Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Metade dos técnicos da Copa já caiu e votos de sucesso a Mano Menezes

Começa hoje uma nova fase da seleção brasileira com a estreia de Mano Menezes no comando. Tem tudo para dar certo porque adota o bom senso como sua principal ferramenta de trabalho. Trata-se de um sujeito normal, sem excesso de vaidade, sem o mau humor idiota e desnecessário, sem preocupação em se auto-afirmar pisando nas pessoas, enfim, gente simples. Vai acertar e errar, terá seus embates e polêmicas, porque tudo isso faz parte do futebol, principalmente do cargo que ocupa, porém, com enorme chance de  sucesso.

O antecessor, Dunga, vai para o lixo da história da seleção nesta função, assim como vários outros que dirigiram seleções na Copa da África do Sul.

Em sua edição de hoje a Folha de S. Paulo mostra que metade dos treinadores da Copa-10 foi “degolada”.

“Europa é onde mais há estabilidade no banco”

RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

Em campo, o ciclo da Copa-14 começa hoje, com três amistosos que abrem a primeira data Fifa pós-Mundial.
Mas, para a metade das seleções que estiveram na África do Sul, o trabalho para os próximos quatro anos é só sequência do que foi feito para a última edição do torneio.
Das 32 equipes da Copa-10, 16 mantiveram os técnicos -Bob Bradley, dos EUA, tem contrato até o fim do ano, mas ainda não renovou.
Outros 15 treinadores pe- diram demissão, foram dispensados ou não tiveram seus vínculos renovados.
O Uruguai, quarto na Copa, tem futuro indefinido. O técnico Oscar Tabárez já disse que pretende ficar, mas com salário maior e controle sobre as seleções de base.
Os outros três semifinalistas seguraram seus técnicos. Vicente del Bosque (Espanha), Bert van Marwijk (Holanda) e Joachim Löw (Alemanha) têm contratos até 2012, ano da Eurocopa.
A competição continental faz com que as seleções europeias planejem seus ciclos de forma menos drástica. Prova disso é que 10 das 13 equipes do continente mantiveram os técnicos. As maiores quedas foram a do italiano Marcello Lippi e a do francês Raymond Domenech, finalistas da Copa-06 e que não passaram da primeira fase na África.
Brasil e Argentina optaram por ruptura. Mano Menezes estreia hoje na vaga de Dunga, e os argentinos ainda buscam o substituto de Maradona -amanhã, ante a Irlanda, o time usará o interino Sergio Batista, que liderou o país ao ouro em Pequim-08.


» Comentar

Comentários:
1
  • Frederico Dantas disse:

    Contra o Mano somente as fortíssimas suspeitas, segundo alguns, já comprovadas, que recebe participação na negociação de jogadores. Isso acaba com qualquer credibilidade em se tratando de convocar e escalar jogadores.