Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Futebol é perfumaria, perto da verdadeira tragédia na qual vivemos

Tragédia é isso aí, amigos!

Futebol é apenas um item das nossas vidas.

Isso sim é desanimador!

O Brasil imita as coisas ruins das sociedades ditas mais evoluídas.

Estamos cada vez mais vendo o país se transformar em um depósito de gente, sem políticas públicas que levem mais educação, cultura, convivência pacífica e consequentemente segurança.

As cenas de desespero dos pais e demais parentes das crianças mortas e feridas que estamos vendo na TV são das mais tristes que já vimos na vida.

Foi no Rio, mas poderia ter sido em qualquer cidade do país.

 

Do twitter do renatoalvesdf Renato Alves, de Brasília,

e em seguida reportagem do portal R7:

 

“Em número de mortes (13), tragédia no Rio se iguala a de Columbine (1999).

Tragédia no Rio: Já são 13 mortos e 22 feridos no episódio em que homem saiu atirando em crianças e adultos dentro de escola pública.”

 

“Homem invade escola do Rio, mata 13 alunos e deixa 22 feridos”

 

Suspeito tentou fugir, trocou tiros com policiais que atenderam a ocorrência e morreu

 

O coronel Evandro Bezerra, relações públicas do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, confirmou que 13 crianças e adolescentes, de 12 e 13 anos, morreram e pelo menos 22 ficaram feridas na manhã desta quinta-feira quando um homem entrou numa sala de aula da 8ª série da Escola Municipal Tasso da Silveira, no Bairro de Realengo,  zona Oeste do Rio de Janeiro, e atirou contra eles. O atirador foi identificado como Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos. Ainda não há confirmação se o atirador seria ex-aluno da escola ou pai de uma aluna. Ele teria se matado após trocar tiros com  policiais que atenderam a ocorrência.

 

As informações seriam de que ele entrou numa sala e teria sacado uma pistola e atirado contra os alunos. Ao ouvirem os disparos, policiais que faziam uma blitz nas proximidades da escola se dirigiram para o local e cercaram o suspeito. Ele teria fugido para o segundo andar e matado com um tiro. A PM informou que Wellington teria deixado uma carta anunciando que pretendia se suicidar.
Ambulâncias do Corpo de Bombeiros levaram as vítimas para o Hospital Albert Schweitzer, também em Realengo. O corpo ainda estaria no interior da escola.
Centenas de pessoas permanecem aglomerados na porta da escola. Policias isolaram a área. Os demais alunos e funcionários foram retirados da escola e a perícia já está no local.

* http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/noticias/brasil/homem-invade-escola-na-zona-oeste-e-atira-contra-criancas-1.263366


» Comentar

Comentários:
15
  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Quando eu era criança – e já faz tempo – lugar de doido era no hospício e não freqüentando, durante nove anos, uma escola pública, entre normais, como o caso desse monstro.

    Aqui pertinho de onde hoje está a Câmara Minicipal, que já aloja alguns malucos, diga-se, havia um hospício.

    Veio a modernidade que achou que o lugar deles todos, incluindo os “varridos”, era na rua e junto aos familiares para “socialização”.
    Muitas vezes, o problema deles não era apenas social e foi tudo para a rua como forma de economizar dinheiro (para corrupção).

    Juntem a tudo isto alguns políticos vagabundos que defendem a liberação da loucura adquirida ( drogas ), que cria um tipo de loucura e que se esconde sob os mantos da tolerância, da impunidade e da desculpa irresponsável que a justiça retrógrada encontra para não puni-los.

    Deu nisso. E pode vir mais. Lamentavelmente.

    Nada tenho a dizer para os familiares desses anjos que partiram. Dizer o quê? Tudo é pouco. Muito é nada.

  • Julio Celeste-Lagoano disse:

    É, os brasileiros sempre imitando os EUA e outros países mais desenvolvidos, mas imita só oq ah de pior nesses países.

  • Ronaldo Totoli disse:

    Essa eu copiei de um amigo meu, Felipe Galuppo. Assino embaixo: “Chocante e triste tudo o que aconteceu em Realengo, no Rio de Janeiro. Tivesse esse infeliz cometido este ato não em uma escola e sim no vestiário do Galo na Arena do Jacaré, teria ele ajudado a dar o tal “rumo pro time” de que a comissão e diretoria falam. 11 mortes já seria o suficiente pra dar uma boa limpa em campo. 18 feridos ajudariam a compor o já lotado departamento médico.”

  • Rodrigo Magalhães disse:

    A divulgação dos crimes similares, que acontecem na terra dos psicopatas incentiva pessoas como esta a cometer uma barbárie dessa.

    E as famílias? São mortos vivos.
    E o papel do governo de prevenir isso? Qualquer um, psicopata ou ameaçado de morte, consegue comprar uma arma de fogo.

    Nem quero polemizar com o Alison Sol, porque lá onde ele mora é mais fácil ainda comprar arma de grosso calibre. E a ficha criminal do sujeito? Aposto que a polícia já prendeu e a justiça resolveu dar mais uma chance.

