Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Ninguém tem bola de cristal para 100% de acertos

* Toda contratação envolve riscos, por mais calculada e pesquisada que seja. O exemplo mais lembrado do futebol mineiro é Nelinho, contratado por Felício Brandi ao Remo, de Belém, nos anos 1970. Era reserva do “Aranha” no clube paraense, contratado na mesma época pelo Atlético.

Nelinho se consagrou mundialmente, disputou duas Copas do Mundo e ainda jogou no Atlético, também com sucesso. E o Aranha? Pode onde anda? Que fim levou?

Contratações

Reforço é aquele que já vem testado e aprovado, mas mesmo assim é preciso saber se o sujeito está inteiro fisicamente. Jogadores pouco conhecidos são, em princípio, apenas “contratações”, que mostrarão em campo se são reforços ou enganações; de curta duração.

Granada sem pino 

Hoje o Roberto Abras disse na Itatiaia que o atacante problemático do Botafogo, Jobson, pode acertar com o Galo, e o ex-lateral, hoje meia, Mancini, pode estar acertado também.

Mancini é “feijão sem bicho”; Jobson, depende. No Rio de Janeiro a imprensa o considera uma “granada sem pino”.

 

 Demandas 

Toda aquisição de um clube só pode ser atestada depois de alguns jogos. Muitos cruzeirenses andam cobrando de forma dura, contratações da diretoria, porém se esquecem que as necessidades da Raposa são bem menores que as do Galo.

Língua solta 

Ótimo que a diretoria do América tenha renovado o contrato o Mauro Fernandes, mas lamentável a falta de cuidado com as palavras do Marcos Rocha.

A maioria dos jogadores sempre pensa pouco ou nada antes de dar entrevistas. O lateral foi infeliz em dizer que gostaria de voltar ao Atlético em 2011. Irritou os americanos e criou um problema para ele e para a diretoria, já que não está nos planos do Dorival Júnior para a próxima temporada.

* Estas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã, no Super Notícias, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
30
  • Hernando disse:

    Em primeira mão, Cruzeiro contratou Ronaldinho Gaúcho!! Veja o link:

    http://wp.clicrbs.com.br/pretinhobasico/files/2010/07/ronaldinho.jpg

  • Grande Dudú Galomaio,

    Sem esta de apelo sexual pejorativo…
    Não se esqueça atleticano adora chamar o time cruzeirense de Maria, mas, quem protagoniza as cenas são os emplumados.
    As evidências estão aí.
    A vinda do RicKY vai dar ensejo a isto… E já tem atleticano amigo meu apelando feio, fica puto, faz bico e etc e tal… mas, é só sarro. E o que seria do futebol se não existisse a rivalidade sadia ?
    Tenho irmão atleticano…
    Tenhos tios, primos (o João Paulo Cheab é meu primo) cacarejantes.
    Entre os meus melhores amigos, vários deles atleticanos…
    Já sofri nas mãos deles nos tempos do Cerezo, Reinaldo, Marcelo, Paulo Isidoro e Eder… Imagine que vi dois dos meus maiores ídolos serem levados para o outro lado da Lagoa da Pampulha : Palhinha I e Nelinho.
    Mas, desde 1990 a coisa virou a meu favor e não posso perder as oportunidades quando as mesmas se oferecem…
    Estimo os melhores votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos os colegas frequentadores deste espaço bacana do ChicoMaia, exceto, sucesso do galo… aí não né… seria pedir demais.
    Sobre o rombo no Cruzeiro, aposto que não é 1/3 do do galo…
    Aliás, tá igual ao Alibabá que tinha 40 ladrões… e o galo um título de expressão em 40 anos… arre !!!
    Saudações Azuis – JCDuarte

  • FERNANDO Marçal disse:

    Marcos Rocha é um ótimo jogador, mas é jovem inexperiente e “descabeçado”, precisa aprender sobre respeito e gratidão, COELHOOO!!!!!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Caro Alisson Sol, bão ??

    Concordo contigo sobre o mais importante ser a qualidade do todo.

    Agora, quanto à contratações, eu respeito e muito suas opiniões e seu ponto de vista, mas pelo menos um bom atancante, um definidor, na minha modetsa opinião, o Cruzeiro poderia ousar em trazer. Mesmo que não seja o Rafael Moura.

    Venho defendendo a contratação do Rafel Moura, não que ele seja um supra-sumo, um craque de bola ( Aliás, muito pelo contrário… ), mas na atual conjuntura e c/ a realidade atual do Futebol Brasileiro, ele poderia ser sim um bom reforço. Principalmente se formos olhar o ataque que temos atualmente.

    Pelo que eu entendi, vc acha normal o Cruzeiro usar o Campeonato Mineiro mais uma vez como laboratório, para fazer os “experimentos” de praxe. Pra aí sim ter um parâmetro geral e avaliar se haverá realmente a necessidade de reforçar o time. Se for isso mesmo, também reitero que respeito sua opinião, mas penso diferente.

    Como fazer “experimento” no Mineiro, se já tem jogo da Libertadores na primeira quinzena de Fevereiro/11 ??

    Nos últimos anos o Cruzeiro vem agindo assim e o resultado final de cada ano que passa a gente tem visto como é…

    Agora, as suposições se determinado jogador poderá dar certo ou não… Se qualquer time que contrata vários jogadores de renome, poderá dar certo ou não, aí entraríamos no campo das especulações… E a história nos mostra que, afirmar qualquer coisa positiva, ou negativa, antes da bolar rolar, é no mínimo prematuro. ( Eu que o diga viu… rsrs ).

    Abraços

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Caro Leandro Alves, bão ?

    É meu amigo… Sem pelo menos uma pitada de ousadia da Diretoria do Cruzeiro, vamos ficar no “quase” todo ano…

    Na nossa categoria de base, tem uns bons garotos mesmo. Só resta saber se serão bem aproveitados.

    Abraços

  • clauber disse:

    O legal da divida do cruzeiro é que ela nunca é corrigida e sempre esta na casa dos 100 milhoes e olha que vem com um resultado ou déficit de 20.000.000,00 a cada ano ja faz dois ou tres anos seguidos. Bom como disseram acima aguardem…………….

    Em relacao a divida do Galo a trabalhista esta sendo praticamente zerada, faltara os impostos, e o credor ricardo guimaraes. Ai podemos aguardar para ver pois este ja foi renegociado aos moldes muito parecido com o consorcio de credores que quitou as dividas trabalhistas.

    Vale lembrar aos cruzeirenses os tempos de vacas magras vividas na decada de 70 e 80, digo lembrar pois ela esta voltando. Nao me venham falar de patrimonio pois na decada de 80 ja existia a toca. O ciclo virtuoso está acabando.

  • Fabrício Melo disse:

    O cru cru também queria o Richarlysson…Já pensou, o Riky e o Emo na toca…

  • Dudú GALOMAIO disse:

    Eita… Joao Chiabi… ta sumido hein?
    Ce ta bao???
    Sei nao… todos aqui fazem gozações, mas as suas têm sempre (a maioria) um apelo sexual pejorativo… sei nao hein… esse assunto parece te rondar… rsrs

    Só precisamos esclaracer suas informações quanto as dívidas, a exemplo do que fez com relação ao Stefano (questionar).
    Me parece que não foi citada nenhuma equação. Apenas e tao somente comentou-se sobre um rombo nos cofres azuis.
    Aliás, seria motivo de orgulho dever menos que 100 milhoes?
    E se em 2009 o Cruzeiro já devia 98 milhões, alega que vem tendo prejuízos subsequentes e sem conseguir vender nenhum atleta, não terá mesmo atingo os 3 dígitos na casa dos milhões???
    A saber…

