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A Record tenta entrar em campo na briga pelos direitos de transmissão

Desmoralizada depois de desistir na última hora da licitação do Clube dos 13, a Rede Record tenta mostrar que não quer apenas criar problemas para a Globo e aparecer nessa história.

A novela continua.

Notas da coluna Painel FC, da Folha de SP, ontem e hoje:
 

“Em cena”

Depois de fazer propostas a Corinthians e Flamengo, alguns dos próximos alvos da Record são Atlético–MG, Atlético-PR, Internacional e São Paulo. Embora esses clubes permaneçam do lado do Clube dos 13, pessoas com trânsito na emissora dizem que uma aproximação e, se possível, um acordo com eles será estratégico para que a Record permaneça viva na disputa pelos direitos de transmissão do Brasileiro.

Calculadora. Gente ligada à Record acredita ser possível fechar acordo com esses clubes, já que os cartolas perceberão que a proposta da emissora será mais lucrativa que a da Rede TV!, realizada via licitação do Clube dos 13.

Na ferida. Como havia prometido, além de registrar em cartório a proposta de R$ 100 milhões por ano a Corinthians e Flamengo, a Record enviará a oferta aos conselhos deliberativos e fiscais dos dois clubes. De acordo com executivos da emissora, isso pressionará Andres Sanchez e Patrícia Amorim.

Tirando a limpo

A disputa pelos direitos de transmissão do Brasileiro chega hoje ao Senado Federal. A partir das 11h, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte vota requerimento da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) para convocar o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, além de representantes das TVs envolvidas e também do Cade, para uma audiência pública sobre o assunto.

À frente. A senadora, que no mandato anterior foi presidente da Comissão de Desporto da Câmara dos Deputados, quer “esclarecimentos e impedir que um impasse prejudique a grande paixão nacional e se torne um péssimo exemplo para o país da Copa do Mundo-14”.

Confiança. A comissão tem 27 titulares e precisa apenas de maioria entre os presentes para aprovar o pleito, que não tem necessidade de passar pelo plenário depois. Lídice da Mata, que diz ter conversado com Koff ontem, acredita que seu pedido seja aprovado sem dificuldades.

Analisando. Acontece hoje reunião extraordinária do Conselho de Orientação e Fiscalização do Palmeiras para discutir propostas que o clube teve sobre a venda dos direitos de transmissão.

“Brainstorm”. Palmeirenses estão propensos a aceitar a proposta da Globo, de cerca de R$ 70 milhões. Pela oferta, o clube receberá um adiantamento de quase R$ 20 milhões na assinatura do acordo. Essa tendência é fruto de uma reunião de mais de quatro horas no sábado.


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Comentários:
15
  • Paulo Koller disse:

    Anderson Palestra,

    Paixões à parte, o que vale é aquilo que o mercado está disposto a pagar. Os presidentes de Atletico e Cruzeiro vivem brigando entre si, sobre “quem é maior que quem”, “a minha torcida é maior que a sua”, “a minha é mais fiel que a sua”, etc, etc, etc.

    Mas na prática, o mercado (leia-se investidores, patrocinadores, etc e tal) vê Atletico e Cruzeiro do mesmo tamanho, em termos de inve$$$timentos. E, acredite: ligeiramante maiores que os times do Sul, que têm um contrato de patrocínio com o banco estatal de lá menor que o contrato dos mineiros com o banco BMG (pode procurar em sites sérios a confirmação destes dados).

    Além do mais, sabemos que o “grosso” das torcidas COM PODER DE COMPRA de MG está na região metropolitana de BH que concentra mais de 40% do Poder de Consumo do povo mineiro. Desta forma, o investidor vê o mesmo peso nas camisas.

    Só para ficar em um exemplo: quando o Cruzeiro fechou o patrocínio com a Xerox, o discurso à época do Diretor de Mkt do Cruzeiro (se não me engano, o Claret) era de INTERNACIONALIZAR A MARCAR, com o MAIOR PATROCÍNIO DA AMÉRICA. Seis meses depois, o mesmo Cruzeiro trocou a Xerox pela Tenda. Por que? Ora, porque o Galo estava com a MRV e recebia mais (um pouco mais) que a “internacional” Xerox. E aí a Tenda (concorrente direta da MRV) ofereceu mais, e o clube abandonou o discurso de “internacionalização”.

