a adotar um crítico do seu próprio trabalho, figura conhecida como “Ombudsman”, que segundo a própria Folha é o seguinte: “Ombudsman é uma palavra sueca que significa representante do cidadão. Designa, nos países escandinavos, o ouvidor-geral -função pública criada para canalizar problemas e reclamações da população. Na imprensa, o termo é utilizado para designar o representante dos leitores dentro de um jornal. A função de ombudsman de imprensa foi criada nos Estados Unidos nos anos 60. Chegou ao Brasil num domingo, dia 24 de setembro de 89, quando a Folha, numa decisão inédita na história do jornalismo latino-americano, passou a publicar semanalmente a coluna de seu ombudsman.”

Pois o colega Flávio Henrique Rodrigues Pereira deu uma de Ombudsman, e acabou de enviar o seguinte e-mail para mim e um monte de outros jornalistas:

“Meus caros,

Avisa pro pessoal dos cadernos de esportes dos jornais da capital mineira, que estão dando a receita pro Galo vencer a Sul-Americana através do beque Jairo Campos, que o Edison Mendez também ganhou o título ano passado e foi ele o craque da competição fazendo 3 gols em cima do Fluminense na final.

Tem dia que a imprensa esportiva nossa é dose viu. Outro dia escutei de um cara da rádio globo de São Paulo que esse tal de Farias que o Cruzeiro está trazendo é completamente bichado de um joelho. Ele levou pau em diversos exames médicos no Palmeiras.

E aqui não se fala nada. Êta imprensa boa pra cobrir treino e receber release.”

Flávio Henrique Rodrigues Pereira

Bairro Cidade Jardim

BH/MG

Jornalista


» Comentar

Comentários:
32
  • GUTEMBERG disse:

    SOU TORCEDOR DO CRUZEIRO E QUERO REGISTRAR AQUI MINHA ENORME TRISTEZA COM RELAÇÃO Á FORMA QUE O SR. ALBERTO RODRIGUES TRATA O CRUZEIRO, SEMPRE COM CRÍTICAS E FORMAS PEJORATIVAS, O SR. PARECE SE ESCORAR NO PASSADO PARA SE DAR O DIREITO A PERSEGUIR O CRUZEIRO, OU ENTÃO AS CRÍTICAS SÃO PARA AGRADAR AO SR. EMANUEL CARNEIRO (SEU PATRÃO) E A TURMA ATLETICANA DA IMPRENSA DE BH (POUCO PROFISSIONAL E ANTI-ÉTICOS).
    SÓ QUERIA MESMO FALAR ISTO, COMO UMA PESSOA SE CORROMPE PARA AGRADAR SEUS SUPERIORES. “É TERRÍVEL” SEU COMPORTAMENTO ANTI-CRUZEIRO.

  • luiz disse:

    transmita para o0, adriano barbieiro

  • luiz disse:

    adriano gosto muito dos assuntois do dsia que as pessoas mandam pedindo opimioes do publico eu gosto muito de quando vc manda alo para todos os proficionais como vigias noturnos porteirois inclusive para todos os estados pois eu sou portiguar e eu fiuco muito mgrato com isso

  • luiz disse:

    adriano se puder fazer esse favor nos ajude esse é o maior sonho da minha mae

  • luiz disse:

    tem tambem um meu irmao tambem q nao temos noticias dele vc poderia anunciar q nos estamos precisando de noticias dele o nome dele é antonio mereira da silva e é filho de anaiza maria de jesus se vc tambem anuncie esse numero pelo numero 33822558

  • luiz disse:

    chico maia sou ouvinte do adriano barbieiro escuto todos os dias os programas dele sou porteiro nortuno sou fam do programa por favor transmita esse estarei na escuta a partir de uma hora da manha no condominio terras de sao jose sem mais obrigado luiz moreira

  • J.B.CRUZ: Defender esse famigerado “Alterosa Esporte” é viver na ilha da fantasia. Desça do pedestal, Peter Pan! Como sempre falastrão, hein? Só podia ser “testemunha” mesmo do timinho do Zezé Ruela (ou Zezé Merrela) mesmo…

  • Kleber disse:

    Caro Bertoldo,

    Como disse no meu texto acima, não acredito no trabalho da atual diretoria do Cruzeiro, que somente pensa em vendas e muito pouco em contratações. Ou seja, seria um favor para a nossa torcida que a imprensa questionasse algumas atitudes dos Perrelas, o que, você bem o disse, acontece muito pouco. O que quis deixar claro é que a supremacia do Cruzeiro em Minas nas últimas décadas é indiscutível (basta vermos os números e estatísticas) e não é um dirigente fanfarrão e um técnico mascarado e insuportável que irão mudar isto no grito. Pelo menos por enquanto!