  • Ao grande atleticano Stefano Venuto,
    Acho engraçado você falar da situação financeira do Cruzeiro. Houve algum milagre e as dívidas de R$ 300 milhões do galo, foram equacionadas da noite para o dia ?
    Creio que não. Kalil ao que se sabe fez uma moratória e vem gerindo bem o clube, com o suporte do $$$ do BMG.
    O Cruzeiro não fez o mesmo, tem dídidas que não chegam a R$ 100 milhões e que estão equacionadas.
    Creio que Richarlyson, Magno Alves, Toró, Jobson, Patric e Wesley venham compor bem o elenco do seu time.
    Mas, não tem como não rir da criatividade sobre a contratação mais bombástica :
    – RicKY vai usar a 11 e não a 24 que já tem o Renan como dono. Disse que prefere 2 pauzinhos em pé…
    – Depois do Toró vem o arco-íris
    – Zé Luis e Tardelli foram os grandes motivos da vinda do RicKY, que aliás tem KY na ponta… afinal usar a ROSA era um atrativo forte demais.
    Agora agüenta… kkkkkkk

  • Adolfo disse:

    Audisio,
    Num espaço democrático como este, penso que posso apresentar minha opinião, na qual vou “concordar discordando” da sua. Concordo com seu relato sobre o Garrincha, irresponsável fora dos campos e sobrenatural dentro dele. Do mesmo modo, acredito que jogador não precisa ser exemplo de comportamento e que a maioria, considerando que são profissionais, comete pequenos deslizes. E é aí começo a discordar. Primeiramente com o futebol do jogador. Quatro gols no brasileiro de 2009, (dois em um jogo contra o são Paulo) tendo jogado em 12 partidas, e seis gols em 2010, atuando em 18. Magno Alves fez 9 gols em 21 partidas, Wesley fez 10, em 26. Acredito que ele não tem esse poder de fogo todo que está sendo enaltecido pela imprensa, principalmente pela Itatiaia. Segundo, na minha opinião, apesar de novo, Jobson se destaca somente pelas notícias extra campo. Os jogadores lembrados também eram citados constantemente em casos de indisciplina, mas apesar de novos, sempre foram vencedores, promessas que se tornaram realidade. As apostas se mostraram válidas. Jobson não. O Brasiliense bancou, o Botafogo insistiu, mas e aí? Ele nunca foi artilheiro de campeonato, não se destaca no plano coletivo (com passes, tabelas, cruzamentos precisos). Tem, inegavelmente, habilidade e rapidez, mas atua quase sempre de “cabeça baixa”, com excessivo individualismo, sem inteligência coletiva. É correria pura. Assim, respeitando a opinião daqueles que acham interessante dar uma chance ao jogador, penso que não vale a pena investir no rapaz, pois seus problemas superam infinitamente o seu futebol, ao contrário dos demais.
    Votos de Paz a todos!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Gostei da contratações do Galo, o Cruzeiro quebrado, falido e mendicante, tem que esperar vender alguém pra contratar. Já falei, o cruzeirense vai se surpreender com a situação financeira do clube, assim, que for feita uma auditoria. Vai esbarrar ou superar a do Galo, porque na contabilidade do cruzeiro, entra até o neném que foi visitar a toca, como patrimônio do clube.

  • Alisson Sol disse:

    Clayton,

    Eu até concordo que “qualidade não tem preço”. Mas qualquer pessoa que já teve um cargo gerencial sabe que “a qualidade do conjunto não aumenta necessariamente adicionando qualidade individual”. Principalmente se a “qualidade individual” cria uma influência negativa.

    Você está querendo que a diretoria do Cruzeiro faça contrações arriscadas, como Rafael Moura, e eu não vejo justificativa para isto. O time tem hoje uma base boa e, quem acompanha a base diz que há muito jogador que podia subir e ter excelente desempenho (não é o meu caso, mas vou confiar nas minhas fontes). O clube vai no ano que vem jogar o Rural, e pode fazer experimentos, preparando jogadores para a Libertadores.

