Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Revisão da história: Cruzeiro não nasceu na rabeira de ninguém

Caro Chico.

A História não muda, pois fatos que aconteceram ficam indelevelmente marcados na existência. Entretanto, o tempo é carrasco do Historiador e faz com que muito se mude na verdadeira versão do que aconteceu. Novas versões acontecem e as mais convenientes prevalecem. Assim é com a História do Cruzeiro Esporte Clube. Prevalece a História oficial, escrita por alguém que não estava presente à fundação e imaginou o evento.
Na verdade, o Palmeiras e o Cruzeiro são frutos dos Consulados Italianos em SP e MG. A Italia foi unificada em 1861 e quando da vinda dos italianos na época das grandes imigrações, não existia um sentimento de Pátria Italiana entre os emigrados. Eram vênetos, campanos, toscanos, laziales e muitos outros que guardavam valores de suas regiões, não reconhecendo o novo país surgido das lutas de Vitorio Emanuele e Garibaldi.
Assim sendo, o cônsul de São Paulo, com o incentivo do Conde Matarazzo, resolveu criar uma associação que valorizasse o lado italiano da comunidade, em detrimento dos regionalismos. Prova de tal regionalismo é o próprio Corinthians que foi criado por um grupo regional na esquina da rua dos italianos.
Assim foi criada a Societá Sportiva Palestra Italia dentro das indústrias Matarazzo.
Aqui em BH foi a mesma coisa. O Cônsul à época, também resolveu dar um basta aos regionalismos e criou o nosso Palestra.
Tais associações eram criadas seguindo uma determinação oficial, visando implantar o conceito de Pátria Italiana.
O site do Cruzeiro tem o desplante de dizer que a “colônia” aproveitou a passagem do cônsul italiano por BH para fundar o Palestra. BH possui consulado desde 1906 e sempre sob a direção de um diplomata de carreira. A data da fundação seria o dia 26 de dezembro de 1920, porém, como o ano de 1921 celebrava os 60 anos da unificação da Italia, a comunidade adiou a fundação para o primeiro dia útil de 1921. Assim os aniversários do Cruzeiro e da Italia sempre terão o mesmo final. Em 2011 a Italia comemora 150 anos e o Cruzeiro 90. Também o livro de Plínio Barreto mostra uma ata de fundação que na verdade é uma ata de reunião apresentando novos sócios em janeiro de 1921. A verdadeira ata de fundação é desconhecida e deve estar no cartório “Geroliva”, único cartório de registro de notas da época.
Impressionante como nosso Clube não dá valor à sua verdadeira História. Versões vêm e vão à vontade dos mandantes.
Como diziam os russos sobre a necessidade de manipular o passado valorizando certas versões: “O passado é imprevisível”.

Anísio Ciscotto


» Comentar

Comentários:
13
  • ivan disse:

    Mas tudo que vem desta instituição que insiste em ser o que NUNCA SERÁ, só pode ser envolto em obscuridade. E ainda vem alguns iludidos que vivem no mundo da fantasia azul destilar seu fel de inveja e mediocridade. Mas os fatos históricos falam por si só. A grandeze de uma instituição (esportiva ou não) se escreve com vitórias e derrotas. E carisma é uma coisa que é para quem tem e não para quem quer, coisa que o CEC NUNCA TERÁ.

  • Renato Mello disse:

    Faço minhas as palavras do Marcão de Varginha. Disse tudo. Ou QUASE tudo… faltou dizer só que lá vem novo golpe sendo tramado… zezé suplente de itamar (com 80 ANOS, conseguirá cumprir 8 ANOS de mandato???CLARO que não, né?), para mais pra frente ter novamente o “poder” que o protegeu durante todo esse tempo. Para quem não sabe, os processos no MP só estão nessa lerdeza toda por interferências de “autoridades políticas azuis”. Imaginem um SENADOR azul, presidente do clube. Impunidade total,não? E assim caminha o CEC… e com perrelinha a caminho da assembléia estadual… olho neles!!!

  • Marcão de Varginha,
    Querer torcer os fatos é uma besteira sem propósito de sua parte.
    Nenhum time no Brasil tem tantos títulos quanto o Cruzeiro. Pode procurar…
    – Libertadores : 2 Títulos
    – Supercopa : 2 Títulos
    – Recopa Sul-Americana : 1 Título
    – Copa Ouro : 1 Título
    – Copa Masters : 1 Título
    – Brasileiro : 2 Títulos
    – Copa do Brasil : 4 títulos
    – Copa Sul-Minas : 2 Títulos
    – Copa Centro-Oeste : 1 Título
    – Campeonato Mineiro : 36 Títulos
    – Copa dos Campeões Mineiros : 2 Títulos
    —————————————————————
    Não vou falar de Troféus porque aí é covardia… E seria discutir títulos de que não se lembra nem que foi o vice…. como é o caso do campeonato do gelo do seu time…
    Somou bem : 54 conquistas… Pode pesquisar e ver se alguém chegou perto… E não temos títulos de 2ª divisão como Brasileiro da Série B ou Copa Conmebol…
    Saudações Azuis – JCDuarte

