Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Polícia Militar já está apurando denúncias de abusos

Com satisfação acabei de receber esta mensagem do Ten Cel Ricardo Matos Calixto, da Assessoria de Comunicação Organizacional da Polícia Militar de Minas Gerais.

Ele reitera o compromisso de cidadania da corporação e providências já estão sendo tomadas.

Agradeço pela atenção e isso mostra que a PM não está omissa.

Segue a íntegra da mensagem:

“Caro Chico Maia, bom dia!

Com relação as denúncias de agressão de Policiais Militares a torcedores, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, a Corregedoria da Polícia Militar de Minas Gerais, com base nas informações publicadas nesse site, já determinou a instauração de procedimento interno para apurar os fatos narrados.
A Polícia Militar não coaduna com qualquer tipo de violência desnecessária e a identificação dos agressores será prioridade.
Caso seja comprovado o uso de violência desnecessária, os responsáveis poderão ser punidos com a pena de advertência, podendo chegar até a perda do posto, isso sem contar com a ação penal decorrente.”

Assessoria de Comunicação Organizacional


» Comentar

Comentários:
22
  • João Souza Carvalho disse:

    “Ô soldado, pega ai pra mim aquele formulário para a imprensa falando que vamos apurar as denúncias!”

  • H. ALMEIDA disse:

    o consolo é que estes agressores vão continuar POLICIAIS MILITARES!

    com todo o respeito cada carrega a cruz que merece !

  • H. ALMEIDA disse:

    não vai dar em nada !
    essa mensagem do coronel é só pra tentar aplacar a revolta de todos e induzir a todos a pensarem que algo está sendo feito!

    alguem aí já viu algum inquerito policial militar dar em alguma coisa !

    duvido que estes “policiais” serão punidos no máximo serão promovidos!

    e a humilhação e agressões físicas recebidas por esta família jamais serão apagadas!

    como este pai de familia vai explicar o fato de ser algemado e preso em um camburão ao seu filho pequeno.
    esse fato jamais será esquecido por esta família.

    O BRASIL É A PATRIA DO CORPORATIVISMO!!

    DESAFIO A QUALQUER UM inclusive ao Ten Cel Ricardo Matos Calixto,
    a nos provar que naquele caso do independencia no jogo entre atl x vit
    houve punição!
    pura conversa pra boi dormir!

    voce acredita nisso chico?

  • Bruno disse:

    Será msm? Duvido que haja punição. Pago pra ver. A PM, assim como outras Instituicoes é corporativista para com seus membros.

    Vide os tribunais militares e seus inumeros casos de julgamentos condenaveis.

    Aguardo mais sobre a publicidade deste caso e espero estar enganado.

  • Mauricio disse:

    Triste…Lamentavel…

    Espero que a Corregedoria faça seu trabalho acima de qualquer interesse corporativista.

    Quero acreditar …mas…

  • Luciano Nogueira - SL disse:

    Desculpem-me os que pensam o contrário, mas neste caso penso que a a última coisa que interessa é a camisa que vestia o agredido.

  • Basilio disse:

    Chico, parabéns pelas matérias no caso da agressão a este torcedor. Me estranha o fato de isso acontecer com mais frequência, contra a torcida do Galo. Todo e qualquer blog, deve direcionar sim, suas matérias de forma crítica para o bom espetáculo e sempre preservando o direito do torcedor ou como queiram do cidadão em geral.
    O torcedor estava soltando foguetes no estacionamento não era dentro do estádio e foguetes não são proibidos em eventos, haja vista que quem mais gasta com fogos são os próprios políticos, que promovem imensas girândolas em plenos centros urbanos.
    Este episódio me faz lembrar os Beleguins da Ditadura, que tolhia nossa liberdade, nosso direito de ir e vir, enfim, são os inimigos da alegria. Querem ver a torcida do Galo sempre tristes.

  • Ulisses disse:

    Chico boa noite, essa celeuma acerca da violência desnecessária não vai parar tão cedo. Não sabemos ao certo em que situação se deu, ainda não se ouviu a outra parte (policiais envolvidos), mas certamente causa repulsa em qualquer cidadão de bem tal situação, principalmente quando um pai de família é agredido na frente de seus familiares, ainda mais sendo esposa e filhos.
    É revoltante e penso sempre que pode-se aguardar melhor momento para abordar ou ainda usar o bom senso diante da situação mais crítica, uma vez que se der qualquer zebra, cenas mais violentas justificadas ou não, ficaram marcadas na mente da criança para sempre, traumatizando-a.
    Há que se separar o joio do trigo. Pai, esposa e filhos vão ao estádio para torcer por seus times e devem ser sempre respeitados ou mais que isso, protegidos.
    Protegidos daqueles loucos que destroem ônibus, provocam arrastões, roubam camisas e demais sulveniers de times, andam armados com paus, pedras, revólveres e até pistolas e desrespeitam as familias. Sobem nos tetos dos coletivos após quebrá-los (esquecendo que no dia seguinte, eles ou seus familiares, terão que usá-los para ir pro trabalho ou escola). Para esses é cadeia e até me pergunto cadê o Dr Baeta que vira e mexe dá um pitaco, como se tivesse sido criado dentro de um estádio, tão variadas são suas atuações.
    Pra esses citados acima, tinhamos que ter como isolá-los dos demais torcedores, sei lá, ter um local próprio, sem TV é claro para que se apresentassem e ali permanecessem durante e momentos antes e depois dos horários dos jogos. Pronto se é por paixão excessiva que agem, ficaria de bom tamanho tal medida.
    Quanto aos policiais, é identificação e punição aos envolvidos, com retratação pública por parte da PM, uma vez que estão agindo em nome da instituição. Um pedido público de desculpas amenizaria a situação, porem a punição aos envolvidos é prioridade um, caso sejam comprovadas as agressões. Um abraço azul.

