Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

C13 aprova edital de TV sob clima de incerteza e racha político

*Do Uolesporte:

O Clube dos 13 aprovou nesta quarta-feira o edital de licitação dos direitos de transmissão de TV aberta para o triênio 2012-2014 do Campeonato Brasileiro. A decisão foi tomada de forma unânime entre os clubes que aceitaram participar da reunião, realizada na sede da entidade, em São Paulo.

Depois de o Corinthians anunciar na última terça-feira intenção de se licenciar do C13, nesta quarta foi a vez de os quatro grandes do Rio de Janeiro (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco) fazerem o mesmo. Dessa forma, quem aprovou o novo edital foram os representantes de São Paulo, Internacional e Atlético-PR, que são membros da diretoria da entidade, além de Atlético-MG, Santos e Bahia, integrantes da comissão formada para discutir a venda dos direitos de transmissão.

A expectativa é que o edital com os detalhes do processo de licitação seja publicado em jornais nesta quinta-feira. Além de oficializar que o valor mínimo para a TV aberta será de R$ 500 milhões, outro ponto já confirmado é o ágio de 10% favorável à Rede Globo. Com isso, Record ou Rede TV!, que demonstraram interesse, precisam apresentar uma proposta no mínimo 10% maior do que a atual detentora dos direitos para vencer a disputa.

Apesar da definição em torno do edital, o clima ainda é de incerteza no Clube dos 13. Apesar de, estatutariamente, a entidade ainda responder pelos direitos de todos os seus filiados, o movimento dos times de oposição já começa a atrapalhar.

Um exemplo disso é a ausência do Botafogo, que era membro da comissão criada para discussão dos direitos de transmissão. Na última terça-feira, o clube enviou um representante com plenos poderes de decisão e participou normalmente da reunião. À noite, no entanto, o presidente Mauricio Assumpção enviou um oficio ao C13 renunciando ao cargo na comissão, fato que culminou com o anúncio dos quatro grandes do Rio de Janeiro nesta quarta.

Já o Flamengo, que ocupa a segunda vice-presidência da entidade, justificou a ausência de representantes alegando que a reunião marcada para as 10h desta quarta-feira aconteceria “muito cedo”, segundo informações do porta-voz do Clube dos 13.

O Corinthians, que iniciou o motim contra o Clube dos 13, foi representado na última terça-feira pelo presidente Andrés Sanchez. O mandatário é o grande líder da oposição e mentor do racha que se desenha na entidade.

Por outro lado, a ausência de outros clubes tradicionais, como Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio, por exemplo, não pode ser sinal de discórdia, já que os três times não são da diretoria ou da comissão que negocia os direitos de transmissão e, por isso, a presença do trio não era esperada.

* http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2011/02/23/c13-aprova-edital-de-tv-sob-clima-de-incerteza-e-racha-politico.jhtm


» Comentar

Comentários:
10
  • Luiz Carlos disse:

    Sinceramente, é uma pena tudo que está acontecendo nessa sujeirada toda que envolve a negociação dos direitos de televisionamento do CB. O que se esperava é que os clubes se unissem para, juntos, terem maior poder de negociação e reivindicação. Mas alguns (a custo de se venderem para a Globo e CBF?) estão prejudicando essa oportunidade dos clubes mostrarem sua força. Muito provavelmente por interesse da Globo de não pagar mais pelos direitos de transmissão, oferece por fora valores mais altos para os clubes de maior representação de torcida, para que eles, negociando separadamente, não dêem força para esse movimento de união dos clubes. O grupo fica prejudicado e perde seu poder de negociação. Esperamos que, embora difícil, esses clubes voltem atrás em seus posicionamentos e reintegrem ao C13, e juntos possam reinvidicar seus direitos coletivamente para o bem de todos.

  • Silas A disse:

    Está ficando claro que a globo vai levar a parada. Tudo já antecipadamente armado há algum tempo. A cbf cobra agora a fatura dos títulos dados de presente para Santos, Cruzeiro, Palmeiras, Fluminense, Botafogo e Flamengo. Kalil e Koff, principalmente, ficaram de otários achando que negociavam de forma ‘normal” os direitos do C13.

  • Alex Meneses disse:

    O que será, que o Sr Ricardo Teixeira e a Rede Globo estão aprontando por ai? Podemos esperar Globo Reporter sobre o Galo ou um dos Clubes que estão tendo a dignidade de peitar a CBF e a toda poderosa. E o pior é que a imprensa se cala, ou quando se pronuciam é para denegrir a imagem dos dirigentes do C13. O Presidente do Corinthians (chefete da delegação brasileira na ultima copa, e amigo do Sr kia ), soltou uma nota sobre irregularidades no C13, ora, somente agora ele vem tocar no assunto. Gostaria de te parabenizar Chico, pois vc é um dos poucos a escreve sobre o assunto com transparencia.

    Abraço a todos

  • Ramon Menezes disse:

    Noticia fresca: a Globo não vai apresentar proposta ao C13 pela transmissão do CB.
    http://www1.folha.uol.com.br/esporte/879958-contra-o-c13-globo-nao-apresentara-proposta-pelo-brasileiro.shtml
    Isso pq ela não gosta de concorrência?

  • Aldemário Filho disse:

    Pelo menos alguma reação ocorreu nesse insólito clube dos treze, que na verdade são, 20?

  • tom vital disse:

    Chico e o CADE pra quê que serve o CADE onde está o CADE?

  • Silas A disse:

    A globo pode até não mandar mais no Brasil, mas no Rio de Janeiro…. Haja papel higiênico para esses presidentes dos clubes cariocas. O mais macho lá é a Patricia Amorim….ha ha

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    A Globo está enredando suas teias, no final vai conseguir exatamente o que quer, da forma mais barata possível. Quero ver a resposta da Record: Vamos passar a sacolinha?

  • Ramon Menezes disse:

    Vejam só, o C13 peitando Rede Globo, lutando pela melhora do contrato e tem Clube que é contra. Não dá pra entender, mas dá pra suspeitar.
    Será que tem voto comprado? Será que algum dirigente com conta na Suiça só a espera?
    Será?

  • Klaillton Saraiva disse:

    E o cru cru continua em cima do muro…