  • Completando o texto do J.B.CRUZ: – Pro tri-campeonato no México, os grandes atletas cedidos pelo CEC, juntamente com Pelé e Cia, perderam uma única partida; lógico e evidente que foi para o maior de MG, o CAM!
    – Pro Tetra-campeonato nos EUA, o CEC cedeu o Ronaldo, àquele mesmo que passava fome no time azul, segundo suas próprias palavras!
    – O atleta “Edilson” previamente declarou que torce pro Flamengo, e não deve ter nenhuma razão prá lembrar-se de ter “passado” pelo CEC! Até, repito, até o atleta Adriano Gabirú arrependeu-se de ter “passado” por aí, e prá referescar sua curta memória, teceu “elogios” aos simpatizantes azuis…
    – Quanto aos “bens materiais”, não se esqueça que a Polícia Federal e o 4º Poder” (esclarecendo prá vc, o Ministério Público!), ainda continuam investigando seu clube, pois, houve indícios de cometimento de irreegularidades em determinada época; ou seja, vc e as demais “testemunhas” continuam no mundo da lua, na ilusão eterna, no sonho impossível.
    – Então, meu caro, nem tudo é alegria no reino do abadá azul…

  • Pavão disse:

    Muito Legal.

  • H. ALMEIDA disse:

    com certeza algum azul desses tempos aí levou uns 20% pra não revelar a verdadeira ata !!!
    rss…

    dalhe carcamanos rss….

  • J.B.CRUZ disse:

    QUEM SOMOS:
    Somos uma comunidade esportiva dotada de CORPO e ALMA..É que nossa grandeza não se resume na pujança de um time, que pode ser efêmera, mas se corporiza num acervo de glórias e bens materiais, que assegura a eternidade..
    Para vivificar o corpo, temos a animá-lo a febril PAIXÃO de uma LEGIÃO de adeptos, que fazem do futebol BANDEIRA de luta e o brado de GUERRA a troar na bôca de nossa gente..
    Orgulhamo-nos de nossas orígens, que são um mito..De nossa história que é uma legenda..De nossos feitos, que são realidade..Lançamos, vaidosos, o olhar para nossa galeria de TROFEÚS, que perpetuam nossas gloriosas conquistas..Somos gente congregada por ideais e que pode reunir-se em confraternização , num convívio social esportivo..
    Somos parcela relevante nas conquistas Brasileiras em campeonatos Mundiais, oferecendo á SELEÇÃO atletas do mais alto padrão moral e esportivo..No TRI-CAMPEONATO de 1.970 no MÉXICO, cedemos TOSTÃO,PIAZZA,FONTANA..Em 1.994 por ocasião da conquista do TETRA, lá esta RONALDO FENÔMENO..Em 2.002 no PENTA, ED´LSON o capetinha Azul..Poe esta contribuição, somos amdos por todos os BRASILEIROS, que noutros ESTADOS, dividem suas predileções entre o clube de sua terra e o CRUZEIRO ESPORTE CLUBE..Somos um clube da mocidade, pois os jovens já fizeram a opção em nosso favor..Somos um clube do BRASIL, pois que todos já se acostumaram a exaltar a técnica e a disciplina de nossa equipe..E também porquê nossa jaqueta AZUL-CELESTE traz, ao lado do CORAÇÃO, o símbolo do CRUZEIRO DO SUL, que se identifica com o nosso próprio BRASIL…
    ———————————————————————————-
    CRUZEIRO ESPORTE CLUBE O MAIOR DAS AMÉRICAS NO SÉCULO XX..
    ———————————————————————————-

  • Celso disse:

    Junior Gam: “A quem isto interessa?”

    Nossa, quanta ignorância!

  • Junior Gam disse:

    A quem isto interessa?

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Faço o mesmo comentário do Anderson Palestra. Novidade pra mim também. Blog cultura!!!

    Foram divulgados renda e público de Cruzeiro e Flamengo no Parque do Sabiá. Mais uma vez o Perrella soube levantar dinheiro, através de jogos contra os dois times de maiores torcidas do Brasil. Se o dinheiro não for “desviado”, o Cruzeiro vai conseguindo diminuir os prejuízos por jogar longe de BH.

    http://www.superesportes.com.br/app/1,10/2010/09/02/noticia_cruzeiro,164480/publico-no-parque-do-sabia-foi-de-29-414.shtml

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Legal saber um pouco mais da história do Cruzeiro !

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Tudo no cru cru é obscuro, do presidente, ao passado e o futuro.

  • Anderson Palestra disse:

    Muito interessante, essa eu não sabia.