Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Londres faz guia para 2012 e diz que brasileiro não gosta de intimidades e de argentinos

Se até na Inglaterra estão soltando este tipo de guia/besteirol, imagine quanta picaretagem será lançada aqui para a Copa do Mundo e Olimpíadas!

Está no portal Uol: 

* Um japonês sorrindo não está necessariamente feliz; não fique alarmado se os franceses forem rudes; evite piscar para alguém de Hong Kong; nunca confunda um canadense com um americano. Aos brasileiros, não pergunte sobre idade, salário, estado civil e não fale de seus ferozes rivais, os argentinos.

Essas são algumas das regras de etiqueta que a agência nacional de turismo da Grã-Bretanha (VisitBritain) lançou, nesta quarta-feira, em um guia feito para saber lidar com as centenas de milhares de visitantes estrangeiros que visitarão Londres durante a Olimpíada de 2012.

Com o intuito de ajudar os cidadãos britânicos a receberem melhor os turistas, porém, a VisitBritain exagera nos estereótipos para alertar sobre atitudes que, segundo eles, são comuns aos visitantes de diversos países.

As dicas de etiqueta foram escritas por funcionários da agência sobre os seus próprios países de origem. Eis alguns exemplos:

Poloneses bebem excessivamente; franceses são exigentes nos restaurantes; não sirva vinho aos argentinos, eles têm métodos próprios e um humor peculiar; para os belgas, estalar os dedos pode ser uma ofensa; australianos e neo-zelandeses usam linguagem vulgar, mesmo não querendo ofender; japonês não gostam que fiquem lhes observando por muito tempo, e sorriem para expressar diversas emoções, não só alegria.

Além disso, diz o guia, é preciso ter paciência para lidar com turistas da Índia ou dos Emirados Árabes Unidos. “Os indianos são, em geral, impacientes, e gostam de ser rapidamente atendidos”, afirma o guia. Eles também não gostam de ser tocados por estranhos e suspeitam da qualidade dos alimentos britânicos.

Os hóspedes da China e de Hong Kong não gostam que falem em “fracasso, pobreza ou riscos de morte”. Já com os mexicanos, aconselham a não falar sobre imigração, pobreza, guerra e terremotos, mas eles adoram falar de história e arte.

Segundo a VisitBritain, os canadenses não gostam que confundam sua nacionalidade e ficham chateados em serem chamados de americanos, por isso costumam usar símbolos de seu país para serem mais facilmente identificados. Enquanto os americanos podem aparecer “informais ao ponto de ser muito diretos ou até mesmo rudes, e não vão hesitar em reclamar”.

“Dar aos nossos visitantes estrangeiros uma recepção acolhedora é absolutamente vital para a nossa economia”, disse Sandie Dawe, diretora-executiva da agência que criou o guia. “Com centenas de milhares de pessoas pensando em vir para a Inglaterra na corrida até os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2012, os conselhos são apenas uma das maneiras pelas quais o VisitBritain está ajudando a cuidar da indústria do turismo”, completou.

Aproximadamente 30 milhões de pessoas visitam a Grã-Bretanha a cada ano, gastando cerca de R$ 46 bilhões. Os Jogos Olímpicos de 2012 esperam atrair R$ 17 bilhões em receitas de turismo, de acordo com estimativa do governo, e cerca de 320 mil turistas.

* http://www1.folha.uol.com.br/esporte/781342-londres-faz-guia-para-2012-e-diz-que-brasileiro-nao-gosta-de-intimidades-e-de-argentinos.shtml


» Comentar

Comentários:
11
  • Casanova-RJ disse:

    O que voce faria se indianos ou chineses estivessem num restaurante do seu lado peidando e arrotando depois do almoço ? Por issom esse guia é importante porque além dessas perguntinhas básicas já faladas anteriornmente, tem outras situações que ficaram escondidas como essa do peidar e arrotar na mesa por pessoas onde isso é tradição ! kkkkkkk

  • vanessa disse:

    esses argentino são um bando de fedorentos são nojentos nos brasileiros somos mais bonitos que eles quem nasce no brasil é pessoas que são onestas porque nos brasileiros somos idiotas de gostar desses estrangeiros nojentos horrivel é bando de filha da ***********

  • Alisson Sol disse:

    Frederico,

    Vamos voltar ao contexto: o “VisitBritain” não está mudando a cultura da Inglaterra para se adaptar ao turista.

    O guia é para motoristas de taxi, atendentes de hotel, etc. Devem já existir guias semelhantes aí no Brasil mesmo, totalmente desconhecidos da maioria da população em geral. Em São Paulo, por exemplo, eu sei que há algo assim. Talvez o Clayton sabia se há algo assim em Minas.

    Acho talvez que houve um problema de expressão. Você escreveu:
    A mim, parece um guia idiota. O negócio é tratar bem e ponto.
    Para tratar bem, há de se conhecer um pouco sobre o turista. Querem evitar gafes, e estão tentando. Ao menos isto. Outros, nem tentam. Você mesmo citou algo muito interessante. Como na França a prostituição não é ilegal, o que você achar que seria o significado de um motorista de taxi por lá te dizer: “Quer visitar as brasileiras?
    Imagine como soa isto para alguém brasileiro!

  • Frederico Dantas disse:

    E quanto ao subjetivismo do termo “tratar bem”, não há muito a fazer a não ser o que quase todo receptivo já conhece. Afinal de contas, um mesmo tratamento pode ser bom para mim e ruim para você.

    Mas uma coisa é certa: o fato de um inglês me falar ou não sobre a Argentina não muda meu dia. E acredito que também de quase nenhum brasileiro. Ou seja, é uma informação inútil em termos de receber bem o turista.

  • Frederico Dantas disse:

    Alisson.

