Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Violência e temporada de negócios

Fiquei absolutamente chocado as cenas da covardia de bandidos armados com barras de ferro contra um jovem durante uma briga.

As recebi no blog, agradeço a quem enviou, e tentarei postá-las com destaque nos próximos dias.

Quem vê as cenas sem saber de onde se trata, pensa que são num país de neonazistas da pior espécie, do Leste europeu ou alguma outra parte do mundo. Mas não; o fato foi bem debaixo dos nossos narizes, durante um show de luta, no Chevrolet Hall, na nossa Belo Horizonte.

Inacreditável! E pior: notícia vinculada pela imprensa em geral. Como mais uma conseqüência de atritos entre atleticanos e cruzeirenses, da Galoucura e Máfia Azul. De jeito nenhum!

Estes assassinos e brigões não são e nunca foram atleticanos e sim delinqüentes comuns, em busca de notoriedade, se aproveitando da fama de atleticanos.

Os clubes deveriam rechaçar com toda a veemência possível o vínculo de torcedores seus com estes grupos de marginais.

A Galoucura e Máfia Azul estão acima desse nível e certamente já sabem como agir no caso. Precisam entrar de sola no assunto e tomarem providências, pois se ficar evidenciado que as diretorias dessas agremiações não têm controle sobre seus associados, correrão o risco de deixar de existe como instituição.

As autoridades vão agir pesado em casos como estes.

Dessa vez, acredito!

 

Mudando de assunto…,

 

numa olhada nos jornais dos principais países do futebol da Europa, apenas o Gazzetta Dello Sport, de Milão, deu uma nota sobre o fim do Brasileiro e mesmo assim, da seleção dos melhores do Campeonato.

O famoso jornal italiano rasgou elogios ao Conca, do Fluminense, e citou os jogadores mais destacados do Brasileiro; que podem ser negociados com clubes europeus num futuro bem próximo: Dedé, do Vasco; Miranda do São Paulo, o próprio Conca, Neymar, óbvio; Jucilei e Elias do Corinthians, e claro, Montillo, que depois do craque do Fluminense, que recebeu enorme destaque. Hoje estou em Pilsen, na República Tcheca, com muita neve. Neste período, às 16 horas, já é noite.

 

Votos

 

Amanhã enviarei para a Úrsula Nogueira, coordenadora da votação do Troféu Guará, os meus votos para a edição deste ano, da tradicionalíssima promoção da Rádio Itatiaia que envolve toda a imprensa de Minas.

Como faço todos os anos, peço a opinião dos meus leitores e colegas de trabalho, porque afinal, são muitos nomes e abrange a temporada inteira, não apenas o Campeonato Brasileiro.

Pelas sugestões que já me chegaram através do blog www.chicomaia.com.br e pelas minhas conclusões, alguns votos já estão decididos: craque do ano: Montillo; dirigente do ano, Marcos Salum; revelação, Renan Ribeiro.

Se você quiser enviar as suas sugestões para a seleção Guará, ainda dá tempo, mas só hoje, porque mais tarde enviarei através de e-mail, os nossos votos. Falta definir também o treinador, preparador físico e árbitro mineiro do ano.


» Comentar

Comentários:
16
  • Ulisses disse:

