Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Justiça existe para ser usada e garantir direitos

Amigos, com todo o respeito aos que discordam e criticam a ação judicial movida pelo torcedor do Cruzeiro contra o Sandro Meira Ricci (maioria inclusive, que se manifestou no blog), discordo das críticas a este senhor.

Em princípio, também cheguei a pensar que seria “bobagem” incomodar a Justiça com um assunto “bobo” desses, mas na mesma hora, me recolhi à minha insignificância (como dizia o saudoso Gil Costa) e refleti: ora, o futebol não é uma das coisas mais importantes para o brasileiro?

Os árbitros podem continuar acima do bem e do mal, atazanando a vida de milhões impunemente?

E que história é essa de “incomodar” o judiciário?

Ele existe não é para resolver pendências e garantir direitos de toda ordem?

E os bilhões de reais que saem do nosso bolso para sustentar a Justiça? Se ela não funciona ou funciona mal, precisa é ser cobrada e consertada.

Se não a acionamos mais é por acomodação e omissão, e sendo assim, somos também culpados por este estado de coisas que predomina no Brasil.

Se todo cidadão fizesse valer os seus direitos e botasse a boca no trombone ao mínimo desrespeito, não teríamos tantos vagabundos que fazem de nós uma sociedade avacalhada, corrupta, insensata e cada dia mais insegura e injusta.

Importante relembrar que o futebol é diversão para quem curte como torcedor, porém, mexe com sentimentos e é a profissão de milhões mundo afora, cuja rede movimenta bilhões de dólares.

Estou com este cruzeirense, assim como gostei da atitude do atleticano Bruno Scarpelli, que enquadrou o Simon e o fez repensar a sua postura como árbitro.

E torço para que ações como essa se multipliquem, inclusive nos Campeonatos estaduais, onde os clubes menos poderosos junto à mídia sofrem com o apito.

O Bruno Scarpelli enviou comentário ao blog e publico na íntegra, já que ele faz uma defesa desse tipo de ação e concordo plenamente com ele.

Confira: 

“Aqueles que falam que é bobeira deveriam rever suas posições. O Simon até hoje se refere aquele penalti não marcado no Maracanã como o erro mais grave da sua carreira. Nunca mais apitou jogo do Atletico, e erro grotesco como aquele ele nunca mais cometeu. Isso só pra exemplificar para aqueles que acham que isso é perda de tempo. É hora de mostrar pra essa turma que eles não estão livres de situações como essa e comecem a arbitrar com um pouco mais de isenção.

E outra, sobre esse papo do judiciário aí. Bobajada danada… não são vocês que devem julgar se é procedente ou não. O Direito existe para defender aqueles que se sentem prejudicados, quem vai julgar se é procedente ou não é o Juiz de Direito que estudou muito para estar ali.

Eu apoio esse torcedor.”

Bruno Scarpelli


» Comentar

Comentários:
47
  • Dudu GALOMAIO - BH disse:

    haha… ma cá pra nós Clayton… o Kléber pode ser ótima pessoa,,, mas como cruzeirense é um dos mais malas que se tem notícia… hehe

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Fala aí Dudu GALOMAIO, “fedazunha”… rsrs Bão ??

    Mas é exatamente isso !!!

    Ninguém tá nem aí pra ação do cara… Os comentários ( inclusive o meu ), foram pautados pela paixão clubística mesmo uaiii… rsrs

    Cruzeirense defendendo Cruzeirense e Atleticano defendendo Atleticano… O teor realmente da coisa, ficou de lado.

    Mas isso aí, é igual aquele ditado: “amigo é amigo… Fé da p… É Fé da p…”… rsrs Então, o amigo mesmo, quando vê o outro numa enrascada, não quer nem saber de quem é a razão, já chega logo dando voadora…. rsrs

    Eu vi uns Atleticanos criticando meu colega Cruzeirense Kleber e não quis nem saber, cheguei logo na voadora também… rsrs

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Acho que pela paixao clubística, estao querendo inverter os fatos.

    Não sao as pessoas que criticam essa ação por torcerem pra outro clube e sim o rapaz só procurou a justiça justamente por sua paixão, ignorando as várias vezes em que seu time (Cruzeiro) foi beneficiado. Com certeza esse é sim dos mais fanáticos e “cegos de amor” pelo time.

    E esse papo “bonitinho” de que é assim que a justiça pode mudar, além de ser apenas teoria, deveria então começar por coisas mais importante que uma única partida de futebol.

    Vamos começar por reclamações contra racismo, pelas infrações por alcoolismo ao volante as quais vitimam pessoas inocentes constantemente, etc…

    Vou fingir que acredito que A MAIORIA dos cruzeirenses aqui não está defendendo apenas por PAIXÃO CEGA… FALOU VIU GENTE??????????

  • Klaillton Saraiva disse:

    Quem sonhava com o título e o rebaixamento do Galo, já se contenta somente com a 1ª fase da Libertadores. Depois nós é que somos acomodados!

  • Lúcio disse:

    Chico,
    O Anão não disse 13º Ele ainda disse que o atraso foi de apenas 15 dias!

    Como se a primeira parcela do 13º é pago a partir do dia 30/11 ?

    É por causa de atitudes desse tipo que o nosso futebol está em decadência, além de colocar em risco a credibilidade de jornalistas, honestos, sérios e independentes!

  • Lúcio disse:

    Chico,
    o flávio carvalho disse ontem no Só cruzeiro, digo, só esporte que o zezé confessou que pagou o 13º salários com atraso. ISSI é uma inverdade. O que estava atrasado era os salários mensal. Disse o zezé que durou apenas 15 dias de atrasa.
    Chico cobra do seu amigo flávio, mais transparência e independência. Afinal ele está mexendo com sentimentos de milhões e milhões de torcedores e ninguém é bobo como ele acha!
    Continua circulando na internet que os salários, direitos de imagem e luvas continuam atrasados!!!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Cada processo judicial em Minas custa R$ 1.395,00 em média, isso é dinheiro nosso, outro dia uma advogada maluca ajuizou uma ação para que o Brasil declarasse guerra contra os EUA. Na minha opinião processar juiz de futebol está no mesmo patamar. Vi um monte de opiniões, algumas acertadas, como do Alisson Sol, contudo, ele peca, porque o cara move essa ação por causa de futebol e não faz nada quando político mete a mão no nosso bolso. A questão não é de incomodar o judiciário, eles são nossos funcionários, mas esse tipo de ação tem que ser movida pelo clube, que é o maior prejudicado. Não concordo com o Alisson também, em relação ao lance do Ronaldo, a Folha de São Paulo mostra em fotos, o defensor do Cruzeiro se apoiando claramente no Gordo. Eu acho que abrir precedentes e apoiar essa palhaçada é de uma falta de bom senso incomum. E como já disseram aqui, o Pitty Bitoca come e bebe no mesmo prato da CBF. Parece para mim estranho é o presidente azul viajar com o bandido, depois de ter sido roubado, isso pra mim é nojento e a torcida devia interpelá-lo por isso, já que os cruzeirenses estão tão “revoltados”. Justiça é coisa séria…

  • Nonato disse:

    Chico.
    Este país só caminhará se a Justiça andar.
    Existem casos que a Justiça Divina vem antes da convencional.
    O Felipão gozou a cara de todo mundo, apaixonado pelo futebol,fazendo chacotas com interesses de Clubes que investem milhões.
    Aí a Justiça Divina quebrou o galho dele, via Rafael Moura e demais integrantes do Goias.
    Recentemente no Grande Prêmio Brasil de F1, um ilustre promotor soltou a peróla que caso o Massa facilitasse a vida do Alonso na corrida, sairia do autodromo direto para a cadeia.
    Cadê esse senhor para dizer o mesmo aos times que já estão declarando indiretamente que vão facilitar as coisas no próximo domingo. Como o São Paulo que facilitou descaradamente para o Flu.

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    E o Palmeiras de f….

    Gostei demais. Calou a boca de toda a BAND, que ficou numa puxação de saco o jogo inteiro!!!

    E agora Felipão?! Não tem jogo no final de semana?!

  • Fabrício Melo disse:

    Chico falar em justiça e arrogância, mais um arrogante amarga o fracasso. “Tu vistes” a derrocada do Felipão? Não sou contra colocar times reservas, mas o humor sem graça e a arrogante ironia do Felipão contribuiu para sua derrota. Mais uma vez Daví venceu Golias!

  • Fabrício Melo disse:

    Entra ano e sai ano e o zezé continua com seu discurso enfadonho: falar mal do Galo para ocultar os problemas do crucru. Continua assim meu camarada, empurrando a sujeira pra debaixo do tapete. Será sempre no máximo uma classificaçãozinha para a Libertadores, depois vem o vexame.
    A Respeito do processo do Custódio: …na natureza nada se perde nada se cria, tudo se copia… Depois é nós que somos invejosos!

  • LOBATO disse:

    Penalti claro em Ronaldo, essas fotos não dizem nada é impossivel julgar por estas fotos ou esta foto mostrada pelo colega Alisson Sol!!

    Alisson estive em Londres em Agosto e gostei muito, o metro é uma maravilha!!!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Essa coisa de paixão pelo futebol, mexe mesmo com o ser humano viu…

    Como os comentários são variados. Alguns, chegam a cegar o entendimento da pessoa que o fez, justamente por ser torcedor do mesmo time do cidadão que entrou na justiça, ou por torcer pelo time rival do mesmo.

    Então, alguns comentários, acabam sendo mais embasados pela paixão, do que propriamente pela razão.

    Muitos que comentaram, na verdade não estão nem aí se o cara entrou na justiça ou não, se ele vai ganhar ou não, mas aproveitaram mais pra se provocarem mutuamente pela rivalidade, do que emitirem alguma opinião de fato sobre o assunto.

    Sobre a ação deste torcedor, eu respeito demais o direito dele e interesse dele na causa. Mas a mim não interessa nem um pouco. Tenho coisas muito mais importantes pra me preocupar

    E sobre o Cruzeiro, como diz nosso caro amigo J.B. CRUZ, vai bem, obrigado ! Está na LIBERTADORES !!! rsrs

    E isso realmente incomoda muita gente… rsrs Principalmente, “gente” que está soltando fogos por pelo menos permanecer no “G-16″… rsrs

  • Paulo Luciano disse:

    Ola Chico Maia,

    Parabéns pelo site, uma referência no mundo esportivo.

    Sou diretor das Categorias de Base do Saga Esporte Clube, e gostaria de apresentar nosso novo site: http://www.saganews.brasil.vc

    Grande abraço

    – belo horizonte

  • Custodio Neto disse:

    CHICO MAIA

    Ao iniciar um processo, você distribui uma petição inicial!

    Em 2007 eu processei a CBF (e não o árbitro).

    O processo está em andamento.

    VOCÊ SABIA QUE O ADVOGADO CRUZEIRENSE COPIOU A PETIÇÃO MINHA NA CARA DE PAU, sem citar a fonte.

    dê uma olhada aqui: http://www.custodioneto.com.br/escritorio.html

  • Alberto Ursini Nascimento disse:

    Chico, você era um dos poucos jornalistas de Minas Gerais que parecia estar atento ao andamento das obras do estádio Independência, sempre fazendo a cobrança no blog no sentido de cumprirem os prazos definidos para a obra (aliás, TODOS DESCUMPRIDOS), postando fotod do andamento das obras e tal. Mas há um bom tempo não temos mais nenhuma notícia. Informe aos seus muitos leitores por favor os andamentos desta obra, prometida pelo Secretário do DEOP para 31/03/2011 (tenho quase certeza que falarão que “motivos de força maior” atrasarão mais os prazos). É necessário que a imprensa seja mais atuante na cobrança a essas pessoas. Será que teremos que ficar pegando 70km de ida e 70 km de volta na estrada para Sete Lagoas por mais um ano? Parabéns por sua isenção e profissionalismo, e pelo ótimo trabalho desenvolvido. Abraços.

    – BH/MG

  • Custodio Neto disse:

    Chico,

    não há novidade na ação deste torcedor.

    há processo em andamento no STJ, em brasília, proposto por um torcedor do Galo, morador do Rio de Janeiro, contra a CBF, por conta do erro do Simon, no Galo x Botafogo no Maracana, quartas de finais da Copa do Brasil daquele ano.

    está pendente de julgamento em Brasília e a tese usada em 2007 é a mesma deste de BH.

    abraços
    custodio neto

  • Alisson Sol disse:

    As pessoas tem de se lembrar que uma coisa é “controvérsia”, o que é esperado e aceitável no futebol. Outra coisa é “erro”, quando seria possível não errar. No caso da alegada penalidade em Ronaldo “devido a um empurrão”, já foram publicadas fotos mostrando que Ronaldo caiu vários metros para trás de onde recebeu um empurrão (link). O erro foi absurdo e, se não foi intencional, ao menos merece uma explicação do árbitro em relação a como uma pessoa empurrada para um sentido move-se no sentido contrário.

    A “Justiça” brasileira é lenta porque quer. Tribunais da Justiça do Trabalho tem muito mais processos, e estes terminam muito mais rapidamente do que a média da Justiça Cível. Quando há um caso “visível”, tudo anda relativamente rápido. Justiça lenta é por definição uma “Justiça Falha”. Enquanto prevalece uma injustiça a pessoa afetada sofre um dano que jamais deveria ter sofrido (e isto pensando nos poucos casos em que o dano é reparável).

    Devido a processos semelhantes em outros países, nos quais a FIFA não pôde se esconder atrás de uma “Justiça lenta”, é que já ocorreram inúmeras evoluções no futebol e arbitragem nos últimos anos. Quem não estuda a História do futebol, não deve saber que já houve um tempo em que o árbitro decidia sozinho, de uma posição “fora do campo”! Agora, a FIFA já considera dois assistentes de área devido ao clamor de processos e da imprensa, principalmente na Europa.

    Cobrar pelos seus direitos é a única forma de se obter uma melhoria. Ou então, demovos confiar que entre seus jantares e negócios, os presidentes dos clubes e federações estejam pensando no melhor para os torcedores…

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Pit Bitoca reconheceu que os salários estão atrasados no Minas Esporte? O dele está? Aposto que não. Vai ser uma coisa menos pra cruzeirense jogar na nossa cara, porque eles sempre disseram que estávamos falidos, o salário do Galo está sendo pago com 5 dias de antecedência. As marias estão enlouquecidas, deve ser por isso que Welington Paulista erra tanto gol, vou falar com meu irmão cruzeirense para interpelá-lo na justiça. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Alexandre disse:

    Já que estão falando de arbitragem, o pior de tudo é saber como disse aí o Alexandre Santos que as finais do campeonato mineiro serão árbitros de fora. Mais uma vez mostrando que os clubes não apoiam nunca o que deveriam dar o maior valor no futebol. E outra não me recordo no campeonato brasileiro árbitros mineiros errando e prejudicando tanto aos clubes quanto os de outros estados. Alguem lembra?

  • Alexandre disse:

    Caros, são muitas as opiniões e convicções, mas nemhuma dessas trouxe para a causa do problema uma solução. Qual seria? Ora está na hora de pararmos de criticar as pessoas e mostrarmos a elas qual a solução do problema, qiem se interessa aisso? quais estão dipostos? O árbitro dentre as suas responsabilidades em uma partida, deveria ser o mais bem preparado e não é, porque? Ele como vcs sabem é capaz de “alterar” o resultado de uma partida e fazer com que os clubes percam bilhoes e bilhoes de reais. Porque então não se unem e ajudem a profissionalizar a arbitragem no brasil e assim, poderem então “cobrar” dos árbitros quaisquer responsabilidades sobre seus erros. E essa vergonha que é pior ainda dos atletas entregarem os jogos. Aí sim acho que os torcedores que estão fazendo papel de bobos na arquibancada, deveria sim processar seus atletas por esse ato, ou vc não acha assim?

  • Lima disse:

    Acorda Kléber, em que mundo você vive ?

  • Dudu GALOMAIO disse:

    E Chico… pode até ser obrigação do judiciário (dessa parte vc como advgado entende mais do que eu)… mas que tem milhares de causas mais importantes pra se preocupar, isso tem sim, viu?

    Só um detalhe: o fato de o rapaz ter ido a SP nao muda em nada. Ele foi por livre e espontânea vontade e a passeio (creio eu), inclusive…

    Entao vai virar uma bagunça esse país se todo mundo q teve seu time “garfado” entrar na justiça, inclusive os torcedores de time adversários do Cruzeiro neste mesmo campeonato…

  • audisio disse:

    Minha opinião: Hahahahahahahahahahahahahahahah!

  • Fabrício Melo disse:

    Não entendo o porquê de só agora levantarem essa questão. A anos o Corinthians e o Flamengo ganha títulos na “mão grande” do árbitro. E o interessante é a torcida do Crucru levantarem a questão, sendo que o presidente azulino, nos bastidores, come no mesmo prato e bebe na mesma taça das diretorias destes clubes.

  • Lúcio disse:

    Boa tarde!
    O Zezé perrella esteve hoje no programa Minas esporte.
    O tal de Serginho perguntou ao anão se o cruzeiro vai manter os grandes jogadores p/ disputa da libertadores e sem querer o Anão acabou dizendo que o clube está passando dificuldades e que os salários dos jogadores estavam atrasados. ORA, porque a imprensa não levou ao conhecimento público como já cansaram de fazer com o Atlético???

    Não podemos esquecer que a “maior” emissora de MG criou o “dossiê Galo” Isso espantou do Atlético os patrocinadores e investidores, além de desestabilizar o time que disputava pra não cair para segundona do brasileiro em 2008

    O Anão, pra variar tripudiou O Atlético!
    Acusou o Clube de ter colocado garotos contra o Grêmio em 2002 só para tirar o cruzeiro das oitavas de final do brasileiro do ano corrente!

    O Anão disse que o Atlético só não caiu em 2004, porque o cruzeiro venceu o vitória e livrou o Galo da degola!

    Porque nenhum participante do programa( Dimara, Flávio carvalho, Serginho e Fábio pinel lembrou ao anão que o mesmo Atlético colocou o cruzeiro na libertadores, quando venceu o palmeiras no parque Antarctica?

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Kleber meu caro,

    Não existe atleticano invejoso de cruzeirense, quanta asneira. Se existisse isso, nossa torcida teria parado de crescer, ou estaria extinta, porque a gente não torce por um time só por títulos, mas por se identificar com o espírito do mesmo. Fosse assim os corinthianos, que ficaram 23 anos sem ganhar nada, teriam sumido do mapa e na verdade, essa sua lista toda aí, só tem 3 títulos de verdade, libertadores e brasileiro, o resto é taça de casado x solteiros.
    O absurdo em si, está no cara reinvindicar na justiça, uma coisa idiota, que é o subjetivismo do juiz ao interpretar um lance. O cara vai mostrar que foi e o juiz vai falar que do ângulo onde ele estava, no calor de um clássico, com segundos para decidir, ele não teve a condição de marcar falta. Sendo que mesmo pela Tv alguns lances são mesmo duvidosos.
    E ainda, se você não sabe, já que o assunto é inveja, um atleticano já interpelou o Simon judicialmente, pelo penalti não marcado contra o Botafogo.
    Respeito a sua opinião, mas tenho a minha e para mim isso é duas coisas, vontade de aparecer ou falta de serviço.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Caro Kléber,
    há muita controvérsia em suas palavras. Começa falando de bom senso, mas mostra que vc mesmo talvez não tenha. Primeiro demonstra sinais de MEGALOMANIA, afirmando uma superioridade do seu time que é claro, é opinião SUA. Segundo, agradece a DEUS por tão somente nascer em uma determinada época de ascensão do seu time. Como se Deus se metesse em futebol, né? rsrsrs
    Após, em mais uma demonstração de MEGALOMANIA, supõe que os demais tenha inveja dos torcedores do seu time.
    Terminando, enumera vários lances para reclamar mas esquece, ou melhor, ignora os vários lances a favor do seu time.
    Me desculpe colega, mas nas suas palavras bom senso passou longe…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Caro Kléber,
    há muita controvérsia em suas palavras. Começa falando de bom senso, mas mostra que vc mesmo não tem. Primeiro demonstra sinais de MEGALOMANIA

  • João Roberto disse:

    Olá!

    Os depoimentos dados por Dilma Rousseff no Dops em 1970
    ficaram trancafiados por décadas no cofre do Superior Tribunal Militar.

    Agora, eles vêm a luz no blog do jornalista João Roberto Laque

    Para conhecer os detalhes do que a futura presidente revelou aos seus carrascos acesse:

    http://www.blogdolaque.blogspot.com

    – São Paulo

  • Rogerio Izidorio disse:

    Gostaria de saber se esse juiz nao pode ser acionado judicialmente pelo fato dele ser servidor público e na hora de estar trabalhando ele esta apitando jogos. Ou seja, falta no trabalho para apitar jogos. E pelo que sei tem um alto salario no governo.

  • Fred disse:

    Prezados,

    Todas essas manifestações são validas e devemos respeitá-las. Mas penso se devemos processar um árbitro ou um assistente por provável erro em lanches capitais, então devemos também processar todos aqueles atacantes que perdem uma cobrança de pênalti, todos os zagueiros que falham e todos os goleiros que tomam os famosos frangos!
    O árbitro de futebol é único dentro todos os envolvidos em uma partida que é AMADOR, devendo ele ter por obrigação outra forma de renda, com isso muitos árbitros em dias de jogos tem que trabalhar durante o dia e a noite arbitrar, em quanto uma atleta está em sua concentração se preparando para a mesma partida.
    Quando chamamos um árbitro de futebol de ladra, safado etc, essa mesma pessoa para está ali apitando esse jogo teve que provar via documentos (certidão civil e criminal, SPC, Serasa, certidão de bons antecedentes, certidão da Justiça Federal ,certidão de protesto…etc) que é uma pessoa totalmente idôneo.
    Antão antes de queremos processar um árbitro de futebol que tal nós mobilizamos para profissionalizar esses meros prestadores de serviço!!!
    Abraço a todos.

  • Bernardo disse:

    Caro Chico,

    mudando um pouco de assunto, mas tentando melhorar o Brasileirão, gostaria de saber se você concorda com a ideia de dar a última vaga do G-4 (ou G-3) ao time com melhor média de pontos contando o campeonato atual mais os 4 últimos. Acredito que manteria o interesse de muitos times que estão no meio da tabela e que teriam que terminar com uma pontuação melhor para aumentar suas chances de conquista desta vaga nos próximos anos. Times que cairam para a Série B neste período não pontuariam no ano em que não estivessem na série A. Acredito que isto poderia motivar times nas partes intermediárias da tabela. Para times como o Palmeiras hoje, por exemplo, tanto faz terminar o campeonato com 50 pts ou com 62. Mas no caso dessa média valer como vaga na Libertadores, isso poderia fazer uma diferença muito grande nos próximos campeonatos e caso os times tivessem consciência deste fato, não abandonariam o campeonato em seu final. Além disso esteríamos premiando os times de maior regularidade. O que você acha da ideia?

  • Kleber disse:

    Desculpem-me aqueles atleticanos que têm bom senso, mas alguns parecem não se conformar com a diferença existente entre Cruzeiro e Atlético aqui em Minas e sempre procuram diminuir ou contrariar qualquer iniciativa que beneficie de algum modo o nosso time. Graças a Deus, sou de uma geração que viu o Cruzeiro ganhar quase tudo: Taça Brasil, Libertadores, Copa do Brasil, Supercopa, Campeonato Brasileiro etc. e isto realmente deve despertar uma inveja enorme nos torcedores do outro time. Muito difícil ganhar esta ação mas talvez valha a pena tentar, pois o Cruzeiro foi muito prejudicado. Não estou falando do penalti no Ronaldo, pois é lance duvidoso mas naqueles não marcados no Wellington e Thiago Ribeiro, os lances de impedimento e as inversões de falta em todo o jogo. Errar é humano e, sem replays na TV, é praticamente impossível um arbítro acertar durante todo o jogo. Logo, o que tem que ser provada seria a má intenção ou a imperícia, o que realmente dificulta bastante a ação. Ou seja, o juiz confessar ou não o erro não modifica em nada a possibilidade de êxito, já que tal erro não justificaria qualquer indenização, como de fato não justificou, já que o atleticano foi sucumbente.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico Maia,
    seria muita legal se essas pessoas tivessem o mesmo entusiasmo, para cobrar na Justiça os nossos direitos constitucionais, educação, lazer, saúde, liberdade de pensamento e imprensa, porque movimentar o Judiciário por causa de futebol, na minha opinião, é coisa de desocupado, mesmo, sabendo da importância desse esporte na nossa cultura. Que o Cruzeiro faça isso!
    Ao amigo atleticano Bruno Scarpelli, eu diria o seguinte: Aí em BH tem um monte de locais onde estão precisando de voluntários, hospitais, asilos, creches, preencha seu tempo com algo útil, inclusive para seu espírito, mas acionar alguém por futebol é exarcebação de cidadania, como diz o meu amigo e desembargador Gudsteu Biber Sampaio.

