Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Uma aposta e as suas consequências

Pelo Campeonato Brasileiro o Atlético fez o seu primeiro jogo fora de casa em Presidente Prudente e levou de 4 x 0, do mesmo Grêmio, com quem empatou hoje em 0 x 0 pela Copa Sul-americana.

Nessa maré ruim, não perder já foi bom negócio e o time fez um bom jogo, porém, mais uma vez não conseguiu marcar gols.

Escrevi a minha coluna de amanhã do jornal O Tempo antes de começar a partida e falei o seguinte sobre a atual situação do Galo:

“A coluna foi escrita antes do jogo do Atlético em Presidente Prudente, mas o tema independe do resultado.”

 

O preço

 

Não há mistério em determinadas situações do futebol. A sequência de maus resultados do Atlético, por exemplo. Não se muda um elenco quase que completo no meio de uma temporada, como foi feito. Do time que foi campeão mineiro quase não há mais ninguém. Não era lá essas coisas, mas tinha um conjunto, uma estrutura, que até ser remontada leva algum tempo.

 

Pagando

 

Vanderlei Luxemburgo apostou no seu histórico, confiou na qualidade dos jogadores que estavam para chegar, mas esqueceu-se das variantes, que podem levar ao sucesso ou ao fracasso: tempo para alguns entrar em forma, contusões e suspensões de outros, o nível dos adversários no Brasileiro, a falta de tempo para treinar e por aí vai.

Ou seja: o professor calculou mal.

 

Tempo

 

A tendência é que o time acabe correspondendo, mas essa demora gera uma pressão que pode ficar incontrolável. O torcedor quer resultados, a vice-lanterna do Campeonato mexe com o maior trauma da história atleticana, que é zona do rebaixamento.

 

Perdas

 

Outro fator complicador do Atlético foi o fechamento do Mineirão. Justamente no momento em que o clube faz um dos maiores investimentos em futebol em sua história, ele fica privado da sua casa e de uma das suas maiores fontes de arrecadação. Se a média de pagantes ano passado foi de 40.594 até a 36ª rodada do Brasileiro, este ano será totalmente diferente.


» Comentar

Comentários:
19
  • Dudu GALOMAIO disse:

    Realmente JB… e o Cruzeiro papando títulos todos os anos né?
    Dureza…

  • J.B.CRUZ disse:

    A cada ano o galo monta 2,3 times e não ganha nada..Este ano mesmo já vai para 3 times montados e desmontados..Estou estranhando o VANDERLEI?.,,Todo time precisa entrosamento e isso todos estão vendo, o galo não tem!!

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Calma gente.

    Palavras do Luxa: “Uma hora a bola bate na bunda do atacante e entra”

    Eu hein…

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Creeeedooo…

    Cheguei em casa ontém a tempo de secar o jogo do Atlético… rsrs Comecei a assistir a partir dos 35 minutos do prmieiro tempo. E o que eu pude perceber, é que o time está realmente sem nenhum padrão de jogo… Que o Diego Souza no time do Atlético, parece um jogador comum ( Apesar de ser muito bom jogador ), não cria nada, quando tenta criar perde a bola e só toca de lado. Que o Fernandinho continua o mesmo, ligando contra-ataques do time adversário. Que o Tardelli parece meio desanimado. Que o tal do João Pedro, é o novo foguete molhado deles. Que o Cáceres é só apertar que confessa.

    Mas sinceramente, eu tô adorando !!! rsrs Tomara mesmo que continuem acreditando nas falácias do Luxemburgo.

    Alguém citou aí acima, sobre planejamento… Será que calcularam como “grau de risco”, a possibilidade de ter que manter esse mesmo plantel caríssimo com uma comissão técnica idem, para uma provável SEGUNDA DIVISÃO ??

    É… Eu venho criticando duramente a Diretoria do Cruzeiro, mas aos poucos estou vendo que do lado de lá, as coisas estão caminhando pra algo mais trágico ainda… Que assim seja ! rsrs

  • André Corrêa disse:

    Dudu, nem tô defendendo. Do jeito que está Werley não joga nem no Villa. Ele não é craque, mas pelo que eu vi ano passado ele é capaz de ser pelo menos banco desse time.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Puxa André Correa!
    Eu até li de novo seu comentário para poder acreditar… defendendo o werley??? rsrsrsrs
    Vc é mto gente boa!

  • André Corrêa disse:

    Eu acho que o time é bom. Com muito menos que isso o Celso Roth fez muito mais em 2009.

    O time do Atlético é mal-treinado, isso sim! Começa jogando no 3-5-2, muda de uma hora pra outra pro 4-4-2 e, se ninguém for expulso, termina no 7-2-1.

    Onde está o padrão de jogo? E a personalidade desse time?

    Diego Tardelli jogando fora da área, buscando jogo? Qual é a dupla de zaga titular?

    Esses esquemas malucos (ou a falta de um esquema) estão queimando gente muito boa. Serginho, por exemplo. O próprio Tardelli tá se dando muito mal. Tá sobrando até pro Werley! O zagueiro nunca foi craque, mas também não é essa baba cósmica que todos estão vendo.

    E esses Diegos Souzas da vida? O cara até hoje não estreou! Todo jogo vem aquela conversa de que o cara tá sem pernas, fora de forma. TEM QUASE DOIS MESES QUE O CARA TÁ AQUI! Até hoje o Seu Antônio Mello não botou o cara em forma? Dois meses não é tempo suficiente?

    E o Obina, que outro dia já estava 100% e até hoje não apareceu? Vai ficar mais dois meses nessa do Diego Souza também?