    Chico e demais leitores do blog, bom dia. As imagens realmente são chocantes, indefiniveis. Nem os animais matam por prazer por mais irracionais que sejam. O que me intriga mais ainda é ver que pessoas que deveriam ser as primeiras a cobrarem posições firmes, são as que tentam de uma maneira ou outra minimizar, esconder e mais ainda inverter as ações. O advogado pra variar já tenta desqualificar o teor da imagens, o tal do ferrugem que todos sabemos ser um alienado violento e um dos principais dirigentes da galoucura, já disse que não tem como provar que os agressores pertençam a tal facção.
    Promotor Baêta, nós pais de família e torcedores, exigimos que fatos como estes não mais sejam acobertados pelas diretorias de clubes, através da cessão de ingressos a esses marginais. Acabem com estas organizadas, ou elas acabaram com as familias que ainda insistem em ir aos estádios. Ah vão falar de policiamente deficiente, mas infelizmente a polícia não é onipresente e é muito mais um problema de conscientização, afinal pra que torcida organizada, se o objetivo é ir ver futebol. Pra que ter um bando de malandros que brigam entre si, quando se vaia determinado jogador do proprio time.
    Organizada seria se de antemão se apresentasse os nomes e endereços dos envolvidos na barbárie e o que eles fazem é dificultar as investigações criminais.
    Que projetos sociais que nada. São todos eles é marginais inrustidos, uma vez que além de toda a alienação, não compreendem que Kalil e Perrela fazem é jogo de cena, jantam juntos. Os jogadores em sua grande maioria são amigos mesmo estando em clubes distintos e ao fim dos jogos saem com suas familias para comemorarem juntos vitórias, não importando quem foi o perdedor, só os retardados das organizadas é que antes, durante e depois dos jogos se degladiam. O que uma preferencia clubistica tem a ver com violência. Quem não tem um sua casa um irmão ou primo que é torcedor de outro time que não o seu? Tenho esposa atleticana, e um irmão também e nem por isso temos violência alguma na família.
    Acabem com as desorganizadas e a paz no futebol vai com o tempo voltar. A cada caso de violência, que se identifique e se puna exemplarmente o agressor, controlando-o para que nos dias de jogos ele esteja alijado das adjacencias dos estadio e locais de concentração de torcedores, melhor ainda que ficasse dentro de uma delegacia ou quartel como garantia aos outros de bem.

  • Márcio disse:

    Edísio!
    Você está coberto de razão. Não há como montar bons times para a disputa de um campeonato de um turno só e com apenas 12 clubes. Coisa para pouco mais de dois meses. E o resto do ano? Vão disputar o quê? Conte para mim quantos jogadores que lutaram ferrenhamente contra o rebaixamento serão considerados “craques do ano”. Vão ignorar, inclusive, que o título estadual foi “espúrio” por causa de homéricas garfadas no Coelhão. Oxalá algum dirigente desse bravo lutador contra a Série B (e)ou mesmo o Luxa – talvez pelo seu passado – possam levar algum prêmio. Não perco meu tempo com essa disputa mesquinha entre jornalistas atleticanos e cruzeirenses, liderados pela Itatigalo, para ver quem emplaca mais prêmios. Quando escrevo esses desabafos, o Chico Maia sabe que pode dormir tranqüilo. Pena que a imparcialidade dele e o profissionalismo não contaminem alguns colegas dele de profissão!

  • Edisio Torres disse:

    É uma pena que estes “trofeus???” só recebem votos para jogadores de Cruzeiro e Atletico. A analise (???) só é feita considerando o 2° semestre e assim os jogadores dos clubes do interior não aparecem. Fica muito claro, o “agora eu disconto”, o que a imprensa e os dois grandes sofrem a nivel nacional, é feita com os clubes do interior. Aliás o “campeonato mineiro” deviria ser um “triangular” Cruzeiro, Atletico e America. Sei que vai aparecer alguem para dizer “os clubes do interior não são profissionais”, mas cabe as perguntas: é permitido? a imprensa colabora? os grandes aceitam que apareca outros grandes? é melhor ter tres ou 6 grandes disputando o “mineiro”? no proximo “campeonato” a mídia vai dividir o espaço/tempo também com os clubes do interior?

  • Alex Meneses disse:

    segue minha sugestão
    Goleiro Fábio
    Lat. D Marcos Rocha Lat. Esquer. Leandro
    Zaga Rever e Leonardo Silva
    Volantes Serginho e Henrique
    Meias Montillo e Luciano
    Atacantes Tardelli e Tiago Ribeiro

  • Francisco Barbosa disse:

    Como gostam de perseguir os Américas , esse América é da cidade de Rio Preto da Eva -AM , conseguiu o acesso literalmente contra tudo e contra todos jogando fora de sua cidade.

