Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Montes Claros soube reagir à queda do Funorte

Lamentável a saída de cena de Montes Claros da primeira divisão, mas o Funorte não montou time à altura.

A torcida montesclarense reagiu bem à queda, e mesmo vendo seu time goleado em casa e rebaixado, mostrou espírito esportivo e até aplaudiu o Democrata Pantera pela luta recompensada.

E se juntou aos torcedores de Governador Valadares para gozar o Ipatinga: “Melhor do que ser campeão é ver o Tigre na Segunda Divisão”.

Estes e outros detalhes estão relatados no blog “Veneta”, do jornalista Christiano Jilvan, de Montes Claros:

“O FUNORTE NEM ao menos ‘esquentou’ seu lugar na elite do futebol mineiro e no ano que vem estará de volta ao Módulo II. Após uma campanha das mais irregulares desde as primeiras rodadas, seu rebaixamento foi sacramentado da pior maneira possível ao ser goleado pelo Democrata/GV por 5 a 2, domingo à tarde, de virada, no estádio José Maria Melo, no encerramento da 11ª rodada.

APÓS DOZE anos de espera e uma campanha de 77 dias, foi efêmero o retorno de um clube da cidade à 1ª Divisão. Hoje à tarde, na sede do grupo educacional que dá nome ao clube, houve uma entrevista coletiva para anunciar alguns pontos sobre o futuro do clube. Embora o momento seja de crise, o comando garante que o Funorte Esporte Clube não fechará as portas. Na análise da má campanha, o reconhecimento de que faltou planejamento e equívoco em várias contratações. Como foi antecipado pela VENETA, taça Minas Gerais está fora dos planos. O técnico Luiz Eduardo foi convidado a comandar o projeto do Módulo II de 2012.

O MAIS LAMENTÁVEL na derrocada tricolor na tarde/noite desse domingo foi a mudança de comportamento do time do primeiro para o segundo tempo. O time foi para o vestiário por um a zero, gol de Dandão aos 37’, além de dar muito trabalho ao goleiro Vilar, que fez pelo menos três intervenções nas bolas áreas e evitando a ação dos cabeceadores do Funorte.

ASSIM, METADE da missão estava cumprida, já que Ipatinga e Tupi ainda estavam empatados sem gols. FEC e Democrata dependiam de uma derrota do Tigre. Mas em doze minutos do 2º tempo, em duas grandes falhas da defesa tricolor, a Pantera tratou de virar o placar, com René e Juninho, de falta. Dandão voltou a empatar após completar jogada individual de Cristiano, mas o poderio do Funorte ficou nisso. Nem a boa notícia sobre o gol do Tupi no Vale do Aço deu ânimo ao time.

MAS O DEMOCRATA soube tirar proveito da boa notícia. Em dois minutos, abriu dois gols de vantagem, com Amilton e Fernandão, aos 24 e 26’. O mesmo Fernandão, aos 41’, deu número final ao placar e o que parecia difícil ao final do primeiro tempo, tornou-se realidade após os 90 minutos. O Funorte terminou com a pior campanha geral, com apenas cinco pontos, dez gols marcados (cinco de Dandão) e 26 sofridos.

Consolo? Organizadas aliam-se para provocar Tigre após queda

DAS VÁRIAS cenas protagonizadas pelos torcedores na tarde/noite de domingo, no estádio José Maria Melo, duas em especial chamaram bastante a atenção. A primeira delas foi ver a torcida do próprio Funorte, formada por no máximo duas centenas de pessoas que ainda tiveram paciência de permanecer nas arquibancadas até o apito final do árbitro.

ELAS APLAUDIRAM a comemoração dos jogadores visitantes ao centro do campo após a certificação de que os resultados em Montes Claros e Ipatinga mantiveram o time de Governador Valadares na 1ª Divisão.

“O DEMOCRATA merece as palmas porque jogou para vencer, teve raça e fez a parte dele para ficar na Primeira Divisão. O meu time não merece nem até logo”, desabafou o tricolor Alex Gonçalves, morador do bairro Maracanã.

OUTRO FATO curioso foi protagonizado pelas organizadas Pantera Cor de Raça (Democrata) e Jovem Tricolor (Funorte), que se intitulam aliadas e exibem faixas uma das outras pelos estádios afora. Abraçados, esses torcedores foram para a porta do vestiário saudar o atacante Fernandão, autor dos dois últimos gols e considerado por eles o principal herói do dia.

