Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Ajude aí: quem são os dez jogadores mais importantes da história do Galo?

Ajude-me a indicar os 10 maiores jogadores da história do Atlético.

É para o próximo livro do Eduardo Murta, que pediu a sugestão de 10 companheiros, e tive o prazer de ser um dos convidados.

Trata-se da coleção Ídolos Imortais, da Maquinária Editora, que ano passado teve o Claudio Arreguy, escrevendo sobre os 10 maiores do Cruzeiro.

Missão difícil porque envolve 103 anos de história.

Não importa a posição na qual jogaram.

Penso em alguns pelo que jogaram, em outros, pelo que representaram no engrandecimento do clube.

Uns, tive a honra de ver jogar. Outros, li e ouvi a respeito.

Na minha primeira lista relacionei nomes como Kafunga, João Leite, Taffarel,  Mazurkiewski, Nelinho, Cerezo, Reinaldo, Éder, Dario, Mário de Castro, Zé do Monte e Carlyle.

Com os nomes que serão sugeridos pelos leitores, tenho que escolher só 10.

E o Murta selecionará para o livro, os 10 mais indicados por todos os convidados dele.

O tempo é curto, por isso, mande sua sugestão, pois amanhã tenho que enviar ao Eduardo Murta.

Os 10 mais do Cruzeiro, relatados ano passado pelo Claudio Arreguy, que também pediu a colaboração de companheiros que torcem pelo Cruzeiro: Dirceu Lopes, Tostão, Niginho, Piazza, Raul, Natal, Nelinho, Joãozinho e duas estrelas recentes, Sorín e Alex.

Você que é cruzeirense, concorda com esta lista ou teria outros nomes?

Uma obra muito legal, que continua à venda nas livrarias e sites.

cruzeiro


» Comentar

Comentários:
89
  • Fernando Cesar disse:

    Novembro de 2020, em plena Pandemia de Covid-19.

    Atlético
    1- Reinaldo
    2- R10
    3- Victor
    4- Kafunga
    5- Leonardo Silva
    6- Mario de Castro
    7- Guará
    8- Dario
    9- João Leite
    10- Marques

    Menções honrosas: Zé do Monte, Ubaldo, Éder, Cerezo, Luizinho, Diego Tardelli, Luan

  • Herivelton disse:

    Bom primeiramente o 1-Guará e 2-Mário de Castro sem chance de ficar de fora porque foram os dois maiores idolos do nosso clube nos primeiros anos, logo depois 3-Zé do Monte, 4-Ubaldo, 5-Kafunga, 6-Dario, 7-Reinaldo, 8-Cerezo, 9-Eder Aleixo, 10-Marques e se fosse 13 jogadores também indicaria o Luizinho, João Leite e Nelinho, claro que existe varios outros que poderiam entrar nesta lista porque nossa historia é muito rica.

  • joão leite,nelinho,cléber,luizinho e paulo roberto;cerezo,renato morungaba e éder;sérgio araújo,reinaldo e marques.que timaço hein?!

  • Leo Bala disse:

    a escalação perfeita

    Goleiro:(Piter chek /1
    Laterais:(D/Daniel Alves /2 (E/Marcelo /6
    Zagueiros:(D/Lucio/ 3 (E/Galla /4
    Meio-campistas:(E/Özil/10 (E/Xavi/5 (D/Cristiano Ronaldo/9 (D/Kaká/8
    Atacantes:(E/Messi /7 (D/Neymar/11

  • Andrey M Lage disse:

    Dudu GALOMAIO

    Minha nossa, e por essas e outras que vão continuar 30,40,50 anos sem titulos de expressão!

    Acham simplismente que ser campeão ou não de uma copa do brasil, não faz muito diferança , pq existe torneios mais importantes do que ela MEU DEUS rs! Mas vamos Lah

    Eu não disse que vc falou que ” o Galo só saiu pra equipes qualificadas.” Vc disse o seguinte em um post acima “Relembre as campanhas e encontrará edições em que apenas 1 ou 2 equipes mais qualificadas foram batidas”

    O que eu quis dizer , e que , o fato de ter jogando apenas com “1 ou 2 equipes mais qualificadas ” não faz uma capanha ou uma conquista mais Facil, a prova disso são os varios exemplos que vc citou de times pequenos ou sem expressão que ja eliminaram times grandes, Emfim nem sempre um confronto com um time não “qualificado” e Facil!