  • Ricardo gonçalves godinho disse:

    ola chico maia tudo bem,,gostaria de saber sua opiniao sobre a manifestaçao da torcida do cruzeiro contra alguns jornalista durante o jogo contra o vasco.nas faixas estavao claro.bob faria,alvaro damiao,dimara oliveira,rogerio correia,etc eu achei pura sacanagem,pois temos q respeitar a opiniao de cada um..e vc oq acha

    – contagem

  • Paulo Koller disse:

    Chico, comentário pertinente. O que irrita é o fato de vários torcedores terem processado árbitros por erros parecidos com os cometidos pelos Ricci e Simon da vida, e deu em……….. nada. Isto irrita profundamente.

  • Frederico Dantas disse:

    Respeito todas as opiniões em contrário, mas continuo achando esta ação uma bobagem. Não estou emitindo juízo, apenas opinião.

  • Bruno disse:

    A iniciativa do torcedor é legítima. Vou torcer pela condenação do árbitro.

  • Aldemário Ferreira Filho disse:

    O torcedor está certo. Existe um “cheiro” de conspiração no ar que deve ser confrontado. Nós mineiros pecamos muito por omissão. Tá na hora da virada.

  • Primeiro o cara vai ter que provar que houve lance prejudicial ao clube por má intenção. Se não provar o juiz vai só mostrar que é puro chororô.
    Segundo que o cara quer só aparecer. Discute-se arbitragem em cima de lances duvidosos, ou seja, nem comprovação se foram marcados corretamente ou não se tem…

    No caso do erro do Simon, o árbitro admitiu o erro, estava em campo e foi comprovado que na sua visão ele poderia sim marcar o pênalti.

  • alexandre santos disse:

    Ola CHICO, tudo LEGAL???
    Olha so concordo e muito com este torcedor afinal aquilo nao foi arbitragem , foi coisa de medico, sabe tipo assim de branco etc…
    Mas a proposito CHICO como está a situacao do “diretor” de arbitragem de MG JURANDIR, ele continua ou sai?
    Estranho este papo de saida dele, logo agora quando se esta preparando para o novo ano e vai comecar outro mineiro, nao é mesmo?
    E outra pior ainda ne CHICO os arbitros aqui de Minas ja sabem que nao vao apitar nem semifinal nem final do campeonato!!!! é muita omissao e covardia dos arbitros cvc nao acha???? abracao

  • Fabio Rocha disse:

    Pessoal, concordo inteiramente com a tese!
    Faço parte do Movimento Futebol Limpo e estamos querendo há tempos entrar com ação na justiça contra os “erros” grotescos dos árbitros favorecendo geralmente as equipes com maior torcida do país. Nós sabemos que nesse campeonato o time favorecido é o Corinthians. Não me perguntem porque.
    Temos um documento com todos os erros dos árbitros nos jogos da equipe paulista no Brasileirão 2010. O resultado é impressionante! Quase metade dos jogos tiveram interferência direta da arbitragem no resultado a favor do Corinthians (pênaltis, expulsões, impedimentos, etc). Estamos preparando um vídeo que mostra todos esses lances, mas está ficando muito grande (rs). Para vocês terem uma idéia, o Corinthians não estaria nem na zona da Libertadores se os erros não tivessem sido cometidos desde a primeira rodada do campeonato. Lembrando que na primeira rodada, o Atlético-PR teve dois jogadores expulsos e o Corinthians ganhou o jogo com um gol de pênalti inexistente em cima do Souza.
    Pode parecer, mas isso não é perseguição ao grande time que é o Corinthians, pois poderia ser a favor de qq outro time que seria o mesmo absurdo! O fato é que nesse campeonato o Corinthians foi de longe a equipe mais beneficiada pelos erros de arbitragem. Ainda assim, teve tb alguns poucos jogos que erros foram cometidos contra o Corinthians, como o jogo contra o Guarani, por exemplo. Mas esses jogos não são nem um quinto dos jogos em que o Corinthians foi beneficiado. Triste! Eu não entendo porque isso, mas…
    Por favor, entrem em contato conosco para termos mais detalhes sobre a ação judicial, advogados, etc!
    Grande Abraço!
    MOVIMENTO FUTEBOL LIMPO
    futebollimpo@hotmail.com