    Seu estivesse num restaurante na India ou na China, sentado numa mesa repleta de locais arrotando após suas refeições que diretiro eu teria de criticá-los por mais ofendido que me consideresse com os arrotos imundos?

    Se eu estiver em Dubai deverei me levantar contra as mulheres de burca por entender que isso é uma bobagem?

    Acho que você inverteu o sentido do meu comentário ou então não me expressei adequadamente. Acho que o turista tem, sim, que se adaptar a estas coisas quando visita um país estrangeiro.

    Quando você se propõe e se dispõe a conhecer uma cultura diferente tem que estar aberto às experiências, senão você não conhecerá nada. Será tratado em terra estrangeira como se estivesse no seu país. Parece coisa de americano que quer ir ao país dos outros e ter a sensação que está na “América” achando tudo que é diferente um absurdo.

    Bom tratamento é fundamental. E se você não quiser experimentar o doce apimentado dos indianos, qua vá ao Mc Donald’s.

  • Alisson Sol disse:

    Frederico,

    O que você diria se um indiano ou chinês arrotasse depois do almoço no seu restaurante. Iria chamar a pessoa de “sem educação”? Mesmo sendo este um hábito milenar destes povos, que se esforçam para arrotar, de forma a mostrar que gostaram da sua comida?

    Qual a lógica de “Os turistas é que deveriam se acostumar com o modo de tratamento do local que visitam, desde que seja bom.? Quem vai definir se é bom ou não? Se é comum colocar pimenta no doce na Índia, eu tinha de comer doce com pimenta?! Se as mulheres de Dubai andam com burka, uma turista também deve usar burka? E saberia você que virar a sola do sapato na direção de pessoas de certas culturas (ao se sentar por exemplo) é um insulto enorme?

    Eu estou preocupado com esta idéia dos brasileiros de acharem que “o turista é que tem de se adaptar”. Deve ser por isto que Londres sozinha recebe 20 milhões de turistas estrangeiros por ano, e o Brasil inteiro recebe 5 milhões…

  • Frederico Dantas disse:

    A mim, parece um guia idiota. O negócio é tratar bem e ponto.
    Os turistas é que deveriam se acostumar com o modo de tratamento do local que visitam, desde que seja bom.

    Para mim, a coisa verdadeiramente chata que existe para um brasileiro, sobretudo mulher bonita, no exterior – principalmente Europa – não está no guia (e acho que nem poderia). É acharem que estão ali para se prostituir.

  • Fabrício Melo disse:

    Na verdade é inglês e argentino que não se bicam… por causa do gol de mão do Maradona e a guerra das Malvinas…

  • André Corrêa disse:

    Eu duvido que os caras da Folha não souberam traduzir um texto fácil desse. Essa conversa de que brasileiros e argentinos se odeiam é uma das maiores idiotices que provocam por aqui, até porque em termos práticos eu não vejo essa rivalidade no sangue das pessoas.

    O povo argentino é culto, sensato, inteligente, guerreiro. Lá você não vê essas escrotices políticas muito comuns aqui. Só pra ter idéia, lá eles sentaram generais-ditadores no banco dos réus e condenaram os caras à prisão.

    Já no Brasil… Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo viveram em paz até o fim das suas vidas, sem sofrer quaisquer sanções pelos seus crimes.

    Nesta semana, a condenação do jogador Camoranesi por ter encerrado a carreira de um adversário quando ainda jogavam na Argentina só me dá a entender que aquele lá é um país sério. Até em termos culturais você também não vê lá nenhum desses lixos que poluem o Brasil.

    Qual será o interesse que a imprensa e seus veículos têm de criar uma imagem antipática desse povo aos brasileiros? A mando de quem esses caras estão agindo?

    Tem horas que, se a gente pensar demais nas coisas, dá vontade de ir morar na roça, sem qualquer contato com o mundo.

  • Bessas13 disse:

    Alisson,

    Claro que o jornalista da folha sabe a tradução correta. Este tipo de “polêmica”, mesmo sendo a folha de São Paulo que não é um tablóide, vende, ajuda a vender etc. Estou acostumado de ver isso aí mundo afora como no AS,MUNDO DEPORTIVO,DIARIO OLÉ OU CLARIN,LE FIGARO, e aí onde você conhece mundo bem o The SUN.
    Abraço

  • Alisson Sol disse:

    Chico,

    O sujeito da Folha não soube traduzir, e publicou uma notícia completamente errada. O guia é para pessoas que trabalham em turismo evitarem gafes com estrangeiros. A frase sobre o Brasil é:

    BRAZIL

    Don’t ask a Brazilian personal questions, especially about age, salary or marriage. And don’t talk about Argentina – it’s Brazil’s fiercest sporting rival, especially in football.

    Uma tradução que eu daria para isto seria:
    Não pergunte a um brasileiro questões pessoais, especialmente sobre idade, salário, ou casamento. A não fale sobre a Argentina – é o maior rival esportivo do Brasil, principalmente no futebol

    Acho o conselho absolutamente sensato. Este guia é atualizado todo ano, e já tem esta frase há anos. A única coisa que vi recente é que algumas reportagens de jornais, como o Daily Mail, citam que se espera que aumente a distribuição para que, de motoristas de taxi a gerente de hotéis, todos tenham uma chance de ler o guia antes de 2012. Inglês é parecido demais com brasileiro, e às vezes levanta assuntos que são demasiadamente inconvenientes e polêmicos.

    Daí à Folha fazer uma manchete Londres faz guia para 2012 e diz que brasileiro não gosta de intimidades e de argentinos é o cúmulo do absurdo. Se jornalistas da Folha tem um entendimento de Inglês deste nível, fica difícil acreditar que o Brasil não vá ter problemas ao sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas!