Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Saída do Zico: perde o futebol, ganham os bandidos do meio!

Lamentável a saída do Zico do comando do futebol do Flamengo, especialmente da forma como foi.

Como jogador, um dos melhores do mundo, como cidadão, exemplar.

O futebol perde, os bandidos do meio se fortalecem.

Aqui a Carta Aberta que ele publicou na madrugada de hoje em seu site:

ZICO

 CARTA ABERTA!!!
 
Zico desabafa e anuncia sua saída do Flamengo. O Galinho considera que, no cenário atual em que o Conselho Fiscal e outros setores desconfiam de sua honestidade, não é possível seguir o trabalho e ajudar o clube.  

“No dia em que aceitei o convite para ser diretor-executivo de futebol do Flamengo fiz questão de me manifestar através do meu site oficial, que sempre foi minha voz, meu canal de comunicação com as pessoas que me acompanham. E não poderia ser diferente agora que venho comunicar minha saída do clube.

“Considero nesse momento que não é possível fazer no Flamengo aquilo que eu gostaria. Percebo que a minha presença não tem sido favorável e, desde a minha chegada, vem causando o descontentamento de muitas pessoas. Não há condições para eu continuar.

“Estou sendo atacado injustamente, principalmente através de meus filhos, que em nenhum momento se envolveram em nada que estivesse em desacordo com os conceitos éticos e morais que aprendi com meu pai. Minha vida sempre foi calcada no trabalho, no respeito e no embate franco diante dos desafios. Não posso permitir que esse duelo covarde continue a acontecer usando a minha família, que vem se desgastando nas últimas semanas.

“Queria agradecer a Patrícia pela oportunidade de tentar fazer mudanças que considero importantes para o Flamengo, não apenas no futebol profissional. Meus planos seguiam pelas divisões de base, de onde eu vim, e vislumbravam a construção de um Centro de Treinamento – que sempre foi um sonho desde os tempos em que eu ainda jogava no clube. Espero que estas sementes não sejam desperdiçadas.

“Tomar uma decisão como essas não é fácil. Mas espero que todos entendam que não posso carregar comigo a desconfiança de um dos setores mais importantes do clube, o Conselho Fiscal. E não há condições de debater com essas pessoas que estão a serviço de sabe-se lá quem ou o que, dispostas a jogar sujo e minar o próprio clube.

“Quando aceitei o desafio de assumir o futebol do Flamengo, sabia das dificuldades e meu discurso era no sentido de uma atuação de consenso, unindo forças dentro do Flamengo. O objetivo era angariar o apoio de quem quisesse o bem do clube.

“Não travo batalhas de poder e dinheiro, jamais fiz em nenhum lugar por onde passei. Minha arma na guerra sempre foi o trabalho, a transparência e a lisura com as quais segui conduzindo cada negociação que fiz ao longo desse período como dirigente. Minha vida sempre foi aberta a quem quisesse pesquisar e, se não consegui levar o CFZ do Rio à Primeira Divisão do Rio, muita gente sabe que foi também por não me curvar aos desmandos de quem comandava o futebol carioca.

“Se eu cometi erros como diretor- e sou humano para isso – saibam que agi sempre no intuito de acertar e observando o que julgava melhor para o Flamengo. Em nenhum momento desonrei quem acredita em mim.

“Gostaria de agradecer ainda a cada funcionário do clube que me apoiou nesse período. Infelizmente não vai ser possível cumprimentar um a um, mas espero que todos se sintam abraçados por mim. E dizer aos jogadores, a quem eu também agradeço pelo apoio constante, que eu confio na capacidade deles de superar essa situação.

“Dediquei quase toda a minha carreira como jogador profissional ao Flamengo, centenário, histórico, de muitos ídolos e que me ajudou a ser quem eu sou hoje. Esse clube, onde me formei e me tornei um ídolo, precisa voltar a ser grande. O caminho da grandeza foi perdido não agora. Lamentavelmente é fruto de anos e anos de um sistema histórico incompatível com as coisas que eu acredito.

“Para mim, esta quinta-feira foi um dia especial porque nasceu meu neto Antonio, mas ao mesmo tempo morreu no meu coração esse Flamengo de hoje que está representado por essas pessoas, algumas delas que sequer conheço e atuam dentro do clube como se fossem os donos.

“Ao torcedor fica meu lamento e o maior agradecimento de todos. O que ouvi ao longo do tempo foi sempre apoio, incentivo, mensagens de força. Mas realmente, nesse momento sinto que a minha presença está prejudicando o clube. É preciso união e muita gente está mais preocupada em me tirar do cargo do que com o Flamengo. Portanto eu saio.