  • Dudu GALOMAIO disse:

    O dia que você ou outro cruzeirense conseguirem explicar porque valorizam tanto um torneio SECUNDÁRIO nacional e ridicularizam tanto um torneio SECUNDÁRIO INTERNACIONAL ficaria melhor entendido.
    Por acaso enfrentar um vice-campeão acreano tem mais valor que um vice-campeão colombiano????????

    Difícil entender isso…

    Abraço!

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Risos… eita nóis!
    Quando a gente diz uma coisa amigo, não quer dizer que estejamos dizendo outra…
    Eu não disse que o Galo só saiu pra equipes qualificadas. Disse?
    Já disse que os resultados dessa Copa não tem explicação.
    Galo eliminado por Paraná Clube, Brasiliense e Prudente.
    Cruzeiro eliminado por Santa Cruz, Brasiliense e Paulista de Jundiaí.
    Palmeiras eliminado pelo ASA de Arapiraca. Vasco eliminado pelo Baraúnas-RN. América eliminado pelo Kaburé e Águia de Marabá, etc
    Isso tem a ver com “não facilidade” ou vacilo total destes times?????

  • Andrey M Lage disse:

    Dudu GALOMAIO

    Olha não sei se sua opnião seria a mesma, se vc ja tivesse visto e acompanhado o seu clube ser campeão de uma Copa do Brasil

    E verdade que nenhum time se prepara para uma copa do brasil, da mesma maneira que se prepara para uma Libertadores ou um Brasileiro, mas tambem nunca vi nenhum time abrir mão de uma copa do brasil, nem mesmo na epoca em que um clube podia jogar ao mesmo tempo a Copa do brasil e ah Libertadores

    Basta lembrar que o Gremio que foi campeão da libertadores de 95 foi finalista da Copa do brasil do mesmo ano, O mesmo Gremio em 97 chegou ate as quartas de finais da libertadores onde foi eliminado pelo cruzeiro, e ao mesmo tempo foi campeão da copa do brasil de 97, O vasco campeão da libertadores de 98 foi semi finalista de Copa do brasil de 98.

    Para quem não disputa a Libertadores, a copa do brasil e o torneio mais importante do primeiro semestre, e o segundo torneio mais importante do ano!

    Jah sobre a suposta facilidade em conquista a Copa do brasil, um torneio que ja foi conquistado por “Criciúma, Santo André, Paulista, Sport, Juventude”, deixa claro que não podemos apenas nos basear e preocupar com equipes qualificadas, um exemplo e seu clube , o atletico esse ano e foi eliminado por uma “equipe qualificada” ?

    Todas eliminações do atletico na Copa do brasil foram para “equipes qualificadas”? nem sempre aquilo que parece facil, é facil!

  • Dudu GALOMAIO disse:

    *insignificante (sem o i)

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Ok,Andrey!
    Embora vc entenda que eu queira desmerecer a CBRasil apenas porque o Cruzeiro tem 4 e o Galo nao ganhou te garanto que na realidade não é o que acontece.
    Apenas não vejo times fazendo grandes contratações para disputar a mesma. Mesmo antes dos times da Libertadores não a disputarem isso já acontecia. É apenas uma questão de querer aceitar…

    Eu não disse que era “insiginifante”. Jamais disse isso. Sobre o Galo, o São Paulo, o Vasco e o Botafogo (dentre os times grandes) ainda não terem ganhado, não tem como explicar. Acredito que são equipes mais capazes do que Criciúma, Santo André, Paulista, Sport, Juventude. Mas nunca levantaram o caneco. Creio eu porque o Cruzeiro sempre se preparou (competentemente) melhor pra mesma. E existe algo que contraria sua fala de que “nunca encontrou facilidade”. Relembre as campanhas e encontrará edições em que apenas 1 ou 2 equipes mais qualificadas foram batidas, nas fases finais…