  • Gustavo disse:

    goleiro: Fábio (Cruzeiro)

    Lateral Direito: Danilo (América)

    Zagueiros: Gabriel (América) e Réver (Atlético)

    volantes: Leandro Ferreira (América), Henrique (Cruzeiro)

    Meias: Montillo (Cruzeiro), Gilberto (Cruzeiro)

    Atacantes: Fábio Júnior (América), Wellington Paulista (Cruzeiro)

    Treinador: Mauro Fernandes.

    Reveleção: Renan Ribeiro (Atlético)

    Dirigente: Salum

    Fato do ano: Acesso do América

  • geraldo Antunes Santos disse:

    MIXTO
    Conselho elege presidente

    O Conselho Deliberativo do Mixto Esporte Clube elege nesta quarta-feira a sua nova diretoria, mas até a manhã de ontem, nenhuma chapa havia sido registrada para concorrer ao pleito. O atual presidente, Márcio Carreto Pardal, que assumiu o cargo em um mandato “tampão” e ficou por pressão da Afam, confirma que não pretende continuar. A eleição está marcada para às 19 horas, no auditório do Ginásio Aecim Tocantins, onde funciona a Agecopa.

    “A torcida não quer mais, estou cansado, e chegou a hora de outra pessoa assumir”. Sem esconder uma certa mágoa com a reação de “alguns torcedores”, o empresário Márcio Pardal disse que “definitivamente” não será candidato à mais um mandato na presidência do Mixto. “Tenho visto aí nos sites muitos torcedores falando que eu tenho que sair, então, vou sair”, disse o dirigente, acrescentando que “inclusive alguns torcedores se reuniram com o Riva (José, deputado e conselheiro do Mixto) pedindo que eu não continue, porque sou pé-frio, e outras coisas”.

    A reportagem tentou falar com o deputado José Riva, sem sucesso. O mesmo vem ocorrendo com o presidente da Afam, Eder Moraes, que se “isolou” e nomeou Vivaldo Lopes como seu “interlocutor”.

    Pardal lembrou que “há quase sete anos estou me dedicando ao Mixto, pois assumi em 2000 e fiquei até 2004, depois volvei em 2006 e agora, desde 2009, sempre me coloquei à disposição quando ninguém queria, sempre assumi o clube na hora da dificuldade, mas agora chega. Minha posição é definitiva, preciso cuidar da minha vida”.

    Segundo o presidente, até o momento não surgiu nenhuma chapa oficial, mas ele acredita que o Alvinegro não ficará à deriva. “Na hora da eleição aparece alguém para assumir a presidência, sempre foi assim no Mixto”, afirmou.

    Nos bastidores, comenta-se que o ex-presidente Júlio Pinheiro – campeão estadual em 2008 – apresentaria uma chapa única, mas, “coincidentemente”, ele também não foi localizado. O presidente do Conselho Deliberativo do Mixto, José Luiz Paes de Barros, disse que caso o indicado pelo Conselho não assuma, Pardal é obrigado a seguir no cargo.

    Paes de Barros, que defendeu que a Afam indicasse o sucessor de Pardal, informou ainda que Júlio Pinheiro vai votar, mas não é candidato. Éder Moraes, por sua vez, disse que continuaria na Afam, mas com a única função de captar recursos e não interferir nas contratações ou na formação do elenco, como ocorreu de forma desastrosa nos últimos meses. Foram investidos R$ 1,5 milhão, mas o time perdeu a vaga para o Campeonato Brasileiro da Série C.

  • geraldo Antunes Santos disse:

    Taques deve deixar o Operário esta semana

    Da Editoria

    Negando ser sócio-proprietário do Operário Futebol Clube, o técnico Éder Taques afirmou que, caso se confirme uma boa proposta por parte da Francana – para comandar a equipe na Série A3 do Campeonato Paulista 2011 – ele deverá oficializar seu desligamento do Operário ainda esta semana. A notícia surgiu no final da semana no interior paulista. Na terça-feira, Taques confirmou a negociação. “Me ligaram de lá, estamos conversando, mas não tem nada definido ainda,” disse.

