Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Após 16 anos, jogador é condenado a pagar pela lesão em adversário

Pena que essa moda não pega no Brasil, o país da impunidade. Mas na Argentina, até general que foi ditador-presidente senta nos bancos dos réus e pega cadeia.

E jogadores de futebol vão ficar mais espertos por lá também, a partir da sentença  que condenou Camoranesi, segundo informa o Felipe Araújo no blog Gambetas:camoranesiitalia

“Sinal de alerta para aqueles jogadores que atuam de forma – como diria o poeta – temerária.

 A justiça argentina (Câmara Civil e Comercial de Mar del Plata) acaba de condenar o meia Mauro Camoranesi, argentino de nascimento, naturalizado italiano, a pagar uma indenização de pouco menos de 100 mil reais.

 Por quê?

 Por uma jogada que aconteceu quando Camoranesi ainda jogava no Aldovisi, em 1994.

 Uma bola dividida com o final desfavorável para Roberto Javier Pizzo, do Alvarado, em um duelo aconteceu pela liga local de Mar del Plata.

 A dividida resultou no rompimento do ligamento cruzado anterior, posterior, do ligamento lateral externo, ruptura de meniscos externo e interno, além de outras lesões no joelho. Com tantas lesões, a reabilitação ficou bem complicada e não teve jeito, Pizzo foi obrigado a encerrar a carreira prematuramente.

 Atual jogador do Birmingham da Inglaterra, Camoranesi se defendeu dizendo que o ocorrido foi uma fatalidade. Mas o certo é que os 50 mil dólares, mais as correções (de 16 anos!!) podem estar abrindo um precedente.

 Muito se tem falado sobre tais indenizações em caso de jogadas semelhantes. Mas pouco de concreto há nessa polêmica.

 Será um início?”

* http://gambetas.blogspot.com/2010/08/pagando-pelo-passado.html


» Comentar

Comentários:
13
  • Dudu GALOMAIO disse:

    Continuo sem entender o q o Galo tem a ver com isso!
    KKKKK

  • Bertoldo disse:

    Calma Anderson, foi só uma “brincadeirinha” do Marcão. Tá parecendo o Clayton, quando o Cruzeiro perde ele pede paz, compreensão, revida os atleticanos dizendo que eles só aparecem na hora das vitórias, quando o Galo tá em má fase aí vem as “alfinetadas”. Rsrsrsrsrs!

  • juliobh disse:

    mais um , andersom palestra.

  • ANDERSON PALESTRA: Entendi perfeitamente sua “brincadeira”, meu caro! Realmente o dono do blog é advogado ( e competente jornalista, por sinal!), e insere comentários de todos clubes mineiros, não fica se preocupando em “atacar” o time azul, falando com desenvoltura as virtudes, qualidades e defeitos do “nosso” querido e estimado CAM, o maior de MG (o maior do mundo, penso eu!). Não citei nomes de quaisquer profissionais do Judiciário, apenas inseri o pensamento de uma autoridade local, não sendo opinião minha; portanto, não é preconceito pessoal!
    – Ademais, “os dedos da mão não são iguais”. Há bons e maus profissionais em toda profissão, inclusive a minha!
    – SE faço “citações pessoais” são em razão de defesa do Galo, pois, não acho certo alguns adversários (não inimigos!), se preocuparem infinitamente com meu time. Esses “supostos” torcedores deveriam se manifestar só com respeito à seu time, esquecendo o que acontece do outro lado. Entendeu? Sejamos razoáveis: apontar defeitos é muito fácil, o difícil é procurar resolvê-los!
    – Qualidades e defeitos são inerentes à quaisquer segmentos da sociedade, meu caro, e “chumbo trocado naõ dói”.
    – Lembre-se: “Se houver uma camisa branca e preta dependurada num varal durante uma tempestade, o atleticano torce contra o vento”. Felicidades…

  • Anderson Palestra disse:

    Marcão, de longa data o Sr. faz citações pessoais, mas só para esclarecer, eu poderia ter falado de repente, do Genilson, lateral esquerdo do Cruzeiro que jogou em 1987 e hoje é segurança no Shopping Cidade. Foi só uma maneira de explicitar um pensamento e tirar uma casquinha no rival, fazendo uma ilação. Claro que o Atlético não é tema do post, mas já que você não entendeu a brincadeira acedito que agora você entenda.
    Com relação ao seu comentário, preconceituoso por sinal, te informo que o Advogado geralmente entra em um processo que as partes causaram, se houvesse bom senso, 90% da ações judiciais não existiriam. O Advogado é esculhambando por alguns, porque o sujeito terá que pagar honorários de alguma coisa que o próprio deu causa, daí a revolta.
    Finalizando, assim como existem alguns m. de Advogados, existem outros tantos de magistrados. Paulo Medina, Nicolau dos Santos Neto e Carreira Alvim, para ficarmos nos casos mais famosos.

