Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Para um clube chegar a qualquer decisão de título

* Para um clube chegar a qualquer decisão de título, muitas decisões fora de campo precisam ser tomadas antes. Da escolha do treinador, passando pelo diretor de futebol, chegando a quem sairá do elenco e quem chegará. As grandes vitórias e conquistas começam fora de campo, e a perspicácia do responsável, ou responsáveis, por essas escolhas está diretamente ligada ao sucesso ou fracasso da empreitada.

É comum um jogador ser desprezado por um ou vários clubes e brilhar em outros. Treinadores, idem. O futebol é uma ciência inexata e a história mostra.

Comecei divagar sobre isso ao lembrar dos 40 anos do Euller, comemorados terça-feira. Rejeitado por Atlético, Cruzeiro e América em suas tentativas nas categorias de base, não desistiu e teve as portas do Venda Nova abertas para ele. Pouco tempo depois o América se redimiu do equívoco e em troca de chuteiras, bolas e beliches usados, o levou de volta.

O Botafogo está arrependido por não ter aceitado Bernardo, como uma das moedas de troca com o Cruzeiro pelo Leandro Guerreiro. O volante arrumou o meio-campo do Vasco e já marcou cinco gols pelo cruzmaltino. Na sequência, poderá ser o próprio Cruzeiro a se arrepender de não ter aproveitado melhor o seu prata da casa.

Adriano

Melhor jogador do Brasileiro de 2009 pelo Palmeiras, Diego Souza foi uma decepção no Atlético em 2010 e é uma incógnita em 2011; agora, também no Vasco. Mas, a vida continua e isso não pode ser empecilho para um possível novo investimento de risco do Atlético, em um Adriano, como tem sido especulado. O Flamengo arriscou e se deu bem com ele em 2009, quando a dúvida era de quase 100%.

Mais riscos

Em Minas, quase todos, inclusive nós da imprensa, davam Fábio Júnior como em fim de linha. A notícia de sua contratação pelo América foi zombada por muitos. Além da diretoria, o técnico Mauro Fernandes também arriscou e o sustentou 14 jogos no time, sem um único gol. Ontem, rumores davam conta que o Cruzeiro estaria querendo “repatriar” o atual maior artilheiro mineiro.

Coragem

A coragem de decidir de uns resolve o problema de outros que não saem do muro. Alexandre Kalil liderou a rebelião contra a mixaria paga pela TV pelos direitos de transmissão. Hoje, o Grêmio mais que dobrou a sua cota e assinou com a Globo por R$ 50 milhões anuais. Ao Atlético sobrou um único grande aliado, que pode lhe render uma boa negociação: o São Paulo.

* Estas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã, no O Tempo, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
22
  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Caro Cesar de Freitas,

    Vc tem razão mesmo. Eu me equivoquei.

    No segundo turno do ano passado, realmente o mando foi do Cruzeiro. Foi até aquele fatídico jogo ( fatídico pra nós né ?? rs ), que era só a torcida Cruzeirense e o Obina ainda marcou 03 gol’s…

    Agora, eu relamente tenho que reconhecer que ficou no mínimo estranho, a CBF não ter invertido esse ano.

    Aproveito pra me desculpar com o MARCELO também, porque quem falou m… fui eu… rsrs

    Abraços

  • Adolfo disse:

    Algumas observações:
    Clayton, vc se equivocou, o mando do Galo foi no turno.
    Quanto as negociações do Clube do 13, na minha opinião, não há que se considerar a rivalidade como ponto chave na análise, basta vermos os posicionamento dos clubes cariocas, que tomaram decisão conjunta, e dos clubes de SP e RG, que mesmo com pensamentos contrários, não ficam nessa picuinha tola. Aliás, infelizmente esse pensamento tacanho é recorrente aqui nos times das gerais, e não melhora em nada o futebol mineiro. Serve apenas como manchetes sensacionalistas, que deturpam declarações e desviam o foco dos pontos principais: primeiro – os clubes deixaram de ganhar uma boa grana; segundo – é verdade que não existe virgem em puteiro, e que o futebol se tornou mais negócio do que esporte, mas a ética e sinceridade passam longe do meio. Essa situação nos revelou o quanto podre e amoral é o futebol. Como defensor da copa no Brasil, me sinto decepcionado profundamente, com tudo. Está dentre o que há de mais podre no país. E o futebol mineiro, preso ao pensamento pequeno, será mais uma vez menosprezado. Não? Vejamos no que revelou o dirigente do Grêmio, conforme está no blog do Milton Neves:
    “…O mandatário gremista disse também que 11 clubes já estão certos com a emissora…” “…Mas para falar a verdade, o que mais me chamou a atenção foi a nova divisão hierárquica dos direitos entre os clubes, divulgada pelo próprio cartola gaúcho. Com essa classificação de importância, São Paulo, Palmeiras e Vasco, que sempre fizeram parte dos clubes que mais recebiam, foram “rebaixados” para o segundo patamar. No topo da pirâmide, seguem os populares Flamengo e Corinthians, que devem assinar um acordo “gordo” por temporada.
    Para entender melhor, veja abaixo como ficou essa classificação.
    Grupo 1: Corinthians e Flamengo
    Grupo 2: Santos, Vasco da Gama e Palmeiras – e São Paulo, isso se o Tricolor paulista assinar
    Grupo 3: Cruzeiro, Grêmio, Fluminense e Botafogo – e Internacional e Atlético-MG, isso se estes também assinarem…”

    Pois bem, antes os clubes mineiros estavam no segundo time, agora estão no terceiro escalão. Para outros dirigentes nacionais, NÃO existem times grandes em Minas, que se curvam as ditames da poderosa…
    Saudações alvinegras!

  • Cesar de Freitas disse:

    Clayton,

    Você esta enganado. Ano passado o Cruzeiro teve mando no 2º Turno e o Atlético no Primeiro, exatamente igual a tabela deste ano. Não sei se era uma prática a inversão todo ano, realmente fica uma interrogação no ar, sobre a possibilidade de estar sendo feita uma retaliação.

    Analisando os fatos ocorridos recentemente, eu tenho certeza que os times fieis ao clube dos treze vão ser prejudicados de todas as formas que a CBF e Globo puderem fazer. Isso jamais vai fazer com que eu mude a minha opinião de que o lado do clube dos treze é o lado do bem, e o outro é o que existe de pior hoje no futebol brasileiro.

    Parabenizo o Kalil pela sua postura. Prefiro ver o Atlético prejudicado do que ver ele mudando de lado.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Caro Marcelo,

    Permita-me discordar de você… Mas sobre o jogo do Cruzeiro com o seu Atlético Mineiro na última rodada, com o mando de campo sendo do Cruzeiro, não tem nada disso de retaliação não…

    Lembre-se que, no ano passado, o jogo do returno foi com mando de campo do Atlético Mineiro. Aquele jogo lá de Uberlândia que vcs ganharam, e bem, do Cruzeiro.

    Então, o que a CBF faz, é praticamente a mesma coisa que as Federações fazem, que é inverter o mando de campo de um ano pro outro. Ou seja, se no ano anterior O Atlético Mineiro foi o mandante no jogo do returno, neste ano o Cruzeiro que será o mandante no jogo do returno. Simples assim.

    As vezes, a “síndrome de perseguição” que prejudica muito mais o Clube…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    “–Tolima treina na Cidade do Galo e jogadores curtem momento de turismo

    Time colombiano, adversário do Cruzeiro na Copa Libertadores, fez atividades no CT do Atlético nesta terça-feira. Atletas aproveitaram para tirar fotos”

    É como sempre digo, o fato de estar ou não na disputa de um torneio não aumenta nem diminui a história de um grande clube.

  • Luciano Nogueira 7L disse:

    Quero o Adriano toda hora. Com dez por cento joga mais do que os que estão aí.
    O caso dele é de alcoolismo, doença mesmo, como alguns jornalistas já noticiaram. Se ele conseguir se segurar um tempo, é covardia.

