Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O drama de Kerlon e a queda na real de Ramon

Lembra do Kerlon, apelidado como “foquinha”?

Continua vivendo o drama de sucessivas contusões, mas o futebol que mostrou por curto período no Cruzeiro ainda atrai interessados.

É contratado da Inter de Milão.

E o Ramon?

Aquele com quem a torcida do Atlético andou iludida durante um bom tempo e depois foi enganar em outras praças, inclusive no Flamengo recentemente!

Sábado estes e outros jogadores dessa safra, que não explodiram, por um motivo ou por outro, foram alvo de uma boa reportagem da Folha de S. Paulo, com destaque para Kerlon:

 

“focado”

Após passar por 5 cirurgias, Kerlon, 22, se vê mais maduro, prepara a volta ao futebol por baixo e se diz “doido” para aplicar drible que o notabilizou

RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

Há cinco anos, Kerlon era uma aposta de craque para o futebol brasileiro. Hoje, transformou-se em um jogador atormentado pelas lesões, quase esquecido.
O meia-atacante chamou a atenção no Sul-Americano sub-17 de 2005 graças ao “drible da foca”, jogada em que fazia embaixadinhas com a cabeça. Foi craque e artilheiro do torneio.
O sucesso lhe deu dinheiro e chance no Cruzeiro. Mas seu corpo não estava pronto. Já são cinco cirurgias, “duas de tornozelo e três de joelho”, e um longo período afastado dos gramados.
“Minha última partida foi no começo da temporada passada, pelo Ajax. Daí, machuquei o joelho. Depois, descobri uma lesãozinha no tornozelo e fiz mais uma cirurgia”, declarou o jogador, 22, que está fazendo tratamento em Belo Horizonte.
Desde que virou profissional, Kerlon pouco atuou. Sua última sequência foi no Brasileiro de 2007. No começo do ano seguinte, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Antes de ficar totalmente curado, embarcou para a Europa.
No Chievo, enfrentou mais lesões e só disputou quatro partidas. Mesmo assim, foi para a Inter de Milão no verão seguinte. Mas nunca entrou em campo. Acabou emprestado ao Ajax e voltou a machucar o joelho.
“Nunca me machuquei sozinho. Sempre foi na base da pancada. Só estou inteiro até hoje porque tenho uma cabeça muito forte. Sempre acho que vou me recuperar. Só vou parar mesmo quando não tiver mais jeito”, afirmou Kerlon, que tenta tirar lições positivas do caminho doloroso tomado pela sua carreira.
“Por eu ter saído muito novo de casa, com 13, 14 anos, fiquei ausente da família. Essas lesões fizeram com que eu me aproximasse deles. Passei a ver o mundo de forma diferente. Muitos jogadores da minha idade têm cabeça fraca, acham que podem tudo porque ganham muito dinheiro. A experiência de vida me fez ser homem.”
O que poderia ter acontecido se não fossem as lesões? “Nem tento imaginar onde eu estaria hoje. Poderia estar em um lugar melhor, mas não seria o mesmo. Vou recomeçar minha carreira. Ninguém desaprende a jogar.”
Kerlon falou que estará apto para jogar em dois meses. Aí, terá outro desafio. Além de evitar contusões, terá que reconstruir sua carreira no time que mal o conhece.
O “Foquinha” nunca falou com o técnico da Inter, Rafa Benítez. Seu plano para o futuro passa por novo empréstimo para um time menor. Sua intenção é ganhar ritmo de jogo e se mostrar digno de atuar pela campeã europeia.
“Não fiz nada no futebol para estar em um clube como a Inter. É bom saber que tem gente que ainda confia em mim. Eu recebo meu salário, tenho família para criar. É isso que me consola. Quero voltar logo para retribuir tudo isso. A pressão na Inter é muito grande. Melhor jogar em um time pequeno antes.”
Perguntado se ele pretende voltar a usar o “drible da foca”, considerado uma forma de menosprezo por adversários, ele respondeu: “Estou doido para isso”.

 

Trajetória é comum na safra de 1988

DE SÃO PAULO

Kerlon não é o único de sua geração que brilhou na base, criou expectativa e não cumpriu o prometido.
Os meias Ramon e Celsinho também despontavam como craques na seleção sub-17 de 2005 e decepcionaram posteriormente.
Ramon, cria do Atlético-MG, ganhava R$ 7.000 de salário antes de estrear como profissional. Em 2006, jogou pelo Corinthians graças a um acordo com a MSI. Depois, foi para o CSKA. Voltou da Rússia no começo do ano e teve passagem discreta pelo Flamengo.
O caminho de Celsinho, também passou pelo futebol russo. Após se destacar na Série B de 2005, foi negociado pela Portuguesa com o Lokomotiv. Em baixa, passou pelo Sporting, de Portugal, e retornou ao Canindé nesta temporada. Ficou no banco e deixou o time. Mas o clube português não quer sua volta.
“Existem duas fases de treinamento durante o dia, e uma noite comprida. Isso atrapalha um jovem sem experiência. O Celsinho mesmo disse que fez coisas que não faria hoje”, disse o Vágner Benazzi, que dirigiu o jogador na Portuguesa.
Mesmo o maior astro da safra nascida em 1988 não brilhou como o esperado.
Anderson surgiu no Grêmio como um fenômeno e se consagrou na “Batalha dos Aflitos”. Foi ídolo no Porto, mas se tornou apenas mais um jogador no Manchester United, onde atua como volante -antes, era meia-atacante. (RR)

