Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Nove dos 13 aeroportos em reformas não ficarão prontos até a Copa de 2014

Brasiiiiiillllll!CUMBICA

Do site da Veja

* Infraestrutura

Brasil passará vexame com aeroportos na Copa de 2014

Estudo do Ipea prevê que nove dos treze aeroportos que serão reformados para 2014 não ficarão prontos a tempo do evento. Apenas Galeão teria boa situação

Dos treze aeroportos brasileiros que receberão investimentos para modernização e aumento de capacidade para a Copa do Mundo de 2014, nove não ficarão prontos a tempo e um será finalizado no mês em que se inicia o campeonato – “se tudo der certo”. A conclusão é de um estudo divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O documento sinaliza com a possibilidade de um grande vexame no Mundial – afinal, tanto o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, como o presidente da Fifa, Joseph Blatter, sempre avisaram que uma infraestrutura aeroportuária eficiente é fator indispensável para que a Copa no Brasil dê certo.

O estudo do Ipea apresenta informações alarmantes. Com base no tempo médio de uma obra de infraestrutura de transporte de grande porte no Brasil, e no estágio atual dos trabalhos em cada aeroporto, o instituto concluiu que os aeroportos de Manaus, Fortaleza, Brasília, Guarulhos (SP), Salvador, Campinas (SP), Cuiabá, Confins (MG) e Porto Alegre não deverão estar prontos para a Copa de 2014. As obras do aeroporto de Curitiba podem ficar prontas até junho de 2014, “se tudo der certo”, diz o estudo. Essa previsão é otimista, porque não leva em conta problemas como um questionamento do Tribunal de Contas da União (TCU), por exemplo.

Para o Ipea, o aeroporto do Galeão (RJ) já está em obras e tem uma situação operacional adequada. As obras do novo aeroporto de Natal não têm previsão de conclusão, conforme dados da Infraero, e o atual aeroporto receberá investimentos para ampliar o terminal de passageiros, mas a capacidade não foi divulgada. De qualquer forma, segundo o Ipea, um novo aeroporto em Natal não ficaria pronto antes da Copa de 2014. E as obras no aeroporto de Recife se referem apenas à construção de uma torre de controle. E mesmo se todas as obras forem concluídas até 2014, isso não quer dizer que a aviação civil brasileira voará em céu de brigadeiro.

Levando em conta o crescimento da economia brasileira, o Ipea estima que o movimento de passageiros vai crescer em média 10% ao ano, chegando a 151,8 milhões de pessoas nos treze aeroportos da Copa, durante o ano de 2014. Com as reformas, a capacidade dessas unidades será de 148,7 milhões. Dez aeroportos estariam em situação crítica, com taxa de ocupação acima de 100%. “A análise do plano de investimentos para os aeroportos da Copa sugere que as obras foram planejadas com subdimensionamento da demanda futura. O setor continua sendo planejado com o olho no espelho retrovisor, em vez de se preparar para 40 anos à frente”, diz o documento.

O instituto lembra que o governo federal assegurou à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) 5,6 bilhões de reais para investir nesses treze aeroportos, para um aumento de 57,4% na capacidade. Como solução para o possível atraso, o Ipea sugere que o poder público poderia estabelecer procedimentos diferenciados em relação às obras de infraestrutura nos aeroportos, a fim de diminuir a demora na execução das diferentes etapas desse tipo de gasto. O instituto também menciona a participação da iniciativa privada. “Ela investe recursos em transporte rodoviário, ferroviário e aquaviário. Apenas para o setor aeroportuário não há investimentos privados”.
Desafio – Consultada, a Infraero disse que desconhece as bases técnicas utilizadas no estudo do Ipea e não participou de qualquer discussão, “de modo que não pode fazer qualquer tipo de avaliação a respeito”. Nas últimas semanas, diversas autoridades brasileiras e internacionais têm mostrado preocupação em relação à situação dos aeroportos do Brasil. Um deles foi o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB). Segundo ele, as demais obras necessárias para a Copa de 2014 estão seguindo o calendário previsto. “O único desafio para o qual não consigo enxergar a solução é a concessão dos aeroportos”, afirmou ele, aliado ferrenho do governo.

No final do mês passado, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, advertiu os brasileiros que o torneio será “amanhã”, e não “depois de amanhã”. De acordo com o cartola, o Brasil está atrasado na comparação com a última sede da Copa, a África do Sul. Nesta semana, o ministro do Esporte, Orlando Silva, afirmou que a presidente Dilma Rousseff vai anunciar “inovações” no sistema aeroportuário brasileiro logo depois de sua viagem à China. Segundo ele, a modernização do sistema já começou, com a mudança de comando na Infraero e a escolha de Wagner Bittencourt de Oliveira para comandar a recém criada Secretaria de Aviação Civil.

* http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/brasil-passara-vexame-com-aeroportos-na-copa-de-2014


» Comentar

Comentários:
10
  • MarceloSat disse:

    Prezados,

    Não posso contradizer a história e não reconhecer que o Atlético já formou verdadeiros timaços no passado. Jogadores como Reinaldo, Cerezo, Eder, João Leite, Luisinho, P Isidoro e isto só para ficar na história menos distante……. Quando digo “…..do jeito que está….” quero dizer que o time atual está a milhas de distância de qualquer um dos que, um dia, encheram voces de orgulho, ou estou errado ? E, portanto, abaixo do que vem jogando o Cruzeiro.

