Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Quase tão importantes quanto os jogadores

A discussão em torno da importância dos treinadores é eterna; volta e meia fica no centro das atenções. Mas, além deles, bons dirigentes também são fundamentais.

Claro que são os jogadores que entram em campo e jogam, porém um bons comandantes são meio time.

É preciso treinar bem o time no dia-a-dia, saber escalar os melhores nas posições certas, ter a medida certa para criar um ambiente de união, sintonia perfeita entre todos que estão ligados diretamente ao grupo, inclusive roupeiros, massagistas, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e por aí vai. Quando um desses fatores está fora de sintonia, é problema certo.

Por exemplo, o Atlético hoje, na fase internacional da Copa Sul-americana: Dorival Júnior e diretoria conversaram muito sobre o time que será usado, naquela dúvida que acomete todos os clubes em situações como essa: usar o time completo ou preferenciar o Campeonato Brasileiro?

 

Mexendo o doce

 

Depois de dar a Vanderlei Luxemburgo tudo e todos que ele queria, Alexandre Kalil disse: “agora é saber mexer o doce na hora certa”. O técnico não o fez e deu tudo errado.

Diferente do Celso Roth ano passado, que com ingredientes bem inferiores aos do seu sucessor, montou um time competitivo. Só não chegou ao título porque na hora decisiva o próprio Roth estragou o ambiente, rachando o grupo. A gota d´água foi um tal churrasco para o qual ele chamou uns e deixou outros de fora, avacalhando o ambiente.

 

Aprendizado

 

Mas a vida é um eterno aprendizado e os inteligentes aprendem com os erros alheios e principalmente com os próprios. Os cabeças cozidas não aprendem de jeito nenhum, e só o tempo mostra. Por isso, é que é preciso cuidado quando se dá veredito ao trabalho de qualquer técnico. Quando Cuca foi contratado pelo Cruzeiro a desconfiança foi grande, entre torcedores e grande parte da imprensa. Eu estava na África do Sul cobrindo a Copa, e o cruzeirense da nossa equipe, o fotógrafo Rodrigo Clemente, era só apreensão: “será que este Cuca vai dar certo no Cruzeiro?”.

Eu disse a ele que acreditava, pois o técnico teria um ambiente e estrutura que não teve antes nos grandes clubes que dirigiu.

 

Informações

 

Nada de querer dar uma de “profeta do acontecido”, mas a história recente mostra que técnicos racionais se dão muito bem no Cruzeiro. Além da estrutura das Tocas da Raposa, a diretoria dá todo o respaldo quando vê que o seu contratado age de boa fé.

Para ganhar os títulos outros fatores entram em cena e não é fácil, mas tudo no Cruzeiro é feito com extremo cuidado, especialmente na busca de informações sobre o passado de quem o clube pretende contratar, entre jogadores e treinadores.

 

Índices

 

Os índices de acertos do Cruzeiro nas contratações e dispensas é invejável, e quando constata que errou não pensa duas vezes em mandar embora.

Nisso, um achado do Zezé Perrella tem sido fundamental, há quase 15 anos: Valdir Barbosa, que ele tirou da Rádio Itatiaia para, em princípio, ser assessor de imprensa, mas cuja competência foi fazendo-o crescer na confiança e importância dentro do clube.

Outro achado, mais recente do Zezé, foi o Dimas Fonseca, de quem ficou amigo por intermédio da política, em Contagem. Fez um ótimo estágio nas categorias de base e se encaixou como luva no profissional.

Valdir aliou a experiência de repórter com a convivência com grandes dirigentes e treinadores com quem conviveu, dentro e fora do Cruzeiro.

Sabedor que qualquer profissão exige aprendizado permanente e que tudo muda numa velocidade estonteante, tratou de fazer cursos de gestão esportiva, no Brasil e no exterior. E não para de fazer.

Por essas e outras é que Zezé Perrella abriu mão de um Eduardo Maluf, um dos melhores do país.

O azar do Atlético é que Maluf chegou bem depois que o Luxemburgo. Se tivesse chegado antes, ou junto, não teria deixado o Atlético contratar tanta gente indevidamente, e cobraria serviço do treinador no dia a dia da Cidade do Galo.


