Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Informações e opiniões da melhor qualidade

Selecionei três personagens para começar esta sexta-feira no blog, com assuntos distintos, envolvendo os nossos três maiores clubes.

Cada um está nos posts seguintes, e neste aqui já manifesto logo a minha opinião, aguardando a dos senhores. 

* Do América, que joga hoje contra a Ponte Preta na Arena do Jacaré, destaco e-mail que recebi do Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro, torcedor sempre presente nos estádios, que tem opiniões firmes sobre o time e o clube.

Dessas pessoas que valem a pena trocar ideias sobre futebol.

Ele sugere a troca do técnico Mauro Fernandes, por julgá-lo pouco ousado, e entende que o Coelho nunca teve adversários tão fáceis de ser batidos nessa tentativa de volta à Série A.  

Discordo do Marcus e de todos que pensam haver facilidade em qualquer disputa. O equilíbrio é grande demais no futebol brasileiro, com raras exceções e cada vez mais vale a surrada frase “não existe mais time bobo”.

Sou sempre contra mudança de treinador no meio dos campeonatos, ainda mais quando as campanhas são boas, como vem sendo a do América na Série B.  

Marcus reclama do Mauro Fernandes de sempre optar pelos contra ataques, dentro e fora de casa.

Ora, quando o elenco tem limitações, também não vejo outra saída, se você quiser sonhar com em alcançar objetivos.

É importante lembrar que o América tem um dos elencos mais baratos entre os 20 participantes da Série B.

Vários outros americanos pensam como o Marcus Vinícius, e escrevem sempre ao blog manifestando isso, mas discordo, com todo o respeito.

Concordo com o Marcus quando ele fala em aproveitar mais os jogadores formados na base do América, mas neste momento da disputa é impossível arriscar com a meninada.

* Outro texto que destaco de um torcedor fino é do Dr. Anísio Ciscotto, conselheiro influente do Cruzeiro, e como o próprio sobrenome indica, das raízes do clube.

Como tal, ele tem informações importantes sobre as origens do Cruzeiro e corrige algumas distorções, como uma publicada no blog ontem, enviada pela assessoria de imprensa do clube, e outra que está até no site oficial celeste: o Cruzeiro não nasceu na rabeira de ninguém, e sim de um movimento dos italianos em todo o mundo, que queriam sacramentar a unificação do país, então recente e conquistada depois de muito derramamento de sangue.

Uma aula de história, que vale ser aprofundada, pois, diferente de nós, brasileiros, outros povos cultivam, valorizam e tratam bem a sua história e seus antepassados. 

* O post sobre o Atlético é a reprodução de trechos mais importantes da entrevista do presidente Alexandre Kalil ao programa Arena Sportv ontem. Revela, pela primeira vez, alguns detalhes interessantes da situação do Vanderlei Luxemburgo, das contratações e da ação que poderá mover contra o Estado pelos prejuízos que o Galo está tendo com o fechamento do Mineirão.

Além de textos com a fala do Kalil, o Globoesporte.com indica os links onde a entrevista completa pode ser acessada.

Convido a todos a fazer seus comentários e àqueles que acessam o blog mas não se manifestam por medo de serem agredidos por pessoas não acostumadas a debates e opiniões diferentes, garanto que isso não vai acontecer, pois adotei “pente fino” na moderação antes de publicar os comentários.

Por isso está havendo, de uns dias para cá, uma alguma demora na publicação das opiniões. Felizmente é gente demais que escreve.


» Comentar

Comentários:
11
  • Brunno Octavio disse:

    Boa Tarde caro Chico;