  • Ronaldo disse:

    O que me deixa intrigado é o desconhecimento da imprensa que estava ao redor do estádio fazendo entrevistas com torcedores e filmagem durante um bom tempo antes do iníco do jogo. Eu cheguei ao estádio antes das 14 h.
    Sei que muita gente vai questinar , mas tudo bem; eu não entendo porque que certos órgãos de imprensa se preocupa mais quando esse tipo de fato acontece com os torcedores cruzeirense? A torcida atleticana já foi vítima de vários espancamentos na base da covardia , ex: no independência, jogo contra o Vitória, Lanús, Corinthians em 2005, Flamengo ano passado, Cruzeiro 2008, quando a cavalaria da PM desceu o cacette e jogou cavalos em cima de senhoras, velhos , crianças bem enfrente ao bar peixe vivo, ao lado do posto e ninguém da imprensa cobrou do comando da PM. Quando aconteceu aquele episódio em Nova lima quando a Máfia azul tentou invadir um espaço destinado aos torcedoresd o Villa, a PM tentou na boa conduzir a coisa, só que os caras da máfia azul partiu pra cima da PM, teve uma torcedora que meteu a maão na cara de um PM. Isso foi capa do jornal Super e quando o Pm reagiu , foi muita gente da imprensa contra o PM e até hoje tem jornalista dono de uma emissora rádio em BH que cobra sistematicamente do comando da pM uma posição do caso, mas nas covardias contra a torcida atleticana esses e outros não dão nenhuma atenção!
    Espero que desta vez o comando da PM dê uma punição a esses covardes que se aproveitam da farda para espancar pessoas de Bem. Acho que esse fato tem que chega ao conheciemnto das autoridades máximas.
    Mas de qualquer forma temos que agradecer ao Chico pelo espaço que já está fazendo efeito as nossas indgnações contra essa barbárie!

  • clauber disse:

    Adendo ao comentário anterior. A torcida do GALO cresceu 1.400.000 de torcedores sem ganhar titulos de “maior expressão”. imagina se ganha alguma coisa. Esse é o terror que os azuis tem de nossa torcida. O trauma de ver novamente o mineirão com 5X1 para a torcida do galo. Isso nao sai do sub conciente da torcida palestrina.

  • clauber disse:

    E continua a esquizofrenia azul ou seja se eu ganho o rural vale se é o galo nao vale. Vamos partir para uma questao logica, se o time ganhar um titulo mineiro a torcida fica feliz, se o time ganha o brasileiro, a torcida fica feliz, se ganha a libertadores a torcida fica feliz, logo a torcida azul nao esta feliz pois nao ganhou nada em 2010. Esta apenas no quase.

    Mas tenho que dar razão quando se fala em importancia, segue a equacao (mineiro<brasileiro<libertadores<mundial=super felicidade)

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    ESSE COMENTARIO CONPLEMENTA / CORRIGI O COMENTARIO ANTERIOR!!!

    Ganharam Dudu Galo Maio?! O Campeonato Mineiro?! Pergunta a qualquer jogador do Atlético, torcida ou dirigente, se eles preferem ser campeões mineiros, ou lutar pelo título brasileiro e/ou conseguir uma vaga na Libertadores da América?! rsrsrs…

    Quanto à violência na Arena, me assusta. Até então, pelo menos em jogos do Cruzeiro, não havia presenciado ou escutado comentário de violência. Seja ela por parte da polícia ou dos torcedores. É lamentável. Nessas horas que todos brincam né: “Vontade de ser filho de um promotor ou juiz. Esfregava a cara desse policial”…

    É ate dificil comentar. So agora li a reportagem com o relato do torcedor. Mas tem torcedor que desrespeita policia também, apesar de que nessse caso, as palavras da vítima parecem ser bem sinceras.

    Quanto à polícia, “bando” de despreparados que não podem trabalhar em pleno Domingão e ver as pessoas se divertindo! Acho que se sentem “menosprezados”. Por que entrou para PM então?! Montados em um cavalo ou em grupos ou “bandos” como quizerem, eles são bem corajosos.

