Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Campeonato deste ano deve ser melhor tecnicamente

* Começaram os campeonatos regionais pelo país; o nosso só dia 29, com América x Uberaba em Varginha. Em função da contratação do Ronaldinho Gaúcho pelo Flamengo, o carioca já está sendo o mais badalado, além de ter uma fórmula que valoriza os dois turnos, com um troféu para cada etapa, ou a taça de campeão para aquele que conquistar as duas fases.

Aqui a fórmula teve uma mexida racional: ao invés de se classificarem oito em 12, vão se classificar apenas quatro, tornando todos os jogos mais competitivos desde a primeira rodada.

Com menos rodadas e início só no último fim de semana do mês, nossos três clubes estão tendo mais tempo para se preparar. Terão pernas para enfrentar em boas condições os clubes do interior. Possivelmente não teremos aquelas zebras de todo início de Mineiro.

Tecnicamente, tudo indica que será um dos melhores dos últimos anos: o Cruzeiro é vice-campeão brasileiro e à exceção do Jonathan, manteve o mesmo time de 2010; o Atlético é o clube que mais contratou até agora, entre todos da Série A nacional, que volta a contar com América em 2011, aumentando o grau de motivação estadual.

Contratações

Antes de começarem os jogos os torcedores debatem a qualidade das contratações de cada clube. A torcida do Atlético empolgada, a do Cruzeiro ressabiada, e a do América querendo pelo menos mais seis.

Estamos calejados em ver medalhões fracassando e desconhecidos tornando-se estrelas, por isso, não arrisco palpite. Só vendo jogar, e vários jogos seguidos.

Problemas

A história dos estádios sem condições ou precários volta a se repetir. A novela da vez é com o Funorte, de Montes Claros, cuja reforma do estádio corre sério risco de não ficar pronta a tempo da estreia contra o Atlético dia 30.

É ótimo ter a maior cidade do Norte de Minas novamente na primeira divisão, mas questões políticas a impedem de ter um estádio à altura.

Interior

Infelizmente ainda não vai ser dessa vez que voltaremos a ver os times do interior lançando jovens jogadores, formados em suas próprias categorias de base. Quase todos passando por enormes dificuldades financeiras, recorrem a parcerias com os grandes mineiros, do Rio e São Paulo, além de buscarem veteranos em fim de carreira.

Não são mais “celeiros” para abastecerem os maiores.

* Estas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã no jornal O Tempo, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
24
  • Dudu GALOMAIO disse:

    Explica aí Clayton, que eu nao entendi… hehe
    O que tem a ver as “babaquices” do Leandro com os colegas de time (desde a época do Cruzeiro) com as provocações aos rivais?
    Não entendi…

    Eu mesmo acho uma bobeirada danada aquelas risaiadas do Leandro e nao vejo nenhum atleticano “babando ovo” do mesmo pelas palhaçadas que ele faz… muito antes pelo contrário, sempre foi criticado pelo baixo desempenho (até o Emílio me zoou por escalar o Fernandinho de titular uma vez… kkk)
    Quanto aos lero-leros do seu time, vivem cutucando o rival e conseguem a simpatia de muitos inocentes… (vide aqui mesmo nos comentários)

    Engraçado que não vemos os feras do time, tipo Fábio, Gilberto e Montillo entrarem nessa né? Afinal, mostram qualidade e nao precisam se garantir pelo gogó…

  • André Guimarães disse:

    Caro Anderson Palestra, você falou muito bem o Maluf “fazia” a tabela do mineiro junto com o Zezé, isso até 2010 mas agora quem a faz deve ser o Dimas junto com o Zezé é claro.
    Explica aí então sabichão!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    kkk…

    Dudu, esse negócio do jogador ser orientado a fazer média com a torcida, é coisa da Assessoria do Atlético, como seu xará ( Quando ele era da Bancada Esportiva do AE Esportes ) mesmo disse uma vez, qdo ele fez um desabafo quase chorando diendo que no Atlético, qualquer cabeça de bagre que chegava era orientado a citar a torcida, pra cair nas graças da mesma… rsrs