    Ah, ia me esquecendo, o dono do blog também é Advogado.

  • Já que falaram do Galo com certa irresponsabilidade (pois o CAM não tem nada à ver com a matéria!), sugiro aos “competentes” advogados de plantão que se manifestem de como agiriam no caso que se segue, já amplamente divulgado em todo país:
    “SIGILO QUEBRADO NO CRUZEIRO
    Em abril, Placar informou que a Polícia Federal abriu inquérito para investigar o Cruzeiro, vislumbrando possíveis crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e sonegação fiscal. Novo golpe: o Superior Tribunal de Justiça indeferiu liminar dos dirigentes e manteve a decisão de quebrar o sigilo bancário e fiscal do presidente Alvimar de Oliveira Costa e do vice de futebol, Zezé Perrella. “Há evidentes indícios de que valores da venda de jogadores, bem como outras rendas do clube, foram desviados em proveito próprio, deixando de declarar ao Fisco”, diz o despacho do ministro Og Fernandes. THIAGO BRAGA”
    – Com todo respeito e até peço prévias desculpas com que vou digitar à seguir, mas são palavras de um Juiz de Direito aposentado de minha cidade: “em matéria de justiça, há dois tipos de advogados: o advogado de mer… e o mer… do advogado”!

  • Bertoldo disse:

    Quantas vezes Darci Meneses e Fontana arrebentaram o Reinaldo, e o Gotardo que lesionou o Raí, e aquele outro becão do Cruzeiro que quebrou o Pedrinho do Vasco, e o becão da Chapecoense que arrebentou o Obina, e o Daniel Carvalho?

  • Dudu GALOMAIO disse:

    O q o Galo tem a ver com essa história????
    Eu hein!? rsrsrs

  • Ricardo Guimarães disse:

    Bem legal essa punição. Lembra da cotovelada que o então zagueiro do Cruzeiro, Edu Dracena deu no Alex Alves. Aquele lance e outras jogadas covardes merecem punição.

  • Basílio disse:

    Chico, se não me engano, a poucos dias atrás no interior paulista, aconteceu uma sentença nos moldes citado pelo Emílio: o atleta vai ficar parado enquanto o adversário lesionado não se recuperar.

  • Alisson Sol disse:

    Isto provavelmente nem vai adiante na Argentina, sendo revertido em instâncias superiores. O Camoranesi não estava passeando e agrediu o outro jogador: foi um acidente de trabalho, sem sequer haver intenção. É só mais um processo fútil relativo ao esporte, como muitos outros. Todo mundo sabe que os poucos que tem sucesso no futebol profissional deixam para trás milhares de outros jogadores que não tiveram talento, mas também muitos casos de contusões, acidentes fora do campo, etc.

    A única coisa que pode vir disto é que os jogadores e clubes agora vão passar a ter de fazer seguro contra tais processos, cobrindo os gastos judiciais e uma improvável execução de sentença em última instância.

  • Anderson Palestra disse:

    Interessante a condenação. O Camaronesi é um cara rico, ganhou fama e jogou pela seleção da Itália. Esses U$ 50.000 corrigidos será fichinha para ele, mas vejamos por outro lado Chico.

    Vai que o Hagamenon, que jogou no Atlético, tivesse quebrado alguém quando iniciou sua carreira. Após anos de batalha judicial esse alguém ganha o direito de ser ressarcido e parte para execução da sentença. O que ele vai achar de bens do Hagamenon? Um chevette ano 81, que não se locomove desde 1993, e por conseguinte, devendo IPVA e Seguro Obrigatório desde então. Uma casa de 02 quartos, uma cozinha e um banheiro que o Hagamenon vive com sua esposa, sogra e 05 filhos, que é seu único bem de família. Ou seja, execução frustrada. Eu como Advogado, no início da demanda teria colocado o Atlético no pólo passivo, pois era o empregador do atleta na época e responsável cível pelo seu empregado. Quem paga o pato? O Atlético, até aí beleza, ainda que o mesmo deva mais de 300 milhões de reais na praça, seria fácil receber, só penhorar a renda dos jogos ou a taça do único campeonato que o CAM tem de importante, mas e se o clube do atleta tiver sido o Bela Vista de Sete Lagoas? Ou do Fabril de Lavras? Vai quebrá-los mais do que já estão quebrados.
    Saudações celestes.

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Em se tratando entradas criminosas, o autor da ação deveria ficar sem jogar o mesmo tempo que a pessoa quem sofreu a contusão, levaria para se recuperar.