  • Gerson Alvim Pessoa disse:

    Chico Maia,
    Assistindo na semana passada ao programa “Redação Sportv” me deparei com você lá, exatamente no início dele, quando em rápidas pinceladas, reclamava das arbitragens contra (eu disse CONTRA) times de Minas, Rio Grande do Sul e outros estados, em favor dos times do Chamado Eixo Rio/São Paulo. Achei bom, pois normalmente o que acontece à colegas de você quando têm oportunidade de se apresentarem nacionalmente, se escondem por detrás de palavras melosas para não melindrarem seus confrades do EIXO, ou, quem sabe, para fazer média mesmo. Nunca chegam fundo, parece que ficam amedrontados. Aqui falam uma coisa, lá se omitem. Você fugiu à regra. Parabéns.
    Hoje, pensando como poderia ser feito alguma coisa para colocar isto às claras para o Brasil, ou, pelo menos, para Minas, pensei que alguém do ramo, como você, se escrevesse um livro contando todas as garfadas que aconteceram contra times dos estados de fora do eixo, em favor dos daquele bloco as coisas começariam a mudar. Um livro em cima de uma pesquisa feita em jornais desde, pelo menos o início da década de sessenta, que foi a época em que Minas e outros estados como o RGS, começaram a entrar no cenário esportivo nacional. Tenho a certeza de que muitos títulos nacionais e internacionais disputados também pelos clubes que não somente os do Rio/São Paulo, foram ganhos por estes através do apito amigo e de tramas urdidas contra eles na calada das noites na sede da CBD/CBF. É evidente que não haverá como provar, mas relembrar o que diziam os jornais de todas as épocas, e o que dizem os locutores que presenciaram aquilo, além dos participantes daqueles acontecimentos e que ainda estão por aí seria fácil fazer e não implicaria em processos judiciais por calunia, pois está escrito nos anais da história. Muitas destas pessoas já declararam com todos os pingos nos “is” estes “erros” de arbitragem, estes conluios de bastidores. Com um texto bem feito não deixando arestas para os pilantras se sentirem prejudicados e tentarem tirar proveito da situação, acho que um livro deste naipe seria de grande utilidade histórica e de alerta para as futuras gerações esportivas. Quem sabe, o escrevendo junto com algum jornalista gaúcho, paranaense, baiano, pernambucano e assim por diante o assunto teria mais ênfase e não daria margem para os (do EIXO) classificá-lo como uma coisa bairrista! Além do mais teria mais abrangência.
    Fica aqui a minha sugestão. Pense no assunto, pois acho que vale a pena. Se um dia alguém fizer isto estará prestando um grande serviço ao esporte paroquial e principalmente ao nacional. Mas isto tem que ser feito, como já disse, por alguém do meio esportivo, (ex-atleta ou dirigente ou jornalista) pois estas pessoas têm mais fácil acesso às fontes e mais visibilidade.

    BH-24/11/2010

    Gerson Alvim Pessoa

    – Belo Horizonte

  • denilson teixeira disse:

    Bom dia Chico
    sou cruzeirense, mas reitero o meu respeito por sua independencia como cronista
    parabens
    Denilson

    – divinopolis

  • Fabio Rocha disse:

    Bom dia Chico, acabei de conhecer seu site por causa da matéria do processo em cima do árbitro Sandro Meira Ricci.
    Concordo inteiramente com o torcedor. Gostaria de saber se você tem mais informações sobre o processo, pois gostaria de fazer o mesmo.
    Inclusive o e-mail do atleticano que processou o Simon.
    Grande abraço e parabéns, Fabio Rocha.

    – São Paulo/SP