Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Nem tanto ao bar, nem à porrada

Um grupo com alguns dos melhores jogadores do país, comissão técnica idem,

com salários em dia e toda a estrutura necessária para fazer um ótimo trabalho não pode ficar na zona do rebaixamento impunemente.

Os próprios jogadores do Atlético criaram esta situação de intranquilidade para eles, dentro e agora fora de campo, com a fiscalização da torcida que vai denunciar os farristas.

 

Bom senso

 

Na atual situação qualquer jogador do Galo, por mais sério e profissional correto que seja, não deve se expor em bares e restaurantes. Se estiver tomando um guaraná vão dizer que é cerveja, se for um café dirão que é um “traçado”, se for refri amarelo falarão que é “Hi-fi”, se for branco a acusação será que trata-se de vodka misturada.

 

Big-Brother

 

Festas em sítios sempre têm alguém para denunciar: um vizinho, um porteiro, um segurança, enfim, não há ambiente alheio ao assunto futebol no Brasil. Ainda mais quando se fala de clube grande e jogadores famosos.

O negócio é evitar e correr o dobro em campo. Quando o time sair da zona do rebaixamento a vida volta ao normal.

 

Exagero nenhum

 

Não vi exagero nenhum na entrevista do presidente Alexandre Kalil à Rádio Bandeirantes de São Paulo. Nada a ver com incitamento à violência como um Promotor de BH chegou a aventar.

Numa próxima entrevista sobre o assunto seria bom que o presidente atleticano frisasse que “porrada não”, pois isso é inadmissível em qualquer situação.

 

Mudou, mas…

 

Até os anos 1980 jogador de futebol aprontava mais fora de campo. Hoje eles são mais profissionais, mas ainda há incontáveis casos de quem abusa e prejudica o time por isso. Quem paga a conta é realmente o torcedor, que além de proporcionar o dinheiro que o jogador ganha todo mês, ainda tem de aguentar a zoação dos adversários.

O baladeiro simplesmente muda de clube e inventa desculpas para justificar o mau desempenho no patrão anterior.

 

Ninguém escapa

 

Todos os clubes correm riscos com profissionais irresponsáveis. O Cruzeiro andou passando por isso em determinados momentos, mas a diretoria sempre age rápido e dá um jeito de botar essa turma para correr. Quando o sujeito tem valor de mercado ela inventa um motivo para afastá-lo e não desvalorizá-lo, até que apareça um clube interessado.

 

Pente fino

 

Mas a vida desses enganadores da bola está ficando cada dia mais difícil. Os clubes estão adotando critérios mais rígidos antes de contratar determinados jogadores manjados e com fama de beberrões.

O pente está ficando cada vez mais fino antes de se bater o martelo na aquisição de alguém, mas ainda assim alguns conseguem bons contratos e matam dirigentes e torcedores de raiva.

Aí, para mandar o sujeito embora é uma novela danada, normalmente com o clube pagando multas milionárias.

 

* Estas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã no Super Notícia.


» Comentar

Comentários:
27
  • GALO DOIDO disse:

    Boa tarde Chico!!

    Parabéns pelo post concordo com você em tudo, aproveitando vamos comparar com o nosso GALO o Cuca em muito menos tempo fez muito, mas muito mais mesmo que essa enganação DO LUXEMBURGO.
    Chico acho que se perder hoje O LUXEMBURGO TEM DE CAIR, e para o momento acho que O DUNGA seria a melhor opção O QUE VOCÊ ACHA???
    O DUNGA É TÉCNICO DE SELEÇÃO, É DICIPLINADOR, IRIA COLOCAR ESSE PLANTEL DO GALO QUE É BOM PARA JOGAR BEM!!

    FORA LUXEMBURGO!! OLÊ DUNGAAAAAAAA!!