 

Frase

“Não é possível que vou continuar me machucando até chegar aos 40 anos”
KERLON
meia-atacante da Inter


» Comentar

Comentários:
18
  • DENIS DIAS disse:

    O KERLON DARA A VOLTA POR CIMA E TODOS VERAO A SUA AÇENÇAO, POIS E UM EXELENTE JOGADOR QUE TEVE A INFELICIDADE DE ALGUMAS LESOES MAIS VAI BRILHAR NOVAMENTE.E COM A CAMISA DA SELEÇAO PRINCIPAL. ABRAÇO KERLON SEU FÂ. ESTAMOS TORCENDO POR VC KERLON DENIS E EMANUEL..

  • O Problema do Atlético é que ele não ganha de time da primeira divisão.
    Abraço:
    Azenir.

  • J.B.CRUZ disse:

    Acho que na pressão vai ser pior, está na hora de dar mais confiança aos jogadôres..O Presidente foi para a contra-mão do problema…Os jogadôres do galo já entram em campo tensos e com medo de errar..A hora é de unir e não começar caça as bruxas..O galo ainda tem um turno inteiro para sair dessa situação, mas, se ficar pressionando desse jeito os jogadôres, pode preparar o espírito para a segunda divisão..
    OBS: Fiz estas sugestões a pedido de meu querido tio GIGGIO, Atleticano das antigas o qual o prezo muito…Enquanto isso o CRUZEIRO vai bem, OBRIGADO!!!!!!!

  • Basilio disse:

    Kalil, roupa suja se lava em casa, este tipo de pronunciamento só acirra os ânimos. Mande a comissão técnica embora, dê uma chance ao goleiro Renan ou contrate outro mais jovem e com melhor reflexo que o FC. O Werley também está falhando desde o início do ano e o Fabiano só joga porque é genro. Contrate também um volante de pegada e um centroavante fixo e estamos conversado.

  • Chico Maia,
    A torcida dizer que vai patrulhar e que vai dar cacete em jogador que estiver na “night” a gente pode até compreender, pois, é um desabafo, é expressar o inconformismo com a situação vivida pelo clube, que está 3 pontos atrás do 1° clube fora da zona de rebaixamento.
    Mas, o presidente do clube, mesmo também sendo torcedor, não pode fazer um pronunciamento destes.
    Mas, que isto pode funcionar e dar pelo menos um pouco de vergonha na cara a alguns jogadores que estão em Minas só de passagem, creio que pode… Tem sujeito no elenco do AtléticoMG que vai CAGAR DE MEDO…

  • Ulisses Nascimento Santos disse:

    Caro Chico, tudo bem? Sou atleticano, moro em João Monlevade. Sempre acompanho o que você escreve.

    Gostaria de expor uma constatação que fiz vendo jogos do Galo: acho que o Diego Souza se arrependeu de ter saído do futebol paulista e fechar com o Atlético.

    É muito esquisito um jogador da categoria dele, que ganha – em dia, sem atrasos – R$150 mil por mês não render nem 20% do que se espera dele.

    Falta de ritmo de jogo é uma desculpa que não cola mais. Se ele não teve arrependimento, deve ter brigado feio com alguém do clube.

    O que você acha? Sei que você é um jornalista muito bem informado, que tem acesso aos bastidores.

    Acha que meu raciocínio pode ter algum fundo de realidade?

    Espero a resposta. Obrigado.

    – João Monlevade

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho Só Boleiro do Nova Vista/BH" disse:

    Olá Chico Maia,

    Imagino que esteja curtindo o feriadão né ?? É isso aí…

    Eu tô querendo deixar um comentário sobre mais esse destempero do Kalil, que vc já deve tá sabendo e que tá bombando no site do Terra, mas estou esperando pra ver se vc vai colocar aqui algum post a respeito, porque gostaria de deixar a minha opinião no post certo.

    No mais, um abraço e bom feriado !

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Só corrigindo, o nome do lateral esquerdo é Edésio.

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Eu sempre torci pelo Kerlon. Sempre jogava pra cima dos adversarios. Mas tinha dois defeitos: Achar que era craque ( também era tratado como tal ); outro era de ser muito afobado. Talvez essa seja a razão de tantas contusões.