    Veja o que ocorreu no Corinthians com as contratações “de nome”. Retorno: marketing. Já o Fluminense, quem diria no começo do ano que “Conca” seria o destaque do Brasileiro. E alguns jogadores de nome ajudaram: ficaram no departamento médico e deixaram outros melhores jogar durante grande parte do ano! Por princípio, sou contra contratações caras que não sejam de jogadores mais joves do que 25 anos. Em todos os outros casos, pode-se dar sorte de vez em quando, mas os “Túlios Maravilhas, rapaz que veio de troco na venda do Guilherme, etc.” provam que geralmente só chegam para se auto-promover por um ano e, se tudo der certo, sumir. Do contrário, ficam no departamento médico recebendo o tanto quanto podem.

  • Robson Jefferson disse:

    Caro Chico,me causa espanto você dizer, que as necessidades do cruzeiro são menores que as do GALO.Então vejamos:o titulo mineiro é do GALO,que foi mal no brasileiro todos sabem porque.O cruzeiro tem o mesmo time á três para quatro anos, ganhando o mineiro e não ganhando os outros titulos que disputou.Um time que joga junto a anos e não ganha um titulo importante não pode se gabar de ter o melhor elenco do país,ou pode?.Isso é futebol,que nos mostra se a imprensa é tendenciosa ou não.Um abraço.

    – Belo Horizonte

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Incorporando-me a recém inaugurada era dos comentários sobre as categorias de base neste recinto, apresento-lhos os seguintes links, caso sejam de seu interesse:
    (Tratam-se de conquistas internacionais dos garotos do Galo)

    Vídeo sobre o título da FUTURE CHAMPIONS, do Glorioso Clube Atlético Mineiro.
    Vítima: Cruzeiro
    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/atletico-mg/2010/12/20/noticia_atletico_mg,172846/video-galo-conquista-a-future-champions.shtml

    Vídeo sobre o título da YOUTH CUP, do Glorioso Clube Atlético Mineiro.
    Vítima: Cruzeiro (Nacional de Nova Serrana)
    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/atletico-mg/2010/12/20/noticia_atletico_mg,172847/video-atletico-vence-a-youth-cup.shtml

  • silas alves de aquino disse:

    ai chico maia,todos tem direito de comentar e o que querer,dizer uma coisa e nao conseguir nao ha problema,lingua eh o chicote do corpo ,e corneta ja tem demais,de forca ao seu coterraneo e nao ficar cornetando…um abraco

    – sete lagoas

  • Leandro Alves disse:

    Clayton, O pior é os torcedores saberem que para ser campeão falta e faltava só uma ousadia da diretoria, concorto que temos uma base mas essa base não ganha tiotulos, de verdade mesmo a diretoria não vai arrisacar perder o caixa dois, inveStindo ne um grande nome, tenho que torcer para pelo menos dar uma chance aos garotos do sub 20, Sebá, MURILO, GABRIEL, E ELBER.

  • rodrigo assis disse:

    O atlético parece querer montar um time só de atacantes, tem gente demais já para o ataque, sinceramente, eu não apostaria no Jobsón. Acho que o Kalil esta pensando em despachar o jairo campos pro botafogo como parte do negócio. Talvez até mais algum nome

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Srs. Perrella e Dimas Fonseca,

    Quer dizer então que V.Sas. estão impressionados com os valores para se contratar um bom atancante ??

    Será que ficaram tão acostumados com a políica de apostas, de tentar transformar cobre em ouro, que quando se vêem na obrigação de trazer um bom atacante, preferem se esquivar alegando que tá muito caro ??

    Ora, qualidade tem preço !

    E V.Sas. adoram estufar o peito pra falar da boa base que o time já tem. Mas algum jogador dessa tal “boa base” recebeu alguma proposta oficial de outro time ?? Nos anos anteriores o Cruzeiro vendia um ou dois jogadores, que haviam se destacado e despertaram interesse em outros times. Mas esse ano não vingou um. ( Exceto o Montillo, que chegou depois e que V.Sas. já devem tá loucos para passar a Libertadores e poder vendê-lo rapidinho… ).

