Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Uma raridade: torcedor reconhece que errou em sua avaliação

Raramente alguém escreve dizendo que avaliou mal o trabalho de um treinador.

O americano Wellington Tobias é dessas raridades.

Veja o que ele enviou ao blog:

“Olá Chico!”

No dia 25 de agosto enviei um comentário sobre o América que você publicou em seu blog sob o título “Desabafo Americano”. Na ocasião, fiz elogios à diretoria e ao time, mas também fiz críticas sobre o número excessivo de cartões e jogadores que contribuem para tal. Além de fazer uma observação sobre a “cereja do bolo” que faltava – em minha opinião, é claro – para que o Mauro Fernandes pudesse ser considerado um treinador de primeira linha. Não falta mais! Colocaram a cereja no bolo!

Quero dar a “mão à palmatória”, pois ele se mostrou competente e, principalmente, paciente e humilde. Soube suportar as críticas sem perder o foco e respondeu com muito trabalho. Eu e muitos outros torcedores americanos ficamos extremamente irritados com ele quando insistia com o Fábio Júnior no time mesmo sem o jogador marcar nas quinze rodadas iniciais do campeonato. Mas – conforme um dito popular muito conhecido – “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. E nesse caso furou 14 vezes até agora!

Sinceramente, há um bom tempo não me sinto tão esperançoso e feliz com o Coelho! Penso que a noite fria sob cobertor curto pela qual estávamos passando está amanhecendo e prometendo entrar num dia bonito de verão. Sei que as coisas no América são feitas com muita luta e as dificuldades são amplificadas pela limitação financeira. E nesse ano sem o Independência, então… Mas, todos estão se superando. Até acho que as pedras no caminho estão funcionando como combustível para essa campanha linda que o time está fazendo. Não por ser americano, mas penso que o time que mais merece o acesso é o América, justamente pelas adversidades…

Para finalizar, não poderia deixar de pontuar duas coisas: primeiro, o time precisa triplicar a atenção com o número de pênaltis contra a equipe. Embora, em boa parte dos casos tenha ocorrido a influência da arbitragem, todos precisam se ligar. E por falar em arbitragem… Sei que a diretoria não está quieta, entretanto, algo mais contundente deve ser feito com URGÊNCIA! Parece que o “Sobrenatural de Almeida” está querendo “arranjar” a vaga do América para algum protegido. Nos outros estados as federações são atuantes e às vezes até agressivas demais. Temos que evocar todas as forças para trabalhar nessa missão, pois é o futebol mineiro que está sendo prejudicado.

Força Coelhão!!!

Valeu Chico, muito obrigado pela atenção!

Um forte abraço!

Wellington Tobias


» Comentar

Comentários:
14
  • agora acabou a “gordura” se dermos mais bobeiras, já era! contra o Duque de Caxias aquele nervosismo todo e vários cartões amarelos e vermelhos, a maioria infantis. Será que o time tá boicotando o treinador? tá dificil e a portuguesa e sport estao de olho na nossa vaga.

    ACORDA AMÉRICA!

  • Márcio Amorim disse:

    O meu comentário, no dia 19/10, ainda registrado nesta página, dirigido ao Wellington Tobias, já anunciava a catástrofe. Inclusive citei o algoz de ontem: Asa de ARAPIRACA(?) ALAGOAS (?) de muitas tradições (?). E nós temos de viajar 160/170 km, debaixo de chuva, como ontem, para incentivar um time com medo do Asa. Dureza!

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Flávio Azevedo!
    É ruim criticar as mesmas coisas, mas elas continuam acontecendo do mesmo jeito. O medroso, assumido, embora competente, acha que está treinando um time pequeno. Invariavelmente, o América joga o segundo tempo, correndo atrás de algum prejuízo causado pelo medo durante o primeiro. Já são 14 pontos perdidos em casa. Se adotasse postura de time grande – o elenco é mais do que suficiente – estaria hoje em melhores condições do que o Coritiba. Bastava ganhar a metade deles. Ontem não foi diferente. Perder, por medo, do Asa DE ARAPIRACA(?), por 3 x 1, em casa, é perder para si mesmo. Passei, ontem, da euforia à preocupação. Quem sair do G4 não voltará mais. O menor problema, que temos, é o Dudu, pois basta tirá-lo. Difícil é enxergar o que ele pretende quando coloca o Jandson, o Wesley ou Hélton Luiz. Ou quando não escala o Tiago Silvy ao lado do FJ desde o início. Eta cabecinha teimosa! Nuvens negras se avizinham?

  • João Luiz Pontelo disse:

    Chico.

    Boa tarde.