» Comentar

Comentários:
20
  • Basilio disse:

    Benny, não se trata de inveja. Veja o caminho que seu presidente está usando para chegar ao Senado. Ele é esperto e vai sempre pelo atalho. Também admiro ele pelo senso e autocrítica, ao não se submeter ao crivo das urnas, pois sabe que não venceria.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Vixxiiii Stefano…

    O Alisson Sol lembrou bem…

    Se precisarem de alguma boquinha pra ajudar a tomar tanta cerveja, me avisem viu ?? rsrs

    Abraços

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    E aí Fabrício Melo, td belê ??

    Não cara, nada disso…

    É que mesmo não sendo Campeão todo ano, ultimamente pelo menos boas campanhas e sequentes participações na Libertadores, o Cruzeiro tá fazendo. E só isso, já é motivo pra alguns tentarem desmerecer nossos feitos.

    Se ganhar esse título do Brasileirão 2010 então, aí que vc vai ver como vão encontrar uma forma de tentar desmerecer a conquista… rsrs

    Essa alegria e as vezes até empolgação, que alguns de nós Cruzeirenses as vezes externamos por aqui, é que o Cruzeiro tem nos dado motivos pra isso…

    Vc não deve entender por uma questão de costume. Porque infelizmente pra vc, o Atlético não cansa é de entristecer e decepcionar a torcida Atleticana.

    Abraços

  • Alisson Sol disse:

    Falta muita água para rolar neste campeonato, e creio que a única coisa garantida é que o Cruzeiro não vai ser rebaixado.

    Acho também que está na hora de começar a discutir com o amigo Stefano a logística em relação a aposta que ele fez em agosto. Stefano: vamos começar a pensar em termos de uma doação para alguma instituição de caridade?

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Pôxa Dudu…

    Vc nem me dá o direito de dizer que “torcedor é assim mesmo” ?? rsrs

    Assim não pode… Assim não dá… rsrs

    Abraços

  • Fabrício Melo disse:

    Dá impressão que vocês são campeões brasileiros todos os anos né Clayton?

  • Pedro disse:

    Tanto o texto do Chico Maia quanto os “comentários” dos leitores fazem justiça ao Cruzeiro, o melhor de Minas!
    Nunca vi o Perrela como um santo (e ele não o é),mas que ele é um dirigente moderno, eficiente, isso ninguém pode negar.
    A prova está aí: saiu AB, entrou Cuca (em que eu próprio tinha dúvida) e aos poucos, comendo pelas beiradas, a Raposa chegou. Se vai permanecer, é outra história. O que realmente importa é que chegou ao topo da tabela, com competência, vencendo obstáculos como erros de arbitragens, etc.
    Estou sentindo firmeza na conquista do título deste ano.SERÁ O 3º!!!!!!!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Só rindo mesmo… rsrs

    Segundo alguns Atleticanos, o sucesso do Cruzeiro se deve única e tão somente à sorte e armações de bastidores…

    Seria tão difícil assim pra eles, falarem: “É, esse time do Cruzeiro tá bom mesmo viu” !

    Claro que pensar, eles devem pensar isso. O difícil é reconhecerem publicamente.

    O Cruzeiro ganha Libertadores, eles falam que foi a mais fraca. O Cruzeiro ganha Copas do Brasil, eles falam que o time deu sorte. O Cruzeiro ganha o Brasileirão de 2003, eles falam que o título foi comprado…

    E o pior que isso, não parte só de alguns torcedores Atleticanos não. Alguns da Diretoria Atleticana pensam e agem da mesma forma. E é justamente por isso, que há anos o Atlético é tido como um time comum no cenário Nacional.

    Numa batalha, quem não estuda e reconhece a força do seu oponente, jamais terá condições de suplantá-lo.

    Mas continuem assim… rsrs Porque enquanto alguns Atleticanos preferem continuar desviando o foco, acreditando nessas coisas que falam sobre sorte, armações, etc., o Cruzeiro vai só crescendo e honrando o Estado de Minas Gerais.

    Mas falando sobre “sorte”, esse é um ingrediente que acompanha os lutadores, batalhadores, guerreiros e vencedores !

    Muito azar, é coisa de fracassados mesmo !

    Visão de “alguns” Atleticanos sobre Cruzeiro e Atlético:

    CRUZEIRO: Time sortudo.

    ATLÉTICO: Time injustiçado.

    Se colocar de vítima sempre, é coisa dos fracos e derrotados !

  • Benny the Dog disse:

    O que não faz a inveja, hein Basilio. Nem adianta perguntar para qual time você torce, não é?