  • J.B.CRUZ disse:

    Comparando a Imprensa Mineira com a do RIO-SÃO PAULO,pode-se dizer que a MINEIRA é mais autêntica!!
    Alterosa Esporte é melhor que Minas Esporte e Globo Esporte juntos!!

  • ivan disse:

    A imprensa mineira tem excelentes profissionais, mas em contra partida tem uma turminha que é simplesmente intragável. O tal do Alterosa Esporte com aquela bancada pedante é o PIOR PROGRAMA ESPORTIVO DO BRASIL. Prova disso é que o Serginho, que era insuportável, hoje tem uma imagem melhor no Minas Esporte. Pelo menos comenta com mais sobriedade sobre o futebol. Neuber Soares é um babaca, idiota e totalmente retardado que nem merece ser citado. Flávio Carvalho, Alberto Rodrigues e Arthur Moraes são o supra sumo da parcialidade. Infelizmente nossa imprensa precisa passar por uma profunda renovaçao, pois caso contrario o futebol mineiro continuará em decadência justamente por não termos transparência das informações.

  • Parece-me que o Kalil não é candidato à nenhum cargo eletivo, e jamais usou de sua influência prá demitir algúem! Uma vez ele “peitou” a CBF numa questão, não medindo palavras prá rebetê-la. Não é do tipo que só critica em nível estadual como alguns “dirigentes” que existem por aí (os que batem e escondem a mão), e dirige o clube com o coração, coisa que alguns jamais saberão o que é!
    – Jamais foi ou será santo, mas também não pertence à mediocridade!
    – É… Pelos comentários das eternas “testemunhas/simpatizantes”, o Galo continua incomodando, né?

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Paulo Henrique!
    Quando e onde você já viu o Fábio Jr. dar 10 chutes e acertar um? Sou americano e não o tenho visto nem dar 10 chutes quanto mais acertar um. Acho que a síndrome do “anão” da Copa atingiu o Mauro Fernandes. Não tira alguns jogadores nem por decreto presidencial.

  • Basílio disse:

    Sem contar que o Kalil nunca usou influências políticas para demitir jornalistas aqui e em São Paulo.

  • J.B.CRUZ disse:

    Mais um ¨VEXAMÃO ¨ do galo, oxo contra o Grêmio Prudente.
    E deita choradeira,desculpas e falação!!

    É a vida, que pena!

  • Kleber disse:

    Caro Clayton,

    Ando meio no sufoco mas tento sempre, pelo menos, ler alguns blogs onde haja debates interessantes sobre futebol. Quando dá tempo, participo com algum palpite.

    Obrigado e um abraço!

  • Bertoldo disse:

    Amigo Kléber, você já viu algum comentarista esportivo se referir ao Zezé como se refere ao Kalil? Será que o Zezé é perfeito e não merece críticas? Você já viu alguém dizer: “…ganho bem para falar mal do Galo…” como já dizia o Neuber Soares? Você já viu alguém chamar o Zezé de “sujeitinho chato” como o Alberto Rodrigues se referiu ao Kalil no Meio de Campo? Já ouvi de um amigo narrador de uma rádio, que o Kalil é pão duro e o Zezé é mão aberta para a imprensa. Respeito a opinião dos cidadões, mas a imprensa tem que criticar a todos conforme a necessidade do momento.

  • André Rosa disse:

    Pois é, Chico! A imprensa daqui não cobra mesmo de ninguém. Luxemburgo está levando o Atlético de volta à serie B, e a coletiva dele após a derrota pro Cruzeiro, e os caras não perguntam nada, parece até ter medo do cidadão. Ah, e eles tbém não aceitam críticas não!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Olá Kleber, boa tarde !