    O treinador se mostrou bastante indeciso em relação ao futuro do Operário, que no arbitral da semana passada, foi representado por Aílton Azambuja – presidente de direito do clube.

    “Não sei, vamos ver o que vai acontecer. Se eu for para a Francana, devo passar o Operário para alguém, talvez o Azambuja”, disse Taques, se contradizendo, já que antes afirmara que não era sócio do clube. Segundo Taques, a apresentação do Operário está confirmada para a próxima segunda-feira. com ou sem ele a beira do gramado.

    No site futebol interior, suja sede fica em Campinas -Taques foi elogiado por um empresário, o gestor da Associação Atlética Francana, Alexandre Tabah. “Gostei muito do perfil do Éder. Um treinador com vários cursos na carreira e que entendeu a forma como vamos conduzir o clube”, disse Tabah.

  • geraldo Antunes Santos disse:

    BRASILEIRÃO SÉRIE D

    América de volta ao tribunal desportivo
    Quinta o STJD decide se o América é inocente ou culpado na Série D

    07 de Dezembro de 2010

    Clube de Amadeu Teixeira e Bruna Parente no banco dos réus (Foto: Arquivo/ACRITICA)

    A procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou para depois de amanhã, o julgamento dos casos Amaral e Fofão, do América. O julgamento estava marcado para a quinta-feira da semana passada, mas foi adiado por falta de quorum. Com isso, o América ganhou mais tempo, mas como só tem mais duas datas para realizar julgamentos, acredita-se que o STJD vá reunir número suficiente para julgar os processo do América.

    O time Amazonense vai ser julgado em dois processos diferentes. O primeiro – considerado mais importante – é referente ao zagueiro Amaral. O jogador atuou em duas partidas contra o Joinville (SC) sem que o nome constasse no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF.

    Depois de constatar a irregularidade, o Joinville (SC) entrou com uma representação no STJD e levou o caso a julgamento. Em primeira instância o América se saiu bem, depois que houve empate em 2 a 2 e a presidência da Quarta Comissão premiou o réu, no caso, o América.

    No segundo julgamento o América terá de se defender por ser acusado de escalar o zagueiro Fofão com o terceiro cartão na partida contra o Madureira, no Rio de Janeiro. O jogador não entrou em campo, ma ficou no banco de reservas. Em primeira instância, o clube perdeu e recorreu ao Pleno do STJD para garantir o segundo jogo da final, contra o Guarany (CE).

    Vaga em jogo
    Caso perca no primeiro julgamento o América também perderá a vaga na Série C do ano que vem. Nesse caso o Joinville (SC) ficaria com a vaga do América. Já no caso Fofão, no caso de uma derrota, o América só perderia o vice campeonato.

    O amazonense Alberto Puga Barbosa, membro do STJD, não vai do julgamento. O Pleno do STJD é composto por nove auditores. Caso não haja quorum, a presidência do STJD poderá convocar auditores das comissões disciplinares.

  • geraldo Antunes Santos disse:

    GRANA PARA ARENA DA AMAZÔNIA.(COPA DO MUNDO)
    CGU aprova proposta de Omar Aziz para liberação da Arena da Amazônia
    Ministro Jorge Hage acatou proposta do Governo do Amazonas

    Manaus, 07 de Dezembro de 2010

    Agecom
    O empréstimo é de cerca de R$ 500 milhões, com contrapartida estadual de cerca de R$ 100 milhões. (Divulgação)

    O governador Omar Aziz obteve nesta terça-feira, dia 7, em Brasília, uma importante vitória na sua luta pela liberação dos recursos para a construção da Arena da Amazônia. O ministro chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, acatou a proposta do Governo do Amazonas para a assinatura do contrato de financiamento com o BNDES antes do final do ano. O ministro encaminhou documento à instituição financeira dizendo que não se opõe ao financiamento e fez recomendações ao Tribunal de Contas da União (TCU) em favor da assinatura do contrato.