    SC

  • Fabrício Melo disse:

    O Cuca está numa fase boa, mas não se pode creditar somente a ele a boa fase do Cruzeiro, que tem um trabalho de bastidores muito bom. A diretoria celeste impõe ótima disciplina em seu ambiente de trabalho e os poucos acidentes de percursos que lá acontece são ocultados. Estes só aparecem na fase ruim do clube! Há uma série de fatores externos que quase ninguém da imprensa toca o “dedo” com medo de se ferir, que levam o Crucru ao sucesso momentâneo. São detalhes que normalmente propicia um ambiente alegre e cheio de otimismo, que influem muito para o bom rendimento do time.

  • Dudu GALOMAIO - BH disse:

    Que maravilha!
    Como podem ver, tudo são flores do lado sombrio da lagoa… rsrsrs
    Nosso amigo Clayton, comentando seguidamente e achando tudo uma maravilha.
    Só lembrando que boa parte dos cruzeirenses também criticaram o Caçapa no inicio, caro Clayton. Depois que a fase melhora, aí tudo é filé mesmo. Mas os atleticanos conhecem mais do que qualquer outro torcedor a qualidade deste zagueiro, desde quando se ouviu falar dele a primeira vez (se não em engano, ele quebrou acidentalmente a perna do Joãozinho, “bailarininho” da Toca, em uma dividida, ainda nos juniores). Afinal, ele é CRIA do GALO.
    Bem, como a fase é boa, você não está errado não.
    Mas sabem o que critico tanto? A diferença como a torcida azul vÊ as coisas.
    Durante as décadas de 70, 80 e 90 o Galo era muito criticado e “gozado” pelos azuis por sempre estar nas cabeças do Brasileirão e ter abocanhado apenas um título do mesmo. E olhem que sempre tinha o problema da arbitragem “tirar os títulos” das mãos do Atético, o que não ocorre hoje com o Cruzeiro.
    Curioso é que o mesmo acontece agora nos anos 2000 com o Cruzeiro (sem os problemas da arbitragem). Mas aí já é motivo de orgulho, mesmo sem o título. Fica a pergunta: há coerência?

    E não adianta vir com aquele papinho: “torcedor é assim mesmo” porque a sensatez é inerente a escolha de torcer ou não por um time, né?
    Se o Cruzeiro vai ganhar o campeonato, eu não sei (claro que torço pra que não ganhe). Mas há um ano atrás, eramos gozados justamente por este mesmo sentimento: “esperança de ser campeão”.
    A maioria (ou todos) dos atleticanos aqui do blog, inclusive o próprio Chico, aceita essa possibilidade e os azuis estão à vontade para expressar sua empolgação.

    Fica a observação.

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Link do vídeo abaixo, do site superesportes.com. Mostra um pouco da realidade do que está sendo o Cruzeiro nesse Brasileirão! Caçapa e Fábio comnadam com humildade, motivação, respeito e cobranças o Cruzeiro rumo ao seu objetivo em 2010!!! Senti firmeza!!!

    http://www.superesportes.com.br/app/1,10/2010/10/12/noticia_cruzeiro,167353/video-de-cacapa-incentivando-atletas-no-vestiario-se-populariza-na-internet.shtml

  • Francisco Barbosa disse:

    O olho do dono é que engorda o boi.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Totalmente fora do futebol, mas vale o registo:

    São 00:11 do dia 13/10/10, acaba de ser resgatado o primeiro homem, Florêncio Ávalos, que estava naquela mina soterrada lá no Chile.

    Vitória da vida !

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Como dizia Raul…

    “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo…”

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    É…

    Quando o zagueiro Cláudio Caçapa, preferiu o Cruzeiro no seu retorno ao Brasil, a gente viu muitos Atleticanos com ciuminhos e invejinha, falando que ele estava velho, fim de carreira, etc… Inclusive aqui mesmo no Blog.

    Bom mesmo são os Cáceres da vida… Os Jairos Campos da vida… Os Werleys da vida… Os Limas da vida… Né ?? ( Claro que não citei o Rever, porque ele realmente é bom )

    Esse vídeo que está bombando no youtube, mostra o grande jogador que o Caçapa é e o quanto ele agrega valor a um grupo, tanto na sua qualidade técnica, quanto na sua personalidade e humildade:

    http://www.youtube.com/watch?v=kvtGPhjyg70

    São atitudes como esta do Caçapa, que fazem a gente acreditar que o grupo está unido e comprometido com a conquista do Campeonato.

    Conquistando ou não o título, todo o grupo Cruzeirense está de parabéns !