  • Marcelo Andrade disse:

    Anderson, o Galo pode não ganhar nada, como o seu time também não tá ganhando nada, mas tem recordes de públicos e uma torcida consumista.

  • Fernando disse:

    Outro detalhe que esqueci de comentar e aproveito para responder ao Gilmar e consertar a resposta do Anderson. Infelizmente ou Felizmente meu caro Gilmar a justiça pode e deve determinar o valor da ultima licitação, mas somente para aqueles que tem o rabo preso, eu explico melhor: Flamengo, Cruzeiro e alguns outros clubes assinaram uma procuração dando poder ao clube dos 13 a negociar em nome deles, esta carta está registrada e tem caráter irrevogável, isto a troca de adiantamento de cotas de uma futura negociação (portanto muito do destes times já gastaram o dinheiro que nem tinham ainda). Um dos poucos clubes que não pediram este adiantamento e que não assinaram carta e portanto não tem o rabo preso e sim pode negociar sem maiores problemas são: Atlético Mineiro e São Paulo. Isto é fato.

  • Fernando disse:

    Caro Anderson,

    Para fazer uma resposta a você não posso usar da paixão, pois seria meu sentimento contra o seu e no mínimo seria um empate, não é? Vamos ao que interessa então, que são os números, pois são baseados nestes números é que a marca é avaliada (contra fatos, não há argumentos).
    O Atlético é o 3° clube do Brasil que mais vende produtos da marca;
    O Atlético é o 5° clube do Brasil que mais vende pay per view;
    O Atlético é o 2° clube que mais leva público ao estádio (jogos em casa);
    O Atlético é o 3° clube que mais leva público ao estádio (como visitante);
    O Atlético está entre os 5 clubes de mais audiência em transmissão de jogos no Brasil.
    Isto é fato, são números registrados e fáceis de serem consultados, gostando ou não é o espelho da realidade.
    Agora se você gosta de pesquisa (Eu não gosto muito, pois sei que muitas delas podem ser manipuladas):
    O Atlético é o 3° clube do Brasil que a torcida mais cresce no Brasil (No ultimo ano quase 1,5 milhão a mais);
    Agora quanto a campanhas no Brasileirão e já que você tocou no assunto de rebaixamento, o Atlético no ultimo jogo contra o Vasco a véspera de cair para a segunda divisão, deu mais audiência do ultimo jogo para ser campeão; O Atlético tornou a serie B mais comentada que a série A, e seus jogos com muito mais audiência (não estou falando de público a campo, pois isto neste ano foi maior do que todos os clubes de todas as divisões). Portanto meu caro é uma simples questão de números que se revertem em $$$.
    Um abraço.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    O torcedor precisa se ater aos fatos, entender mais o que acontece e parar de viver em um conto de fadas por toda a vida.
    Se lembrem que, o Corínthians quando disputou o série B bateu seu recorde de patrocínio na camisa até então (Medial Saúde). O mesmo aconteceu com o Vasco em 2009 (Eletrobrás). Simplesmente pelo fato de que toda a atenção de um campeonato inteiro estaria voltada para estes times.

    Em 2006, víamos reclamações de cruzeirenses em praticamente todos os canais de comunicação, acusando uma “super exposição do Atlético na série B”. Acontece que o Galo havia conseguido arrancar em busca do acesso e o time celeste fazia uma campanha fraca no brasileirão, como por exemplo as goleadas sofridas de 6 gols pra Flamengo e Fluminense.

    Este ano, como alguns jogos do Cruzeiro pela Libertadores tem horário incomum (19h30), acaba por culminar em mais jogos do Galo transmitidos pela TV aberta.

    Os jogadores que se destacam no Cruzeiro, não fazem a menor cerimônia antes de irem jogar no rival alvinegro. Além disso, entra ano e sai ano e os clubes recebiam valores equivalentes, tanto em patrocínios como cotas de Tv.