    Todo mundo caiu de pau em cima do gramado da Arena do jacaré, tamanho se não me engano 74 x114?
    È veredade que a largura do novo independencia será de 68 metros? será que alguem vai ter coragem de sentar o pau nos engenheiros ?
    Abraço a todos

  • Dedé de Dora disse:

    Parabéns ao grande América pela brilhante partida contra o poderoso Asa, diante de casa cheia.

  • Djair mariano da Silva Junior disse:

    Chico,

    Boa tarde, também presenciei fatos tristes como este na arena. Fui no jogo contra o Corintians, e o pessoal da cavalaria, avançava com os cavalos e agredia torcedores que estavam na fila.

    Lamentável estes fatos, mas tem de ser denunciados mesmo.

    Parabéns pelo fato.

    – Belo Horizonte

  • RAMON MENEZES disse:

    Aposto que hoje mudaram de ideia hehehe

  • Breno Brandão disse:

    Bom dia, Chico!
    Primeiramente, parabéns pelo seu trabalho, que acompanho com assiduidade e prazer.
    O jornal Vale do Aço publica hoje uma matéria que esclarece pontos muito interessantes sobre o irritante imbróglio da limitação de público no Ipatingão. Fizemos uma entrevista esclarecedora com o capitão Neri Mattos, comandante do Corpo de Bombeiros na cidade. Penso que a matéria coloca os “pingos nos is” sobre a questão. Em resumo: prefeitura se recusa a executar obra constante de projeto elaborado e encaminhado por ela própria aos bombeiros, que aprovou as propostas de intervenções. Agora querem atropelar os BM locais, através de gestões políticas em instâncias superiores.
    Digo isto com propriedade por ter sido o representante de nossa AMCE na COOMOVEC de Ipatinga, enquanto ela funcionou, e tive oportunidade de participar de várias reuniões sobre o assunto. Como vc se posiciona com muita propriedade sobre estas questões, sugiro leitura da referida matéria para isenta avaliação.
    O endereço eletrônico é:
    http://www.jvaonline.com.br/novo_site/ler_noticia.php?id=86701

    Forte abraço.

    Breno Brandão
    Diretor de Redação
    Jornal Vale do Aço

    – Ipatinga

  • é muito ruim criticar as mesmas coisas. o futebol não perdoa, se o Coelhão der mole, já era. Lusa e Sport brigaram com unhas e dentes pelo G$, é melhor abrir o olho. não vou comentar mais nada deste nosso treinador medroso, sem autoestima que prefere jogar com 3 zagueiros, 3 volantes.dificil elogiar quem escala o PÉSSIMO DOS PÉSSIMOS volante DUDU. este camarada tem o curriculo de 5 anos enganando no Coelhão, sendo covarde, dando pancadas e sempre na hora H fica suspenso. infelizmente a torcida idolatra este camarada. fazer o que né? mas paciência, repetindo, o futebol não perdoa,

    FORÇA AMÉRICA E NÃO PERCA PARA VOCÊ MESMO!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Parabéns ao Torcedor Americano, Wellington Tobias !

    Atitude nobre !

    E como bem disse o Chico Maia, uma raridade hoje em dia…

    Humildade pra reconhecer um erro, é virtude dos fortes !

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Wellington Tobias!
    Eu já fiz, também, neste espaço a minha retratação quanto ao Fábio Júnior. O Chico deve ter-se esquecido. Fui um severo crítico dele e do Joãozinho, quando das suas contratações. Acontece, a meu favor, que o Fábio Júnior do campeonato mineiro não é, nem de longe, o Fábio Júnior das últimas 15 rodadas. No mineiro ele perdeu gols suficientes para nos deixar campeões. Alguns ridículos. Não tenho nenhum constrangimento em aplaudi-lo hoje. Quanto ao Mauro Fernandes, sempre achei o seu trabalho bom. Continuarei criticando a sua postura medrosa contra times inferiores. Asa, Icasa, Santo André, não merecem três zagueiros e três cabeças-de-área e um só atacante, ele, na frente. Só isso! No mais, chegaremos lá, com certeza!

  • bom é isto: o América tem estrutura, salários em dia, jogadores rodados e da prateleira de cima para a série B. desviar o “foco” nas derrotas pelos erros de escalações e substituições não era o correto! ficar brigando com o torcedor Americano é no mínimo “infantil” e não conhecer a nossa história! Parabéns ao América!

  • Roberto Luiz de Aguiar disse:

    Caro Chico, vc já deu uma olhada no blog do jornalista Cosme Rímoli no portal R 7 desta terça, 19 de outubro, sobre Neymar? Vale a pena porque ele cita o treinador do Galo, Dorival Jr.
    Um forte abraço, Roberto Luiz.

    – Sete Lagoas