    O que se percebe no nosso galo e a falta de “pojeto” como diz o Luxa.
    No inicio desse ano tinhamos um time mais ou menos pronto, estabilizado era so ter contratado algumas peças como um reserva para o Coelho, um lateral esquerdo, um meia e mais um atacante que o problema estaria resolvido. Mais ao inves de apenas reforçar alguns setores carentes o nosso tecnico e nosso presidente preferiram desmanchar um time pronto e fazer outro no meio dos campeonatos (mineiro e copa do Brasil), o que caracteriza uma falta de organização e falta de “pojeto”. Mas tambem acho que bater so no luxa e covardia, tem muitos jogadores que não tem comprometimento nenhum com o clube, como esse Diego Souza, como esse Werley, Como esses goleiros (Fabio Costa, Aranha E etc). Inclusive me chama muita atenção Chico que nos temos um bom goleiro tecnicamente, que e o Renan Ribeiro e eu fico encabulado de como o Luxa não põe ele pra atuar, a desculpa deles e que ele e jovem! Que desculpa esfarrapada o Goleiro da Alemanha na Copa era jovem, O Mexico tinha varios jogadores jovens, A Espanha tinha o Pedro que tambem e jovem. O torcedor Chico não aguenta mais Aranha, Fabio Costa, Werley, e Diego Souza so veio pro Galo pra enganar,ele nem sequer corre atras da bola, nem tenta fingir que faz alguma coisa. O pior de tudo e que o rebaixamento na minha opinião, não esta longe não.Pensemos: O galo tera de ganhar o dobro de pontos que fez ate o momento (34 pontos), isso quer dizer um aproveitamento quase igual ao do Inter no primeiro turno, alem de ter que somar pontos o Galo tem que montar um time pelo menos equilibrado pois nos siomos donos da 2º pior defesa e um dos piores ataques, alem disso faremos um jogo a menos em casa no segundo turno que e contra o Cruzeiro. Mas com Fé e raça Se Deus quiser sairemos dessa.
    Valeu Chico!!!!!
    Manda um alo pra mim na sua coluna do Super Leio ela sempre parabens pelos seus comentarios sempre Pertinentes.

  • Tiago disse:

    Chico;

    Eu acho que está faltando ao galo um volante de pegada.
    Ano passado tínhamos muitos (Jonilson, Renan, Correa de vez em quando).
    Este ano não temos nenhum.
    Fabiano e Serginho jogam mais avançados, e são melhores nestas posições.
    O Galo deveria contratar alguém, nem que seja da série B, para a posição.
    Ou de repente alguém da base.
    Abraço.

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho Só Boleiro do Nova Vista/BH" disse:

    E aí galera, td na santa paz ??

    Imagino que vcs também estão observando que agora, o Chico tem feito uma “triagem” aqui no Blog né ?? Onde todos estão sob moderação, até que ele próprio possa avaliar se determinado comentário, pode ou não ser publicado.

    Claro que a gente sempre gosta que nossos comentários sejam publicados instantaneamente né ?? Mas infelizmente, alguns de nós ( onde eu também me incluo ), vez ou outra vacila e acaba fazendo algum comentário que foge à categoria do Blog.

    Então, penso que cabe a todos nós refletirmos um pouco e tentarmos manter um bom nível dos debates e zoações. Assim, quem sabe o Chico possa ter como a voltar a nos dar “mais um voto de confiança” e retirar a moderação automática ?? Mas pra que isso aconteça, depende mais da gente, do que dele próprio.

    Americanos, Atleticanos e Cruzeirenses, claro que cada um vai torcer e defender o seu time. Mas vamos voltar a elevar o nível do Blog, mantendo sim o debate, as discordâncias, as azarações, mas sempre com respeito e excelência ! Senão, vamos acabar transformando este conceituado espaço de distração e até mesmo de amizades, num campo de batalha virtual, onde um quer se auto-afirmar sobre o outro, sendo que no fundo, o que a gente ganha com isso ?? Nadica de nada…

    No mais, abraços e bom fim de semana a todos !

  • É… O Galo continua incomodando demais. Mas é assim mesmo: sendo do povão, sempre dá e dará Ibope, independente das notícias. A inveja realmente é uma m… mesmo!
    – Galo, o maior de MG, disparado!

  • Alisson Sol disse:

    O Ranking da IFFHS continua incomodando. Sai todo mês com repercurssão mundial, há mais de 30 anos. Tem ser critérios claramente publicados e bem-definidos. Longe de ser perfeitos, mas são transparentes, e claramente medem a performance do clube em partidas competitivas ao longo do último ano.

    Posições de Agosto/2010 de times do Brasil.

