Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Bem feito! E, todo cuidado é pouco!

E o Felipão, hein!?

Será que vai continuar perguntando se domingo “tem jogo”?

O futebol é assim e quem fala demais costuma ser punido.

A derrota e eliminação do Palmeiras em casa serve de alerta para os nossos times que entrarão em campo sábado e domingo precisando de pontos para alcançar seus objetivos.

O técnico Mauro Fernandes tem sido criticado pelo fato de falar em armar o América num 3-6-1. Será que ele não está certo em se precaver?

Dizem que a Ponte Preta está largada e pode até entrar sem muitos titulares. Será? E o incentivo financeiro que a Portuguesa vai mandar para lá?

 

É uma decisão difícil, pois o controle emocional dos jogadores em campo será fundamental, com qualquer esquema de jogo adotado.

O Atlético pode escapar de vez do risco de rebaixamento se vencer o Goiás, na Arena do Jacaré. Mas não será o mesmo Goiás dos 2 x 1 da virada de ontem sobre o Palmeiras, e sim um time quase todo resetva, porque chegou a vez dos goianos deixarem o Brasileiro em segundo plano e focarem agora na final da Sul-Americana. Mas o time que vai entrar contra o Atlético jogará duplamente como franco atirador, pois o time já está rebaixado e o clima é de fim de feira. Franco atirador é um perigo danado, e além do mais, também receberá incentivo financeiro para tirar pontos do Galo.

Situação perigosa também em Volta Redonda para Cruzeiro e Flamengo. O Cruzeiro pode até repetir o que fez contra o Vasco, porque na ânsia e obrigação de vencer o Flamengo pode se abrir muito. E abrir contra o time do Cuca é tomar gol na certa. Porém, o Vanderlei Luxemburgo está sendo tratado pela mídia como um morto-vivo, ex-treinador em atividade. Amigos da imprensa do Rio contam que ele mudou a sua postura em relação aos jogadores e até repórteres que cobrem o Flamengo: está humilde, conciliador e não tem xingado ninguém como é de costume. Esse lobo na pele de cordeiro é um perigo!

Resumindo com uma frase “nova”: cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém! Que o nosso fim de semana seja o mais feliz possível, com os pontos que precisamos.

 

Ontem vi nosso Democrata perder em casa, 2 x 0 para a Patrocinense, sem ter do que reclamar, a não ser do desempenho aquem do esperado e a qualidade do adversário.

Ótima arbitragem do Renato Cardoso Conceição.

O time de Patrocínio é apoiado pelo Santo André-SP, com os mesmos jogadores que disputaram o Campeonato Mineiro do Módulo II este ano pelo Poços de Caldas. Bons jogadores, bem entrosado e muito bem treinado pelo ex-atacante Sandro Gaúcho.


» Comentar

Comentários:
21
  • J.B.CRUZ disse:

    O ser humano não aprende..faz parte..

  • Marcos disse:

    Que o Atlético( e muitas vezes o Cruzeiro também)são “experts” em vexames e decepções às suas torcidas, isso é fato. Mas não costumam ir tão longe como o Palmeiras, que sempre que tem jogos decisivos e teoricamente fáceis em casa, costuma bobear de uma maneira incrível. Alguém se lembra do Vasco, na Copa Mercosul de 2000? E do ASA, na Copa do Brasil de 2002? E no ano seguinte, levando de 7 do Vitória em casa? E em 2007 entregando a vaga da Libertadores para o Cruzeiro via Atlético?2009, então nem se fala, ficou no G-4 durante todo o CB, e na última rodada perdeu não só o título como também a vaga na Libertadores. Moçada, o temido time do Palmeiras ficou no século XX. Bastou entrar o novo século pro Palmeiras ver o seu verde imponente desbotar.Virou piada pronta do futebol brasileiro. Felipão, com toda a sua pompa de campeão de Copa do Mundo, teve de baixar a crista. Méritos ao Goiás, que mesmo rebaixado no CB 2010, viu que o bicho não era tão feio assim e reverteu a vantagem em favor do time paulistano nas semifinais da Copa Sul-Americana.

  • Zé Carlos disse:

    É claro que Papai Noel existe, sua oficina fica em Uberlândia, ali próximo ao Parque do Sabiá, onde ficou bem constatado recentemente, pra que não reste a menor dúvida, o tamanho da “maior”(kyah…kkkk…kkkk…kkkk!!!) torcida de Minas.

