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A lamentável realidade dos aeroportos do país da Copa de 2014

O jornalista Lédio Carmona acabou de twittar aquilo se tornou rotina em Confins e nos principais aeroportos do Brasil, sob os olhares omissos e incompetentes das autoridades nacionais:

lediocarmona Caos em Confins. Mas consegui embarcar. Voltando para casa.


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Comentários:
11
  • Affonso Celso disse:

    Chico.
    Vc não acha que esses problemas em nossos aeroportos, que são graves, somente deveriam ser analisados em função da Copa do Mundo, após o governo realizar as obras de infra estrutura que planejou?
    O que temos que exigir é uma rápida ação das autoridades na solução desses problemas para atender bem a população. Copa do Mundo é outra conversa. O problema é grave e tem que ser resolvido já, sem se pensr, por ora, nesse evento. Quer dizer que se não houvesse a Copa do Mundo, teriamos que deixar tudo do jeito que está?
    Tenho observado que tudo que acontece, logo vem alguém falar que não estamos preparados para a Copa, como se ela fosse no fim de semana próximo. Vamos com calma. É preciso acompanhar o cronograma das obras. Nas Tvs, então, está uma festa. Parece que a grande mídia e alguns menos avisados estão contra a realização da Copa no Brasil. Porque? Em que isso incomoda? Não será um revanchismo político? Será que nos outros paises tudo correu às mil maravilhas durante a Copa? Duvido, meu caro!
    Vamos dar uma chance ao Brasil!

  • EDUARDO BH disse:

    As obras em andamento no aeroporto são de manutenção. Apenas o estacionamento tem obra de ampliação. Mesmo assim, tá muito distante do terminal de passageiros como já foi dito. A Copa do Mundo e o programa de desenvolvimento do Vetor Norte (Governo do Estado)eram a esperança da realização das obras e expansões necessarias no aeroporto. Lembram que antes de BH ser escolhida para sede da Copa se falou em metrô Confins/BH ? Não teremos o metrô e ampliação de Confins depende da boa vontade do Governo federal para com MG.

  • Alisson Sol disse:

    Sabe o que tem melhorado muito os aeroportos no exterior: competição. Permitiram que a iniciativa privada construísse ou reformasse aeroportos na vizinhança de grandes cidades. Geralmente em uma área oposta à de um aeroporto já existente. Assim, se há algum problema em Londres no aeroporto de Heathrow, pode-se ainda pousar em Gatwick ou Stanstead. Os aeroportos passam também a competir entre si, oferecendo às empresas menores taxas, e aos passageiros maior conforto.

    Por fim, como já muito bem citado pelo Stefano, no exterior, principalmente na Europa, a aviação compete com os trens. Um vôo de Londres a Paris dura 1 hora. Mas tem-se de chegar ao aeroporto duas horas antes para o embarque internacional, levando-se uma hora para chegar ao aeroporto a partir do centro de Londres. Ou seja: são no mínimo umas 4 horas para o “esforço do vôo”. Enquanto isto, chega-se em 15 minutos à estação de Saint Pancras, e com 0.5 hora de antecedência para o trem, que leva duas horas até Paris. Se tudo correr bem, em 2 horas e 45 minutos se está no centro de Paris, ao invés de na periferia. O que os empresários preferem?

  • Christian Thomaz disse:

    A propósito, quem nunca teve problemas em Confins, com certeza não está voando… Ou tem gente que acha que somos mentirosos e que todas as reclamações são apenas ilusão????

  • Christian Thomaz disse:

    Chico,

    Utilizo semanalmente o aeroporto de Confins. Trabalho em SP e toda segunda embardo e toda quinta eu desembarco nesse aeroporto. Posso te garantir com absoluta certeza que não temos condições NENHUMA de ser abertura de Copa do Mundo. A 5 meses o aeroporto não possui equipamento para pousos e decolagens por instrumentação. Isso quer dizer que se nublar um pouco que seja no aeroporto, não há pousos. Hoje estive no aeroporto e mais um dia de caos!

    Isso é um dos problemas. Utilizar o estacionamento é um martírio. Não há vagas. Quando tem, é um sofrimento enfrentar a fila do caixa para pagar nos horários de pico. O estacionamento novo é longe e descoberto, assim como os outros. Tem um estacionamento, de outra empresa, a 2 km do aeroporto, que faz translados estacionamento-aeroporto-estacionamento. Mais problemas: a van que faz o translado está constantemente abarrotada de gente e com o trânsito interno do aeroporto, sempre é um percurso demorado. Quando precisamos de táxi então, mais problemas. Fila pra Coopertramo, devido a burocracia da Infraero ou Polícia em permitir apenas 2 carros por vez estacionados no embarque de passageiros. Despachar bagagem? NUNCA faça isso! Se tiver mais de 4 pousos em sequencia, não há mais esteiras e o atendimento logístico de descarregar aeronave e colocar bagagem na esteira, quando tem disponível, é outro caos…

    E olha Chico, que estou falando de um aeroporto Internacional. Estive recentemente em João Pessoa e me lembrei da época de caos na Pampulha. Apenas 1 raio-x. Voo atrasou 40 minutos devido a problemas para entrar na minúscula sala de embarque (olha que haviam apenas 2 voos em uma madrugada). Alugar carro? Apenas 1 agência atende a demanda do aeroporto na madrugada. O resto tem que agendar e pagar uma taxa de 45,00 de reserva para translado aeroporto-loja do centro. Florianópolis? CAOS! Outro aeroporto pequeno e sem nenhuma estrutura.

    Os meus 27,50% só de imposto de renda cada dia alimentam ainda mais os bolsos de corruptos ou negligentes. Somos muito, mas, muito pacatos com toda essa situação que vivemos. A culpa é toda nossa… Ou será que o Tiririca ou Newton Cardoso se elegeram sozinhos?

  • Alisson Sol disse:

    É exatamente porque nada se resolve do dia para a noite que você tem de antecipar problemas, e também antecipar as soluções. Confins é um dos mais ridículos aeroportos do mundo para uma cidade deste porte. Vou resumir a minha visão dos problemas:
    Fundamentalmente técnicos: Instrumentos falhando. Falta de segunda pista planejada há anos. Falta de plano para a “além da segunda pista”. E se o aeroporto fosse escolhido como um “hub” por uma grande empresa?
    Comerciais: Vá lá que a Infraero tem de ser compensada nas grandes cidades para poder manter aeroportos funcionando em locais menores. Mas a qualidade dos serviços é ruim, tudo é caro para lojistas, público, etc.
    Operacionais: É o que mais me dói pois, com o que se tem de infra-estrutura, dava para oferecer um serviço melhor. Só que não se tem uma operação eficiente. Empresas que atrasam vôos em outros locais do mundo são multadas em valores tão altos que, obviamente, preferem não atrasar. Mas em Confins o aeroporto é que atrasa as empresas. Não há porque um aeroporto como Londres receber dois vôos por minuto na maior parte do dia e ter as malas na esteira em 10 minutos, enquanto Confins leva às vezes 30 minutos para liberar malas do único vôo no pátio.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    O país investe em ferrovias dá nisso, podíamos ter aproveitado muito o espólio da RFF, mas detonaram tudo.

  • rodrigo assis disse:

    poxa, o governo ta trabalhando lá, só não vê quem não quer, o aeroporto ta tendo obras todo dia, calma, nada se resolve do dia pra noite.

  • Evandro disse:

    se nada for feito por agora, e deixarmos para solucionar tudo só em 2013 para a copa das confederações com finalidade de impressionar os gringos, vai ser o caos total. Cadê o emprenho que os governantes tiveram na campanha para resolver os problemas?

  • Alexandre disse:

    Gozado, nunca tive esses problemas em Confins.

  • EDUARDO BH disse:

    Virou rotina estes transtornos em Confins. Só haverá mudança se a Imprensa bater forte neste assunto. Infelizmente, nós pobres mortais não temos nossas reclamações atendidas pela Anac. Mero cabide de emprego e totalmente a serviço da União. Sem a devida independencia da agencia, não temos a quem recorrer. Passou da hora do nosso Governador entrar para valer neste assunto e cobrar empenho do Governo federal para solucionar o caos de Confins.
    Saudações.