    Chico Maia,

    Ontem, 06/09/2010, o Sportv News destacou o primeiro time brasileiro a fazer excursão para jogar Futebol na Europa. Nosso Bela Vista Futebol Clube, do bairro Santa Luzia em Sete Lagoas / MG. Nossa cidade foi destaque nacional por mais de 5 minutos de reportagem. Em tal reportagem apareceram o atual presidente do periquito, o advogado Dr. Wagner. alem de Edígio, lateral esquerdo da época. Outro que destacou o B.V, foi Evaristo de Macedo, que na época, atuava pelo Barcelona ou Real Madrim não me recordo agora!!!

    Da=lhe Bela Vista e dá-lhe Sete Lagoas!!!

    Abaixo, o link da reportagem:

    http://sportv.globo.com/videos/v/clube-bela-vista-de-minas-gerais-ja-jogou-com-o-real-madrid-no-santiago-bernabeu/1332584/#/Programas/SporTVNews/page/1

  • MARCIO MATA. disse:

    O Charges do Cruzeiro, acaba de ser atualizado.

    Confira no

    http//www.dzai.com.br/marciomata/blog/charges

    MARCIO MATA.

  • netinho (irmão julio) disse:

    Qdo vier em Uberlândia me liga, pois está valendo a pena ir ao campo, independente qual o time for jogar, outro nível, abraços Netinho

  • Dudu_Congonhas disse:

    Lembro que os dois fizeram miseria nesse sulamericano e a aposta era qual dos dois seria o melhor. Uma pena. Um pelas lesões e o outro por ser metido a Bad Boy. (incluí aí o Renato que era outra grande promessa e hj reserva no Vitória eu acho)

  • VANDER RENHE DA SILVA disse:

    BH, 06/09/10 …….
    Caro Chico Maia, Boa tarde !!
    O motivo deste contato é apenas para dar uma sugestão, e acho que você poderá ser o melhor intermediador. Olha é o seguinte: No estádio da arena ai em Sete Lagoas é muito ruim a visão do gol, ou seja a rede precisa ser toda branca ao invés de transparente como está. Além disso peço à você que sugira ao administrador do estádio para colocar a mesma em esilo caixote como em quase todos os estádios por ai afora. Contudo acho que ficará muito melhor para os jogadores, para os torcedores que estão do local, e para quem está acompanhando pela tv . Ok !! …………. Então: Rede branca e estilo caixote ,,, valeu !! Um abraço de quem sempre acompanha suas crônicas ,,,, Vander Renhe ( Galo até quando deixarem ) tá osso !!!

    – BELO HORIZONTE – MG

  • William disse:

    Kerlon tem mais é que se f…… mesmo.

  • emiliano augusto borba oliveira disse:

    Ô Chico, bom?!
    Se o Kalil quer mudar a cultura do futebol no Brasil nao mandando tecnicos embora, cade o Leao? Cade Celso Roth?
    Toda arrogancia sera castigada….

    – belo horizonte

  • Sousa/J.Messias disse:

    Luxa, chegou sua hora pegue seu boné e cai fora! esta é frase mais comentada da torcida do Galo no momento. É mesmo meu caro, vá enquanto é tempo, o Galo não merece isto.
    Outra situação: explica prá gente como é que o time que possui em sua comissão téc. um árbitro de futebol e é o recordista de cartões amarelos? ao todo são 69 no brasileirão, queria entender isto?
    Quanto o derrota p/SP. foi apenas mais um vexame… KD os contratados que o sr. disse que mudaria a história do Galo… Incluindo vc, são um bando de mercenários. Vazão todos.

    – Contagem

  • William Lima disse:

    Chico Maia, bom dia. Não quero pedir muito, mas será que você poderia perguntar ao novo presidente da abert, Emanuel Carneiro, quando chegará ao Brasil a rádio digital ? Já existe há varios anos no exterior mas no Brasil nem parece estar engatinhando. E quando chegar tomara que não seja como a tv “digital” que não tem os mesmo recursos das tvs de outros países.Muito bom o site e os comentarios, abraços.

    – santa luzia

  • DERLI JADER SANTOS disse:

    Chico,concordo com o Kallil, em não ficar trocando treinador.Mas, vamos aos fatos:
    1º-Porque o Carini foi sacado e sacaneado?Não foi pelos gols que estava tomando.E, agora?
    2º-O Werley falha constamente e chegando atrasado nas jogadas.Porque não sai do time?
    3º-Em detrimento a jogadores como Ricardinho, Fabiano, e outroas mais, o treinador queimou 4 promessas da base, ou sejam, Renan Oliveira,Giovanni, Wendel e Bernard.
    Estas e outras coisas mais, o Kallil têm de cobrar do treinador.
    Poucos são os treinadores de fora de Minas Gerais, que deram certo no Galo.
    Saudações,
    Derli

    – RITÁPOLIS – MG