  • Aldemário Ferreira Filho disse:

    Toda soberba será castigada !!!!!!!
    Felipão está no mesmo nível de Luxemburgo, um técnico caro que só vive do passado.

  • Elmo Tadeu disse:

    Caro Chico, peço que leia este email na íntegra, pois é um assunto muito sério, caso queira comentar no seu blog, se sinta à vontade.
    Sou leitor assíduo do seu blog, e gostaria de lhe informar do que acontece aqui em Sete Lagoas.
    Sei que é um fato rotineiro, mas temos que nos indignar, e não achar que está tudo normal.
    Trabalho na Cemig, e ontem eu e alguns colegas, pedimos para um amigo nosso, que comprasse os ingressos, aqui no Bretas, do bairro São Dimas, pois bem, ele foi para a fila, às 08:00 hs, e a bilheteria abriu às 09:00, segundo o relato do mesmo, com 40 minutos, os ingressos se esgotaram, e a imensa fila de Atleticanos, ficou a ver navios.
    Eles foram informados, que só um dono de um bar muito conhecido próximo a Arena do Jacaré, havia adquirido 1.000 ingressos, isto mesmo, 1.000 ingressos.
    Fui neste bar hoje, e pergutei ao balconista, se eles tinham ingressos para vender, e ele prontamente disse que não, mas se eu fosse lá no bar no domingo de manhã, conseguiria comprar o ingresso por R$ 15,00, na mão de cambistas na porta do bar.
    Prá quem sabe ler, um pingo é letra.
    Sei que você tem um bom trâmite com o kalil, então converse com ele, que é legítima a iniciativa, de baixar os preços dos ingressos, pois afinal, o time está precisando do auxílio da massa, mas sem limitar a venda de ingressos, quem ganha, é só os espertos, nós torcedores, temos duas alternativas, ou pagamos o ingresso 300%, mais caro, ou não assitimos o jogo.
    Um abraço.

    – Capim Branco

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Fabrício Melo,

    bem lembrado, o Neto é um profeta do acontecido, não sei como a Band aguenta esse bipolar, falando igual matraca, nem ele deve entender o que disse.

  • Fabrício Melo disse:

    Antes do jogo de ontem, o Neto dizia:”…se o Palmeiras fizer um gol, tchau Goiás…” Tremendo bola fora! Hoje estava sem graça, com “cara de tacho”. Os nossos comentaristas tem a necessidade de mostrar que entende de futebol e para tal querem dar uma de profeta e quebram a cara. Num futebol força onde o atleta tem que correr mais que a bola, depois que reduziram o peso da bola é facil perder o tempo da danada e o futebol muitas vezes é decidido pela lei da física. Depois da esquisita cabeçada do Carlos Alberto e a infelicidade do zagueiro do Palmeiras, me vem outro famigerado e diz que o técnico do Goiás deu um nó tático no Felipão. Simplesmente, entendo que o Goiás foi premiado pelo esforço de seus atletas, principalmente do Rafael Moura que é bom de bola e não se firma em clube nenhum, inclusive no nosso Galo de onde saiu.
    Em todos os âmbitos do futebol tem muita gente precisando se reciclar ou então vão estourar nossos tímpanos com tantas asneiras.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Parabéns pro Goiás !!!

    Este feito de ontém, me fez lembrar da final da Copa do Brasil de 1996, quando praticamente todos de São Paulo e demais torcedores de outros times, já davam como “favas contadas” a vitória do Palmeiras… O Cruzeiro ganhou e trouxe a Taça de Campeão da Copa do Brasil daquele ano pra MG !

    Ontém o clima era quase o mesmo, estádio lotado, cronistas já dando como certa a disputa da final pelo Palmeiras e deu no que deu… rsrs

    O Goiás foi valente e mostrou que, jogo é jogado e lambari é pescado…

  • Evandro disse:

    A imprensa paulista já estava colocando a taça da sul americana nas mãos do Palmeiras e deu no que deu. Se tivessem sido imparciais ou mais discretos nas afirmações, talvez o jogo seria diferente. Poupar o time pode ser útil para algumas ocasiões, mas sempre, como estava fazendo o Palmeiras, ficou complicado. É um tema a ser discutido por todos, já que na Itatiaia o Emanuel Carneiro chamou a atenção a respeito deste assunto, ao dizer que a Inter de Milão está jogando o campeonato italiano e a Champions League com força máxima, enquanto Internacional, Palmeiras e até o Atlético pouparam os times titulares em determinadas competições para privilegiar outras.