    Omar também conversou com o ministro do TCU, Valmir Campelo, que ficou de analisar a proposta apresentada, na qual requer a liberação da assinatura do contrato com o BNDES antes do fim do ano, sob a condição de o Estado entregar o projeto executivo da obra, com os devidos ajustes apontados pelos órgãos. Só após o projeto elaborado e aprovado, o BNDES liberaria o recurso. O empréstimo é de cerca de R$ 500 milhões, com contrapartida estadual de cerca de R$ 100 milhões.

    De acordo com o governador, o contrato deve ser assinado até o final de dezembro, quando acaba o ano fiscal, sob pena de o processo para a liberação do recurso ter que iniciar do zero, caso fique para o ano que vem, o que vai atrasar a construção da Arena, que deve estar pronta em 2013 para a Copa das Confederações. Nas contas do governador, até que se refaçam todos os trâmites, se passariam de seis a oito meses.

    “Disse aos ministros que se a gente assinar o contrato, o BNDES repassaria o recurso para elaborar o projeto executivo, em torno de R$ 2 ou R$ 3 milhões. Com o projeto executivo nos saberíamos se há ou não sobre preço e ai sim, o BNDES repassaria normalmente todo o recurso”. Segundo Omar, o prazo para elaborar o projeto executivo seria de três a, no máximo, quatro meses. “ Eu perderia três ou quatro meses para elaborar o projeto executivo, mas não perderia sete a oito meses para fazer todo o processo novamente”, justificou.

    O governador disse que o ministro da CGU foi bem receptivo, assim como a equipe técnica dele que viu com bons olhos a proposta. Valmir Campelo, do TCU, ficou de analisar o pleito. Omar também conta com o apoio do Ministro das Relações Institucionais do Governo Lula, Alexandre Padilha, que está intercedendo pelo Amazonas Junto ao BNDES. “O que deixei claro é que quero dar toda a transparência necessária para construção da Arena. Se tivermos que refazer o projeto, o faremos, só não podemos perder prazos”, disse o governador, ao afirmar que retornará a Brasília antes do fim do ano para tratar desse assunto.

    Porto público
    Ainda ontem, o governador conversou com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, sobre o processo de retomada do Porto de Manaus pela União. O ministério quer investir cerca de R$ 90 milhões na revitalização do local. “Sou de acordo em recuperar o porto, o que não pode é ficar como está. O nosso Ônus é ter perdido um patrimônio e isso é irreparável, porque custou prejuízo para o povo, para o comercio e para o turismo local”.

  • geraldo Antunes Santos disse:

    Chicão veja a sorte do Democrata SUPER LUXO.
    FEC deve ficar de fora do Campeonato Mineiro em 2011
    Eliane Estevão

    Durante reunião com diretores do FEC, o prefeito Aluísio Veloso anunciou que não poderá liberar verba para o clube

    Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (26), entre membros da diretoria do Formiga Esporte Clube (FEC), o prefeito Aluísio Veloso/PT e o presidente da Câmara, Edmar Ferreira/PT, resultou em uma decisão importante pela diretoria do FEC e que vai entristecer a inflamada torcida: a de não participar do Módulo II do Campeonato Mineiro em 2011.

    Isso porque, durante a reunião, o prefeito Aluísio Veloso informou que não terá condições de ajudar o FEC nos dois próximos anos, por falta de recursos financeiros na Prefeitura. Segundo os diretores do Formiga, o prefeito apresentou documentos, mostrando as dificuldades de caixa do Executivo.

    De acordo com o presidente do FEC, Anselmo Leal, o presidente da Câmara disse que até ajudaria, mas se o prefeito ajudasse, até porque o Legislativo tem que liberar o dinheiro via Prefeitura.

    Anselmo Leal disse que a diretoria do Formiga entende o posicionamento do prefeito e a situação por ele apresentada, mas lamenta muito, pois não conseguiriam outros patrocinadores como a Prefeitura e a Câmara Municipal. Este ano, juntos, o Executivo e o Legislativo repassaram R$152 mil ao FEC, sendo R$80 mil da Prefeitura e R$72 mil da Câmara.