  • Alisson Sol disse:

    Desculpem-me senhores e senhoras mas, sem querer defender os EUA, vocês sabem os motivos pelo qual pessoas no mundo inteiro sabem sobre a “Tragédia de Columbine”?
    1) A maior parte das agências de notícias são baseadas nos EUA.
    2) Isto, quando ocorre nos EUA, é algo “extraordinário”. Na maior parte do tempo, notícia de violência em jornal dos EUA é briga de casal. Quando aparece um evento como este, a notícia fica no ar por um mês, e depois é feito o especial anual, o filme, o livro, etc.

    Enquanto isto, na África e vários países da Ásia e Oriente Médio tragédias como esta e piores acontecem diariamente, mas nenhuma agência de notícias coloca no “wire” a notícia, para então ser repetida por milhares de jornais ao redor do mundo.

    A verdadeira tragédia do Brasil não é esta que as pessoas vêem nestas notícias, mas o fato de que toda segunda-feira eu leio em jornais do Brasil que tantas e tantas pessoas morreram no final de semana nas grandes cidades, sem sequer serem publicados os nomes de tais pessoas.

  • valcir alves disse:

    chico dizem que o ser humano foi a pior inveção de deus sera que deus que fez a gente as vezes duvido.

  • toni neto disse:

    Caro Chico,

    sem comentários. Parabéns pela colocação.

  • Marcelo disse:

    Chico, esse tipo de reportagem mostrada com sensacionalismo por alguns canais de TVs e Datenas da vida, fazem os matadores de amanhã. Como diria o profeta do sertão de Paragominas: “…é o retorno do primitivismo…”
    Chico, sempre fui fã do Kalil, mas agora ele me decepcionou, quando diz que o time não precisa de reforços e que os caras tem que jogar.
    Por que isso só acontece no Atlético? Luis Carlos Wink, Neto, Renato Gaúcho, Célio Silva, Rodrigo Fabri, Emerson, Luxemburgo, Diego Souza, Daniel Carvalho, Maluf e tantos outros, que só vem aqui fazer farra. Não produzem nada, saem gordos e cheios da grana. Quando é que vai aparecer um General de Ferro no Galo. O time não tem moral na Imprensa e nem na CBF. No cru cru isso não acontece, porque o Zezé não foi criado em alcova nas barras das saias da mãe, é da rua e mais malandro que esses come e dorme da bola. Outro dia tava o Róger e o Gilberto doidos pra retornarem ao Rio, hoje estão aí caladinhos, jogando o fino da bola e cumprindo seus contratos rigorosamente.
    Dá vontade de desistir viu!

  • tom vital disse:

    É a Globalização da Violência.Antes este tipo de tragédia só acontecia nos EUA…

  • Renato Paiva disse:

    Lamentável! Pensar que temos loucos como esse ao nosso redor o tempo todo. Muito triste!

  • Flávio disse:

    Chico, parabéns pela sua lucidez e cidadania. Parafraseando a máxima, há muito mais coisas entre o futebol e o covardia do que imagina nossa vã filosofia.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Realmente, isso sim é uma verdadeira tragédia !

    Esse atirador cabeça-de-vento, já que queria aparecer, matar, saciar sua sede de sangue, tinha que escolher justamente uma escola pública ??

    Claro que uma atitude como esta, não se justifica em circunstância nenhuma, mas já que ele pôs na cabeça que ia fazer, por que não deu um pulinho em Brasília/DF e fez uma “visitinha” no Congresso Nacional ??

    A alma desse aí, com certeza o capeta veio buscar pessoalmente !

    Quanto as vítimas, que Deus console os seus familiares !

  • Anderson Palestra disse:

    Tem muito doido nesse mundo.
    O cara faz isso a troco de quê? Da notoriedade post mortem?
    Imagino o que os pais das crianças não estão passando.
    Lamentável e triste.

  • Marcos Costa disse:

    É Chico, o mundo não irá esperar 2012 para se acabar. Chegou ao Brasil um tipo de crime brutal comum comum nos EUA: um louco entra numa escola atirando e matando alunos indefesos. E depois se mata também. E logo no RJ, uma cidade que já tem um histórico criminal sem precedentes. A segurança no Brasil mais uma vez demonstra sua fragilidade diante dos vadios. Caso o governo brasileiro não arregace logo as mangas corremos o risco de ver atentados terroristas nas cidades matando multidões, nos moldes do Iraque. É hora do Brasil repensar suas políticas públicas se não quiser ver outros episódios tristes como esse…

  • Paulo disse:

    BH e Minas Gerais, de um modo geral, estão longe de serem lugares perfeitos, imunes às tragédias, mas:

    – um lugar que glorifica o BOPE (que só existe por causa da violência descontrolada);
    – um lugar que tem bueiros “explodindo’;
    – um lugar que já foi a “holding” do crime, do Comando Vermelho e do sequestro;
    – um lugar onde, até agora, 10 crianças morrem DENTRO DE UMA SALA DE AULA…

    Só pode ser um lugar amaldiçoado. Independentemente da fé de cada um de nós, falta àquele povo RELIGIOSIDADE PLENA, URBANIDADE, RESPEITO À CIDADANIA e SENSO DE VIDA EM GRUPO. Só consigo achar esta explicação para um lugar tão bonito quanto trágico como o RJ.

    Me desculpem aqueles que discordam de mim, mas como pai, fico perplexo (para falar o mínimo) com mais uma tragédia (daí meu tom talvez tendencioso para alguns).