    Então, parem de conversa fiada e ousem pelo menos na contratação de um bom atacante.

    O que sai mais caro ?? Ter Robert ( que já vasou Graças a Deus ), Walysson e Farias ?? Ou ter um Rafael Moura por exemplo ??

    Trazendo um bom atacante, não é certo que ele vá se dá bem e o Cruzeiro conquistará um grande título, mas pelo menos, V.Sas. não seriam considerados como omissos em mais um ano.

  • Geovany Altissimo disse:

    Audisio, belo texto. Concordo plenamente.

  • Renato Paiva disse:

    Mancini não, pelo amor de Deus!
    Chico,
    Não é que o Augusto, o Marion e o Wanderson disputaram o Brasileiro sub-20?!! E entraram em várias (se não em todas) as partidas. O futebol é “muito estranho” mesmo!

  • Leandro Alves disse:

    Emilio não tinha lido seu comentario,

    CoincidÊncia ou não coloquei os mesmos destaques, será que nimguéM no cruzeiro concorda.

  • Leandro Alves disse:

    Chico tenho acompanhado o sub 20, e atletico e cruzeiro tem grandes nomes para lançar esse ano.

    ex: cruzeiro

    Sebá, Thiaguinho, Uchoa, Murilo zagueiro, GABRIEL LATERAL ESQUERDO. esses acompanhei outros anos, amadureceram muito como jogadores.

    ATLETICO:

    Não vi todos os jogos mas vi a final do sb 17 achei o Marcos Vinicius muito bom,

    obs: America não sei se tem muito dinheiro então ficaria de olho nesses jogadores.

  • Daniel disse:

    Os atacantes do Galo são superiores ao do Cruzeiro, é só ver a quantidade de gols dos atacantes de ambas as equipes na atual temporada.

  • audisio disse:

    A regra, quando se trata de fora de série, é que normalmente estes são desequilibrados e desajustados naturalmente. O exemplo clássico é o Mané Garrincha. Uma lástima em se tratando de comportamento humano para o aceitável da época, uma torrente de bebedeiras e farras com um rosário de filhos espalhados em cada porto e assim por diante. Um caso problema para qualquer associação ou empresa séria.
    Descompromissado com horários e obrigações, pois a noite invadia seus dias. Como Atleta no conceito atual, uma lástima. Como condição fisiológica, uma aberração da natureza. Seu joelho direito praticamente invertido provocava um arqueamento anatômico quase que ridículo das suas pernas! Só havia uma pequena observação, Da boca do túnel até a risca de cal que limitava a lateral do campo os espectadores assistiam a transformação mágica mais fantástica do mundo esportivo. A beleza geométrica do branco da cal em cima do verde da grama acrescentava a figura de um anjo alegre no gramado, indomável. Dotado de uma arte inigualável de ludibriar os adversários, Garrincha a cada lance alucinava os espectadores com sua magia e sua arte como o artista faz no palco, levando sua platéia ao imaginário e a fantasia, cumprindo o seu papel de artista transformando uma mera disputa esportiva em um espetáculo.
    Transformando uma simples tarde de domingo numa epopéia homérica.
    Não nos esqueçamos que os Edmundos, Klebers, Romários, Reinaldos, Campos, Eder e outros foras de séries nunca foram lá esta beleza de comportamento. Como diziam os antigos, “Flor que se cheire”. Pergunte aos torcedores do Napoli se eles se lembram mais dos fricotes do Maradona ou dos seus momentos artísticos dentro do gramado. Pergunte aos torcedores do Barcelona se eles se lembram do Ronaldinho nas noitadas de Barcelona ou desafiando os adversários a lhe tomarem a bola? Acho que o Kalil está certo. Vale a pena dar uma chance ao Jobson!
    O preço a ser pago estará para além dos salários, estará na forma de controlar e dominar sua energia e para o campo, o que não será tarefa fácil, como não é uma tarefa fácil controlar Neymar, mas acho que vale a pena tentar!