    Onde está esta diferença afinal????????????????? 🙂

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Anderson, quanto exagero nas suas palavras hein?
    Já se esqueceu da briga pelo título em 2009?
    E em 2007, quase chegando na Libertadores e ajudando seu Cruzeiro?
    Me explica uma mágica: como um time pode passar os últimos anos brigando pra não cair e ao mesmo tempo estar participando da Sulamericana ano após ano??? Que eu saiba, nesta referida competição sulamericana os 8 últimos não participam. E caem 4 como todos sabem.
    O torcedor em geral necessita ser mais racional. Se um time frequentou por um bom tempo a zona e após isso, chegando até mesmo a Libertadores (caso do Grêmio em 2010 e Fluminense campeão no mesmo ano, por exemplo) o que vale mesmo é apontar que o time brigou pra não cair???
    Podemos, de maneira menos apaixonada, entender que um time quase foi campeão se estava brigando pelo título a pelo o menos 5 rodadas do fim, o mesmo valendo então para a degola, senão é forçar demais…

    Lembro-lhe que o São Paulo campeão recentemente, o Flamengo em 2009 e o Fluminense em 2010 frequentaram por um tempo esta zona e acabaram campeões… portanto, o que conta mais é como termina.

    E esta de 3ª torcida do interior é uma grande baboseira, com exceção do sul de MG e triângulo, onde tanto Atlético como seu Cruzeiro perdem em preferência pra equipes paulistas e Flamengo.

  • Klang disse:

    Ótimo texto sobre torcidas:

