Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Vice-lanterna, Atlético lidera rankings ofensivos no Brasileiro

Há coisas difíceis de se explicar no futebol. O portal Terra publicou essas informações que fazem todos que gostam de futebol pensar no assunto. Nem um Luxemburgo explica. Confira:VANDERLEI* Atlético, de Vanderlei Luxemburgo, não consegue embalar no Brasileiro
Foto: Ney Rubens/Terra 

Diego Garcia

O Atlético investiu bastante para acabar com a fila de 39 anos sem títulos nacionais. Trouxe Vanderlei Luxemburgo e sua comissão técnica milionária e contratou nomes de peso como Diego Souza, Jairo Campos, Méndez, Réver, Daniel Carvalho e Fábio Costa, mas mesmo assim nada parece ajudar. A equipe amarga uma lamentável penúltima colocação no Campeonato Brasileiro, apesar de ser líder absoluto em diversos critérios ofensivos da competição.

O Footstats comprova a persistência do Atlético no ataque. Ao longo de todo o torneio, a equipe comandada por Luxemburgo foi o que deu mais finalizações certas – 75 no total, uma a mais que o líder do Campeonato, o Fluminense. O número representa uma média de 5,77 arremates com direção às metas adversárias por jogo, o que não se reflete na quantidade de gols. O time mineiro fez apenas 14 gols em 13 partidas disputadas.

Já no número de passes trocados, o clube lidera com folga. São 4877 efetuados, sendo 4386 certos – ou 90%. O segundo colocado no quesito é o Internacional, finalista da Libertadores, quarto colocado no Brasileiro e que trocou 4640 passes (4121 corretos). A eficiência também aparece no número de cruzamentos corretos. O Atlético só perde para o Botafogo no quesito (60 a 64).

A equipe de Belo Horizonte também aparece entre os primeiros no tempo de posse de bola. São 188m26 com a bola nos pés, ficando atrás apenas de São Paulo (194m13) e Palmeiras (195m44). Para completar, o time de Vanderlei ainda lidera nas viradas de jogo – 132 (127 certas, ou 96%), seis a mais que o vice-líder do torneio Corinthians – e é o segundo lugar no número de faltas recebidas. Foram 266, o que mostra que os adversários abusam das infrações para parar o ataque atleticano.

Defesa compromete bom desempenho ofensivo:

O calvário do popular time mineiro parece ser mesmo o sistema defensivo. Com 248 desarmes, o Atlético é a equipe que menos usou do fundamento na competição – o Botafogo é o clube que mais desarmou – 329 vezes, nos 13 jogos disputados. Os atleticanos também possuem a defesa mais vazada da competição, com 25 gols sofridos. O fato é justificado pelo baixo número de defesas realizadas pelos goleiros da equipe, já que o time mineiro é apenas o 15º no quesito, com uma média de 2,92 defesas por partida.

Confira números do Atlético no Brasileiro, de acordo com o Footstats:

Observação: em itálico, os critérios em que a equipe está entre os quatro líderes.

Assistências: 12 – 9º no ranking
Cartões: 41 (37 amarelos e 4 vermelhos) – 4º no ranking
Cruzamentos certos: 60 – 2º no ranking
Defesas: 38 – 15º no ranking
Desarmes certos: 248 – 20º no ranking
Dribles certos: 115 – 6º no ranking
Escanteios: 66 – 19º no ranking
Escanteios sofridos: 74 – 12º no ranking
Faltas cometidas: 214 – 14º no ranking
Faltas recebidas: 266 – 2º no ranking
Finalizações certas: 75 – 1º no ranking
Gols: 14 – 11º no ranking
Gols sofridos: 25 – 20º no ranking
Impedimentos: 33 – 11º no ranking
Lançamentos certos: 228 – 11º no ranking
Passes: 4877 (4386 certos, ou 90%) – 1º no ranking
Pênaltis cometidos: 3 – 2º no ranking
Pênaltis sofridos: 1 – 13º no ranking
Perdas de bola: 554 – 11º no ranking
Posse de bola: 188m26 – 3º no ranking
Viradas de jogo: 132 (172 certas, ou 96%) – 1º no ranking

* http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2010/noticias/0,,OI4612916-EI15406,00-Vicelanterna+AtleticoMG+lidera+rankings+ofensivos+no+Brasileiro.html


» Comentar

Comentários:
14
  • mauricio souza disse:

    Fico aqui pensando, quanto deve ganhar um jornalista para fazer uma pesquisa desta. 90% dos passes acertados: deveria colocar que 90% dos passes que o Galo dá é para trás, por isso acerta mais.