    SAUDAÇÕES ATLÉTICANAS

  • Jacqueline Costa disse:

    Esse pessoal do Ministério Público não tem mais nada para fazer além de ficar preocupando com declaração de Dirigente de Futebol?!! Quero deixar bem claro que não sou a favor de violências e pelo que entendi o Kalil não disse que jogador baladeiro DEVE apanhar mas que SE APANHASSE ELE NÃO ACHARIA RUIM. É A OPINIÃO DELE. Imaginem vocês no lugar do Kalil ?! Fazendo um esforço enorme para reerguer o Clube, Pagando altos salários , disponibilizando aos jogadores a melhor estrutura possível e como retorno vê o time na zona de rebaixamento e alguns jogadores ainda vão para a balada encher a cara ?! VOCÊS FALARIAM O QUÊ?! IAM PASSAR A MÃO NA CABEÇA DELES E DIZER: POR OBSÉQUIO, OS SENHORES NÃO PODEM SE EMBEBEDAR, AMANHÃ TEREMOS UM DIFÍCIL COMPROMISSO E SERÁ DE GRANDE VALIA NÃO PERDEMOS NOVAMENTE…. AH, FALA SÉRIO.

  • J.B.CRUZ disse:

    Nas declarações de Kalil, nota-se claramente as diferênças entre atlético e CRUZEIRO…Os comentários de ALISSON SOL, CLAYTON BATISTA COELHO E LAURO, explanam tudo…Chega a dar Pena ver milhões de almas sofredôras, principalmente meu tio GIGGIO…
    Amanhã, em cartaz no campo do Vasco…..Sessão desespêro!!!

  • Tiago Mendonça disse:

    Falotu prudencia ao Kalil. Suas declarações foram de um torcedor apaixonado. Um presidente não pode dar declarações públicas achando normal dar porrada nos outros.
    Kalil pode ter cometido erros, com certeza cometeu. Mas ele trabalha no Atlético para este voltar a ser grande, consquistar títulos, ser respeitado. E esse mérito para mim o credencia a ser presidente do Atlético.
    Não podemos esquecer do último presidente que montou um caledário completo para o ano do centenário. Cheio de eventos, festas, camisas comemorativas, etc. Só esqueceu de montar um time… Deu no que deu. As pancadas que tomamos em 2008 doem até hoje.
    Kalil chegou e no ano seguinte o Atlético disputou para valer o Brasileirão.
    O Final, infelizmente, decepcionou.
    Aí eu quero saber. Qual atleticano, em sã consciência, não aplaudiu a contratação do Luxa. Pelas pressões, qualquer outro seria criticado. O Kalil simplesmente escolheu o que havia disponível que fosse o melhor.
    Mas o Luxa infelizmente além de técnico é empresário. E essas duas atividades se misturam. Aí ele faz a maluqice de desmontar a boa base de 2009 (que precisava ser incrmentada, não merecia ser destruída) e contrata um monte de gente, uns muito bons, outros nem tanto. Isso tudo no meio da temporada. Não é possível que ele julgasse que essa maluqice daria certo. Onde já se viu algo parecido dar certo?
    Ainda teve a dispensa do Marques. Ele, pelo que representa no Atlético, pela referência que é, não deveria ser dispensado dessa forma. Marques é um líder, deveria continuar no Atlético, mesmo para esquentar o Banco.
    A saída de Marques, e de outros, como Corrêa, Jonílson, Júnior, aliado a chegada de novos jogadores, rachou a equipe. Acredito que parte do corpo mole do time se deva a isso. Muitos não gostam de Luxa, e preferem ver ele fora.
    É claro que tudo aconteceu com a anuência de Kalil, mas todos sabem que é dessa forma que o Luxa trabalha, ele vem para ser técnico e gerente ao mesmo tempo. Vem para tirar o dele. Só que o dele só vai sair se o time começar a ganhar.
    Kalil fez sua parte, montou um time de indiscutível potencial técnico, da forma como o técnico pediu.
    Mas quem tem o dever de transformar esse potencial técnico em realidade não cumpre sua função a contento.
    Pq foi imprudente, pq é egocentrico em demasia, pq o futebol mudou e o empresário luxa estava por demais ocupados com seus negócios para poder acompanhar tais mudanças.
    Ou o Atlético vence o Vasco em São Januário, provando que tem potencial, futebol e vontade para mudar.
    Agora, se for para perder, tomara que perca de seis logo. Só assim para esse Luxa cair. Aí chega um técnico novo ( pode ser qualquer um, qualquer mulambo faz coisa melhor com esse elenco) e a gente evita o desastre da série B.
    De qualquer forma, já vou conferir quanto fica o PFC da segundona… Será que tem desconto para compra antecipada?