    Fonte: http://www.ricaperrone.com.br/2011/03/torcidas/

    Torcidas
    Essa discussão é comum, até chata. Quem tem mais torcida? Pra que serve a torcida? Torcida ganha jogo? A sua vai mais no jogo que a minha! Entre outras frases cansativas…
    Na realidade alguns clubes jogam na sua torcida boa parte de sua grandeza. Outros, a ignoram. Os ignorados usam os titulos pra argumentar. Os celebrados usam o tamanho, a fidelidade e a importancia. Alguem tem razão?
    Sim, tem. Os que acham que ter torcida é fundamental e relevante.
    Porque é. Mais do que titulos.
    Pois os titulos são apenas um meio de buscar torcida. Logo, se voce ja está na Libertadores, a Copa do Brasil perde importancia. Mesma situação pra torcidas.
    Um clube só é grande porque tem quem acompanhe. Por isso bato na tecla de que time pequeno morre pequeno. NÃo vira grande. E time grande, em 99% dos casos, morre grande.
    Grandeza é um termo que determina tamanho. E tamanho está diretamente ligado a torcida. Você pode dar 20 Libertadores ao São Caetano, se ele continuar com a torcida que tem, não será noticia e nem terá lucro. Não adianta, não existe essa matematica.
    Pode fazer CT, arrumar patrocinador e trazer o Kaka. Sem torcida, não faz sentido algum.
    O clube é o que é, seja ele qual for, porque tem seus CLIENTES, como quaquer empresa. Portanto, ter ou não ter torcida tem tudo a ver com grandeza e importancia.
    Seu time ganha da TV porque tem torcida.
    Seu time vende camisa porque tem torcida.
    Seu time vende ingressos porque tem torcida
    Seu time vende patrocinador porque tem torcida.
    Logo, sem torcida, seu time não existe.
    Torcida ganha jogo? Não sei. Acho que ajuda muito. Mas, se não ganha jogo, ganha todo o resto de dinheiro que o clube consegue.
    Voce pode fazer bom uso ou não dessa torcida. São outros 500. Mas, ela é a razão do clube existir e da grandeza que conquistou.
    Na verdade, conquistou torcida. E atraves dela, grandeza.
    Times com grandes torcidas tem toda razão em exalta-la. Ela se torna um produto agregado. Ou voce acha que todo flamenguista vai ao Maracanã só pra ver o time? Muitos vão pra ver a torcida. É valor agregado…
    Quando um corintiano diz: “Não tem estadio, nao tem Libertadores… mas é o Corinthians”, ele não está mentindo. Ele está dizendo que a alegria dele é ser corinthians, nào ser campeão apenas ou exaltar uma vantagem qualquer. E eles são assim mesmo.
    Parte porque repetimos isso ate que eles acreditassem, parte por natureza.
    Você nota diferencas entre torcidas. E elas existem pela historia que nós, imprensa, contamos.
    Quando dizemos que a torcida do Galo é forte, ela se sente parte importante do jogo. E aí, ela vai.
    Quando dizemos que a torcida do SPFC não gosta de ir no jogo, ela se sente mais fragilizada e não se sente tão importante. Afinal, o time nunca precisou dela pra ser o que é em campo.
    Isso gera um perfil.
    Que começa com a historia do clube, e se mistura com o que a mídia faz hoje.
    É óbvio que o corintiano vai ter um orgulho historico e tradicional maior que o sãopaulino, por exemplo. O surgimento destes clubes era exatamente o funcionario contra o patrão. Foi assim que tudo começou. O time do povão, o time da elite. Nada mais natural que o povão ter o orgulho de ter igualado ou superado o patrão em algo.
    Tudo tem um argumento historico grande, que por preguiça e falta de informação a maioria ignora.
    Você ouve, sempre, na porta do Morumbi: “É Libertadoes!!! Tem que vir”.
    E ouve, quase sempre, na porta do Pacaembu: “Foda-se o que é, é o Corinthians”.
    Tem dos dois lados os dois casos. Mas, na maioria dos casos, a gente consegue identificar um chamativo diferente. Um vai porque vai. O outro porque o espetaculo atraiu. São culturas, que começam em 1900.
    Torcida tem importancia gigantesca. Sua presença idem, assim como sua fidelidade.
    A grandeza de um clube está diretamente ligada a torcida. Pois é atraves dela que ele se torna um bom produto ou não. Logo, ter torcida significa grandeza.
    Não só isso. Mas, principalmente isso.
    A discussão sobre torcidas não é tola. Pelo contrário, é fundamental.
    Cansei de cututucar a torcida do SPFC na ET. Porque gosto? Não, porque queria tentar mexer com eles. NÃo deu, e nunca dará. A diretoria do clube sabe disso e não esconde internamente que buscar uma postura fiel e mais apaixonada ali é perda de tempo. Culturalmente, o sãopaulino atrela sua paixão ao momento do clube.
    Como todos. Mas, mais do que todos.
    E isso se deve, também, aos resultados. O Corintiano aprendeu a amar incondicionalmente. Sofreu muito, seu time vivia em crise, perdendo, etc. O Sãopaulino se acostumou a condicionar a paixão ao resultado, pois sempre estava em finais.
    Como o flamenguista tem orgulho da sua nação. E tem que ter. Porque, sem titulos grandiosos e fases brilhantes ha mais de 20 anos, o clube ainda consegue os melhores patrocinadores.
    Mal usados, sem duvida.
    Mas consegue.
    E consegue porque tem torcida.
    Torcida esta que, por meios diretos e indiretos, determinam a importancia de um clube e, portanto, seu valor.
    Você, torcedor, vale muito mais do que pensa. E fazer parte de uma torcida, seja ela qual for, é motivo de orgulho sim.
    Afinal, são vocês que mantem seu clube vivo.
    abs,
    Rica Perrone

  • Anderson Palestra disse:

    Gilmar, não é provável. Os clubes podem negociar particularmente.

    Fernando, não acredite nisso.

    A record pode até oferecer mais para ter o Atlético (só para fazer birra na globo), mas a globo não vai pagar mais para o atlético. Seja honesto, deixando de lado a paixão. Você pagaria alto para ter um clube que nos últimos anos tem brigado para não ser rebaixado? Você pagaria alto para um clube que foi considerada a terceira maior torcida de MG no interior? Não, óbvio que não.

    O Kalil foi honesto, teve caráter e bancou o clube dos 13 e sabe quem vai tomar ferro? O Atlético. Imagina o tanto de retalização que não terá para cima do clube.

  • Paulo Koller disse:

    Caí no conto da seriedade da Record; acreditei piamente que ela fosse a parceira séria do Clube dos 13; pensei que ela fosse sustentar (e apresentar) uma proposta “matadora” para os integrantes do Clube dos 13. E confesso que quebrei a cara: na hora H, Koff, Kalil, Juvenal Juvéncio e outros, que acretiraram no C13, quebraram a cara.