    Sem esse repasse, o Formiga fica impossibilitado de cobrir todas as despesas decorrentes do campeonato, pois as fontes de receita, como aluguéis das lojas nas dependências do clube, venda de ingressos e contribuições dos sócios-torcedores não seriam o suficiente para cobrir os gastos com folha de pagamento da comissão técnica, dos jogadores, funcionários, alojamento, viagens dentre outros.

    Então, segundo o presidente do FEC, no presente momento, o FEC está fora do campeonato de 2011, uma vez que o arbitral ocorre geralmente entre novembro e dezembro e, sem patrocinadores, o Formiga não participará do arbitral que define a participação dos clubes.

  • Reinaldo Silva disse:

    Sugestão de jogadores em conta atuando no Brasil para somar ao grupo do galo em 2011:
    Atacantes:Borges(Grêmio),Círo(Sport),Mazola(Guarani),Dagoberto(São Paulo).
    Meias:Andrezinho(Internacional),Arouca(Santos),Cleber Santana(São Paulo),Luciano(América-MG),Caio(Avaí),Everton(Cruzeiro),Thiago Humberto(Vitória).
    Volantes:Willians(Flamengo),Leandro Guerreiro(Botafogo),Diguinho(Fluminense),Rodrigo Souto(São Paulo).
    Leterais E:Juan(Flamengo),Junior Cesar(São Paulo),Márcio Azevedo(Atlético-PR).
    Leterais D:Léo Moura(Flamengo),Gabriel(Grêmio),Ilsinho(São Paulo), Fagner(Vasco),Nei(Internacional).
    Zagueiros:Rhodolfo(Atlético-PR),Manoel(Atlético-PR),Dedé(Vasco),Wallace(Vitória),Aislan(Guarani).

  • Professor Flávio Azevedo disse:

    faltou o lateral esquerdo: Rodrigo (América)

  • Professor Flávio Azevedo disse:

    goleiro: Flávio (América)

    Lateral Direito: Marcos Rocha (América)

    Zagueiros: Gabriel (América e Léo (Cruzeiro)

    volantes: Leandro Ferreira (América), Henrique (Cruzeiro)

    Meias: Montillo (Cruzeiro), Gilberto (Cruzeiro)

    Atacantes: Fábio Júnior (América), Wellington Paulista (Cruzeiro)

    Treinador: Mauro Fernandes.

    Dirigente: Presidente Alencar da Silveira Jr.

    Árbitro: Washigton, Confederação Brasileira de FUTSAL.

    Destaque da Imprensa: Jornalista Francisco Maia

  • geraldo Antunes Santos disse:

    É Chicão o Democratinha,morreu na praia mais uma vez!Menos mau,que teve o Bernard,uma possível revelação futuro para o Atlético Mineiro.Tomar de 4 do Varginha foi o fim.

  • REINALDO SILVA disse:

    Passa p/ Kalil Chico,não podemos perder tempo!Sugestão de jogadores em conta atuando no Brasil para somar ao grupo do galo em 2011:
    Atacantes:Borges(Grêmio),Círo(Sport),Mazola(Guarani),Dagoberto(São Paulo).
    Meias:Andrezinho(Internacional),Arouca(Santos),Cleber Santana(São Paulo),Luciano(América-MG),Caio(Avaí),Everton(Cruzeiro),Thiago Humberto(Vitória).
    Volantes:Willians(Flamengo),Leandro Guerreiro(Botafogo),Diguinho(Fluminense),Rodrigo Souto(São Paulo).
    Leterais E:Juan(Flamengo),Junior Cesar(São Paulo),Márcio Azevedo(Atlético-PR).
    Leterais D:Léo Moura(Flamengo),Gabriel(Grêmio),Ilsinho(São Paulo), Fagner(Vasco),Nei(Internacional).
    Zagueiros:Rhodolfo(Atlético-PR),Manoel(Atlético-PR),Dedé(Vasco),Wallace(Vitória),Aislan(Guarani).

    – CONTAGEM