    Se, quando num confronto direto, caso venha a ocorrer no atual campeonato ( não esqueçam do América ), der CAM, paciencia…. a gente sabe que, independente da fase que cada um atravesse, qualquer resultado pode acontecer. Desta forma afirmar “…..ESTOU PAGANDO PARA VER A FINAL DO MINEIRO QUANDO ELES ENFRENTAREM O ATLETICO…” soa meio imprudente ( sem referência, por favor ), especialmente porque o CAM, até agora, pelo menos, não apresentou qualidades sustentadas que justificasse essa afrimação.

    Quanto ao Estudiantes, se pusséssemos o argentino – tanto o que veio a 7lagoas quanto o mistão de BAires – para disputar o Braislierão, muito possivelmente ficaria entre os 8 melhores, portanto fazer 8×0 neste time não é algo que qualquer um consiga……

    Quanto ao “Sat”…… ainda que esteja abreviado, não dá pra fugir… nasci com ele….. mas não está fora de órbita. Aliás, “satélites” tem órbita muito bem definida e são bons em observação rsrsrs

    No mais, reconheço que saí da linha ao, indiretamente, criticar a pessoa e não a opinião – é um erro….. e não era necessário

    Bom, vamos então esperar os confrontos das finais. Depois a gente conversa mais………

    Abraços

  • Marcelo Veloso disse:

    Engraçado, os cru crus falam tantas asneiras e “lunatice” aqui no blog, mas tudo que os atleticanos escrevem eles querem contestar. Eu heim!

  • bessas13 disse:

    Marcelo Sat,

    Devagar companheiro, quando você diz “… vai caçar o que fazer, vai ler, vai procurar alguma coisa um pouco mais cultural para não vir neste espaço e ficar falando tolices…”. O cara fez apenas um comentário sobre o futebol, o que nao sugere que o mesmo não faça alguma coisa mais cultural na vida”.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Falou o célebre, sensato e cheio de si Marcelo Sat (o próprio nome faz referÊncia a satélite, ou seja, mais um fora de órbita por aqui)…

  • Gilmar disse:

    As obras deveriam ter começado em 2007.Só aqui em Minas que as obras(sem contar o aeroporto que é federal) tão dentro do prazo.Por isso é que dizem que mineiro não perde o trem!

    E quanto ao cruzeiro e atlético numa possível final,não se esqueçam amigos cruzeirenses,que o galo já ganhou de vocês com times muito piores.O time cresce quando vê uma camisa azul pela frente!

    Mas mesmo assim parabens pela vitória sobre o estudiantes.Tbm tenho que reconhecer que vcs tão jogando o fino da bola.

  • H.Almeida disse:

    prezado marcelo
    desculpe me a intromissão, mas se este atletico “do jeito que está,” está tão ruim, pq o comentario do amigo ILdazio te deixou tão melindrado?
    ele,o atletico, não deveria ocupar um espaço tão grande entre seus pensamentos ou preocupações.
    e pra saber a qual atletico ele se refere é fácil é só lembrar que ele não precisou mudar de nome nunca,nem por ser obrigado ou nem mesmo por vergonha de ter levado um 9×2 do adversario.
    nos apaixonamos pelo futebol justamente por nos apresentar várias surpresas. e de fato não podemos ter certeza do que vai acontecer até o final do estadual!!

    abraço

  • MarceloSat disse:

    Ildásio,

    O Cruzeiro pode até não estar, de fato, esta maravilha de que tanto se fala e o campeonato mineiro não é mesmo um bom exemplo para saber se um time é porreta ou não….. agora vc dizer, textualmente, “….ESTOU PAGANDO PARA VER A FINAL DO MINEIRO QUANDO ELES ENFRENTAREM O ATLETICO…” é um pouco demais……. Vc quer dizer que o Atlético, do jeito que está, é melhor do que o campeão argentino, por exemplo ? Se vc está se referindo a outro Atlético – afinal existem tantos né – peço que explique qual ? Seria o de Madrid ? Se não for, amigo, vai caçar o que fazer, vai ler, vai procurar alguma coisa um pouco mais cultural para não vir neste espaço e ficar falando tolices……… De doidivanas já bastam o Venuto e o Galomaio…
    Abraços

  • J.B.CRUZ disse:

    Dinheiro tem e muito !! O que falta é cabeças pensantes, lideres natos,profissionais com dons e vocação para o trabalho..J.K fez BRASÍLIA em 42 meses (3anos e meio) , e parece-me que o BRASIL foi indicado para sediar a copa de 2.014 em 2.007 e olímpiadas em 2.008 e começou os projetos das obras em 2.010..Ora, senhôres,ficar só em palanques e seminários,reuniões e não pegar no pesado(obras) é fácil, quero ver é Estádios,aeroportos,estradas,hotéis etc,surgirem do nada em 3 anos…A COPA SE APROXIMA !!!

  • ILDAZIO disse:

    CHICO NAO ACHO QUE O CRUZEIRO ESTEJA JOGANDO ESTA BOLA TODA QUE ESTAO FALANDO ATE AGORA SO TEM FEITO JOGOS COM MULAMBO A COMEÇAR POR ESSES DO INTERIOR MINEIRO O CAMPEONATO E RUIM NA LIBERTADORES SE O TIME ARGENTINO ONTEM ESTIVESSE COMPLETO DUVIDO QUE SAIRIAM VITORISO ESTOU PAGANDO PARA VER A FINAL DO MINEIRO QUANDO ELES ENFRENTAREM O ATLETICO; E VAMO VER O BRASILEIRAO VEM AI E PAGAR PARA VER. TE ACOMPANHO SEMPRE NAS SUAS COLUNAS E PELA INTERNET SE DIZER BESTEIRAS ESTAREI SEMPRE CONTESTANDO ABRAÇO BOA TARDE

    – BH