Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

“Não existe mineiro radical, pois vivemos onde termina a riqueza do Sul e começa a pobreza do Norte”.

É sempre bom ler a coluna do Fernando Rocha no Jornal do Vale do Aço, de Ipatinga – http://www.jornalvaledoaco.com.br/novo_site/

Opiniões sensatas, ótimas informações e filosofias de inteligências de várias áreas, de todos os cantos do mundo.

Esta é em primeira mão e será publicada amanhã, no JVA:

“A volta”

De nada vai adiantar o Cruzeiro trocar o excelente Parque do Sabiá pelo carinho e incentivo da sua torcida em Sete Lagoas, se o goleiro  Fábio não voltar a fazer milagres, Jonathan continuar cabisbaixo e apagado, a dupla de zaga afoita e desajeitada, Diego Renan a tropeçar na própria máscara, Henrique, Fabrício e Gilberto muito  longe do que vinham rendendo e sabem, Thiago Ribeiro previsível, Robert risível, mas, sobretudo, o argentino Montillo continuar um zero à esquerda como nas duas últimas partidas em que o Cruzeiro perdeu para o Galo e São Paulo.

Se no futebol de hoje o  local das partidas não é mais um fator prepoderante e decisivo, pelo menos se voltar à  “Arena do Jacaré”, a diretoria não vai expor o clube e sua torcida, ao ridículo registrado esta semana no Triângulo, quando foi visita na própria “casa”, o que já tinha acontecido em jogos anteriores na progressista Uberlândia, porém  esquecido por conta dos resultados positivos alcançados.

O nosso ex-governador e ex-presidente da República, Tancredo Neves, costumava dizer que “não existe mineiro radical, pois vivemos onde termina a riqueza do Sul e começa a pobreza do Norte”.

Zezé Perrela, presidente do Cruzeiro e suplente de Senador, deveria saber disso, mas pelas cobras, lagartos e tudo o mais que sua diretoria e jogadores disseram à respeito da “Arena do Jacaré”, terá agora que engolir sapos, pois aqui nestes grotões é sabido que  não há nada como um dia depois do outro e a barriga não dói uma vez só.

Estamos falando de times que estão na briga pelo título, pois não é incrível que o líder do campeonato, a cinco rodadas do final, seja um time sem ataque. Pois então, o Fluminense tem um “matador”, Washington, que há onze rodadas não sabe o que é balançar as redes adversárias.

Mas, por outro lado, tem um goleiro milagreiro, Ricardo Berna; e um argentino, Conca, que joga e muito bem todas as partidas, sendo, portanto, indiscutívelmente, o grande craque  deste campeonato.
Hoje é a vez do Galo desfilar todo o seu drama contra o Santos na “Arena do Jacaré”. Há quem diga que o melhor resultado dos vários que favoreceram o alvi-negro na rodada passada foi o empate do Santos com o Vitória, em plena Vila Belmiro, o que práticamente afastou o Peixe da luta pelo título, seu único objetivo nesta disputa, já que possui vaga assegurada na Libertadores/2011, devido ao título da Copa do Brasil, conquistado sob o comando de Dorival Junior, hoje técnico do Galo.
O time do Santos,  que vem desfalcado de pelo menos cinco titulares importantes, entraria desmotivado logo mais contra o Galo, além de alguns jogadores se sentirem meio que constrangidos diante do “professor” Dorival, pois até bem pouco tempo ele os ajudou na conquista da Copa do Brasil.

As respostas virão após as 19:30hs, quando a bola rolar em Sete Lagoas,  pois há também quem diga o contrário e o foco seria Neimar, que estaria prometendo “arrebentar” e se vingar de Dorival, pois  na sua opinião e de seus empresários, suas declarações  quando deixou o Santos, prejudicaram a carreira do jovem craque.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Por que o Ipatingão não é ao menos citado como opção do Cruzeiro para jogar as partidas restantes do Brasileiro?


» Comentar

Comentários:
20
  • Dudu GALOMAIO disse:

    junior,
    seguindo o seu raciocínio, quando diz que todo mundo tava apaixonado com o Luxa (me tira fora dessa… rsrs), logo após você enaltecer, elogiar, encher a bola da diretoria do Cruzeiro, posso entender então que, se desse um chute no saco do Zezé acertaria sua boca???

