Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Clubes do Rio já sairam do Clube dos 13

Do Globoesporte.com:

* Quatro grandes do Rio decidem romper com o Clube dos 13

Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco afirmam que vão negociar os direitos de transmissão dos jogos do Brasileirão sem influência da entidade

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

imprimir

Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco decidiram romper com o Clube dos 13 e adotar uma posição conjunta para defender seus interesses em relação à aquisição de direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro. A decisão foi tomada em uma reunião com a presença dos presidentes dos quatro clubes nesta terça-feira, segundo comunicado oficial nos sites oficiais de todos.

O documento informa que os quatro clubes não reconhecem como adequada a forma pela qual o Clube dos 13 conduziu, perante seus associados, o projeto para o novo contrato de transmissão. Por isso, como conseqüência, os presidentes manifestam-se desobrigados diante da instituição, dispondo-se os mesmos a tratar os aspectos comerciais referentes aos direitos de transmissão diretamente com as empresas interessadas.

O comunicado, que é assinado pelos presidentes e está redigido exatamente da mesma forma nos quatro sites, explica que a decisão se fez para “defesa intransigente dos interesses do futebol do Rio de Janeiro e, ainda, a satisfação dos interesses maiores do futebol brasileiro em geral”.

Procurada pelo GLOBOESPORTE.COM, a assessoria do Clube dos 13 informou que a entidade só vai se pronunciar à tarde. 

Nesta terça-feira, o presidente do Corinthians, Andrés Sanches, também falou sobre sua insatisfação em relação às negociações dos direitos de transmissão feitas pelo Clube dos 13. O dirigente afirmou que o clube tinha a intenção de romper com a entidade, após sair de uma reunião em sua sede.

– Vim aqui informar minha insatisfação ao Fábio Koff (presidente do Clube dos 13). Nos próximos dias devo anunciar uma decisão, mas a tendência é que a gente saia. Não queremos todo o dinheiro para o Corinthians ou deixar os outros sem nada. Não queremos um Campeonato Brasileiro com apenas dois clubes fortes, como acontece na Espanha ou na Itália. Mas tem de ser reconhecido o valor de cada clube – disse Sanches.

Confira o comunicado na íntegra:

Os Presidentes do Botafogo de Futebol e Regatas, do Fluminense Football Club, do Clube de Regatas Flamengo e do Club de Regatas Vasco da Gama reuniram-se em 22/02/2011 para discutir os aspectos relacionados á concorrência, encaminhada pelo Clube dos 13, com o propósito de aquisição de direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro de futebol profissional.

Como resultado, restou decidido que os clubes adotarão posição conjunta, diante da questão em causa, tendo como fundamento principal a defesa intransigente dos interesses do futebol do Rio de Janeiro e, ainda, a satisfação dos interesses maiores do futebol brasileiro em geral.

Foram, em conseqüência, fixadas, pelos quatro clubes, as seguintes preliminares:

– Não reconhecer como adequada a forma pela qual, até aqui, o Clube dos 13 conduziu, perante seus associados, o projeto para o novo contrato de transmissão;

– Os clubes, em conseqüência, manifestam-se desobrigados, diante do Clube dos 13, dispondo-se os mesmos a tratar, diretamente com as empresas interessadas, todos os aspectos comerciais referentes aos direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro.

Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2011.

Mauricio Assumpção
Botafogo de Futebol e Regatas
Presidente

Peter Siemsen
Fluminense Football Club
Presidente

Patrícia Amorim
Clube de Regatas Flamengo
Presidente

Carlos Roberto Dinamite de Oliveira
Club de Regatas Vasco da Gama
Presidente

* http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/02/quatro-grandes-do-rio-anunciam-posicao-conjunta-contra-clube-dos-13.html?utm_source=Twitter&utm_medium=Social&utm_campaign=globoesportecom


» Comentar

Comentários:
14
  • Algo me incomoda nesta disputa pelos direitos pela transmissão do CAMPEONATO BRASILEIRO, partir de 2012, que tem a REDE GLOBO, REDE RECORD e Rede TV brigando por ter direitos exclusivos pela transmissão,é o seguinte:

    – A REDE GLOBO,já disse que não pretende alterar sua grade de programação, para colocar os jogos em horários ACEITÁVEIS;