    Ou seja, quem falou isso foi um próprio representante da torida Atleticana… rsrs

    Por falar em “lero-lero”… E o Leandro Lat Esquerdo do seu time, que vem enganando vcs e a Imprensa, mais brincando de colocar apelidos nos seus colegas de trabalho, do que jogando bola de verdade… rsrs

  • Ivan Junior disse:

    E a ilusão continua…

  • Klaillton Saraiva disse:

    Tai JB, o ortigoza foi artilheiro por onde passou, artilheiro do Paulistão e Brasileiro. Tô contigo “garoto”…

  • Marfaladu disse:

    Axo que esse povo azul ta bebendo pinga estragada,será que eu ouvi que o LEITEMOÇA fez um bom trabalho …ONDE???? Canja com parcimonia não fazem mal a ninquem, sabem que e uma contratação daí a ser reforço, é depois que a bola rolar.Isso aconteceu do nosso lado tambem mais muito mais culpa do LUXA, do que dos proprios jogadores com o Dorival acho dificil não engrenar, e com tanta gente assim pode ser que desta vez a “Mantega” nem me lembre disso, caia pra cima.

    Agora é espera pra ver…. Se LEITEMOÇA E MELHOR QUE O JOBSON….

    PRONTO FALEI MESMO

  • J.B.CRUZ disse:

    Nesta o Artur Morais acertou!..O ORTIGOZA foi muito bem no PALMEIRAS, tanto é que o próprio PALMEIRAS estava querendo de volta, mas, o CRUZEIRO foi mais rápido!…Estamos vivendo momentos extranhos!.Os caras(Roger e Ortigoza) falam a mais cristalina verdade e logo aparece críticas do lado de lá!…O GENTE!! só não vê quem não quer..O CRUZEIRO não é de agora, mas, no mínimo está 20 anos a frente de atlético e américa, é so conferir!!!

  • Adolfo disse:

    Caro Lucas,
    Não há dúvidas que o campeonato estadual é o de menor importância no calendário para os clubes que disputam as séries há A e B. Mas não concordo com sua extinção, principalmente fora dos grandes centros. Nas regiões do centro-oeste, norte e nordeste, o contato das pessoas com os times locais ocorre em sua grande maioria devido aos campeonatos locais. No mais, só recebem transmissões e noticias de clubes do eixo, sobretudo do Rio. Estado, alias, onde o regional possui maior glamorização por parte da imprensa e dos torcedores. Lá os torcedores se identificam mais com essas disputas do que as demais praças. Financeiramente, o Maluf havia dito ano passado, e anteontem escutei a mesma coisa na itatiaia: Proporcional emente, o Campeonato Mineiro paga melhor do que a libertadores. Estranho né? O mais irrelevante campeonato distribui mais grana que o principal. Na ESPN Brasil na segunda, foi passada a informação de que o campeonato paulista é o segundo melhor em contrato de transmissão, só perdendo para o Brasileirão. Na minha opinião, os campeonatos regionais (sul-minas, rio-são Paulo, copa nordeste) poderiam ser repensados, pois elevariam o nível das disputas e continuariam sendo atrativos economicamente. Mas, penso assim, nas regionais que possuem o menor número de equipe nas principais séries nacionais, os campeonatos estaduais, embora não tenham relevância nenhum fora, possuem importância interna deviriam continuar.
    Votos de Paz à todos!

  • Klaillton Saraiva disse:

    É isso aí Clayton, nada impede o Ortigoza de fazer uma boa temporada pelo Cruzeiro, mas dizer que ele foi bem no Palmeiras? Achei estranho!

