Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A volta da vitória e uma cobertura mais caprichada de América 4 x 1 Santo André

Mesmo com tantos veículos de comunicação e tantas novas tecnologias é difícil alguma novidade na cobertura esportiva. O portal Terra está com uma forma nova, que dá mais detalhes e uma análise mais completa dos jogos. A primeira vez que vi foi nessa cobertura da grande vitória do América sobre o Santo André.

Confira:

* Com dois de F. Júnior, América-MG bate Santo André e é vice-líderFAJRFábio Júnior marca duas vezes logo após perder pênaltis
Foto: Agência Lance 

Com dois gols do artilheiro Fábio Júnior, o América-MG bateu o Santo André por 4 a 1 nesta terça-feira, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e assumiu provisoriamente a vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro.

Pressionado por duas derrotas seguidas e com o Sport na cola, o time mineiro dominou o paulista e garantiu o seu lugar no G-4 por mais uma rodada. Logo no primeiro minuto da partida, Otávio aproveitou cobrança de escanteio e abriu o placar.

Os visitantes ainda esboçaram uma reação, mas o América-MG não demorou para se acertar e criar oportunidades. Os outros gols, porém, só saíram no segundo tempo, quase todos graças a cobranças de pênalti.

Aos 12min, Dedimar subiu para tentar cortar cruzamento e tocou a bola com a mão. O árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima (RS) não só marcou a infração, como expulsou o zagueiro do Santo André. Fábio Júnior cobrou, viu Neneca defender, mas não perdoou no rebote.

Pouco depois, Fábio Júnior foi deslocado na área por Alex Silva. E a cena se repetiu. O atacante chutou, o goleiro da equipe paulista conseguiu salvar, mas, no rebote, não evitou o terceiro gol do veterano, vice-artilheiro da Série B com 16 tentos.

O Santo André também aproveitou uma cobrança de penalidade para descontar. Otávio derroubou Richely na área e, como já tinha amarelo, foi expulso de campo. Altair cobrou forte, no meio do gol, e fez o de honra para os visitantes.

Já no fim da partida, porém, ainda deu tempo de Marcos Rocha, após rápido contra-ataque, deslocar Neneca com categoria e marcar o quarto, dando números finais ao marcador no interior mineiro.

Os dois times voltam a campo na próxima terça-feira. O América-MG encara o Paraná fora de casa, enquanto o Santo André, cada vez mais perto da terceira divisão (é o antepenúltimo colocado, com 32 pontos), tentará reagir em seus domínios, diante do ASA.

FICHA TÉCNICA
América-MG 4 x 1 Santo André

Gols
América-MG: Fábio Júnior, aos 13min e aos 25min do segundo tempo; Otávio, a 1min do primeiro tempo, e Marcos Rocha, aos 45min do segundo tempo
Santo André: Altair, aos 37min do segundo tempo

Ponto Forte do América-MG
Mostrou muita velocidade e dominou o meio-campo

Ponto Forte do Santo André
Jogadas pela direita com Cicinho e chutes de fora da área

Ponto Fraco do América-MG
Acomodou-se após abrir o placar logo no início do jogo, aumentando a vantagem apenas na etapa final

Ponto Fraco do Santo André
Abusou das faltas e das falhas defensivas

Personagem do jogo
Fábio Júnior, artilheiro da partida com dois gols

Esquema Tático do América-MG
3-5-2
Flávio; Micão, Preto e Otávio; Marcos Rocha, Dudu, Leandro Ferreira, Wesley (Helton Luiz) e Jean Batista (Nando); Thiago Silvy (Léo) e Fábio Júnior; técnico Mauro Fernandes

Esquema Tático do Santo André
3-5-2
Neneca; Dedimar, Toninho e Halisson; Cicinho, Walker, Alan (Alex Silva), Altair e Dênis (João Henrique) (Sandro Hiroshi); Richely e Marques; técnico Jair Picerni

Cartões Amarelos
América-MG: Otávio, Leandro Ferreira e Jean Batista
Santo André: Toninho, Alan, Alex Silva e Dênis

Cartões Vermelhos
América-MG: Otávio
Santo André: Dedimar

Árbitro
Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)

Local
Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)

http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2010/noticias/0,,OI4757306-EI15407,00-Com+dois+de+F+Junior+AmericaMG+bate+Santo+Andre+e+e+vicelider.html


» Comentar

Comentários:
8
  • João disse:

    Realmente Silvy peca muito nas finalizações, porém sua presença e movimentação não sobrecarregam o FJ, o que melhora consideravelmente o ataque.
    E VAMO COELHO!

  • a diferença de escalar dois atacantes é que o Fabio Jr. não precisa ficar apanhando sozinho o jogo todo, com 2, 3 jogadores o marcando e tendo que sair da área, local em que ele é rei. e saindo da área, tecnicamente ele não tem um bom rendimento. o marco rocha tem jogado bem e faz varias jogadas de linha de fundo e com um atacante apenas, não tem ninguém na área. coisas simples de posicionamento. o flamengo contra o corinthians esclaou tre atacantes porém não tinha um armador para fazer os lançamentos e no intervalo o luxa teve q tirar um deles e colar um meia que liberou o renato para acionar os atacantes. são alguns erros que os profissionais não deveriam cometer. saber posicionar o time bem é primordial pois a maioria dos times tem jogadores do mesmo porte, com poucos “diferenciados”.

  • rodrigo assis disse:

    tiago silvy é fraco demais, mesmo nível do ricardo bueno do galo

  • Arnaldo Vieira disse:

    As reclamações contra arbitragem só não surte efeito quando feitas pelo Galo.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Acho que nenhum torcedor pretende ser técnico quando expõe a sua opinião. Pelo menos é o meu caso. Você postou, recentemente, neste seu espaço, uma opinião minha sobre o posicionamento medroso do Mauro Fernandes contra times pequenos na Arena. Ontem, escalando dois atacantes, desde o início, deu no que deu: 4 x 1. E uma superioridade incontestável nos 90 minutos. O Fábio Júnior cresce com a presença do Tiago Silvy (o artilheiro dos golaços perdidos), que prende os zagueiros por causa da sua velocidade. Com a volta do Rodrigo e do Luciano – agressivos e com muita qualidade – dá para acreditar em três vitórias, mesmo contra fortes concorrentes. Parabéns ao Mauro pela humildade de admitir o erro da postura anterior. Estamos quase lá.

  • Aurélio Mendes disse:

    Eu vi o jogo e espero que o América suba, mas pra série A terá que renovar uns 60% desse time.
    Já que o Emílio tocou no assunto, o Marcos Rocha fez um golaço.

  • pedro disse:

    só faltam dez pontos…

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Como está fazendo a diferença o setelagoano Marcos Rocha!!!