    Entende-se que sim… rsrsrs

  • Marcos disse:

    Engraçado é que quando o Cruzeiro ia bem no Pq. do Sabiá, em Uberlândia ninguém queria voltar pra 7 Lagoas. Ma bastou perder duas partidas para dois de seus temidos algozes(Atlético e SP) pro time azul recuar e voltar a Arena do Jacaré. Chico, não acredito que o Cruzeiro seja campeão, o time azul tá mais pra piada pronta do que time com pinta de campeão. Cadê o Montillo? Até o Sol Nascente, time amador daqui de Ibirité, se marcar o Montillo ele some de vez. Um time sem atacantes de ofício, um técnico inseguro. Te cuida Raposa! Até a Libertadores poderás perder! Mas ao mesmo tempo foi uma boa iniciativa do Cruzeiro em jogar no Triângulo, foi uma forma de difundir de forma mais evidente a sua marca para aquela região do Estado.

  • Lima,

    se vc acompanhou o jogo America 0 x 0 Atletico mineiro, la na Fundação Helena Antipoff, você vai saber porque vocês podem ser campeões na base, com a arbitragem ajudando vcs é muito fácil. na bola o time alvinegro não ganha do América em nenhuma categoria, sempre precisam da intervenção da FMF. é a realidade nua e crua.

  • junior disse:

    O GALO só está nesta situação porque a torcida, imprensa e diretoria apaixonou com o LUXEMBURGO. Se este tomasse um chute no saco ATLETICANO nenhum tinha dente na boca nesse momento. No cruzeiro não deu certo muda na hora. Por isso que é o melhor de MINAS GERAIS há muito tempo.

  • Alisson Sol disse:

    Como diz um amigo meu:
    – Há quem, examinando os fatos, tenta interpretá-los, e isto gerou invenções que nos permitem a vida moderna, como a energia elétrica, a lâmpada, a água encanada, etc.
    – Há quem, dada uma idéia fixa, fica procurando fatos para suportá-la, ignorando todos aqueles que não suportam a idéia. Isto gera lendas, discriminação, guerras, etc.

    Este negócio de influência da torcida no futebol não existe. É como horóscopo: os que acreditam falam da influência das estrelas na sua personalidade ao nascer, devido à enorme massa de constelações que estão a milhões de anos-luz atraindo você para um lado ou outro. Um dos argumentos que já escutei para suportar o absurdo, cita as marés! A pessoa só esqueceu-se de que as marés são criadas pela influência da Lua, e não pelas constelações de Sagitário, Cancêr, etc.! Mas não adianta, a pessoa quer acreditar, e não há argumento lógico que a traga de volta à razão…

  • João disse:

    Até nos juniores a safadez é descarada: http://www.arte10.com.br/arte_10_brasil_014.htm
    Tem problema não, contra tudo e contra todos vamos adiante!

  • Como acontece há 5 anos seguidos, quando chega a hora da verdade o Cruzeiro entrega o título.

  • J.B.CRUZ disse:

    Calma gente!! O CRUZEIRO ainda está no G-4, enquanto o ¨noço ¨galo continua no Z-4….Isso é que dá clube ser superior aos outros..

  • Aurélio Miguel disse:

    Ótimo post. Fernando Rocha sempre sensato.

    ahh chico…

    destaque da imprensa mineira…

    Emerson Ávila nomeado técnico da seleção brasileira sub 17.´

  • Leandro disse:

    Considero extremamente infeliz a colocação do citado jornalista. Primeiro por elogiar Ricardo Berna que é o terceiro goleiro do Flu e fraquissimo por sinal. Segundo por considerar Conca melhor do que o Montillo, no confronto entre os dois em Uberlância o Montillo fez a diferença! Terceiro o Cruzeiro não passou vexame em Uberlândia, os jogos em Uberlândia com grandes times foram justamente para atrair a torcida adversária e gerar renda, o que o Cruzeiro conseguiu mais uma vez contra o São Paulo. Por fim, o Cruzeiro perdeu para o maior time do pais num jogo equilibrado no qual foi tremendamente prejudicado pela arbitragem. Para os que querem torcer contra podem falar mal a vontade!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Essa questão do tamanho do campo, quem tem como parâmetro o Mineirão sabe, que a Arena do Jacaré é bem menor. Acho inclusive, que as medidas divulgadas pela ADEMG não são verdadeiras, para mim a Arena tem uns 95 x 62 m, não acredito na medida de 105 x 68m, divulgada. Boa matéria para o Sete Dias, né Chico Maia?