  • Dudu GALOMAIO - BH disse:

    *aterrizou

  • Dudu GALOMAIO - BH disse:

    Sei… agora conta a histórias dos 3 porquinhos, Clayton.
    Essa sua “fábula” já está batida… hahaha
    Nao tenho nada pessoal contra o seu amado volante, mas acho o mesmo um baita lero-lero e vou sempre contestá-lo… assim como os outros enganadores que ficam jogando de grila como lhe falei, com esse papinho “pega-trouxa”…
    Quanto ao Zé “MARIA”, é um pobre coitado que aterrisou aqui mais ou menos perdido e com a mais absoluta e indiscutível certeza foi aconselhado a provocar o rival, pra já cair no gosto dos mais tolinhos… hehehe

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    E aí Dudu GALOMAIO…

    Marcão de Varginha meu amigo ??? kkk

    Se ele pudesse me dar um soco na cara, somente apertando uma tecla lá no computador dele, acho que ele já teria feito viu… rsrs

    Os comentários dele eram carregados de raiva, mas eu gostava de debater com ele. Pena que ele sumiu…

    Vc não esquece do Fabrício mesmo hein ?? rsrs E agora também colocou o Roger na sua lista negra… rsrs

    E tem mais um aí agora pra vc aumentar sua lista… O tal do Ortigoza, nem bem chegou, e já deu uma cutucada… Aí eu pergunto… Esse Ortigoza já ganhou o que na vida ? Já deu volta olímpica onde ? Já chupou laranja com quem ?? rsrs

    No caso do Ortigoza, sem querer fazer o advogado do diabo… Eu vou dar um desconto. Porque o cara é gringo, aí vc já sabe né ?? Lá fora o Cruzeiro é bem mais conhecido e respeitado… Daí ele ter falado da forma que falou. E pra Imprensa, claro, foi um prato cheio !

    Abraços

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Prezado Klaillton,

    Pior que vc ouviu muito bem sim… rsrs

    Aquele Arthur Morais é um fanfarrão… Pra ele, tudo que a Diretoria do Cruzeiro faz, é lindo, é perfeito…

    Ô vontade que eu tenho de encontrar com esse Arthur Morais e falar pra ele: “Diz aí Arthur, vc aplaude tudo que a Diretoria faz, porque realmente concorda ?? Ou seria pra preservar seu emprego ??” rsrs

  • Francisco Barbosa disse:

    Em relação ao Estàdio de Montes Claros deveria ser barrado lá na segunda divisão (terceira), Módulo II, taça MG etc. Se o Tombense subir este ano, será a mesma novela em 2012 ? QUANTA HIPOCRISIA.

    Certas “organizadas” fazem um mal muito maior p/ o torcedor.

  • Lucas disse:

    Formula mais racional para os regionais é a extinção dos mesmos. Unica serventia que eles tem é criar crise para os derrotados e inchar o calendário. Um jornalista ingles certa vez disse que o Brasil é o único país que adota pontos corridos em que os estádios começam vazios e muitos times com equipes mescladas. Nos outros locais, a 1a rodada significa esperança e estádio cheio. Aqui isso morre por conta desse absurdo que são os estaduais.

  • Dudu GALOMAIO - BH disse:

    Mais engraçado ainda Klailton, é o fato de esse ótimo volante Charles (habilidoso, marcador e raçudo) não estar na tal seleção celeste da década do superesportes.
    Tanto ele quanto o Maldonado perderam espaço pro meia-boca falastrão que fala muito mais do que joga… mas sempre tem aqueles “bobinhos” que levam muito mais em conta as provocações ao rival do que o rendimento dentro de campo…
    São os mesmos que aplaudem as embromações do “anão de jardim”, como diria o Marcão de Varginha (amigo do Clayton… rsrs), em relação aos rombos nos cofres azulados.
    Tanto o falastrão meia-boca, quanto o Roger “chinelinho” FLORES, Zezé e agora o José Maria Ortigoza (tinha que ter maria no nome… rsrsrs) ficarão no Cruzeiro o tempo que quiserem, bastando para isso que continuem alfinetando o Galo, independente do resultado do trabalho destes… hehehe

    Saudações!!!

  • rodrigo assis disse:

    O nível do campeonato mineiro tem melhorado a cada ano, entre os clubes do interior, este ano estou apostando que uberaba e villa serão os que mais vão dar trabalho.

