Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cinco twittadas importantes do Jonas sobre os estádios de Minas para 2014

Para quem não sabe, Jonas Oliveira é um ótimo jornalista, mineiro radicado em São Paulo, Editor da revista Placar, que está fazendo uma série de reportagens sobre as 12 cidades sedes da Copa de 2014.

Em cinco twittadas ele esclareceu muita coisa dos preparativos de Minas Gerais para receber a Copa.

Os números dos custos das obras são novidade absoluta no que se refere ao Independência:

oliveirajonas – Jonas Oliveira

Todo o mérito do governo de MG de manter em dia as obras do Mineirão é ofuscado pela vergonhosa reforma do Independência.

A princípio, o Independência seria entregue em set/2010. Já virou dez/2011. A obra estava orçada em 50 milhões. Já se fala em 125 milhões.

Para quem não sabe, as obras do Independência receberam 30 milhões de reais do Governo Federal, pelo Ministério do Turismo.

Custo dos estádios mineiros para a Copa 2014 já é de 881 milhões de reais: 743 do Mineirão, 125 do Independência, 13 da Arena do Jacaré.

Lembrando que a previsão inicial do Mineirão, prevista na Matriz de Responsabilidades, era de 426,1 milhões de reais.


» Comentar

Comentários:
9
  • Márcio Luiz disse:

    Outro dia fui entregar um pacote de fraldas para uma criança carente que está internada em um hospital público ali na Alameda Ezequiel Dias, e enquanto aguardava a mãe, fiquei pensando como é que um país com hospitais públicos dessa “qualidade” pode gastar bilhões para sediar uma Copa do Mundo, que pode nem se realizar mas o dinheiro já foi.

    É realmente um absurdo. Uma vergonha.

  • audisio disse:

    Uma vergonha Chico!
    Aguém tem que vir a tona e explicar o porque desta diferença e especificar o porque da diferença! Numa época onde a precisão e a qualidade da previsão dos projetos é apoiada por todo tipo de ferramenta tecnológica. Onde a orçamentamentação é apoiada pelo planejamento estratético o pessoal me vem com esta conta de borda de jornal velho! O orçamento tem obrigatóriamente margem de erros. Esta aí não é mais margem virou leito ou praia de erros!

  • Klaillton Saraiva disse:

    E agora Chico, é preciso uma tragédia para saber como nós professores estamos ilhados?
    Os pais enviam seus filhos à escola prevendo um futuro melhor para eles e contraditoriamente, lá está o laranja do traficante, o financiador de drogas, o fanático, que adentram a escola com armas caseiras ou originais, punhais e todo tipo de instrumento contundente capaz de tirar a vida de uma pessoa de bem. Se o porteiro revistar o aluno é momento de constrangimento, é discriminação, mas tirar a vida se tornou fato corriqueiro.
    O professor é submetido a toda sorte de impropérios e até agressões físicas, sem poder de reação, porque se o fizer, vem ongs, pastorais juízes, defensores públicos, delegados e muitos outros órgãos de defesa do menor, para condenar o único vilão da história. Que vai para alí depois de sentar anos e anos num banco de universidade, após perder sono planejando aulas durante a madrugada, ganhando um mísero salário, para tentar educar quem ali está somente pra ganhar as menininhas, pra mostrar o som do carro ou o tênis de última geração, pra matar aulas e depredar o patrimônio público, enfim, pra atrapalhar uma minoria que quer aprender e pra exercer
    atividades contraditórias ao que aquele ambiente propõe.
    A muitos pais, so interessam e só questionam se o filho tá comendo as garotas da escola, é incapaz de olhar seu caderno, perguntar como vão as atividades escolares, o ensino e auxiliá-lo perante as dificuldades.
    Por outro lado, acho que há bons investimentos governamentais na escola, há prédios de sobra, o problema são as leis educacionais propostas por políticos e não por técnicos da educação. Há um problema social grave na disciplina de nossos jovens. É muito grande a ociosidade dos jovens, que não trabalham e vivem de bolsas do governo. Nossos jovens não sabem filtrar o que há de bom na internet e na tv, só se apegam a futilidades e programas que os conduzem a ações indevidas.
    É muito lamentável assistir a um episódios destes justamente num local onde o cidadão deveria aprender o contrário. O código de leis é falho e tem que ser debatido por todos. Se o cara não suicida, não poderia ser preso por ser um doente. Diante da ética, da moral e dos bons costumes fica uma pergunta no ar: serás homem ou fera?

  • Jean disse:

    Chico, quanta gente ta ganhando nisso tudo? Sei que vc nã sabe e não pode especificar, mas imaginar………………………

  • K. disse:

    O Brasil não muda; a apatia é geral.