    No caso do Atlético valeu a pena, já que a situação no campeonato brasileiro melhorou e muito, já que várias rodadas atrás o Galo estava praticamente rebaixado,e domingo tem tudo para se livrar de vez desta ameaça. Já para o Palmeiras não deu certo, já que o Goiás aprontou uma bela surpresa ontem. E o Inter de Porto Alegre? Será que vai levar o mundial interclubes poupando o time principal no brasileiro? Isso é o que veremos! De qualquer modo fica a sugestão para uma discussão mais aprofundada a respeito deste assunto.

    Abraço Chico,

  • audisio disse:

    Nunca achei o Luiz Felipe um grande treinador. Não é por nada, mas treinadores especializados em mata-mata nunca armam grandes equipes.
    Por falar nisso por onde andam o Marco Aurélio, grande campeão da Copa Brasil pelo Cruzeiro? E o técnico do Paulista de Jundiaí, campeão da Taça Brasil e o técnico do Juventude, campeão da Taça Brasil em cima do Botafogo? Esse é o problema dos Mata-mata, ganha quatro partidas e veste-se de campeão Brasileiro. A filosofia desses torneios é marcação e não tomar gols em casa. O parâmetro sorte sempre tem um enorme peso juntamente com o defensivismo excessivo! Leva-se quase sempre para a disputa de pênaltis e muitas vezes o time considerado pequeno passa de fase e ganha a copa. Sou e sempre serei fã dos campeonatos.
    Por falar nisso, por onde anda o técnico campeão da copa do Brasil pelo Criciúma?

  • audisio disse:

    Tem gente acreditando em Papail Noel….

  • audisio disse:

    Muita gente continua batendo na mesma tecla que a administração Kalil é incompetente e o velho cliché não sai da boca dos miquinhos amestrados de textos “cut and paste” da imprensa esportiva mineira:”O Atlético não é time que deve estar lá em baixo lutando contra o rebaixamento… blah blah blah” e está enchendo o saco!
    Futebol é um esporte. O impondenrável tem um peso muito grande! Claro que a vinda do Luxemburgo foi um erro, porém na época foram muito poucos, mesmo assim contra a lógica, que tomaram tal posição contra vinda do treinador. A grande maioria da torcida era a favor da contratação, citando sua heroica passagem pelo time celeste. Depois vieram as contratações dos jogadores, também apoiadas pela torcida! Aconteceu de dar errado! Como deu tudo certo com o Dorival!
    Quando o Tele foi contratado para disputar o campeonato mineiro de 1970, praticamente no começo da sua carreira como treinador profissional, muitos acharam uma temeridade. Tele se tornou num dos maiores técnicos da história. Deu certo! Quando Afonso Paulino contratou Artur Bernardes para ser treinador, houve muito protesto, muita gente o considerava verde e sem talento. Deu no que deu, fracasso! Ninguém nunca mais ouviu falar de Arthur Bernardes. O Futebol é assim mesmo. Esta lógica da arquibancada raramente funciona na prática! Os profetas do acontecido, principalmentes a maioria dos nossos comentaristas esportivos, se arvoram para apontar os erros. Porque não o fizeram antes, observando os pontos fracos que enxergavam e suas consequencias advertindo antecipadamente? Porque é muito mais fácil fazê-lo depois do acontecido.
    O Importante é agora, visto que o time encaixou e o técnico provou sua capacidade, manter tanto o técnico como a base do time para o ano que vem. A parte mais difícil do futebol é a manutenção do que deu certo!

  • Paulo Koller disse:

    Mais um técnico “blockbuster” que não “legitima” o custo/benefício. Ou alguém tem dúvidas que a substituição feita pelo “gênio da raça” Felipão afetou o jogo? O jogo estava truncado no meio-campo, forte marcação, tensão, etc. Dois times medíocres, sendo um altamente fragilizado e pressionado pelo vexame do Rebaixamento. O Palmeiras tinha um jogador lúcido, que poderia cadenciar o jogo: Lincoln. E aí o “gênio da raça” tira………………… o Lincoln! Bela estratégia. Substituição genial.

    Que o Inter se cuide no Mundial Interclubes: está “descansando” o time principal para a hora decisiva. Isto quase nunca funciona! Time bom atropela quem está pela frente. Time medíocre vai na raça. Tanto um quanto outro não precisam ser “poupados”, pois ao “poupá-los”, corre-se o risco de se perder o ritmo de jogo e entrosamento (principalmente para times medíocres).

    Obviamente, há outros riscos (lesões, contusões, etc.), mas no Brasil, risco por risco, jogador consegue se contundir sozinho “em casa”. Vide exemplo do Adriano no Flamengo em 2009: teria queimado o pé “pisando em uma lâmpada” em casa… Ahhh tá!

  • Guy dos Santos Junior disse:

    Chico, boa tarde.
    Sabedor do seu prestígio e alcance no mundo futebolístico, gostaria que levasse ao conhecimento do kALIL a oportunidade que se abriu no mercado de jogadores disponíveis às contratações. Se tem que montar um time pra 2011, aproveite agora, pq em Janeiro os bons já terão contratos assinados. O meia Richarlysson, do São Paulo já foi descartado pela diretoria são paulina, e seu futebol e curriculo dispensa comentários(tri brasileiro e etc.). Agora é a hora do Kalil montar uma equipe forte aproveitando alguns jogadores deste elenco e trazer nomes de peso para quem sabe almejarmos o bi nacional em 2011.
    Obrigado,
    Abraço,
    Guy dos Santos Junior.
    Atleticano apaixonado e torcedor colaborador.
    Administrador 31 9649.7189

    – Belo Horizonte

  • Daniel F. disse:

    “toda a arrogância será castigada”. É, dessa vez o castigo veio a cavalo.

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    O problema do Cruzeiro é que o pensamento está mais nos jogos de Fluminense e Corinthians, que no próprio Flamengo. Tem que partir pra cima no Domingo, jogar com inteligencia e ganhar, nos demais jogos tudo pode acontecer.

    E se Papai Noel existe, Sete Lagoas pode ficar pequena para a maior torcida de Minas Gerais no dia 05/12/2010!!!

    Dá-lhe Cruzeiro!!!

  • Daniel disse:

    Foi ótimo ver o pessoal que estava trabalhando na cobertura do jogo pela Band, se remoendo de desespero, afinal de davam com certa a classificação e praticamente colocavam o Palmeiras na Libertadores de 2011, faltou humildade e respeito com os goianos.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    O Palmeiras é um time fraco, foi claro o sufoco que tomou dos reservas do Galo. E mais uma vez o Gladiador, tão amado pelos cruzeirenses, falhou. Kleber é mediocre, ontem deu pra ver, quando a bola chega nele é como se só ele existisse em campo, quer entrar na área passando no meio do defensor, como quem atravessa uma parede no peito, por isso só fica no chão, ontem foi eliminado pela defesa do Goiás. O Rafael Moura jogou muito, raçudo, inteligente, sabe usar os recursos que tem, o físico, ao contrário do Kleber, não bateu de frente com a defesa, fez o pivô, sempre tocando rápidamente a bola. O Filipão vai pro mesmo cemitério do Luxa. Um Pacaembuzasso (usando as palavras do Torero) abala qualquer estrutura e a torcida do Porco, que derrubou o Muricy, deve estar chorando lágrimas de sangue, arrogância e já ganhou, me fez lembrar um certo time de Minas no último Verón.

  • Leandro Alves disse:

    Que bom esse esporte que puni toda a arrogância dos tolos, como foi bom ver o goias passar pelo palmeiras omtem, no caso do america acho arriscado passar o jogo inteiro se defendendo tem times que não sabem jogar assim, acabam tomando gols e não teem tempo de reagir.

  • Paulo Henrique disse:

    A satisfação com a derrota do Palmeiras colocou do mesmo lado atleticanos e cruzeirenses por aqui hoje.

    Que vexame!

    Não fosse a Copa 2002 e a boa campanha com Portugal, Felipão já estaria no patamar atual de Luxemburgo e Leão – vivendo só de nome.

  • Leandro Perdigão Pontes disse:

    Bom dia Chico.
    Já preocupado com o ano que vem, temos novidades sobre o independência??? Bica eles Galo!!!

    – Nova Lima