  • CLAUDNEY MENESES SANTANA disse:

    PARA O GALO CONSEGUIR VENCER , NÃO FALTA MUITA COISA NÃO, FALTA APENAS VERGONHA , HONRA, RESPEITO,DIGNIDADE, E FORÇA DE VONTADE DOS ATLETAS, E DA COMISSÃO TÉCNICA, DIRETORIA ETC. POIS É PARA ISSO QUE SÃO PAGOS, ALTOS SÁLÁRIOS TANTO DE JOGADORES QUANTO COMISSÃO TÉCNICA,. SE QUER TIRAR A DUVIDA , COLOCA O SALARIO MINIMO, PARA SR. TREINADOR, E SEUS DEMAIS COMANDADOS, É POR ISSO QUE DEVEM SE SENTIR ENVERGONHADOS, E PARAR DE PEDIR PACIÊNCIA PARA O TORCEDOR, SE NÃO QUER JOGAR PARA VENCER, DÊ LUGAR PARA OUTROS VAI DISPUTAR CAMPEONATO DE PELADA, UM CAMPENATO AMADOR ETC.

  • rodrigo disse:

    trocando em miúdos, esta faltando volantes, daqueles caras que plantam ali na frente da zaga e dão o primeiro combate, é o que vejo nesses números

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Réver está na seleção brasileira.

  • Adalton disse:

    Outra coisa: o que está acoantecendo com a documentção do Réver?

  • Adalton disse:

    tabus , na verdade, não existem; quando o time ébom, entrosado e unido, tudo vira apenas comentários.
    O problema do Atlético(principalmente neste campeonato) é montar o time dentro de campeonato tão difícil e sem a humildade necessária para jogar fecchado, principalmente com essa defesa tão deficiente.
    Vejam, que perdeu 09 partidas em 13…eu nunca vi isso antes. Então, enquanto não se entrosa e todos estejam aptos , tem que jogar fechado, nos contra-ataques.

  • Cambuinha disse:

    Grandes informações. BLOG de respeito.

  • J.B.CRUZ disse:

    CLAYTON, boa viagem e bom retorno!…E que tudo dê certo..

    Está arriscado quando da sua volta o CRUZEIRO em primeiro e o galo em último….

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho Só Boleiro do Nova Vista/BH" disse:

    Galera,

    Estarei ausente por uma semana, por motivo de viagem de trabalho e não sei se terei tempo de acompanhar o Blog nesses dias.

    Então, queria deixar um abraço e desejar uma ótima semana para todos !

  • Miguel_Paracatu disse:

    Obina, sempre zoado antes de vir pro galo, pela imprensa atleticana (digo itatiaia). Tardelli está esperando bater penaltys, diego souza chegou agora, luxemburgo trabalhando de Atestado, o MTb vai verificar isso. Nao fizeram a CAT, nao fizeram investigação do acidente … enfim estão descumprindo a lei. Quem tem que pagar o salario dele (Luxa) é o INSS.

  • Alisson Sol disse:

    O problema é que a maioria destes números são totalmente inválidos, “cientificamente falando”. Não se pode falar em “Estatística” onde há números como “Pênaltis sofridos: 1 – 13º no ranking”. Todos os contadores abaixo de 30 não seriam aceitos em qualquer estudo estatístico. Quando você tem “1” pênalti ele pode não resultar em nada (pode ter sido batido para fora) ou pode ser o que vai decidir o campeonato. Vários outros são também de pouca valia. O time é 13o em perda de bola. Mas o primeiro deste critério pode perder a bola lá no ataque, enquanto que o último deste critério pode perder a bola sempre na defesa.

    O futebol é um dos poucos esportes onde só uma estatística importa: o número de vezes em que o juiz apita gol para cada time (olha que nem falei do número de vezes em que a bola passa legalmente da linha do gol, pois isto é às vezes diferente!).

  • Frederico Dantas disse:

    Falta eficiência.

  • Geovany Altissimo disse:

    É OS NUMEROS SÃO ATÉ SURPREENDENTES, MAS O QUE MANDA É A BOLA NA CASINHA. VAMO GALO REAGE BICUDO.

  • otavio netto disse:

    chico sou seu fã adoro suas colunas,é otimo ter este espaço aqui para poder falar com vc .
    pois bem gostaria de te perguntar
    por que o luxenburgo trocou todo o time do galo sabendo q isso poderia correr o risco de dar nisso ai q esta dando !!!!com toda esperiencia q ele tem será q é msm entrosamento q esta faltando?acho q vai muito mais além de entrosamento pão com mmanteiga e etc !!!!!!!!!

    – caratinga