    9. SC Internacional Porto Alegre (29)
    29. Cruzeiro EC Belo Horizonte (28)
    30. São Paulo FC (36)
    32. Fluminense FC Rio de Janeiro (37)
    42. SC Corinthians Paulista São Paulo (45)
    50. CR Flamengo Rio de Janeiro (53)
    90. Santos FC (136)
    111. Esporte Clube Vitória Salvador (Bahia) (109)
    143. Botafogo FR Rio de Janeiro (150)
    169. SE Palmeiras São Paulo (204)
    190. Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense (169)
    206. CA Mineiro Belo Horizonte (250)
    229. Goias Esporte Clube Goiania (215)
    242. Avai FC Florianopolis (263)
    325. Clube Atletico Paranaense Curitiba (263)

    Enquanto isto: alguém já achou os critérios do “Ranking de CT” divulgado pela primeira vez este ano no Brasil? Estou começando a acreditar na versão do JB, de que contaram as torneiras dos centros de treinamento…

  • João disse:

    Muito apropriada sua opinião sobre a situação do treinador do América. Com elenco limitadíssimo, já está a fazer muito. Porém a falta de uma postura mais “imperativa” em campo tem feito com que percamos preciosos pontos. Talvez uma ponderação entre esses dois pontos fosse o mais recomendado.

  • Márcio Amorim disse:

    Chico!
    Acho sensata a opinião do Geraldo Silva, quando diz que o MF faz um bom trabalho. Que lhe falta ousadia é óbvio. Mas ousar com quem? Com Hélton Luiz não dá mesmo. Na falta do Irênio (ou quando, durante o jogo, o “tempo” pesar) o lógico é recuar o Luciano para a armação ou deslocar o Rodrigo, colocando o lateral de ofício que tem: o Zé Rodolpho. Trocar treinador, durante o campeonato, com o time bem na tabela é insensatez. Eu fui a favor da troca do Marco Aurélio, durante o mineiro, porque nos assombrava a volta ao Módulo II. Aí seria dureza. Voltamos à Arena, hoje. Quem for de pijama que vá dormir e não saia espalhando que é americano.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Quem escolhe um time de futebol pra torcer, tem que pagar o preço de se mostrar como tocedor, claro!
    Eu preciso fazer um comentário. Refere-se ao estranhíssimo ranking IFF VHF UHF SSS que alguns tentaram valorizar de toda forma, mesmo reconhecendo sua total falta de critério avaliativo.
    Pois bem, em ABRIL, mês da mentira, alguns orgãos da imprensa participantes da onda azul fizeram festa para o anúncio do Cruzeiro na 4ª posição.
    Pelo lado lógico da coisa, seria um ABSURDO, uma vez que o time celeste nada conquista de importante há 7 anos. Este mesmo time celeste que, dias após seria eliminado pelo modesto Ipatinga, estando o Tigre desfalcado de 5 titulares, na competição regional.
    Reforçando a total falta de coerência na elaboração deste ranking, aponto alguns fatores:
    1) O Internacional-RS, após ter ganho a principal competição da América do Sul, ocupa apenas a 10ª posição hoje.
    2) O Santos, que é disparado o time sensação do ano no Brasil, tendo conquistado o Paulistão, a Copa do Brasil e que está vindo quente pra disputa também do Brasileirão ocupando a 3ª posição, ocupa apenas a posição de número 91.
    Sabem qual a desculpa dos defensores deste ranking esquisito?
    Que jogos de categoria internacional valem muito mais na avaliação.

    Ora essa! Por que o Fluminense estaria em 32º então?
    Já que Corínthians (42) e Flamengo (50) disputaram a Libertadores este ano?

    Pura balela esse ranking!

  • Geraldo Silva disse:

    Bom dia Chico!

    O comentarista americano, na minha opinião, está equivocado mesmo. O Mauro tem feito um bom trabalho. O América encontra times igualmente tradicionais e o poder de investimento de algumas dessas equipes é maior, principalmente pelo bairrismo paulista, que, infelizmente, vem fazendo escola em Minas.

    O post do Cruzeiro, nem lí, mas, por estar no blog, merece respeito.

    Qto ao Atlético, Kalil é rei e soberano! Melhor de todos. Qto a processar o Estado, acho pertinente, pois quem atrasou o Independência não foi o Atlético.

  • Bruno disse:

    Bom dia.

    Chico, felizmente você disse tudo, e não há o que falar, porem gostaria de deixar claro, minha indignação com esta notícia de o Governo ajudar a Atlético e Cruzeiro, sendo quem nós mesmos mineiros não estamos sendo ajudados de maneira alguma. Se isto mesmo ocorrer, estará fazendo a mesma coisa que o Lula fez com o Haiti, ao doar 5 bilhões para eles, sendo que muitos aqui não tem o que comer, aonde morar e aonde se curar das doenças.
    Bom dia.
    Obrigado pelo espaço.
    Bruno M.