    – A REDE RECORD já disse inúmeras vezes que está disposta a colocar os jogos as 20:30, é provável que a outra emissora também tenha esta ideia, afinal as duas,e o o torcedor só tem a GANHAR;

    – A GRANDE PERGUNTA é, por que as grandes torcidas não se manifestam?? ou será que todos estão satisfeitos com este absurdo de jogos as 22:00? Será que todos estão satisfeitos em ficar acordados até meia-noite,para assistir um jogo??? ou Então aqueles pobres-miseráveis-fanáticos que teimam em ir prestigiar seu time do coração nos estádios,estes chegam em suas residencias as 1:00 , 2:00 horas da manha ,correndo inúmeros riscos.Afinal todos estão satisfeitos?

    – Por que as torcidas, as grandes torcidas organizadas não se manifestam, por que os 4 grandes do RIO DE JANEIRO e SÃO PAULO,não se reúnem para apoiar uma das propostas, ou será que estão todos satisfeitos com horários tão ABSURDOS? Será que todos estão ACOSTUMADOS em serem tratados como legítimos BABACAS-TROUXAS??? E aí, me respondam por favor, por que o TORCEDOR BRASILEIRO NÃO SE MANIFESTA, até onde vai nossa hipocrisia,nosso comodismo, nossos malditos costumes pelo que há de mais SURREAL, ???

    POR QUE TORCIDA DO MEU TIME ‘FLAMENGO’, NÃO SE MANIFESTA, AFINAL PARA QUE, EXATAMENTE SERVE A ALCUNHA DA MAIOR DO MUNDO???? ONDE ESTÁ A TORCIDA , AS INÚMERAS TORCIDA ORGANIZADA DO FLAMENGO, DO FLUMINENSE, DO BOTAFOGO, DO VASCO, DOS GRANDES DE SÃO PAULO???

  • Luiz Antônio disse:

    A questão é muito simples, os times do Rio já receberam cotas adiantadas e estão na mão da Globo, incluindo o Cruzeiro que logo logo vai dar pra trás. Não é de hoje que a Record oferece um valor muito acima que a Globo impõe ao clubes, mas prece que o CADE acabou com a festa da Globo. Resta saber o samba do crioulo doido que vai virar estas negociações, pois com a ruptura do clube dos 13 cada um vai defender os seus Intere$$e$

  • J.B.CRUZ disse:

    FAÇAM SUAS APOSTAS SENHÔRES!!Alguém duvida que no final deste embrólio a REDE GLOBO vai sair perdendo??

  • Marco Tulio disse:

    Finalmente começa a aparecer a verdade sobre a ridícula “farra dos títulos”na qual clubes começaram a receber diplomas de campeões via fax.Tava na cara que tinha algo por trás.Sempre, sempre Rede Globo, CBF e suas jogadas sem caráter e sem pudor.E o pior ,a grande massa de torcedores do país,em sua estupidez, é incapaz de entender a cachorrada que está acontecendo.É velha história: se meu time está levando vantagem,pra que vou me preocupar como as coisas foram feitas?????? Vou é ali ironizar o meu rival.E aí nos tornamos todos patéticos palhaços numa roda,batendo palmas pra louco dançar.

  • Alex Meneses disse:

    Que país é esse? Tinha que unir o C13, meter o pé na bunda desses cariocas, não esquecendo um pedacinho da butina para o Corinthians. Montar um liga séria, onde erro de arbitragem já estaria com 95% resolvido, pois os beneficiados de sempre estariam fora ( So queria ver quem seria roubado na liga deles). Graças a Deus a Globo não esta tendo um dominio nacional avasalador ( perderam muito espaço na política), mas no RIO, ainda é ela que manda ( deve ter ameaçado fazer um Globo Reporter sobre as finanças dos clubes cariocas, e de onde vem o $). Fico triste com isso tudo!!!!!

    Abraço a todos…

  • rodrigo assis disse:

    é…. a globo pode mesmo, e tem muito presidente de clube na sua folha de pagamento

  • tom vital disse:

    Espero que Cruzeiro,Atletico e America se unam para defenderem os seus direitos.Lamentavel que o Roberto Dinamite que combatia o Eurico Miranda que é fichinha perto do Ricardo Teixeira participe duma maracutaia dessas.

