Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Maratona azul no primeiro semestre

Do site do jornal Hoje em Dia

* Cruzeiro se arma para maratona no 1º semestre

Se avançar no Estadual e na Libertadores, equipe celeste terá sequência de jogos decisivos nas duas competições

Pedro Artur – Repórter 

O Cruzeiro já está se preparando para uma maratona de jogos nas fases decisivas do Campeonato Mineiro e do mata-mata da Copa Libertadores, caso avance nas duas competições. Essa sequência começa no dia 24, com a partida de ida das semifinais do Estadual. Três dias depois, o time disputa o primeiro jogo das oitavas de final da competição continental. A maratona poderá ter 19 partidas e durar pouco mais de dois meses, até junho, quando serão disputadas as finais da Libertadores, paralelamente ao Campeonato Brasileiro.
Nesse período, haverá somente duas semanas cheias, nome que os jogadores dão ao período sem jogos, em que apenas treinam e descansam.Antes da possível maratona, no entanto, o Cruzeiro terá um aperitivo indigesto: encara o Estudiantes, na próxima quarta-feira, na Argentina, no encerramento do Grupo 7 da Libertadores. Depois, no domingo, dia 17, enfrenta o Uberaba, no Uberabão, fechando a participação na primeira fase do Estadual.
Pelo menos para o jogo contra o Estudiantes, o técnico Cuca ganhou uma semana de treinamentos, na Toca da Raposa II, com atividades até no domingo. O time viaja para Buenos Aires na segunda-feira, retorna a Belo Horizonte na quinta-feira, para realizar as atividades para o confronto com o Uberaba.
Além disso, o Cruzeiro luta para terminar as fases classificatórias das duas competições em primeiro lugar geral, para ter vantagens nas próximas etapas. No caso da Libertadores, disputaria o segundo jogo em casa; e no Mineiro, jogaria por dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo saldo de gol.
Já classificado para a semifinais do Estadual, o Cruzeiro começa sua participação nessa fase no dia 23 ou 24 de abril, independentemente da posição em que terminar a primeira etapa. O segundo jogo está previsto para o dia 30 ou 1º de maio. Paralelamente, o time começará a disputa do mata-mata das oitavas de final da Libertadores – as datas programadas pela Conmebol são 27 de abril e 4 de maio.
Se chegar às finais do Campeonato Mineiro, previstas para 8 e 15 de maio, o Cruzeiro poderá também, como vem acontecendo desde 2008, ter jogos intercalados na Libertadores. É que as partidas das quartas de final da competição continental estão marcados para 11 e 18 de maio, caso a equipe celeste passe para essa fase.
Com a possibilidade de maratona, o técnico Cuca pretende intensificar o trabalho tático e emocional dos jogadores, especialmente para os mata-matas, em que um erro poderá decretar a eliminação do time.
Agora, à medida em que o Cruzeiro avançar na Libertadores, prioridade neste semestre na Toca da Raposa II, poderá intercalá-la com jogos do Campeonato Brasileiro. O time celeste estreia na competição nacional diante do Figueirense, no dia 22 de maio, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, e as semifinais da Libertadores serão disputadas em 25 de maio e 1º de junho.
Se chegar à final, o Cruzeiro vai jogar nos dias 15 e 22 de junho. Nesse período, o time disputará também três jogos pelo Brasileiro, contra o Santos (dia 11), América (18) e Coritiba ( 25).
Sob a orientação do preparador físico Robson Gomes, o Cruzeiro participou de uma maratona no Brasileiro do ano passado, após o Mundial da África do Sul, e até se saiu bem. A equipe teve fôlego para chegar à última rodada brigando pelo título.
O elenco celeste, junto há pelo cerca de três anos, conhece bem essa história. No ano passado, o Cruzeiro foi eliminado nas semifinais do Estadual pelo Ipatinga e chegou às quartas de final da Libertadores, sendo desclassificado pelo São Paulo. Em 2009, começou mal o Brasileiro, por ter chegado à final da Libertadores. Resultado: deixou escapar os títulos nacional (terminou em quarto lugar) e da Libertadores – foi derrotado na decisão pelo Estudiantes, por 2 a 1, no Mineirão.

http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/esportes/cruzeiro/cruzeiro-se-arma-para-maratona-no-1-semestre-1.263450


» Comentar

Comentários:
5
  • Dudu GALOMAIO disse:

    como diz uma musica cantada nos estadio de SP: “aqui tem um bando de loucos… ” rsrsrs

  • Quem mandou ser um time tão espetacular, candidato a tudo que disputa, agora aguenta. Cruzeiro o melhor time de Minas, e uns dos melhores do mundo. Eu como torcedor do Cruzeiro me sinto intensamente feliz.
    Vamos Cruzeiro querido, ser campeão da libertadores mais uma vez, e levar o nome de Minas para o mundo, pois aqui em minas só o Cruzeiro e capaz…

  • J.B.CRUZ disse:

    Depois da campanha maravilhosa de 2.003, quando foi CAMPEÃO MINEIRO,CAMPEÃO DA COPA-BRASIL E CAMPEÃO BRASILEIRO, tronando-se o único clube brasileiro a ostentar a TRÍPLICE CÔROA, este parece ser o ano da escalada para o BI das três conquistas..Maratona de jogos é com o CRUZEIRO mesmo, pois este ano conseguiu até com pouco dinheiro, formar um elenco de excelentes e bons jogadôres..No CRUZEIRO não há estrelismos todos é por um, e um por todos..Não há reservas, todos são titulares..Técnico altamente capacitado com uma comissão profissionalíssima..No CRUZEIRO, seu torcedor anda sempre com aquela certeza de quem quer que seja o adversário, o nosso time é melhor..Voltou aquela confiança de 2.003, quando todas as vezes que o CRUZEIRO entrava em campo, já sabiámos que seria mais de 3 gols… O CRUZEIRO tem o signo dos vencedôres,a cor universal(AZUL) e o respeito aos adversários…..CRUZEIRO, SEMPRE !!!

  • Julio Celeste-Lagoano disse:

    Chico, vc sabe se o Cruzeiro vai mandar os próximos jogos da Libertadores em Sete Lagoas?

  • valcir alves disse:

    so não poder da essa desculpa para poupar jogador no inicio do brasileiro pois esses pontinho fez muita falta nos dois ultimos anos era para ter sido campeão .