    Mas é o tal negócio. Ruim com eles e pior sem eles. Porém vale ressaltar que nem toda a polícia é assim. Apenas 70%!!!

  • Frederico disse:

    A corregedoria da PMMG não estará fazendo mais que sua obrigação em apurar os fatos, e punir severamente os responsáveis. Já passou da hora dos comandantes e corregedores serem coniventes com a covardia que é reincidente pela PMMG com os torcedores em MG. Vou ao estádio desde 1980, e já presenciei arbitrariedades por parte da polícia por diversas vezes. O torcedor, de modo geral, e tratado como marginal, não tendo nenhum direito, nem mesmo de se defender. Aqueles que têm seus salários pagos por nós, com nossos impostos, e a quem são conferidos a função pelo Estado de nos defender e dar segurança, ao contrário, nos violentam e abusam de sua autoridade. Torcedor, antes de tudo é cidadão, e também consumidor, e paga caro pelo espetáculo, e deveria ser tratado com total respeito. Mas não, é tratado como vagabundo, como se todos ali fossem marginais e bandidos, e que vão ao campo para aprontar baderna. Chega, está na hora do Estado, e da Polícia Militar, prestar contas aos cidadãos de bem contra tantos abusos cometidos contra pessoas de bem!

  • Bertoldo disse:

    Esses policiais devem ter sido alunos do Cel. Severo.

  • rodrigo disse:

    Sabia que a corregedoria não ia decepcionar

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Ganharam Dudu Galo Maio?! O Campeonato Mineiro?! Pergunta a qualquer jogador do Atlético, torcida ou dirigente, se eles preferem ser campeões mineiros, ou lutar pelo título brasileiro e/ou conseguir uma vaga na Libertadores da América?! rsrsrs…

    Quanto à violência na Arena, me assusta. Até então, pelo menos em jogos do Cruzeiro, não havia presenciado ou visto comentário de violência. Seja ela por parte da polícia ou dos torcedores. É lamentável?! Mas e ai?! Os torcedores estavam rezando na hora?!

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Em todo acontecimento de abuso das “autoridades” a história se repete. Irão apurar os responsáveis e puni-los. Será que punem mesmo?! Daqui a duas semanas, ninguém mais fala sobre o assunto.

  • Daniel Silva disse:

    Olá Chico e demais visitantes deste blog.
    Poderia ser criado uma seção “por onde anda” seria a divulgação de por onde andam ex-craques do nosso futebol mineiro.
    Espero que minha sugestão seja aceita

    PS: não precisa ser feita nenhuma investigação, é bem possivel que com um bate papo ali e outro aqui, alguns dos maiores personagens do futebol mineiro sejam redescobertos.

  • Alisson Sol disse:

    O problema é que, ao invés de apurar, é preciso evitar. Este caso está ganhando espaço pelo fato de existirem testemunhas, e se ter hoje a possibilidade de se evitar a “pauta” de jornais através de notícias colocadas diretamente na Internet. Mas e se o caso tivesse ocorrido sem testemunhas e a pessoa (ou testemunha) não tivesse acesso à Internet?

    O problema é que, na minha opinião, o clube de futebol tem de ter participação neste discussão, tendo um setor de atendimento ao torcedor para casos como este.

    Eu já tive situação não tão grave mas semelhante de discussão com policiais por estes estarem batendo em um sujeito já algemado, no que interferi por achar uma covardia, tirando uma foto em que apareceu o abuso. Não tive apoio nenhum do clube (no caso o Cruzeiro) durante a denúncia do abuso ao cidadão, mas felizmente à época tive o apoio da PM, que apurou o caso.

    Acho que é preciso não generalizar além da conta também pois:
    – Há sim policiais bons e honestos.
    – Há gente aqui não misturando a violência policial com paixão clubística.
    – Há casos em que torcedores fazem coisas erradas.

  • Daiane soares disse:

    Olá Chico Maia,gostaria muito que se vc puder,me enviar informações sobre um dos narradores esportivos da radio itatiaia,Waldir Rodrigues.
    Desde já agradeço ;
    abraços

    – santa luzia

  • Luciano Nogueira - SL disse:

    Esperamos que essa apuração não tenha o mesmo resultado daquela de Nova Lima, onde pistolas foram apontadas para a cabeça de torcedores e nenhum policial foi sequer advertido.
    Ou seja, bom trabalho, Sr. Tenente Coronel, nossa sociedade espera a resposta da sua corporação!

  • Renato Alexandre disse:

    Pelos menos colocaram a cara prá fora. Mas, este comunicado está com jeito de “carta pronta”, daquelas que só se mudam as informações dos locais onde os abusos foram cometidos e a referência onde foram denunciados. Não vai dar em nada. Ficam os agredidos do lado de cá e os covardes do lado de lá.