  • Adalton disse:

    Prezados Bom dia,

    Concordo plenamente com a colocação do Chico quanto a “reforços”; sinceramente, até agora , até a comprovação em campo,dos outros, o Rycharlisson, é realmente um grande reforço; jogador de muita raça.
    Na minha opinião, o Cruzeiro precisa apenas de um atacante; o América de uns 4 bons jogadores e o Atlético precisa , e aqui vai mais uma vez o alerta: de um lateral-esquerdo, mais um zagueiro (tipo Rafael Marques do Grêmio, Ronaldo Angelin do Fla, etc) e mais um meio-campo. Penso, que deve contratar jogadores mais novos; acho que o Mancini, sinceramente, não vai acrescentar nada ao time e acrescentar muito à folha de pagamento( o custo-benefício precisa ser muito bem estudado). Não creio que será útil ao Galo.
    A Diretoria está de parabéns pela boa administração financeira do Clube e outras providências, mas precisa ficar de olho em jogadores mais novos que estão sempre surgindo em times pelo Brasil a fora.

  • Fabrício Melo disse:

    Tudo normalíssimo: o Galinho sub-17 venceu o cru cru nos penaltis e se tornou campeão da Copa Future Champions, o que o credencia a disputar outro torneio internacional na Àfrica do Sul em março de 2011. Mais um vice para o cru cru…

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Caso o Cruzeiro venha a manter o grupo de jogadores de 2010, acho que precisamos de um bom atacante, aliás de alguem que resolva, qe faça gols!!!

    No mais, o Cruzeiro deve apostar na categoria de base. Solução rápida, sem custo e que pode render bons frutos pra frente.

    O Cruzeiro tem bons jogadores, hoje, na atual categoria de base:

    Sebá e Tiaguinho ( Atacantes ), Elber ( Meia ), Murilo ( Zagueiro ) e um lateral esquerdo que não me recordo o nome. Esses do sub-20.

    Léo ( atacante ) e Dill ( Zagueiro ). Esses do sub-17.

    Tem que apostar nessa galera ai…Com a base boa que o Cruzeiro ja tem, fica mais fácil dos garotos renderem e quem sabe dispontarem no futebol profissional…

  • J.B.CRUZ disse:

    O CRUZEIRO não precisa de sair ás compras de jogadôres..Na minha opinião já tem time formado para todas as competições que irá enfrentar em 2.011, basta não ¨ vender ¨ninguém..Um time quejogadores da estirpe de FÁBIO – LEO –LEONARDO SILVA –CAÇAPA –GIL — EDCARLOS — JONATAN — DIEGO RENAN –FABRÍCIO — MARQUINHOS PARANÁ –HENRIQUE — FABINHO — MONTILLO –ROGER — GILBEERTO — ELIANDRO –SEBÁ — DUDU — WELINGTON PAULISTA — FARIAS — WALINNSON –THIAGO RIBEIRO –BERNANRDO — E PABLO, já está completo para enfrentar qualquer adversário…Quanto a América e Atlético, bem, esses precisam se explicar as suas torcidas..

  • André Guimarães disse:

    O Mancini nunca jogou nada, não joga nada e nem jogará nada no futuro, aliás muito menos daqui pra frente do que até aqui. Por favor Mancini NÃO , mil vezes NÃO. Deve ser caro e é muito ruim, sempre foi.

  • guerra disse:

    Já Voltou Chico,

    Não acho bom o Jobson pelos seus problemas e o que ele pode causar no elenco, quanto a Mancine é trazer mais um para o Dep Medico para fazer Dr Marcus Vinicius e Dr Rodrigo Lasmar trabalhar mais, já tem dois anos que ele fica na reserva sem jogar, costuma ser reserva até nos treinos então vai ganhar muito e produzir pouco ou nada.
    Mas o Marcus Rocha deverá sim ser aproveitado pelo Dorival ele disse que ia dar oportunidade para ele em uma entrevista com Afonso Alberto TVC canal 6 será que mudou de idéia???