  • Anderson Palestra disse:

    Uai André, segundo o Kalil, o cara que fazia as tabelas do RURAL era o Maluf.
    Se o Atlético tá jogando menos em casa é por culpa exclusiva dele.
    Kalil tem que xingar o Maluf muito no twiter.

  • audisio disse:

    O Atlético do Dorival Junior teve a segunda melho campanha em pontos percentuais, com boas atuações no final do ano passada. Foi fortelecido por ótimas contratações pontuais transformando-se em um dos principais elencos do Brasil. Pelo treinador, pelas apresentações do ano passado e pelas contratações deste ano, acho que o Atlético é um dos favoritos a qualquer campeonato ou torneio que disputar este ano.
    Com todo respeito ao Cruzeiro mas o ataque cruzeirense seria terceiro reserva no time do Galo. Mancini, Tardelli, Jobson, Obina, Diego Souza, Renan Oliveira, Daniel Carvalho, Neto Berola dão um leque de opções que ha muito tempo não via aqui em Minas Gerais!

  • Klaillton Saraiva disse:

    O Charles ex cruzeiro, foi contratado pelo Santos e será titular . O meio campo santista será: Arouca, Charles, Elano e Ganso. É meio pra ninguém botar defeito!
    O Arthur Moraes, disse ontem na Itatiaia que o Ortigoza teve excelente passagem pelo Palmeiras. Será que eu ouví direito?

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Muito cuidado com os times do interior, os quais não tem nada a perder e podem comprometer os times da capital!

    E no Estadual 2011, o palco principal será nossa Arena do Jacaré, mais conhecida como Arena da Raposa, ou Arena Azul, como queiram!!!

    Saudações sempre celestes!!!

  • Ronaldo Celso S. Silva. disse:

    Bom dia Chico , os tempos são outros antigamente os campeonatos eram disputados o ano inteiro , existiam verdadeiros campeonatos de Juvenil ( hoje é junior)onde quase todos os times da 1ª disputavam , quase todas as cidades do interior tinham grandes equipes de futebol amador ( Sete Lagoas tinha o Textil , timaço) que fornecia jogadores para os times principais , hoje não exitem mais nada , nem um campeonato de junior serio , os times amadores acabaram como alias está acabando tudo, os time do interior joga apenas 03 meses e ai tem que parar porquer acaba as atividades , esses torneiozinho que Federação cria além de serem mau elaborados e desorganizados são deficitários e só servem para os times se afundarem ainda mais , tem que pensar em coisas melhor .
    Abraço
    Ronaldo.

  • Orlando Cardoso disse:

    Chico,

    Não tem como exigir que os clubes do interior revelem jogadores, pois os mesmos não possuem calendário, e assim é impossível fazer futebol profissional de qualidade.
    Os clubes do interior e os que não participam de competição nacional deveriam fazer campeonatos regionais durante o ano, e daí se classificaria o restante dos clubes para disputa do mineiro, juntando-se aos clubes que participaram das competições nacionais.
    a partir do momento que houver a regionalização, os clubes teriam menos despesas, teriam calendários e chegariam no mineiro com uma equipe formada e forte.
    Assim, se houvesse, por exemplo sete equipes mineiras nas séries A; B; C e D, o regional disputado durante o ano classificariam mais cinco equipes, totalizando doze.

    Um abraço,

    Orlando
    Belo Horizonte-MG

  • André Guimarães disse:

    Caro Chico Maia, já pedi encarecidamente via twitter e em vários debates em blogs uma explicação e não obtive sucesso, ou seja ninguém consegue responder minha pergunta.
    A pergunta é a seguinte:
    Porque o Atlético jogará 6 partidas na Arena do Jacaré enquanto o Cruzeiro e o América jogarão 7 na 1ª fase do mineiro 2011.
    Pelo 3º ano consecutivo o Galo joga 1 a menos em casa.
    Será que tem alguma taxa que o Zezé paga ao Schettino que o Kalil não paga?
    Esta partida a mais em casa é o suficiente para um time terminar a 1ª fase em 1º e manter a vantagem até a final.
    Por favor Chico, aguardaremos pela sua explicação se você tiver uma.
    Grande abraço, André Guimarães.