    É meu amigo, vc aparece pouco por aqui, mas quando aparece toca no ponto certo ! Parabéns !

    Abraços

  • Cesar disse:

    Caro Paulo Santos,

    Estão fazendo muito barulho com o que Diego Tardelli fez e estão esquecendo da agressão do Thiago Ribeiro no João Pedro, que foi bem pior. Sou contra a violencia, o Diego Tardelli errou, mas vamos analizar todos os lances, e eu não vi o Tiago Ribeiro pedir desculpas.

  • Kleber disse:

    Desculpem-me a intromissão, mas a imprensa mineira nunca foi tendenciosa a favor do Cruzeiro, muito antes pelo contrário. Se o Cruzeiro estivesse na situação do Atlético, que realizou contratações muito caras (inclusive a dispendiosa e pedante comissão técnica) e sem ter tido qualquer resultado satisfatório, podem ter a certeza de que nosso time não seria perdoado pela crítica esportiva. Dizer que o Cruzeiro não ganha nada é até brincadeira, principalmente quando vindo de dirigentes de um time, cujo único título expressivo data de 1971! Ora, de lá para cá foram duas Libertadores, 4 Copas de Brasil, 1 Campeonato Brasileiro, isto sem contar os demais títulos menos expressivos. Não estou muito satisfeito com o time, nem com as posições atuais da diretoria, mas que nossa imensa supremacia sobre o rival é indiscutível, disso não tenho a menor dúvida. Basta relembrar os 16 últimos jogos! Quanto aos jornalista colunistas, acredito que são pouquíssimos que passam alguma credibilidade e que estejam comprometidos com a verdade. Em relação ao Farias, o tal “Ombudsman” tirou esta notícia de onde? Não há como citar as fontes? Por pior que sejam as atitudes da atual diretoria do Cruzeiro, sinceramente não há como acreditar que ela está comprando jogadores bichados, rejeitados por outros clubes! Façam-me o favor!

  • Paulo Santos disse:

    Hoje no Alterosa Esporte, o pior programa da TV brasileira, o apresentador Leopoldo Siqueira, ao comentar e elogiar o pedido de desculpas do Diego Tardelli ao Jonathan, por causa daquela entrada criminosa no clássico que merecia expulsão direto, citou um tal de “Troféu Farplay” do programa. Faltou só dizer que o Tardelli é candidato sérissimo a receber este troféu. Um piada. Aliás, dos que eu conheço, salvam-se aqui em Minas, o dono deste blog, Flávio Anselmo, Lélio Gustavo, Emanuel Carneiro, Tostão, e lá no Vale do Aço, o Fernando Rocha.

  • Fabricio Melo disse:

    A imprensa era tendenciosa em favor do Atlético, mas desde que os Perrelas assumiram o Cruzeiro ela adotou uma postura diferente. Não faz piadinhas nem críticas ao Cruzeiro, porque ofende a instituição. Quanto ao Galo, se algum atleta se dá bem lá, eles arrumam um jeito de descobrir o cara na noite e o joga contra a torcida. Em relação aos técnicos ídem, vide os casos Levir Culpi e o Roth. Tem programas useiros e vezeiros em arrumar polêmicas e crises internas no Galo. Se algum boleiro está mal no Galo, eles não criticam para que a mesmice continue, afinal, mesmo que o Cruzeiro não ganhe nada, os fracassos e crises do Galo, são os principais argumentos dos Perrelas.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Caro Chico, boa tarde !

    Quando li só o título do seu tópico acima, pensei que vc iria se referir ao Flávio Anselmo… Que ontém no Programa “Só Esportes” da Rádio Alvorada, apresentado pelo Flávio Carvalho, deu uma cutucada em parte da Imprensa, sobre como as coisas ultimamente vêm sido divulgadas e conduzidas.

    Não sei se vc chegou a escutar o comentário dele de ontém, mas ele se mostrou decepcionado com o nível da imprensa esportiva atual. Opinião dele.

    Abraços

  • Junior disse:

    Boa Tarde Chico,

    Tem tempo que não comento nada no site, até pq meu time não tem me dado motivos, mas recentemente vi um post seu onde falava sobre o destino do gramado do Mineirão. Realmente era possível retirar algum vintém com a venda e promocões do mesmo mas acho que teve um destino justo.

