Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

“Calaboca Galvão”. Jornalista lança livro sobre “pérolas” do narrador

A notícia não é nova, mas só tomei conhecimento hoje, através do site Comunique-se:

GALVAO

* A diversidade de comentários do narrador Galvão Bueno durante as transmissões esportivas da Rede Globo renderam um livro. Com o título Calaboca Galvão, o autor Pablo Peixoto, conhecido por ironizar a figura do ex-técnico da Seleção Dunga em paródias do filme “Um Dia de Fúria”, agora revive em 140 páginas as falas mais polêmicos do narrador.

No livro, Peixoto trata Galvão como uma espécie de herói diversificado, capaz de ser o “Capitão Óbvio” quando antecipava informações como “olha, o Rubinho falou que vai acelerar na largada” ou o “Superpodedoso”, dizendo aos telespectadores: “Não sei o que está pior a esta altura, o motor da Ferrari do Alesi ou minha garganta”. E capaz de representar um cientista desatento ao afirmar que “aqui em Mônaco não dá pra ver o fim da reta porque a reta é curva”.

Para o escritor, o livro é uma “homenagem disfarçada de sátira, ou sátira disfarçada de homenagem”, revela o escritor ao blog do jornalista Mauricio Stycer. Além das pérolas do narrador, o livro traz um glossário em “Galvanês”, explicando variados termos consagrados por Galvão Bueno, como “coração na ponta da chuteira” e “fez ali a sua graça”.

Serviço
Livro: Calaboca Galvão
Editora: Panda Books
Páginas: 140
Preço: R$ 39,90

* http://www.comunique-se.com.br/index.asp?p=Conteudo/NewsShow.asp&p2=idnot%3D57536%26Editoria%3D239%26Op2%3D1%26Op3%3D0%26pid%3D1217451664%26fnt%3Dfntnl


» Comentar

Comentários:
8
  • ricardo klein pedroso disse:

    Gastar dinheiro comprando um livro cheio de idiotices já conhecidas já deve ser ruim, pior é acreditar que se pode homenagear alguém a partir das bobagens que fala; sendo que Galvão deveria se policiar para falar o mínimo de besteira possível, já que deveria respeitar quem está escutando.

  • Douglas disse:

    Não gosto dos comentários do Gavião Bueno, se ele se limitasse a narrar seria ótima a transmissão. Agora com aqueles comentaristas que a Globo tem falam tanta bobagem, realmente fica muito fácil fazer comentários. Nos jogos para ouvir bons comentários (e sensatos) no intervalo desligo a TV e ligo a Itatiaia, quanta diferença!!!!!

  • Dudu GALOMAIO disse:

    A narração deste cidadão já teve muita qualidade, isso até a Copa de 94.
    Alguns podem se lembrar que ele havia saído da Globo e ido pra rede OM do Paraná, sendo substituido pelo Oliveira Andrade. O público pediu a sua volta. Aí f… tudo.
    O cara começou a se achar a última Coca-Cola do deserto. Cismou que era “amigo” dos grandes ídolos e começou a inventar apelidos carinhosos (transformou Ronaldo em Ronaldinho e depois fabricou o nome “Ronaldinho Gaúcho”).
    Nunca mais se contentou com seu papel de narrador e passou a atuar como “dono das transmissões dos eventos esportivos”. Pra quem não sabe, realmente o narrador é quem comanda a transmissão, porém seguindo um planejamento televisivo. Neste caso, tudo ocorre como quer o nosso “amigo” (ego inflado) e quando algum colega ousa contrariá-lo chega a existir até um pequeno bate-boca no ar. Sem contar no seu bairrismo sem compromisso com a maioria. Chega a espantar a preguiça do mesmo ao gritar um gol contra o seu amado Flamengo ou contra o protegido Corínthians.
    Enfim, como tudo nessa vida, há quem goste né?

  • J.B.CRUZ disse:

    GALVÃO BUENO, quer queira, quer não, já está inserido nos meios de comunicação, como um dos 3 narradores de esportes televisivos mais carismáticos de todos os tempos…

  • rodrigo assis disse:

    Preço ta meio salgado pela quantidade de páginas, mas….vale a pena pelas ótimas risadas

  • Zé Carlos disse:

    Assim como a tv parou de mostrar os peladões que corriam pelos campos da Europa este livro devia ser ignorado pelos leitores.

  • Gilmar disse:

    Assista mais um capítulo inédito de vale a pena ver denovo!!!

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    O melhor narrador de todos os tempos…digo, narrando, não comentando..