CURIOSAMENTE, AO invés de algum ídolo do passado, uma das faixas da organizada de Valadares exibia uma pintura do rosto do presidente Edvaldo Soares (foto ao lado), considerado um abnegado por manter do próprio bolso muitas das despesas do Democrata.

DEPOIS DISSO, ainda arrumaram tempo para provocar o Ipatinga, outro rebaixado do dia. “Melhor do que ser campeão é ver o Tigre na Segunda Divisão”, gritavam. Foto: Rubem Ribeiro

torcida

* http://devenetaonline.blogspot.com/


» Comentar

Comentários:
6
  • Paulo Santos disse:

    É isso que dá por um time como esse Funorte para representar uma cidade do tamanho de Montes Claros. Uma vergonha. Se vendeu a troco de banana para o Democrata, comandados pelo técnico Luiz Eduardo, que é de Gov. Valadares. Uma vergonha!

  • Alison disse:

    Com Rui Muniz dono do Funorte, que tomou a vaga do Grande Mamoré no tapetão, é o que este time merecia mesmo.

  • Renato Paiva disse:

    Montes Claros que me perdoe, mas Rui Muniz (“dono” do Funorte) não merece outro destino. O futebol tem que passar às mãos de pessoas sérias.

  • Flávio disse:

    Chico, caríssimo,

    sei que Montes Claros merece uma equipe à altura, a cidade é muito querida e as pessoas são muito agradáveis. Mas fiquei feliz, muito feliz, com a eliminação do Funorte, cuja administração mais parece uma fábrica de fantoches. A “família” Muniz tem se metido em tudo quanto é coisa que lhe sobe à cabeça e quase nunca preza pela correção e desportividade nos negócios. Montes Claros merece, sim, uma equipe que esteja à altura de sua portentosa cidade.

    Um abraço cordial e esperemos por dias melhores!

  • Fernando Melo disse:

    Funcionou o marketing do Democrata, que a poucos dias anunciou o fechamento de suas portas, caso caisse.
    Áqui em Montes Claros, é sabido que o Funorte não fez um bom time e as autoridades nao cuidaram de construir um estádio, já que a verba foi liberada a anos.
    Mas por parte da comunidade montesclarense, paira uma desconfiança muito grande pela forma como tudo aconteceu. O Funorte subiu ao módulo I, através de um recurso em última instância quando ganhou a vaga do Mamoré, a partir de então, foram inúmeros jogos com penalidades e expulsões indevidas, jogo com portões fechados, mudança de horários de jogos e outras “cositas más”
    O pior de tudo é que o goleiro Rafael e alguns atletas se indignaram com salários atrasados na véspera do jogo e não se contentou com a promessa de que receberia na 2ª feira, justamente ele que falhou em 2 ou 3 gols e estranhamente o time que suou no 1º tempo retornou para o 2º numa apatia total. Os torcedores ficaram com uma “pulga atrás da orelha”, mas realmente, a estrutura do Funorte não era adequada para um melhor rendimento.

  • Orlando Jose Azevedo Cardoso disse:

    Prezado Chico,

    É com muita tristeza que a cada ano vejo o campeonato mineiro terminar, e assim os clubes do interior fecham a porta, pois não possuem calendário.
    O brasileiro adora futebol, e isso não é diferente nas grandes cidades do interior de Minas.
    Para os atletas profissionais, o fato é ainda mais lamentável, pois ficam sem emprego.
    Fiz um trabalho sobre os clubes mineiros que participaram dos campeonatos mineiros Módulo I e II, e 2ª divisão nos últimos anos.
    Consegui elaborar um campeonato atrativo, regionalizado e com calendário para os clubes durante todo o ano.
    No meu trabalho é mantido o Mineiro Módulo I com 12 clubes, e assim isso não altera nada para Atlético, Cruzeiro e América.
    Tenho falado com o Piaza na AGAP e fiquei de apresentar as minhas sugestões.
    Gostaria de contar com o seu apoio e intervenção para que a discussão sobre o assunto aconteça. Para isso, gostaria de mostrar-lhe também essas sugestões, se possível pessoalmente, pois assim poderia esclarecer algumas dúvidas.
    Acredito que se for implantado as disputas que idealizei, ocorreria uma revolução no futebol mineiro.

    Agradeço, e fico aguardando a sua resposta.

    Um abraço,

    Orlando

    – Belo Horizonte