    Segue link: http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/08/04/noticia_minas,i=172236/GRAMA+RETIRADA+DO+MINEIRAO+E+REPLANTADA+EM+ESPACO+QUE+ATENDE+ADOLESCENTES.shtml

    Abraços.

  • Flávio disse:

    O negocio é que vale tudo por um “Furo de reportagem ” independente se a noticia tem fundamentos ou não …. o importante é divulgar

    imprensa é corrompida e , raras são as exceções…..

  • Paulo Henrique disse:

    O que o Flávio falou é correto, apesar de exisitirem exceções.

    Na minha opinião, a carapuça serve perfeitamente no Alterosa Esportes, Bola na Área, Estado de Minas, Superesportes e Rádio Itatiaia.

    Após meterem o pau irresponsavelmente na Arena do Jacaré (minha reclamação não é em relação às críticas, mas em relação à forma simplória e tendenciosa como foram feitas), no último domingo eram “só elogios”. Será por que?

    Exemplos de notícias como a “fórmula do sucesso do Jairo Campos” existem aos montes. Dá nojo ver o Galo dando vexame e no dia seguinte ler no EM: “Leandro: trabalhar para que resultados apareçam”, ” Luxa vislumbra coisas boas”, “Vencer para ganhar moral” e outras coisinhas triviais.

    Dava prá fazer um belo FEBEAPÁ contemporâneo!

    Ah, já ia me esquecendo da “Bomba do Jaeci”, colunista imparcial patrocinado pelo cartão 5 estrelas. Essas bombas parecem Fábio Jr finalizando – de cada 10 acerta uma. (Tô aqui me lembrando do dia que ele deu como certíssima a contratação de Diego Souza pelo Inter de Porto Alegre…kkk)

  • Fabricio Oliveira disse:

    Alisson,

    Outro ponto que resultou na negativa do Porto ao Palmeiras foi a proposta. O Palmeiras quis emprestimo de 1 ano. O Porto disse que só vendia e que o preço era 1 milhão de Euros. Este foi o motivo da não conretização do negócio.

    Absurdo dizer que “ouviu na imprensa paulista” que o Farias foi reporvado no exame médico. Até por que como ele teria feito tais exames se ele nem chegou a vir pro Brasil? Pior é o “onbudsman” dizer isso e ainda criticar a imprensa mineira por uq enão divulgou esta “informação”.

  • Alisson Sol disse:

    O “ombudman” poderia citar onde e quando foi que “Farias…levou pau em diversos exames médicos no Palmeiras.. Ele fez tais exames médicos como?

    As notícias da época em SP eram de que o Farias não foi contratado porque outro atacante do Porto se machucou, e o Porto vetou a saída do Farias. Na época, o técnico (Antônio Carlos) lamentou a não vinda do Farias. Na época da fracassada venda de Kléber, Farias já viria para o Cruzeiro, e quem teoricamente teria falhado em exames médicos teria sido Kléber, que agora não apresenta problema nenhum jogando pelo Palmeiras. O que tem de entendido em Medicina dando parecer sobre jogador pela televisão é incrível…

  • Ramon Menezes disse:

    Cartao 5 estrelas patrocina programas esportivos… Loja do Galo idem… BMG tb… A gente sabe muito bem que se um reporter criticar, perde a “mamata ” dos furos esportivos… Por isso acompanho o futebol mais pela internet, que dá para “filtrar” as informações.

  • Mas, o que esperar de uma imprensa que perseguia um técnico como o Adilson Batista até mesmo em suas vitórias e simplesmente ignora o ‘fabuloso’ retrospecto do ‘melhor técnico do Brasil’, Wanderley Luxemburgo?

    O que o Flávio está apontando não é nada além do que a torcida do Cruzeiro vem dizendo há muito tempo. A imprensa mineira está sendo ridícula. E olha que eu sou jornalista aqui em Gov. Valadares.

  • adriano freiats dos santos disse:

    gostaria de que medecem uma oportunidade para fazer teste e peneiras ,meu adriano freitas dos santos tenho 17 anos.
    obrigado pela sua atenção.
    de :adriano

    – são jose dos campos