  • Marden disse:

    Concordo com os comentários do Alisson Sol que sempre são de bom senso. É por ai!

  • Renato disse:

    Me desculpe caro colunista, mas o sr. Alexandre Kalill foi sim infeliz na entrevista. Incitou sim a violência. As declarações dele não foram compatíveis com as de um dirigente de futebol.

    Aliás, infelizmente, esse comportamento de torcedor, de dirigente amador, ainda está impregnado no nosso pseudo futebol profissional.

  • Antônio disse:

    Chico,

    Como vc é um cara inteligente, vai reconsiderar sua opinião sobre a “falácia”o Kalil. Ele pisou na bola.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Lauro,

    Concordo em gênero, número e grau no que vc disse em relação ao Kalil.

    Abraços

  • lauro disse:

    Chico bom dia! eu discordo da sua colocação, na minha opinião o Kalil foi no mínimo infeliz na declaração pois não podemos esquecer qual o cargo que ele ocupa e o que representa ser presidente de um clube de milhões de seguidores, neste Brasil que vivemos com a violência na flor da pele os marginais infiltrados em todos os lugares ficam esperando uma “benção” como esta do kalil para agir, se o comentário fosse em uma reunião fechada entre amigos, etc menos mal mas em uma entrevista foi lamentável!!!!!!! Com o tempo agente pensa que o Kalil amadureceu mas pau que nasce torto morre torto , ele será o eterno torcedor de arquibancada, não adianta ser honesto e ter boas intensões para ser presidente do atletico tem de ser acima de tudo um lider , adjetivo que o Kalil passa longe.

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Nessa entrevista o Kalil mostrou o dirigente descontrolado e amador que é.

    Discordo de Você Chico maia, no que tange às declarações do Kalil. Acho que foram fortes e inoportunas.

    Concordo quando fala do Cruzeiro. No caso Thiago heleno por exemplo, nem o valor da negociação com o Corinthians, foi divulgado. Isso é apenas para colocar o jogador em outra vitrine e não deixar de ganhar dinheiro.

  • valcir ALVES disse:

    chico vc e um dos melhores comentarista de minas mas vc foi muito infeliz em defender o kalil se da porrada não e insitar violencia. se jogador estiver na balada ele tem que afastar o jogador não mandar da porrada.

  • Francisco Barbosa disse:

    Não pretendo criticar comissão técnica, presidência , diretores , jogadores, torcida (jamais) etc. prefiro não comprar produtos oficiais, TV por assinatura porque contribuir em dinheiro p/ CAM nem pensar.

    VIOLÊNCIA NUNCA.

  • Anderson Palestra disse:

    Vacilo do Kalil falar isso, até porque vincula. Imagina um jogador tomando porra da de torcedor à noite e depois ajuizando uma ação contra o Atlético. Ramon QI de alface que o diga. Prejuízo na certa para os cofres atleticanos.
    Concordo com o Alysson, vida particular se difere da profissional. O sujeito faz o que lhe der na telha, mas é claro que a diretoria do clube tem que ficar atenta. Não correspondeu dentro de campo? Inventa uma briga com o técnico, com a cidade, com a mulher, sei lá, e vende o cara depois.
    Desde o início do campeonato eu estou com uma contagem regressiva, a partir de hoje terei duas.
    Cruzeiro, faltam 14 (pontos para escapar da segundona).
    Atlético, faltam 12 (derrotas para voltar à Série B).

  • miguel disse:

    Prezado Wilson concordo que o luxa é bom.Mas ontem na CBN,fizeram um calculo e gostaria da sua opinião.O galo hj,tem 17ptos ganhos.Tomando em conta o salario do luxa,sabe quanto custou cada ponto ao cofres atleticanos?R$ 162000,00 aproximadamente.Ele é bom mas vale tudo isto?