“Para encerrar, quem me conhece sabe que as acusações levianas envolvendo a minha família e o CFZ não vão ficar no esquecimento. Faço questão de ir atrás judicialmente de tudo o que foi dito dentro e fora do clube.

“Obrigado, Zico”.

* http://www.ziconarede.com.br/portal/znr/home.php


» Comentar

Comentários:
15
  • flavio azevedo disse:

    O FLAMENGO TEVE O ZICO E AGRADECE, O FLAMENGO DE AGORA NÂO TEVE O ZICO DE GRAÇA, ELE ESTAVA RECEBENDO E MUITO BEM! OBRIGADO ZICO, MAS SE NÃO TEM CORAGEM, ADEUS!

  • J.B.CRUZ disse:

    Neste novo século o que tem de ¨paraquedistas ¨caindo no futebol,na política e na religião é uma festa..Os verdadeiros profissionais e especialistas nestes setores, são descartados por esses ¨chupins ¨da sociedade..Gente totalmente sem caráter, desonestas e corruptas….Mas em um País tão bonito, abençoado e trabalhador onde o povo é enganado todos os dias por governos, falastrões e enganadores, a inversão de valores é uma farra…

  • Marcos disse:

    Quem perde com esta decisão de Zico é o Flamengo e o futebol brasileiro.

  • William disse:

    Uma pena mesmo, ele estava afundando o flamengo.hahahaha. A fraude Zico, nunca ganhou nada na seleção, iria jogar o Flamengo pra segundona.

  • Fabrício Melo disse:

    O Teixeira já estava de birra contra o Fla, após a entrada do Zico piorou. Teixeira e Zico não se bicam. Como torcedor, nunca tinha visto isso: o Fla sendo prejudicado pelas arbitragens. Será que a saída de Zico não é uma exigência e uma estratégia pra tirar o Fla dessa draga em que se encontra? Vamos observar!

  • Frederico Dantas disse:

    Futebol e política; dois ramos da ativdade humana onde gente honrada e honesta não tem vez.
    Alguns idealistas até que tentam, mas cedo ou tarde acabam jogando a toalha.
    Só nos resta mesmo lamentar.

  • clauber disse:

    Ano passado o campeonato estava cheio de times que comecaram bem e entregaram o titulo no fim. esse ano ta cheio de time querendo cair e o galo parece querer essa situacao como ninguem. todos os times que tem pontuacao menor que 32 pontos correm serios risco, casos de flamengo, avai, ceara e outros. pena que o galo nao esteja mostrando força de reacao, parece que o grupo ja esta aceitando o pior. o time nao tem um lider que olhe para todos e diga com propriedade: olha, tem time doido para cair, entao vamos jogar bola com vontade e vamos dar a esse clube a oportunidade de disputar a 2 divisao. Vamos VENCER.

    Precisamos desse lider, que seja o presidente entao. Kalill assuma esse posto, vá a todos os jogos daqui por diante, fique junto com os jogadores na prelecao e depois dos jogos. precisamos de uniao e isso a massa sabe fazer mas nao sei se todos os setores do clube pensem juntos. UNIDOS SOMOS MAIS.

    Não quero cair para a segundona, não quero viver fazendo turismo no nordeste o ano que vem, nao que essa regiao do brasil nao mereça mas simplesmente por la ter o maior numero de times na segundona.

    Já estou ouvindo gente dizer que ja encomendou a camisa “vamos subir galo!!!” e isso eu nao faço. Está contra meus principios me entregar antes da hora. muitos devem estar pensando esse é iludido e eu respondo: nao sou iludido apenas nao aceito derrotas em minhas vida, sei que existe momentos bons e ruins na vida, mas nao aceito derrota sem lutar.

    VAMOS LA GALO.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Infelizmente esse é o nosso Brasil !

    Pessoas como o Zico, de reputação ilibada, não conseguem se manter na política e principalmente nesse sub-mundo do futebol.

    E esta atitude dele, foi mais uma demonstração do seu caráter. Prefere continuar colocando a cabeça no travesseiro e dormindo tranquilo, do que se submeter às tramoias do futebol.

    O Zico, pela pessoa que é, pelo cidadão que é e pela referência de caráter que é, não precisa mais passar pelo que vinha passando. E os caras ainda vão mexer com a família dele ?? Isso é uma covardia sem tamanho !

    E na minha opinião, hoje, o Flamengo precisaria muito mais do Zico, do que o Zico do Flamengo.

    O que mais me espanta, é que cada vez mais, essas coisas acabam sendo vistas como normais…

    Como já foi dito… “A crise, é de caráter” !

