Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Pela memória do rádio e do esporte de Minas

A Nair Prata é uma grande jornalista, radialista, educadora e agora, escritora.

Foi uma das primeiras mulheres repórteres de campo do país, lançada pelo Osvaldo Faria, na Itatiaia, nos anos 1980.

Partiu para a vida acadêmica, tornou-se uma professora renomada e hoje é Coordenadora do Uni-BH, além de escritora.

Ano passado lançou um ótimo livro sobre o rádio mineiro e já está trabalhando em outro projeto.

Com prazer, recebi hoje o seguinte e-mail dela:

“Olá, Chico.

É o seguinte: estou fazendo um levantamento de TODOS os nomes de TODOS os profissionais que já trabalharam ou que já trabalham com ESPORTE NO RÁDIO em Minas Gerais.

Já pedi ajuda nas rádios Itatiaia e Globo e já tenho cerca de 170 nomes. O Paulinho do Studio HP também me deu vários nomes. A Rádio Inconfidência ainda está fazendo o levantamento para mim.

Esta pesquisa é para um livro que eu vou publicar no ano que vem.

Se você puder, gostaria que você fizesse uma chamada no seu blog pedindo às pessoas que se lembrem de nomes de radialistas esportivos, principalmente dos tempos mais antigos.

Bjs, obrigada pelo apoio de sempre e um feliz 2011 pra você também,

Nair”

A Nair não pede; intima, portanto, peço aos amigos do blog, colegas e ouvintes, de Beagá e interior, que enviem os nomes que lembram, para o e-mail dela ou aqui pro blog. Neste país que não valoriza devidamente a sua história, é bom demais da conta quando aparecem pessoas como a Nair.

O endereço dela:

nairprata@uol.com.br


» Comentar

Comentários:
13
  • INACIO MACIEL disse:

    Quem não lembra equipe de esporte ; jáiro anatorio lima, SERGIO FERRARA . ALAIR RODRIGUES.

  • marcos antonio procopio de aquiar disse:

    meu pai MARIO PROCOPIO o palhaço sacarolha e DEL MARIO trabalharao juntos no circo IRMAOS ELIAS ja procurei na internet mas nao encontrei nada a respeito do del mario espetaculo ligado a radio inconfidençia que e muito triste porque ele fez da historia do radio

    • Paulo camilo de Sousa disse:

      Marcos, lembro muito do seu pai, ele juntamente com o Del Mario trabalharam no circo Irmãos Elias, eles tinham um afinidade muito grande com minha cidade Bambuí, foi aqui que foram sepultados os pais do Jota, Prisicila e Eliane, que eram os donos do circo, gostaria muito de trocar mais informações com você, abraços!

  • Marquinho Freitas disse:

    Gostaria de informações sobre um programa que ouvi muitas vezes pela manhãs do início dos anos setenta(70) quando meu pai todas as manhãs sintonizado seu radinho rabo quente na rádio incofidência de BH. Parece que o nome era “Leomário é o espetáculo”. Gostaria de receber informações se tem algum site. áudio ou vídeo deste belo locutor (apresentador) das antigas da Rádio Inconfidência. Já procurei na internet e não consegui informações.
    Grato,
    Professor Marquinho,
    22-99081318

    • Chico Maia disse:

      Caro professor;
      eu era criança e também me lembro deste programa.
      Creio que era “Delmário é o Espetáculo”.

      A professor Nair Prata, da UFOP, de Ouro Preto, certamente saberá informar.
      Abraço.

  • Claudenice Marques da Silva disse:

    Olá me chamo Claudenice,estou a procura de meu pai que se chama José Marcos da Silva, ele tem duas filha eu e minha irmã Alexssandra, ele desapareceu quando eu ainda tinha 7anos de idade o nome de sua esposa era Leda Maria da Silva, ele é da cidade de caruaru-pe, me ajude em minha busca por favor

  • Francisco Barbosa disse:

    Luiz Otavio Pena – E a Massa vibraaaaaaaaaaaaaaaaaa.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Caro Chico,

    Se tiver tempo, da uma conferida depois nesse link abaixo:

    http://www.lanceactivo.com.br/Blog/Post/PostView?profileId=129404&postId=63332

    Mostra alguns grandes jogadores que o Cruzeiro já teve ao longo da sua história.

    O tal do “Bengala” deve ter feito sucesso, porque não deveria ter ninguém que gostasse de marcá-lo… rsrs

    Abraços

  • http://evnews.com.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=631#

    jogo do galetinho, que no momento perde por 2×1 pro criciuma. o moleque atleticano perdeu um gol la que meu vizinho que não enxerga fazia o gol. está um jogador a menos o time atleticano, finalzinho primeiro tempo.

  • Estádio-Sede do Coelho na Copa SP é interditado
    Ele e mais 9 estádios foram interditados. Os jogos acontecerão, mas sem público. E eu já estava planejando de ir lá amanhã e no final de semana… http://www.gazetaesportiva.com.br/noticia/2011/01/sao-paulo/fpf-interdita-nove-estadios-e-copinha-tera-jogos-sem-torcida.html

  • J.B.CRUZ disse:

    Na lembrança vem rapidamente os nomes de JAIRO ANATÓLIO LIMA, ESMERALDO BOTÊLHO,SÉRGIO MÁRIO FERRARA,CARLYLE GUIMARÃES, TANCREDO NAVES,VILIBALDO ALVES, JOTA JR.,GILBERTO (GIL) COSTA,JUGURTA ANATÓLIO LIMA,ALOISIO MARTINS,CELSO MARTINELLI,EDSON RODRIGUES,CARLOS VALADARES,AFONSO ALBERT,EDUARDO VILAÇA,KLEBER ALEIXO,DIRCEU PEREIRA,MARCOS RUSSO,RAMON SALGADO,TONY JOSÉ,ALAIR RODRIGUES,ROBERTO ROCHA,PAULO ROBERTO PINTO COÊLHO,HÉLIO AROEIRA,TEIXEIRA NETO, ROBERTO MARQUES,SILVA NETO,ALBERTO RODRIGUES,VALDIR RODRIGUES,JOÃO NATAL,JOSÉ NARDELL,MAURÍLIO COSTA,OSVALDO FARIA,CARLOS CÉZAR ¨PINGOIN ¨,WALTER LUIZ,RONAM RAMOS,FERNANDO SASSO´e o nsso CHICO MAIA..É o que vem na mem´ria destes grandes nomes da crônica esportiva Mineira nas décadas de 50,60,70,80…GRANDES nomes da Imprensa esportiva Mineira…

    • Paulo César Fernandes da Silva disse:

      Tinha também um senhor comentarista da extinta Radio Guarani, ele se chamava, ou chama, não sei, Aloísio Martins.

    • francisco soares disse:

      eu era criança e morava caete mg onde nasci e todos os dias ouvia o programa del mario e o espetaculo e ele sempre recitava toca bandinha toca vai tocando sem parar vai dizer pra esta saudade e bater noutro lugar toca bandinha toca vai tocando sem parar voce tocando bandinha faz agente recordar o coretyo da pracinha do do meu querido arraia