  • Sebastião Furtado dos Santos disse:

    Estes são os 10 mandamentos da má fase do Galo: 1º – Jogadores machucados, principalmente os melhores. 2º – Contratações mal feitas (Diego Macedo, Jackson, Jheimy, Marcelo goleiro, Ricardo Bueno, etc.). 3º – Cálculo mal feito (Galo recupera o Reinaldo e depois de tanto esforço entrega-o de mãos beijadas para o Guarani, onde já estreou marcando gol. 4º – Contratações no meio do campeonato (chegada de dois machucados-chaves – Méndez e Daniel Carvalho). 5º – CBF fecha o Mineirão. O time vai jogar em campinhos. 6º – Insistência em jogar sem jogadores habilidosos no meio de campo (quando Ricardinho sai e time desaparece). 7º – Insistência em manter o Werley, tendo-se à disposição Lima, Cáceres e Jairo Campos. 8º – Torcedores tipo “Mick Jagger” carregando faixas de “Fora Luxa!” 9º – Azar da lateral esquerda (por que foram contratados Leandro em fim de carreira e Fernandinho um eterno lesionado?). 10º – Aparente falta de preparo físico (o time morreu no Ipatingão contra o São Pauloa)

  • Wilson Nélio Silva Santos disse:

    Sou atleticano até morrer ou até depois que morrer e não admito que o Luxemburgo saia. Quem é melhor que ele? Apontem que concordo. Que dia o Galo teve um treinador assim? O que está faltando são as peças se encaixarem nos seus devidos lugares. Temos também pernas de pau citados pelo Sebastião Furtado que devem tomar outro rumo na vida.

  • Maria Ângela Teixeira disse:

    Temos que acreditar no time mas o técnico precisa saber conversar com os jogadores. Onde já se viu um garotinho como o Neto Berola aguentar somente um tempo de jogo? Ele começa como um foguete, correndo como um carro de fórmula um, mas isso somente em 45 minutos. Cadê o preparador físico? Jogadores bons, como Tardelli, Diego Souza e Ricardinho não podem alternar boas e más partidas. Têm que jogar bem todo dia. E o Daniel Carvalho precisa entrar no eixo. Esse, sim, é um cracaço de bola, o melhor de MG no momento, mas vive no estaleiro. Tomara que volte no segundo turno.

  • miguel disse:

    Chico Bom Dia!Eu particularmente acho que baladeiro tem que tomar porrada mesmo.Mas o presidente ir em uma radio paulista e falar é outra história,assim como vc falar que não vê nada demais nas declaração.O presidente tem que ser um pouco mais esperto e não dar arma ao bandido.Não vamos ser hipócritas e achar que se os caras estão na noite,aprontando e o time nesta situação,eles não merecem porrada.Mas cadê o mineiro astuto?Vou pro ar falar que sou a favor?Jamais!Teve um jogador do Cruzeiro em 2003,que morava em um apartamento vizinho ao meu.O cara era o bicho.Teve uma festinha lá que ele entrou com uma moto dentro do apartamento,tão sobrio estava.Que o Cruzeiro fez?Abafou o caso.Manteve tudo na moita,e este jogador foi embora em 2004.Faltou atitude de lider nesta ai do galo.

  • o importante é que o Coelhão venceu!

    lamentavelmente a “terceira força de minas”:

    http://www.futebolinterior.com.br/news.php?id_news=151080

  • Demóstenes Padilha disse:

    Chico não entendi o que você disse. Eu concordo com o promotor. O Kalil disse que “(…) Achei ótimo. Acho que os jogadores têm que se cuidar sim. O Atlético não é brinquedo. E se eles tomarem um cacete na madrugada não vai fazer mal nenhum”. Na minha modesta opinião isso é incitação à violência. E não é a primeira vez que o Kalil faz isso. Acho que ele não tem estrutura emocional para ser presidente do galo.

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho Só Boleiro do Nova Vista/BH" disse:

    Olá Chico Maia,

    Vc sabe do meu apreço pela sua pessoa né ?? E o quanto eu respeito as suas opiniões. Tanto que sou um dos “malas” que mais aparece aqui no seu Blog…

    Mas vc não viu nenhum exagero na entrevista do Kalil ??

    Incitar a dar cacete não seria o mesmo que incitar a dar porrada ??

    Na minha opinião, nenhuma outra entrevista que o Kalil pudesse vir a dar após esta, tentando reparar o que falou, mudaria o contexto. É igual m… quanto mais mexe, mais fede !