    Realmente acreditei em um processo transparente com 3 emissoras competindo entre si. Mas vi que a Record só quer tumultuar. Se fosse o Kalil, fecharia com a Record somente se alguns fatores fossem respeitados:

    a) contrato renovável por mais 3 anos;
    b) cota no mínimo superior àquela fechada por Grêmio e Cruzeiro com a Globo (para compensar eventual perda de valor de patrocínios na camisa);
    c) garantia de recebimento independentemente de se veicular ou não os jogos e/ou de se fechar com 5, 10 ou 15 clubes.

    Como sei que a Record não topará condições tão “draconianas” (para ela, obviamente), o negócio é juntar os cacos da negociação e “fechar” com a Globo por um valor identico àquele que Inter e Grêmio conseguirão.

    E pensar que, nesta briga toda, a Globo desembolsará R$ 900 milhões por ano (R$ 200 MM Corinthians e Flamengo, R$ 300 MM São Paulo, Palmeiras, Santos, Vasco, R$ 300 MM Atletico, Cruzeiro, Grêmio, Inter, Botafogo, Flu, R$ 100 Mi para os outros times) e, se houvesse um processo com o Clube dos 13 todo unido, o valor chegaria a mais de R$ 1,3 bi…

    Seriam 40% a mais de recursos, além de uma divisão mais igualitária do “bolo” (beneficiando MG e RS).

    E para aqueles que defendem a tal “visibilidade da marca” na Globo: este raciocínio vale, sim, para os times ditos nacionais; eles têm jogos transmitidos todos os finais de semana para o país inteiro; estão nos maiores mercados consumidores e têm as maiores fatias de publicidade do país. Quanto a nós, faça chuva ou faça sol, quase sempre temos marcas mineiras (ou com raízes mineiras) na nossa camisa.

    E a motivação dos patrocinadores não é necessariamente a visibilidade (o Inter, com toda a visibilidade teórica que teve no ano passado, disputando o Mundial e a Libertadores tem um contrato menor que o dos times mineiros com um banco regional – pois não consegue, com toda a sua força, vender um patrocínio maior). Logo, nossa dependêndia da verba da TV deveria ser gerenciada com mais inteligência.

    É duro.

  • Ramon Menezes disse:

    Boa só de imagem né J.B.Cruz. Porque de narrador, comentarista de futebol e arbitragem,principalmente pra nós mineiros eles estão a pé há muito tempo. (lógico que tem exceções, não sei qual mas deve ter).

  • Cesar de Freitas disse:

    Prezado JB,

    De qualquer maneira que a Record entre na disputa, já será benéfica para os clubes, se pra valer ou para aparecer não importa. Você lembra quando o Mineiro era só da Globo, valia em torno de 5 milhões, ou menos que isso, a Record ofereceu 15 a Globo teve que cobrir. Se a Record não tivesse entrado na parada quanto você acha que a Globo estava pagando. A Globo já esta fazendo oferta com mais de 100% de aumento, ai eu te pergunto se a Record estiver só tentando aparecer já não esta sendo bom para os Clubes?

    Agora uma coisa nessa maracutáia da Globo com alguns clubes já me surpreendeu, o grande time do Cruzeiro, segundo o Perrela melhor da década passada está valendo menos que o Grêmio?

  • Gilmar disse:

    é provável que a justiça determine que o que vale é a licitação do C13?

  • Fernando disse:

    Eu ainda não sei direito como vai ser o direito de transmissão, mas tenho certeza de duas coisa: 1° A Globo só fechou até agora com quem ela tinha na mão! O cruzeiro por exemplo já estava vendido a muito tempo e o valor que vai receber quase metade dele já foi pago e gasto a muito tempo, o resto só Deus sabe. 2° O Atlético só tem a ganhar, pois a proposta que está por vir da Record é maior (quase 40% maior do que a do Grêmio) e é muito provável que a Globo vá brigar pelo Galo, mas se não o fizer, vai ser a melhor coisa que nos pode acontecer, pois, já estaremos ganhando mais($) nossos jogos serão transmitidos mais vezes, em horários melhores e para outros estados.

  • J.B.CRUZ disse:

    A record só está querendo aparecer..A GLOBO está sustentando o futebol há 23 anos e também é a melhor emissôra para as transmissões dos jogos..

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Já estão chamando o dinheiro que o cruzeiro recebeu do PPV, de Previdência dos Perrelas Vitalícia.