  • Renato Paiva disse:

    Isso pode ser um tiro no pé! Se a Record realmente resolver entrar de cabeça nessa questão, vai encher os cofres dos clubes do C13 para que esse grupo se fortaleça e lute pelo título. Edir Macedo não é de brincadeira!! Aí, será a guerra entre o C13 e a turma da Globo/CBF. O problema será fiscalizar arbitragem, STJD, etc., já que estão todos nas mãos da duplinha Globo/CBF.

    Em última análise, se a coisa realmente ficar feia, surge a possibilidade de criação de uma ou mais ligas, que organizariam campeonatos sem o aval da CBF. Aí, a zona estará instalada!

  • William disse:

    Os clubes negociam em separado os jogos como mandantes. Assim, a TV se contratar só flamengo e Corinthiasn teria que passar uma rodada o Framengo e o outrra o timinho. O que obviamente num medio prazo desetimularia o valor dos contratos.

  • Celso disse:

    LAMENTÁVEL! Esses clubes se uniram a Rede Globo, que não tem condições de cobrir a proposta da Record. MAS POR QUAL MOTIVO???

    Enquanto isso Alexandre Kalil luta pela uniao do Clube dos 13 e uma concorrencia justa entre as TVs e Zezé Perrela se omite sobre o assunto, esperando pelo menor sinal do vencedor desta luta para se aliar a ele como um parasita sem opnião.

  • Leandro Alves disse:

    Também não intendi não, a partida é feita entre dois times e na hora que for trnmitir jogos de times que do clube dos treze, a globo tá firme nisso algué esplica ai.

  • Cesar de Freitas disse:

    Chico Maia,
    Comente nos dando uma informação, como é que eles negociarão em separado, a TV só vai poder transmitir os jogos entre eles?
    Se for desta forma a Tv. teria apenas 06 rodadas en cada turno de transmissão, onde estaria a vantagem disso, daria prejuizo a esses clubes. Qual seria a vantagem de uma emissora em transmitir apenas 12 rodadas mum campeonato de 38.

  • Fabrício Melo disse:

    Lógico, tomaram a decisão acobertados pela globo e cbf.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    As famigeradas Copa União e Copa João Havelange, se não me engano, surgiram após algo parecido com isso… Alguns times se rebelaram, tentaram a criação de uma liga e naqueles anos o Campeonato Brasileiro mudou de nome… Foi quando aproveitaram pra “classificar” o Fluminense da 3ª, pra 1ª Divisão, na Copa João Havelange…

    Agora, só falta inventarem mais alguma moda… O Campeonato Brasileiro da forma atual, de pontos corridos, está ótimo ! Sucesso de público, renda e disputa do início ao fim, seja pro Título, vaga na LIBERTADORES, Sul-Americana e até mesmo a disputa pra não cair…

    Vamos ver onde vai parar isso…

    Porque até agora, o que estou vendo, é uma disputa de egos, uma queda de braços pra ver quem manda mais, onde os interesses pessoais estão em primeiro lugar. Tanto estão fazendo, que vão conseguir em vez de melhorar, estragar o que já estava bom… ( Estou me referindo à forma de disputa do Campeonato Brasileiro e não à divisão de cotas ).

    20 times disputam o Campeonato Brasileiro não é ?? Tem aqueles filiados ao Clube dos Treze e outros não. Fica nesse empurra-empurra de responsabilidades aí, uns jogando as coisas sobre o Ricardo Teixeira, outros sobre o Fábio Koff… Por que então, os 20 Presidentes dos Clubes que vão disputar o Brasileirão deste ano, não sentam numa mesa, conversam, discutam, mas eles mesmo cheguem a um consenso e apresentem um documento pra CBF e Clube dos Treze, dizendo: Queremos isso !! ??

    Mas não… Fica cada um da sua plataforma, só falando ao vento, usando os microfones regionais, deixando decisões importantíssimas nas mãos de uma ou duas pessoas… Aí, essas pessoas decidem de forma que não agrada esse ou aquele Presidente e o cara vem reclamar depois que não foi consultado, que é um absurdo, blá…blá…blá…

    Se não reclamar agora, se os Presidentes dos principais Clubes não se unirem, depois não vão poder ficar reclamando e se fazendo de coitadinhos… Afinal, estão terceirizando decisões que deveriam ser deles próprios…

    Vamos aguardar o que vai dar isso…