    Agora, só resta ao kalil, arcar com as consequências de mais uma declaração como esta…

    Mas também, esperar o que de um presidente que já falou que seus próprios jogadores se borraram todos em um determinado jogo ??

    Abraços

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho Só Boleiro do Nova Vista/BH" disse:

    É…

    Acabei de crer que o Atlético está fadado à segunda divisão !!! Não tem mais jeito mesmo !!! Podem esperar… ( Que maravilha… rsrs )

    É normal do Kalil, dar declarações polêmicas e entrevistas idem no calor da emoção, mas desta vez ele foi além do que se podia esperar, mesmo de um dirigente despreparado e destemperado como ele…

    Como pedir paz às torcidas, se o próprio presidente de um clube incentiva o “cacete” a seus prováveis jogadores que estariam curtindo as baladas de BH ??

    Se acontece isso de fato, de um determinado jogador de repente estar num restaurante a noite com sua esposa por exemplo, e um grupinho de torcdedores cismar que ele está curtindo a noite e descer-lhe o cacete, como sugeriu o Kalil; e chegar a polícia e perguntar pros torcedores ( leia-se marginais… ): Por que vcs fizeram isso ?? E eles responderem: Foi ordem do nosso presidente !!! Com que cara o Sr. Kalil vai ficar ??

    Como o Chico Maia sempre diz: “Toda arrogância será castigada” !!! E é justamente isso que está acontecendo com o Atlético ! Um verdadeiro castigo, por ter um presidente arrogante, destemperado, despreparado e amador !!!

    Como de praxe deles, essa é mais uma transferência de responsabilidade… Por que esperar que a “torcida” resolva problemas que caberia à diretoria do clube identificar ?? Será que eles são tão tolinhos que não sabem quem é quem no plantel não ??

    Ou será que eles acham que esses mesmo jogadores, vão começar a jogar bola de verdade, da noite pro dia, só porque o presidente mandou descer o cacete em quem estiver aprontando fora das quatro linhas ??

    Mas mesmo assim, por incrível que possa parecer, ainda existe os “baba-ovos” do Kalil, que endossam tudo que ele fala, ou faz. O que eu mais vi no site do Terra, nos comentários sobre este assunto, foi a frase: Kalil é Rei !!! ( rsrs ) Neste caso, quem seria o bobo da corte ?? O Luxemburgo ?? Ou esses mesmo torcedores que adoram tapar o sol com a peneira e ainda insistem em ficar defendendo o indenfensável Kalil ??

    É por essas e outras que o time está onde está e caminha a passos largos pra segundona. Isso é questão de tempo. De mais algumas rodadas. Porque a continuar assim, vão morrer todos abraçadinhos na segundona, Kalil, Luxembrugo e esses mesmos torcedores !!!

    Se realmente existe lá dentro um grupinho de jogadores que não estava se cuidando e pouco se lixando pro clube, imaginem agora, após essa entrevista do próprio presidente do clube que eles jogam ??

    É… A vaca foi pro brejo mesmo !!! Podem começar a mandar confeccionar a camisa: “Vamos subir Galoooo” de novo !!! Porque a queda, é iminente !!!

    E se por algum milagre de Deus o Atlético não cair, podem me zoar a vontade depois. Mas não tem jeito, em 2011, é Atlético na segundona sim !!! Eu tô apostando, se alguém quiser…

    E pra nós Cruzeirenses, o hoje decadente Luxemburgo, será sempre lembrado e exaltado como o técnico que nos deu umas das maiores alegrias: A Tríplice Corôa e a queda do Atlético pra segundona !!! rsrs

    Perrella, mande fazer um busto em bronze do Luxa lá na Toca !!! rsrs

    Mas calma… No final de 2011 vem um novo show da Beth Carvalho aí pra afogarem as mágoas… rsrs

  • Alisson Sol disse:

    Permita-me discordar: Qualquer vigília a um profissional fora de seu horário de trabalho é uma invasão de privacidade.