    O time é bom, mas a comissão tá trabalhando mal demais!

    Abram os olhos! Em 2005 o Ricardo Guimarães teimou até o fim em não demitir o Tite e sua trupe. O cara chegou a pedir demissão e o presidente não o liberou, até o dia em que o treinador disse que ia embora de qualquer jeito. Já era final do primeiro turno, o estrago estava feito.

    Enquanto Wanderley Luxemburgo, Estado de Minas e cia. ficam aí falando em G4, o campeonato está quase na metade e o time mergulhado no buraco.

    Abre o olho, Kalil. Eu vou cobrar a sua culpa é quando todo mundo enxergar que o time se f* por causa dessa comissão incompetente. Só você pode demitir esses caras.

    O Celso Roth, que não serviu em 2009, deve terminar 2010 no Mundial de Clubes.

    E aí? Vamos fazer bobagem com treinador outra vez?

  • Fabrício Melo disse:

    Emílio, embora estejamos mal no Brasileirão, atualmente, o campeão mineiro é o Galo.
    Após sucessivos fracassos, o Luxemburgo não substitui jogadores que falham constantemente como o caso do Werley, a improdutividade do Tardelli, o Serginho ainda não recuperou, os dois laterais são fracos. É preciso parar de inventar e armar o time com 2 volantes, 2 meias de ligação com presença no ataque, um centroavante e o outro atacante.

  • Alex Meneses disse:

    Caro Chico Maia, gostaria de fazer algumas perguntas.
    1° Quando será a estreia do Diego Souza?
    2° Você escalaria um zagueiro que quando fosse entrar em campo, o técnico adversario instruisse para que os atacantes jogassem somente em cima dele? Obs. Quando o Werley foi entrar no jogo do Gremio Prudente, o técnico Toninho Cecílio deu esta instrução para seus atacantes.
    3° Quando Tardelli irá começar a jogar bola?
    4° Quando o Luxemburgo irá notar que ele esta sem comando?
    5° Quando esses jogadores irão criar vergonha na cara?

    Por hj é só…

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Sei que se o Fábio Costa não está ali no gol do 2º maior time de MG, era outra sapatada!!!

    Aliás os Fábios andam salvando os times mineiros!!!

    E Ernesto Farias vem ai!!! Montillo também!!!

    Zero!!!!

  • Eduardo Matias disse:

    Que planejamento é esse? Que o Mineirão ia veja tomo mundo sabia. Que a torcida sempre foi ao campo mas com ingresso barato, todo mundo também sabia. Agora vem falar que o Mineirão está fechado? Quero saber quem vai pagar essa conta. Esse Kalil vai quebrar o galo de novo. Se é que não quebrou.
    Prá mim o elenco do galo está rachado.

  • Geovany Altissimo disse:

    Gente o Kalil é o unico que não tem culpa neste vexame todo. Tudo que o técnico pediu, ele com muito esforço conseguiu. O problema é que não dá liga o time não desenvolve. Ontem foi um pesadelo, parecia era a continuação do segundo tempo do classico, o galo poderia ter sido goleado novamente, por sorte nao foi. Tá dificil viu.

  • Cristiano Lamego disse:

    Caro Amigo Chico,

    Quem entende um pouquinho de futebol sabe o que se passa no Galo. Sö quem não enxerga é a comissão técnica. Está claro que o maior problema do Atlético (falta de gols) é causado pela falta de jogadores atuando como legítimos atacantes. Veja o Tardelli: tem jogado recuado, na armação das jogagas, mas para quem concluir? Não tem o definidor!!!
    Note que a queda do Atlético se deu exatamente após a contusão do Obina.
    Será que a comissão técnica não enxerga isto?

    Abraço do amigo,

    Cristiano Lamêgo

  • Fabrício Melo disse:

    O grande problema foram as indicações do WL, jogadores velhos e fora de forma, além de contratar muitos para algumas posições e havendo carências em outras.

  • mauricio souza disse:

    Chico,
    gostei do dito acima, mas esqueceu de falar que, quem contratou tudo isso aí, foi o presidente. Presidente este, que a torcida carregou nas costas. Presidente, que contratou Obina, que a torcida carregou nas costas. Presidente, que contratou Fernandinho, Maluf, e a torcida não falou nada. Presidente que contratou ex-juiz, ex-jogadores e ex-treinador para gerir todos eles. No final o presidente vem falar que o time BORROU. Um abraço

  • cesar disse:

    Após a outra entrevista do professor,a lógica deve ser a seguinte:Se o galo começar a ganhar jogos,ele vai dizer que não esta satisfeito com o time.Sei que a imprensa aqui de minas,tem um respeito exagerado e uma paciência danada com o Vanderley,coisa que não se repetia com o Adilson no rival azul.Mas o certo é que vanderley não deu liga aqui no galo.

  • Junior Gam disse:

    Outro ponto esquecido foi: A falta de vergonha na cara.

  • a verdade que o entra e sai de jogadores, desde janeiro é comandado e aprovado pelo treinador do atletico mineiro e de seu presidente. alias, ele esta sumido e tambem aqueles torcedores organizados que protestavam la na praça 7 na epoca das diretorias anteriores, após todas derrotas…..quem cala, concorda……mistério.

    escalar jogadores sem ritmo de jogo e fora de forma é coisa de equipe profissional? como deve ficar a cabeça daqueles que estão treinando com afinco e não tem sequencia de jogos e sempre são chamados de “culpados”.

  • Eduardo Matias disse:

    Acho que a causalidade está errada. Mesmo sabendo que o Mineirão estaria fechado, o Kalil torrou dinheiro no Atlético. Não é isso mesmo?