  • Fabrício Melo disse:

    Será que se as eleições fossem no final de novembro, o Zezé iria retirar os jogos do Parque do Sabiá? Todo politiqueiro gosta de cuspir no prato que comeu!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Excelente matéria, texto claro e sem remendo. Enquanto o futebol vive de supertição, peso de camisa e paixão o volei mostra bem, como organização e treinamento duro são capazes de criar campeões. Estamos numa seca danada de craques e agora de treinadores, temos uns 3 de bom nível, mas nada excepcionais.

  • Eduardo Stanziola Júnior disse:

    Olá Chico Maia. Ressaltei com vários cruzeirenses que não era vantagem jogar em Uberlândia, uma vez que, Sete Lagoas é muito mais “mineira” . Contra argumentaram com a questão do tamanho do campo. Porém, muita gente confunde tamanho de gramado com capacidade do estádio. A Arena do Jacaré tem praticamente as mesmas dimensões do Mineirão. Jogando na Arena a pressão sobre o adversário será maior e os próprios jogadores do Cruzeiro não poderão dormir em campo.
    Tomara que a mudança seja efetivada e que BH um dia tem uma emissora de TV própria, que não seja filial de Rio e São Paulo, pois é um dos fatores para o Sul de Minas, Triângulo e Zona da Mata serrem influenciados pelo eixo do mal (sem xenofobia) Minas precisa Chico de ganhar força política no futebol, e isso só vvirá com melhores resultados no campo. O Rio Grande do Sul tem 2 Mundiais Interclubes, 4 Libertadores, 1 Sul Americana, 5 campeonatos brasileiros , 6 Copas do Brasil. Veja a que distância estamos dos gaúchos. A única maneira de sermos fortes politicamente junto à CBF é através da conquista de títulos. Tomara que o Cruzeiro vença o Campeonato que o Galo não seja rebaixado, assim como o Ipatinga na segunda. E que o América suba para a primeira, além do título da Ituiutaba na terceira. Assim, estaremos dando um bom passo para sermos respeitados em termos esportivos, assim como já somos em termos de política(JK, Tancredo, Israel Pinheiro, etc).
    Um abraço.

    – Ubá

  • Robson Jefferson disse:

    Pois é Chico,onde estão agora todas as pesquisas, que dizem ter o cruzeiro a maior torcida de minas???.Pois nem em jogo onde entrou em campo no topo da tabela, conseguiu ter torcedores a mais que o oponente.E olha que o adversário era de fora do estado de minas,não sendo a primeira vez que acontece.Só que da outras vezes o resultado foi positivo e parte da nossa imprensa que a tudo que o Zezé Ruela faz diz amém não se manifesta.Vida que segue, existem times que tem simpatizantes outros torcedores legitimos,um abraço.

    – Belo Horizonte

  • Lima disse:

    Chico esse ano acho que o Galo está perto de algo que eu acho ser inédito, em um mesmo ano ser Campeão mineiro no :
    – Profissional
    – Feminino
    – Junior
    – Juvenil
    – Infantil
    ou seja o Galo seria campeão em todos os campeonatos que disputou da FMF, isso já conteceu alguma vez Chico, se não estamos bem perto.

  • Fabrício Melo disse:

    Muito bom o texto… O Galo jogou melhor no Parque do Sabiá e Ipatingão!

  • Márcio Amorim disse:

    Chico!
    Finalmente uma opinião lúcida sobre o craque do campeonato: CONCA. Já havia uma pressão muito grande da parte passional da imprensa mineira para a indicação do Montillo e, se o Galo descolasse da zona de degola, o que ainda não aconteceu, outra parte pressionaria pela escolha do Obina. Este, ridiculamente, levado pelo jornal o Tempo, logo após a vitória sobre o Cruzeiro, à condição de, pasmem, “santo”. A distância que separa os dois do Conca ainda é enorme. Se a verdade dói em alguns é um alívio em outros.

  • Carlos Macedo disse:

    Parabéns ao Fernando Rocha. Quanto à sua pergunta no final sobre o Ipatingão nem ao menos ser citado como um possível local de jogos para o Cruzeiro, o problema é a capacidade do estádio que continua encolhido para pouco mais de 11 mil torcedores, por causa da incompetência da atual administração municipal, onde o prefeito não governa e virou refém do seu próprio grupo político.

  • valcir Alves disse:

    chico concordo com tudo o cruzeiro precisa e voltar a jogar um bom futebol que arena volta a ser o melhor estadio do mundo o cruzeiro ta muito previsivel so marcar o montillo que o cruzeiro morre ainda acredito no titulo combatido jamais vencido.