  • Adalberto - Curvelo/MG disse:

    Sou atleticano, mas, na minha modesta opinião, o time do galo é fraco… o Goleiro tem falhado bastante, as laterais inexistem, a Zaga tem sofrido com falhas de Werley e de Réver (apesar de ser bom zagueiro), os volantes não sabem sair para o jogo nem chutar de fora da área, o Renan Oliveira é bom jogador, mas passa 80 minutos dormindo em campo (então, não serve para jogar num time da grandeza do Galo), o Ricardinho tem jogado muita bola, mas não vai aguentar a temporada inteira (já passou dos 33 anos); o Neto Berola tem cãimbras nas pernas (parece piada, mas é verdade), apesar de jogar razoavelmente bem quando tem condições; e o Ricardo Bueno é FRAQUÍSSIMO. Então, com este time (lembrem-se de que este é o time titular do Dorival Jr.), sem chances neste ano. Infelizmente… mas fazer o quê… vou apoiar mesmo sabendo que não tem mais jeito… o ano já começou e o Galo não tem um time à altura de sua tradição (não adianta contratar agora, pois ainda não temos um padrão para o time). Espero que eu queime minha língua, ou melhor, meus dedos…

  • alex disse:

    Clayton,

    O clube dos 13 é o “sindicato” dos times de futebol.
    A licitação é democrática, o correto é ela existir sim!
    Agora, o que está acontecendo:
    Os times negociam direto com as emissoras, e os valores(reais) ficarão
    obscuros. Anunciam um e podem estar ganhando por fora.
    Veja o caso do Grêmio, que vai receber 60 milhoes pela Globo,
    antes Gremio e Cruzeiro recebiam valores iguais pelo C13,
    e agora Zezé ?

  • audisio disse:

    1) Só o campo revela mistérios do futebol!
    Não existem fórmulas mágicas para o sucesso no futebol.
    Quem poderia imaginar que o Flamengo conquistaria o título em 2009?
    Os dirigentes podem até tentar criar o ambiente favorável para o sucesso criando estrutura de apoio, campos de treinamento, concentração, estádio, planejamento financeiro, contratando grandes jogadores, investindo nas categorias de base, mas nada é exato no futebol, tudo é relativo!
    Sinto falta no Atlético da revelação dos grandes jogadores. Tais como Buião, Wanderley Paiva, os craques Lola, Beto, um gênio como Reinaldo, monstros da bola como Toninho Cerezo e Luisinho, Paulo Isidoro, Marcelo, Danival. Jogadores acima da média, que eram fabricados dentro clube ou garimpados nos times do interior!
    Alguma coisa aconteceu com as categorias de base do Galo. Anos e anos para aparecer um Renan Oliveira de qualidade muito duvidosa.

    2) Os Criciúmas e Santo Andrés surpreendem. As Selegalos e Luxemburgos fracassam quando toda a expectativa é positiva ao mesmo tempo em que jogadores dados como velhos e acabados renascem para brilharem e ganharem campeonatos, tais como Valdo e Jorginho. A torcida do Inter que o diga lembrando-se do seu maior ídolo. Acham que estou falando do Falcão? Não, estou falando de Adriano Gabiru e assim por diante!

    Como se diz por aí: Veremos se Adriano será contratação ou reforço!
    Nelinho e Eder eram tremendos farristas e foram campeões! Em cima do Cruzeiro! Tardelli chegou para o Atlético como um caso problema!
    A torcida do Atlético não quer mais Rafaéis Mirandas, xodó da Vovó e cintura dura volantão que não joga nada! João Leite muito bom moço e entregou várias partidas. É até bom que a expectativa sobre o Adriano seja a pior possível! Se for o caso dele vir para o Atlético!

  • clauber disse:

    Bom dia a todos! Analisando a tabela da CBF de 2011 sinceramente eu achei melhor que a de 2010, é só comparar as ultimas 5 rodadas do ano passado com as 5 ultimas do ano passado. O fato do ultimo jogo ser contra o cru cru e com o mesmo sendo mandante nao vejo isso como retaliação.

    Espero que o sao paulo nao roa a corda e fique ate o fim da negociação, pois, nao podemos ser bobos em acreditar que se ficarmos sozinhos a coisa fica ruim. Espero que o Galo consiga o melhor. mas menos que o gremio com certeza o CAM não fecha.

  • Raws disse:

    EU PENSO QUE JOGADORES COMO ADRIANO JOGANDO 30%, RENDEM MAIS QUE 100% DA MAIORIA, O PROBLEMA É O CUSTO BENEFICIO COM RELAÇÃO AO PLANTEL, CONTAMINAÇÃO E DIFERENÇA SALARIAL.
    SOU RADICALMENTE CONTRA, É MAÇÃ PODRE.

