Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Rede Globo já tem 25% dos clubes ao seu lado

A novela continua.

Do site do ESPN, hoje:

* Enquanto Record conversa, Globo age e já tem 25% dos clubes ao seu lado

por ESPN.com.br

A disputa entre os canais de TV aberta para obter os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro afunila-se a cada dia, e cada vez mais fica a sensação de que será a Globo que sairá vencedora. Na segunda, mais três clubes anunciaram acordo com os cariocas, que já somam cinco agremiações oficialmente. Enquanto isso, a Record parece trabalhar apenas nos bastidores, conversando muito, mas resolvendo pouco. A RedeTV! parece carta fora do baralho.

Com Grêmio, Goiás, Coritiba, Cruzeiro e Vitória angariados, a Globo já tem 25% dos integrantes do rachado Clube dos 13 – que reúne 20 participantes – ao seu lado. Mesmo que destes apenas dois sejam considerados grandes, casos de gaúchos e mineiros, já é uma quantia significativa e demosntra o poder político, financeiro e de persuasão que a mesma tem, assim como o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, claramente favorável à empresa da família Marinho.

Já a Record vive de notícias desencontradas, com seus interlocutores falando apenas a jornais específicos e dando sempre a entender que têm dinheiro suficiente para brigar com a rival carioca. Não à toa informaram que sua proposta a Corinthians e Flamengo, maiores torcidas e chamadores de audiência do país, é de R$ 100 milhões por ano a cada um.

Na segunda, a “Folha de S. Paulo” trouxe a informação de que após falar com a dupla acima, a emissora paulista partiria agora para conversas com a turma fiel ao C13, formada principalmente por Atlético-PR, Atlético-MG, Internacional e São Paulo. Sua crença é a de que os dirigentes destes clubes ficariam tentados por conta da oferta ser muito maior que a apresentada pela RedeTV! – R$ 516 milhões anuais pelo total -, vencedora da licitação do C13 na qual concorreu sozinha.

RedeTV! e Clube dos 13 são duas entidades que parecem não ter fogo para esta briga. A primeira fez o seu papel ao levar proposta na licitação, ganhou, mas não demonstra qualquer possibilidade de partir para o convencimento dos clubes a ficar com ela. Já a instituição que respresenta as principais agremiações do país está de mãos atadas, já que um artigo do seu próprio estatuto diz que ela só pode falar por seus afiliados na questão com expressa anuência deles. O que não tem.

Como muitos clubes ainda não divulgaram o que farão, principalmente os de maior poder de discussão por conta do tamanho de suas torcidas, como Corinthians, Flamengo, São Paulo, Vasco e Palmeiras, ainda há dúvidas de como ficará e onde será a transmissão do Brasileiro a partir de 2012. O principal imbróglio acontcerá se pelo menos uma agremiação assinar com uma emissora que não seja a Globo, porque neste caso jogos envolvendo a mesma contra uma cujos direitos pertençam aos cariocas não poderia acontecer.

http://espn.estadao.com.br/brasileiro/noticia/182080_ENQUANTO+RECORD+CONVERSA+GLOBO+AGE+E+JA+TEM+25+DOS+CLUBES+AO+SEU+LADO


» Comentar

Comentários:
11
  • Pobre torcedor disse:

    Perdemos a maior oportunidade de todos os tempos de levantar financeiramente o futebol brasileiro.Se a licitação fosse realizada sem nenhum de falcatrua, com certeza os valores seriam astronômicos.Fico indignado com esses clubes que já assinaram os contratos isoladamente, sem ao menos ouvir todas as propostas.E ainda por cima, fecham acordos com cláusula de sigilo.Dúvido se esses mesmos dirigentes fechariam negócios em suas empresas particulares nesses termos e nessas condições.Tá com cheiro de falcatrua das bravas…

  • Litlle Jeffe disse:

    Sr. Chico Maia, eles são sorrateiros e caras de pau, o horário noturno ideal deveria ser as 20 horas e termos jogos 4ª, 5ª, sábado e domingo. Sendo as 21 horas eles fazem média retirando 45 minutos do horário covarde imposto pela globo que assim obriga alienados a engolir as porcarias de novelas que emporcalha os lares. Sr. Chico Maia realizando jogos 4ª, 5ª, sábado e domingo reduz datas e assim atletas podem realmente ter 30 dias de férias e um preparo melhor. Fora Schetino, fora Ricardo Teixeira! Obrigado

  • Alex Meneses disse:

    É UMA VERGONHA. A GLOBO E A CBF JÁ ANUNCIARAM OS HORÁRIOS DE SÁBADO 21 HORAS. É BRINCADEIRA DE MAU GOSTO ISSO. OBRIGADO SR. JOSÉ PERRELA POR ESTE DESSERVIÇO AO FUTEBOL BRASILEIRO. VOCES SÃO MANIPULADOS OU OBRIGADOS A SERVI ESTA EMISSORA, QUE TANTAS VEZES PREJUDICOU O POVO BRASILEIRO. FORÇA GAROTINHO, QUE APESAR DE NÃO SER SANTO ESTA TENTANDO INSTALAR UMA CPI PARA INVESTIGAR A CBF. FLAMENGO E CORINTHIANS IRÃO VIRAR O BARCELONA E O REAL MADRI DO BRASIL.

    Abraçop a todos…

  • Litlle Jeffe disse:

    Sr. Chico Maia, não sou esta ou aquela emissora, a exclusividade e continuidade como reeleições de presidentes de Federações, de clubes e também na política é ruim. A exclusividade da globo nos impõe: horário de jogo as 21:50 é covardia para quem assiste pela tv e pior para aquele que sai do estádio as 24:30 e trabalhará as 7:00. Além disso péssimos “narradores” (conversam muito), desviam as cameras com o jogo em andamento mostrando jogador aquecendo, técnico gritando, torcida com cartaz etc… e nós em casa perdemos lances do jogo. O correto seria que as emissoras interessadas pagassem 800 milhões e nós assistiríamos naquela emissora que nos respeitasse fazendo uma transmissão de ótima qualidade. Sr. Chico Maia repasse esta sugestão pois o senhor com certeza será ouvido se levar esta sugestão aos presidentes dos América, Atlético e Cruzeiro. Um abraço e obrigado

  • clauber disse:

    Sinceramente pelo que tenho visto a record ta querendo mesmo encher o saco da globo. teve a primeira oportunidade de ficar com o brasileirao na concorrencia da tv aberta e deixou os dirigentes com cara grande! agora aparece com uma proposta para corinthians e flamengo mas não conversou com nenhum outro clube. Tenho que concordar que pelo andar da carruagem vamos ficar com a globo mesmo.

  • Fernando disse:

    Chico, você sabe explicar como fica o direito de transmissão? Por exemplo, a Globo fechou com o Grêmio, mas não fechou com o São Paulo, na hora de transmitir como vai ser este direito, mando de campo talvez?

  • audisio disse:

    Não acredito em Campeonato Brasileiro sem São Paulo, Internacional, Atlético-MG e Atlético Paranaense.
    Na Realidade Goias e Vitórias representam muito pouco!
    Atléticos e Inter representam metade de grandes mercados no sudeste, Minas e Paraná e mais o São Paulo que possui uma grande torcida em São Paulo! Se a Record assinar com estes e mais alguns pequenos o campeonato estará rachado em suas transmissões com a Rede Globo pagando muito por um produto desconfigurado.

  • J.B.CRUZ disse:

    Na hora H, REDE GLOBOOOOOOOOOOO!

  • tom vital disse:

    A TV Record fez barulho
    A Rede Lobo enfiou a mão no bolso
    E tudo ficou como dantes
    No quartel de Abrantes.
    E o torcedor indgnado
    Ficou com cara de tapado.

    Espero está errado mas é o que parece está acontecendo.

  • Fabrício Melo disse:

    A Globo está acertando com os clubes do qual ela é credora. Já devem a ela, portanto…