  • João disse:

    Quando se afirma que a obra do Indepa estava orçada em 50 mi, nunca é mencionado que isso se refere apenas à primeira etapa do projeto. Ou acredita-se que um estádio novo é construído com isso? O Mineirão que está sendo reformado já ia nas estimativas iniciais consumir quase meio bi. Vamos informar corretamente as coisas, procurar a veracidade dos fatos né. Que está muito atrasado está, mas a obra não está superfaturada não, ao contrário, é uma das que apresentam melhor custo preço/lugares.

  • Dorival Domingos Naves disse:

    Chico, sou seu fã, uma por ser atleticano e outra por falar sempre a verdade, pena não te ver mais no programa minas esporte que sempre que posso assisto.
    Mas quero te pedir uma coisa que sei que vc pode fazer porque conhece todo esse pessoal, e ai a gente vai entender como é que cada um fala quando se trata do seu time do coração, porque as vezes eu tenho que abaixar o som do radio ou da televisão por não aguentar o puxa-saquismo desse pessoal da imprensa, acho que vc entendeu o que estou te pedindo.
    O pessoal que faz o globo esporte de MG.
    O pessoal que faz o Rede Minas.
    O pessoal que faz o Minas esporte Band.
    O pessoal que faz o Alterosa Esporte.

    Ai eu digo não só quem apresenta como os que fazem as reportagens.

    Se não for dificil peço isso pra voce.

    E vamos torcer para que o GALO se recupere logo.

    Um abraço.
    Dorival.

    – Varginha

  • Daniel disse:

    Vergonha. A Copa que inicialmente seria realizada com 90% dos investimentos de iniciativa privada se transformou na farra do dinheiro público. Licitações feitas a toque de caixa, projetos vagabundos e muita falcatrua.

    Além disso, um dos propósitos mais importantes do evento, que é deixar um legado pras cidades e pras comunidades, já foi pro saco.Bh não receberá obras importantes como a expansão do aeroporto de Confins (no máximo um puxadinho), metrô, entre outros. Vergonha.

  • marcilio disse:

    É muito facil arrumar bode expiatório, como no caso do Ricardinho e Zé Luiz, por eles aconselhar, alertar e pedir para raciocinar melhor o treinador em ocasiões especiais :
    Rote, time ia bem, no final treinador brigou com alguns e não mais escalou (Ricardinho, alertou do erro).
    Luxemburgo , Ganhamos do Santos primeiro jogo, fomos a Santos com time aberto para o treinador debater bricadeiras na internet (Ricardinho e Zé Luiz, pediram p/jogarmos mais fechados e explorarmos mais o c/ataque.)
    Dorival : No preparativo p/jogo em Prudente estava tudo errado, principalmente na escalação e banco (Leleu, Robert, Ricardo Bueno ????) (Ricardinho e Zé Luiz alertaram e falou da importância deste jogo p/GALO, deu no que deu.
    Agora eles são desagregadores, (Não foram na mídia aparecer em nenhum caso, como o Roger do Cruzeiro como exemplo.)
    Sera que somos tão bobos e igenios para engolirmos mais esta ignorância e mau explicada para a má fase e falta de um padrão de jogo, mau escalado e banco mau preparado.
    Quem pode ser lider de um Clube, se não pode opinar, aconselhar e alertar ao treinador ???? Por isso Sr Kalil que ninguém te procurou do plantel
    Gostaria que a torcida Atléticana conhece-se a verdade.
    Abraços
    Fernando Espeschit

    O FERNANDO SPESCHIT RESUNIU TUDO O QUE EU QUERIA DISSER, PARABENS. COMPLETANDO O QUE ELE DISSE O DIEGO SOUZA QUE VINHA SENDO PREPARADO E JA ESTAVA NA HORA DE ENTRAR NO TIME PRO CARA PEGAR RITMO DE JOGO, FICAVA NO BANCO PRO RENAN OLIVEIRA, FOI EMBORA, CLARO. O DANIEL CARVALHO É O PROXIMO, SE ELE BEBE,SE FUMA E MAIS, PROBLEMA E DELE, O QUE IMPORTA E DENTRO DE CAMPO. O GALO TA CHEIO DE JOGADORES BONZINHO, MAS NÃO RESOLVEM NADA. O DORIVAL ESCALA ERRADO, MEXE ERRADO, NÃO DEU PADRÃO DE JOGO ATE HOJE, NÃO TENTA UMA ALTERNANCIA NO ESQUEMA TATICO, DESMONTOU UM ELENCO E DISPENSARAM OS JOGADORES QUE TINHAM UM POUCO DE QUALIDADE, ATE AGORA A IMPRENSA SO CRITIVA OS JOGADORES E O DORIVAL, PÉSSIMO.

    MARCILIO MARCELINO

    – bh