Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Três voos internacionais: caos no Aeroporto de Confins

Nossas autoridades deveriam ter vergonha na cara, mas sei que é pedir muito.

No primeiro texto de hoje relatei problemas de infra-estrutura no país da Copa de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016.

Falei do descaso da Infraero com o Aeroporto de Confins.

Pois é!

Veja o depoimento que acabei de receber, do Renato Maia, que chegou de Miami direto à Capital mineira:

“Caro Chico Maia,

retornei de viagem aos Estados Unidos ontém e fui vitima da falta de estrutura mencionada no seu artigo. Estava no vôo da American Airlines que liga Miami a Belo Horizonte sem escalas/conexões. O vôo não pode pousar – domingo pela manhã – em Confins e teve que ir para o Rio de Janeiro. Depois de quase 2 horas de espera no Galeão – dentro do avião – finalmente voltamos para BH e pousamos em Confins. Até ai, para mim pelo menos, tudo bem. Não sabia desta falta de equipamento no aeroporto. O pior estava por vir.

Ao iniciarmos o desembarque em Confins ficamos – todos os passageiros – confinados no “finger” – por cerca de 15-20 minutos. Nunca vi isto antes. Não no “finger”. Quando questionei uma representante da American o motivo de estarmos “presos” ali, ela respondeu que era ordem do aeroporto pois 2 outros vôos internacionais estavam na área de desembarque. E esta não comportaria um 3o.

Quando nos liberaram e chegamos na área das esteiras para pegar as bagagens, a situação era caótica. Parecia o Mineirão em jogo lotado. 2 esteiras muito pequenas, com malas caindo para todos os lados… Travando as esteiras. Passageiros se acotovelando. Não havia carrinhos de bagagem… Era impossível retirar a bagagem da esteira e seguir para a saída sem ter que trombar, acotovelar, empurrar…

Isto, porque 2 – repito, DOIS – vôos internacionals chegaram simultaneamente.

Seu artigo foi tão realista e próximo a esta minha experiência recente que resolvi deixar a maioria silenciosa e participar do seu ótimo blog !”

Saudações celestes,

Renato Maia


» Comentar

Comentários:
12
  • Dudu GALOMAIO disse:

    Onde moro os aviões passsam exatamente por cima da minha residência, tanto no pouso quanto na decolagem do aeroporto da Pampulha.
    Pra mim, quanto menos vôos por lá, melhor.

  • Alisson Sol disse:

    Talvez o Carlos esteja falando de jatos particulares, que ainda podem tanto atuar na Pampulha quanto no aeroporto Carlos Prates. Fora isto, praticamente nenhuma grande cidade do mundo tem um “aeroporto urbano” como o da Pampulha (considerando grandes cidades como Paris, Londres, Nova York, etc.), pelos motivos citados anteriormente (perigo de acidente, barulho, poluentes, etc.).

    Quando aconteceu o acidente com o Concorde em Paris, caiu em uma fazenda. Imagine se tivesse ocorrido na Pampulha…

  • CARLOS disse:

    PARA O TAL DO DENILSON, FALAR BESTEIRA É O QUE VC FALOU. VC DEVE SER USUARIO DA ESTAÇÃO DIAMANTE.. AGORA EU QUE VIAJO MUITO, É QUE SEI O QUE É FICAR ESPERANDO AVIÂO. EM TODOS AS GRANDES CIDADES DO MUNDO TEM AEROPORTO URBANO. VC PRECISA SABER PRIMEIRO ANTES DE FALAR. VAI VIAJAR E CONHECER O MUNDO CARA PÁLIDA!!

  • Jean disse:

    Meu Deus já vi alguém falar besteira na vida mas que nem esse Carlos…….. pelo amor de Deus se não entende nada de aviação é melhor calar a boca.

  • Frederico Dantas disse:

    Se Confins é uma rodoviária, o da Pampulha é um ponto de ônibus.