  • Junior Gam disse:

    Adriano e Jobson nas noites de Belo Horizonte, hein?!

  • lauro disse:

    Viva o Adriano no atletico!!!!!!!! seja bem vindo.

  • Marcelo disse:

    Sobre o Adriano, é histórico no Galo, esses medalhões só vem aqui fazer farra, no cru cru eles até jogam, deve ser falhas administrativas.
    Sobre títulos, há uma série de fatores extra campo que mais decidem títulos atualmente. Confecção de tabelas, arbitragens, STJD, cbf, globo etc…
    Don Raton já iniciou seu saco de maldades sobre o Galo. Seja lá o que estiver disputando, mas essa do Galo jogar a última partida sem que a torcida possa assistir… Já é retaliações pelo posicionamento do Kalil… Se ele fez o certo, só o tempo dirá…
    Se a globo pagou mais que a Rede Tv, por que ela não quiz participar da licitação? “Tem angú debaixo desse caroço”. O Clube dos 13 só está acabando, porque o seu presidente não é o Kléber Leite. Cadê a Democracia?

  • Adalton disse:

    1)..O Atlético precisa ficar muito atento, e no meu modesto modo de ver, fazer um acordo com a Rede Globo tb, pois senão , corre o risco muito grande de ficar só, por último e aí …o prejízo será maior .
    2)..Para ser campeão, além das providências que o Chico disse, é necessário saber montar um time: o elenco atual é muito falho ainda: faltam laterais (se bem que ainda não vimos o Guilherme), falta mais um médio-volante(pois o Serginho está na lateral e ouvi rumores numa rádio ontem de que poderia ser trocado pelo Alessando do Inter??) ; se o Atlético fizer esse negócio, terá que trazer dois médios-volantes para suprir a ausência do Serginho. Precisa tb de um meia-direita e um centroavante. Então, são três jogadores ou quatro ainda , para se ganhar um campeonato de expressão. O time marca mal , não é compacto e toma muitos gols…vejam o meio-de-campo do Cruzeiro, como é excelente em todos os sentidos. Todo time precisa primeiramente montar um grande meio-de-campo.
    Mas vamos aguardar, a Diretoria está trabalhando, temos um grande treinador e excelente centro de treinamentos; portanto só falta montyar um grande time, com as peças necessárias para tal.

  • Bruno Silva disse:

    Gostaria de ouvir uma explicação do Dorival por manter o Werley e Renan Oliveira no time, sem dar chances para Léo Silva e Mancini. O Werley além de baixo falha demais, e o Renan dorme 90% do jogo.

    Não é possível que toda a torcida enxergue uma coisa e o treinador, outra. O Dorival é competente, porém teimosia tem limite.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    São vários os fatores que envolvem um time, pra conduzí-lo a uma decisão de Campeonato. Principalmente no que tange à grandes conquistas, como LIBERTADORES, Mundial, Brasileirão e Copa do Brasil. E perspicácia, é uma das coisas que o Perrella mais tem. E olha que eu sou um ferrenho crítico dele hein ?? Mas isso eu não posso deixar de reconhecer.

    Sobre o Bernardo… Calma gente… Não podemos embarcar na onda da Imprensa carioca, que sempre exalta seus times como Vascão, Mengão, Fluzão, Fogão… Se destacar num Campeonato Carioca, não da parâmetro pra supervalorizar jogador nenhum… O que temos de observar, é a regularidade que ele vai ter, principalmente no Brasileirão. Muito cedo pra acharmos que o Bernardo é um ótimo jogador.

    Sobre o Adriano… TOMARAAAAAA que ele venha mesmo pro Atlético Mineiro ! Tem tudo pra ser a piada de 2011 ( Já que Diego Souza foi a de 2010 ). Sei não… Mas as vezes eu acho que o Kalil faz algumas contratações mais pra aparecer, pra chamar os holofotes ( coisa que ele adora… ), do que propriamente pensando no planejamento do time.