    Claro que se for coroado como CAMPEÃO, eu vou vibrar e comemorar muitooooooo !!!

    Mas se não for, não vou reclamar ou criticar o time e a Diretoria como vinha fazendo. Vou agradecer agradecê-los pelo empenho e luta constante que tiveram, principalmente após a saída do Adilson e a chegada do Cuca !

    Esse vídeo do Caçapa, revela realmente que o Cruzeiro avalia outras virtudes, além da qualidade técnica, ao contratar um jogador.

    E quando erra, como o Chico salientou, trata logo de tentar se livrar do bonde sutilmente e sem execrar e desvalorizar o jogador. O que eu espero que aconteça com jogadores como o Robert, Pedro Ken, Elicarlos e Walysson…

    Caçapa, obrigado ! Vc é o cara !!!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Chico e participantes do Blog,

    Recomendo-lhes a leitura do comentário do Cosme Rímoli, sobre a chegada do Cruzeiro à liderança do Brasileirão:

    http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/2010/10/11/cuca-esqueca-a-inseguranca-o-cruzeiro-e-o-lider-merecido-do-brasileiro/

    Simplesmente, sem retoques !

    Contra tudo e contra todos, o Cruzeiro é líder por merecimento.

    Na Imprensa “Além Minas”, esse Cosme Rímoli e o Lédio Carmona, estão se mostrando como uns dos melhores comentaristas de futebol e que falam o que o torcedor vê !

    Estamos cansados de ler, ouvir ou assitir comentários, que a gente como torcedor se pergunta: “Será que esse cara viu o mesmo jogo que eu” ??

    Então, parabéns Cosme Rímoli pelo seu comentário sobre a Liderança Azul !

  • Basilio disse:

    Chico, o sucesso do Cuca, se deve muito mais às relações escusas do Zezé, muito bem relacionado com o poder dominante do futebol brasileiro. Eles conseguem efeito suspensivo, jogador que pega 4 partidas e num novo julgamento é absolvido e não serve jogadores à seleção como os outros times. Raramente os árbitros erram contra eles e quando erra é um barulho danado, inclusive da imprensa azul. Dão muita sorte e ganham muitas partidas jogando mal. Tá com pinta de campeão sim, mais pelos fatores externos, porque Cuca obteve pouco sucesso em sua carreira, embora seja um técnico rodado.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    É Chico,

    Vc e muitos participantes do Blog, já devem saber da minha implicância e pegação no pé do Zezé Perrella né ?? Devem se lembrar do quanto eu o critiquei, quando ele iniciou a reformulação no Cruzeiro, com a saída do Adilson ( Não que eu torcesse pra que o AB ficasse… ) e com a demissão do Eduardo Maluf. Sobre algumas contratações então, nem se fala… Detonei o Perrella por aqui.

    Pois bem, hoje eu me curvo pra reconhecer e dizer que EU QUE NÃO SEI DE NADA MESMO VIU… rsrs Quando eu penso que o Perrella já está decadente ou desanimado à frente do Cruzeiro, ele vem e mostra que está muito, mas muito a frente do que um mero e insignificante torcedor como eu e alguns Dirigentes e até mesmo algumas pessoas da Imprensa.

    Na época da demissão do Maluf e contratação do Dimas Fonseca, eu falei aqui no Blog que achava que seria mais “armação” do Perrella, contratando um sócio seu, pro lugar do até então melhor Diretor de Futebol do Brasil. Mas hoje vejo que o Dimas Fonseca, independente de ser sócio do Perrella em outra atividade, tem sim feito um bom trabalho. Que fique registrado também, que eu não estou falando aqui que o Maluf deixou de ser o melhor.

    Então, enquanto eu quase não enxergo ao que está a um palmo dos meus olhos, o Perrella mostra que enxerga muitos anos-luz à frente…

    Então, da mesma forma que eu usei este espaço pra criticar ( e muito… ) o Perrella, hoje eu venho aqui pra me desculpar com ele, reconhecer que eu estava errado e agradecê-lo por continuar sendo um Dirigente de vanguarda !

    E independente do Cruzeiro conquistar o Título do Brasileirão de 2010, ou não, estarei grato ao Perrella por ter agido corretamente.

  • J.B.CRUZ disse:

    CARO CHICO; O melhor post esportivo do ano..Literalmente você expôs o tema, comentou, explicou e não deixou margem para novos comentários…Assino embaixo>>>NOTA….10!!!