  • Túlio Thales disse:

    Duas horas? Acho que vc teve muita sorte de não ter chegado no sábado… neste dia sim, estava um caos… o pessoal que entrou no avião em congonhas as seis e cinquenta da manhã só foram chegar em confins as quinta e cinquenta… Daria pra fazer Miami BH com esse tempo.

  • Denilson disse:

    Sr. Carlos, não fale besteira. Aeroportos em área urbana são um risco não apenas para quem mora nas proximidades.

    Quanto a Confins, além da estrutura estar próxima do limite e não há expansão (sr. Alisson, o projeto original previa mais dois terminais no outro ladl) e os profissionais das companhias aéreas, PF e Infraero são MUITO mal preparados para atender ao público. Estive no aeroporto no sabado a noite e no domingo a tarde e estava o caos.
    Mas não é exclusividade de Confins. Os passageiros dos voos da Webjet que não conseguiram vir para Confins e foram para o Galeão (RJ) sofreram: não receberam alimentação, hospedagem ou informações. Foram 14 horas no aeroporto esperando boa vontade. Enquanto isso, onde estavam os representantes da ANAC?

  • CARLOS disse:

    CULPA TOTAL DE SR AECI NEVES, QUEM MANDOU ELE RETIRAR OS VOOS DA PAMPULA! POR PRESSÂO DOS FOLGADOS DOS MORADORES DA PAMPULHA. QUEM CHEGOU PRIMEIRO FOI O AEROPORTO E NÃO AS CASAS DOS FOLGADOS QUE VIVIAM RECLAMANDO. GENTE DEIXAR O AEROPORTO DA PAMPULHA COM 2500 METROS DE PISTA É UM CRIME PARA A CIDADE. SÓ AQUI NESSA ROÇINHA ONDE NADA PODE, BH ESTÁ PARECENDO CONVENTO, NÃO PODE ISSO NÃO PODE AQUILO. QUE FAZ MUITO BARULHO!! VAMOS CONTINUAR SENDO ROÇA POR CAUSA DE 6 DUZIA DE FOLGADOS QUE NÃO GOSTAM DE BARULHO DE AVIÃO! ESSE AEROPORTO DA PAMPULHA EM SP SERIA A GALINHA DOS OVOS DE OURO, AQUI É UM ABACAXI!! NOTA ZERO PARA O SR AECIO NEVES!!

  • J.B.CRUZ disse:

    Estamos há oito anos estagnados em tudo: Saúde, Educação,Segurança,obras e infra-estrutura não sairam do papel..Só discurso e promessas de palanque…

  • Frederico Dantas disse:

    Confins: rodoviária internacional.

  • Alisson Sol disse:

    E aquela escada rolante na área de desembarque, na qual você nem precisa ser muito alto para bater a cabeça?! Quem projetou aquilo???

    O problema de Confins é que, de acordo com informações que tenho, a ala existente era para ser espelhada no outro lado, e deveria também já haver uma segunda pista. Não adianta projetar algo, construir metade e depois “esperar”. Concreto não é grama e não brota do chão sozinho. Como está hoje, o aeroporto da terceira maior cidade do país está no nível de um aeroporto da centésima maior cidade dos EUA (a terceira seria Chicago).

    Mas minha opinião é a seguinte: mesmo com a infra-estrutura existente, dava para se ter uma utilização mais inteligente do espaço. Mas querem apostar que, ao invés de melhorarem tudo para todos, vão criar áreas VIPs e aí as “autoridades” vão achar o aeroporto uma maravilha?. Deve existir muito VIP no Brasil, pois nunca vi tanta “área VIP” em nenhum outro país! O povo de outros países, que reclama da privatização de seus aeroportos, deveria experimentar um pouco a Infraero!

  • Luis Gustavo L Linhares disse:

    Caro Chico, boa noite!
    Você acredita em um acordo de cavalheiros entre Atlético e Palmeiras?
    O Galo “entrega” a vaga na Sulamericana e o Palmeiras facilita no Brasileirão?
    Abraços,
    Luis Gustavo

    – Belo Horizonte