  • audisio disse:

    Diego Macedo é uma daquelas aberrações inexplicáveis do futebol. Que saudade do Carlos Alberto! O Lado direito da defesa com ele e Werley é um verdadeiro buraco na represa atleticana pelo qual todos, eu disse todos, adversários exploram para chegar à mina de outro mais farta de gols do campeonato! 50 gols contra! Nenhuma outra defesa forneceu aos mineradores tanta fartura e o Diego Macedo continua impassível e imutável. Resiste como uma rocha a sua própria ruindade e ineficiência. Ataca completamente esbaforido, erra todos os passes, não volta para marcar, deixa um campo aberto, um verdadeiro rincão gaúcho nas suas costas e cruza como se a bola estive contaminada pela peste bubônica!
    Já a revelação da base, Werley, consegue tropeçar nele mesmo, outros menos piores tropeçam na bola ou no adversário. Não consegue subir numa lâmina de barbear estendida no chão, quanto mais nos cruzamentos dos adversários passando à meia altura na sua grande área. Lento como uma tartaruga com sono e tem uma recuperação nos lances agudos de um doente em fase terminal.
    Estes dois valorosos atletas defensores do lado direito da defesa atleticana tem como proteção o fabuloso Serginho!
    Serginho consegue a cada quatro jogos acertar um passe longo que coloca o centro avante na cara do gol em contra partida me lembra o Rafael Miranda na sua contribuição para armar contra ataques do adversário entregando a bola em condições espetaculares para os adversários. Sua recuperação diante de um lance perdido é equivalente a uma carreta de 45.000 kg atropelando um ciclista meio campista adversário dentro da meia lua da grande área do Galo. Sua média de acertos de passes curtos é proporcional ao número de ganhadores da mega sena em relação aos apostadores. Para dar seqüência na jogada de saída da bola temos o Alê, cuja mobilidade se equivale a uma barra de aço de 40 toneladas e a habilidade comparada a uma escavadeira Fiat Allis. A lateral esquerda com o Eron ou Leandro significa sair os primeiros 20 metros com a bola dominada até a primeira marcação adversária ser encontrada seguida da imediata perda da bola para o adversário com a criação de várias jogadas de perigo contra o Atlético.
    Este é o cenário da parte de trás do Atlético e o pior foi passarmos 26 rodadas nos perguntando: “O que está errado com o Galo?”. “O que está acontecendo com o time do Atlético?”.
    Se existe uma esperança de permanência na primeira divisão o Dorival terá que agir radicalmente como fez o Cuca ano passado no Fluminense e trocou todo o sistema defensivo, injetando sangue novo com muita disposição para correr.
    O Resumo final deste comentário é que dois times entrarão negativamente para a história do clube: A Selegalo do Renato Gaúcho e a LUXEMGALO de Wanderley Luxemburgo!

  • Paulo Koller disse:

    Acho, sinceramente, que ele saiu porque está vendo o barco afundar. Diferentemente da grande maioria, que o acha quase um “semi-deus”, sempre o vi como um cara com uma história e caráter inatacáveis, porém com defeitos como qualquer ser humano. E um dos mais fortes: vaidade. Pode não ser tão exagerada, como no caso de outros jogadores de futebol, mas existe.

    Ele saiu da “aposentadoria” porque, segundo alguns colunistas, receberia um salário acima de R$ 300 mil/mês. Detalhe: diferentemente dos jogadores e comissão técnica, quem pagava (segundo estes mesmos articulistas) era o patrocinador. Argumento dele: só topava ser diretor se o recurso saísse de outro bolso, que não fosse o Flamengo, para preservar a instituição e seu caixa.

    Como vivemos em uma democracia, tenho outro argumento: salário pago por patrocinador ATRASA? Paga salário PARCIALl?

  • Anderson Palestra disse:

    Vou ter que concordar com o Stefano. São duas atividades entupidas de desonestos. E ainda reclamam quando o Tiririca candidata. Qual o problema? Será apenas um palhaço no meio de toda palhaçada no picadeiro (Congresso Nacional).
    Ainda bem que domingo acaba isso tudo. Vou torcer para não dar segundo turno que é para não ver a cara dos bandidos, com suas musiquinhas irritantes e seus falsos sorrisos estampados em cavaletes emporcalhadores de ruas.

  • Junior Gam disse:

    Já é o efeito da possível chegada de Vanderelei Luxemburgo.

  • Marcelo disse:

    Chico, pena nada.
    Flamengo tem é que afundar mesmo,…

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Sabia que Zico não ia resistir, apesar de tantas tristezas, que Zico me deu como jogador, sempre jogando muito contra o Galo, Zico é daquele tipo, que ninguém consegue ter raiva, por causa do caráter. Acho que foi bom ele se afastar dessa corja, porque política e futebol não é coisa de gente honesta.