    Todos nós sabemos que há:
    – Médicos (às vezes cirurgiões) que bebem fora de seu horário de trabalho.
    – Advogados e mesmo juízes de direito que ficam bêbados e fazem coisas indecorosas fora de seu horário de trabalho.
    – Políticos e presidentes de certos países…
    Por que aceitar o absurdo de se invadir a privacidade apenas de jogadores de futebol?

    Ao contrário do cirurgião, do juiz, ou do político, todos sabem que o jogador de futebol passa regularmente por testes físicos e nestes se pode detectar facilmente se o jogador está em condições de realizar seu trabalho. Se há jogador com performance ruim devido a atividades fora de campo, quem o deixou entrar em campo?

    O Presidente do Atlético-MG estava acertando em cheio ao dizer que o clube é da torcida, que os jogadores trabalham para a torcida, etc. Mas daí a aceitar denúncias anônimas e vigília como forma de pressionar seus jogadores foi um erro enorme, lavando as mãos em relação a um procedimento que pode culminar até em um ato criminoso.

    Pessoalmente, acho errado afirmar que “Os próprios jogadores do Atlético criaram esta situação de intranquilidade para eles, dentro e agora fora de campo, com a fiscalização da torcida que vai denunciar os farristas”. E se Garrincha jogasse no Atlético-MG? Iria “ser denunciado” depois de beber? É como o próprio Garrincha dizia: “Já combinaram com os adversários?” (que o Atlético-MG teria o direito de vencer suas partidas só por ter um bom técnico, boa infraestrutura e bons jogadores). A atitude de que era uma fatalidade o Atlético-MG estar no topo da tabela e que a sua situação é devido apenas a seus próprios erros, e nenhum mérito dos adversários, não seria um pouco de soberba?

  • Marcos disse:

    As nossas autoridades vem se desdobrando para acabar com a violência no futebol, e me aparece o absurdo de dirigente de clube dar carta branca pra torcida agredir jogador… O Atlético tem é que mandar embora, não mandar bater… Não tem jeito, só tomando outra goleada do Vasco no RJ pra repensar sobre o que fez em 2010.

  • Oliveira disse:

    Um jogador (funcionário do clube) não está tendo uma vida pessoal compatível com a sua profissão;
    O presidente do clube poderia demitir o mesmo funcionário, mas prefere mandar “descer o cacete” no mesmo.
    E querem me convencer que ele não disse nada demais…
    È por isso que o atlético mineiro se apequena a cada dia.

  • J.B.CRUZ disse:

    Como já disse no outro post, a cobrança pode ser de todos, torcedôres,técnico, mas nunca pelo Presidente com esta veemência..
    Desestabiliza mais ainda os já em frangalhos nervos dos jogadôres…
    Em todo caso, FICA VANDERLEI!!!

  • Antônio disse:

    Alexandre Kalil é muito explosivo e não se explica como presidente. Criticou todos antes dele e agora faz as mesmas burradas (até pior) pois em todos os clubes aonde o Luxemburgo passou ele criou problemas, até no Cruzeiro onde ganhou tudo ele foi mandado embora. Fazer um contrato com ele com esta cláusula indenizatória é assinar atestado de burrice e agora Alexandre Kalil vem na rádio bandeirantes dizer que se a torcida encontrar alguns dos jogadores na balada, justifica-se até que estes tomem uns cacetes dos torcedores. Se o Kalil tivesse um mínimo de senso ele jamais falaria isso numa rádio mesmo sendo a favor. Se é para fazer média com a torcida ele deveria dizer que é a favor desse patrulhamento mas sem vias de fato, pedindo para a torcida denunciar com imagens em vídeo ou fotos e que a diretoria do galo tomaria providências como deixar este ou aquele jogador baladeiro treinando em tempo integral, sem folgas, concentrações antecipadas … qualquer coisa ele poderia falar menos aquilo que ele disse. Este sujeito (Kalil) está totalmente sem noção de nada, fez tudo errado, permitiu que o Luxa fizesse o que quisesse na montagem do time, contratou quem este sr. pediu o que é uma atividade que deveria ser de um gerente de futebol. Mas como no galo gerente de nada decide nada e só o presidente manda, então que a responsabilidade de tudo caia na cabeça dele e que a torcida pare de santificá-lo como se ele se chamasse Elias.