    Sobre a “coragem” destacada pelo Chico, eu classifico mais como “burrice”… Pra que, tomar partido logo desde o início das negociações, sendo que desde o início a coisa já se apresentava como uma provável novela ?? Não seria mais prudente, esperar as reações de mercado, observando os prazos legais e aí sim se posicionar no que seria melhor pro Clube ??

    Todos sabemos da “birrinha” que o Kalil tem da CBF. Se aliou ao Clube dos 13 e ao Sr. Fábio Koff, mais em forma de protesto, do que propriamente por acreditar e defender que seria a melhor saída para os Clubes. E agora, por causa do seu orgulho e destempero, está sujeito a prejudicar o seu próprio Clube.

    E alguém aqui é tão tolinho, pra achar que a cúpula do Clube dos 13, está tão empenhada assim, única e exclusivamente pelo bem do futebol Brasileiro e principalmente dos Clubes ?? Fala sério né… A verdade é que eles estão revoltados, porque vão deixar de mamar… Com cada Clube negociando diretamente, não haverá razão pra existência do Clube dos 13.

    Antes da coragem, é preciso ter SABEDORIA pra saber lidar com as adversidades…

  • Adalberto - Curvelo/MG disse:

    Sobre o interesse do Galo pelo Adriano: só falta agora impetrar um Habeas Corpus para tirar o Bruno (goleiro) da penitenciária e escalá-lo no gol do Galo. Adriano é piada, Kalil!!!

  • Renato Paiva disse:

    Situações como essa do Euler vão sempre acontecer. Peneiras são suscetíveis a falhas devido ao grande volume de jogadores e pequeno prazo para mostrar algum futebol.
    Sobre o Bernardo e o Fábio Júnior, vamos aguardar… O Brasileirão vem aí…
    Tomara que o Atlético saia vivo desta arapuca armada pela Record. Uma tremenda sacanagem! O C13 acreditou nela e na hora H deu no que deu.
    Agora, se a Globo está disposta a pagar essa grana toda, não precisava ter criado esse problema. Se pagasse 30 milhões pra cada clube, já seriam 600 milhões/ano.

  • J.B.CRUZ disse:

    Para um clube chegar a decisões de títulos, é preciso ter pessoas competentes em seu comando, e isso o CRUZEIRO sempre teve..
    —————————————————————————-
    Jogadores não dar certo em algum time e fazer sucesso enm outros é normal em futebol, veja o caso do ALEX TALENTO, no FLAMENGO não jogou nada e no CRUZEIRO também na primeira passagem no clube(2001) e depois em 2003 ¨estraçalhou ¨..
    ——————————————————————————-
    FÁBIO JUNIOR é idolo no CRUZEIRO e agora no AMÉRICA parece que voltou aquela alegria de jogar futebol perdida quando jogou no galo..Gostaria muito que ele voltasse ao CRUZEIRO, mas, só para o CAMPEONATO BRASILEIRO E MUNDIAL..No momento seria bom ser campeão pelo América, por que o coelho já merece pela campanha que vem fazendo nos últimos 3 anos, pelo menos um mineiro..
    Quanto as cotas de T.V., mais uma vez, ZEZÉ PERRELLA mostrou a eficiencia e expert em negociações favoráveis ao CRUZEIRO..E o PATO NOVO arrogante ficou só!!

  • Ramon Menezes disse:

    Chico, O Galo com certeza vai ser o maior prejudicado por ter puxado a fila.
    Nao acho que foi erro do Kalil pois ficou provado se os clubes tivessem se unido, todos seriam favorecidos. Mas…..
    Acho a contratacao do Adriano arriscada por causa disso, ainda nao sabemos qto vai ser a cota de Tv do Galo, e investir num jogador que provavelmente nao vai dar retorno financeiro nenhum, e’ muito arriscado. A nao ser que o investidor banque o Adriano.
    Mas nesse momento vemos como o futebol brasileiro esta’ mal das pernas de jogadores de qualidade, e como estao todos supervalorizados. O Galo tem grana pra contratar, mas nao tem jogador via’vel no mercado.

  • valcir alves disse:

    esse dirigente e campeão so sabe falar enquanto o são paulo vende um garoto de 17 anos por mais de 17 milhoes ele vende o grande idolo crak do time por 11 milhoes ta ta ta fazendo rrrrrrrriiiiiiiiiiiiii