  • Rafael disse:

    E a lista dos que NUNCA deveriam ter vestido a camisa do Galo:

    Goleiros: Edson, Juninho, Danrlei, Kleber, Milagres, PC Borges, Marcelo, Fabio Costa

    Lateral-direito: Paulo Roberto Costa, Patric, Evanilson, Alessandro, LC Winck, Luciano, Fernando Rosa

    Zagueiro: Kanapkis, Lica, Andre Luiz, Celio Silva, Luiz Alberto, Marcio Santos, Nem, Adriano, Sandro Barbosa, Sandro Blum, Henrique, Ricardo Martinez

    Lateral-esquerdo: Ronildo, Guto, Andre Silva, Marquinhos, Feltri, Fernandinho, Vicente

    Volante: Gutemberg, Emerson, Silva Baiano, Romeu, Djair, Walker, Alê, Edison Mendez, Del Toro

    Meia: Cleisson, Fabio Baiano, Ricardinho, Pael, Juninho Petrolina, Luiz Mario, Ueslei, Careca, Boiadeiro, Neto, Renan Oliveira, Diego Souza, Escobar

    Atacante: Alex Alves, Renato Gaucho, Gaucho, Enilton, Jobson, Ricardo Bueno, Rildo, Bira, Catanha, Marcio Mixirica, Nilson Sergipano, Evair, Ezio, Valdeir, Valdinei, Alex Mineiro, Fabio Junior, Silva, Pablo Gimenez, Castillo, Renteria

    Tecnicos: Tite, Geninho, Luxemburgo e sua imensa trupe (Rincon… e até juiz!), Mario Sergio, Celso Roth, Moises, Valdir Espinosa,

  • Rafael disse:

    Mario de Castro, Zé do Montre, Reinaldo, Éder Aleixo, Toninho Cerezo, Kafunga, Guará, Taffarel, Dario e a Massa.

    Se puder, coloque o Telê também! E claro, Sérgio Araújo e Marques!

  • Eduardo de Ávila disse:

    Renato, Nelinho, Oliveira, Luizinho e Dedé;
    Cerezzo, Zé do Monte e Marcelo;
    Guará, Reinaldo e Éder.

    Esclareço que, evidentemente, não vi Zé do Monte e Guará jogarem, mas por tudo que li, vi e ouvi, tem lugares assegurados nesse time.

  • Andrey M Lage disse:

    Dudu GALOMAIO

    Seguindo o seu Raciocínio, o Ronaldo Fenômeno deveria ser o primeiro da lista dos 10 jogadores do cruzeiro, nem preciso postar aqui toda sua Trajetória de sucesso no futebol que foi muito maior do que a do Gilberto silva, sendo que o começo dessa Trajetória foi aqui no cruzeiro, nem por isso o Ronaldo e idolatrado no cruzeiro , nunca vai entrar em uma lista como essa, pelo simples fato de que o Cruzeiro foi sim importante para a carreira do Ronaldo, ja o Ronaldo não mundou uma virgula na historia do Cruzeiro. o mesmo se aplica ao Gilberto Silva , quer dizer que o Gilberto Silva merece esta na lista pq “disputou Libertadores pelo Galo, foi à seleção venceu uma Copa do Mundo e foi vendido ao Arsenal-ING, tudo isso vestindo a camisa alvinegra”, acho que fica bem claro que o Atletico foi muito importante para ele, mas o contrario não aconteceu, citei o Ronaldo Fenômeno , mas poderia ter citado o Ramires, que teve uma trajetoria parecida, eu disse parecida com a do Gilberto Silva, Nem por isso vai entrar em uma lista como essa!

    Jah sobre a Copa Do Brasil, hoje em dia ela pode sim estar um pouco Desvalorizada, por causa da regra que impede o time que disputa a Libertadores de disputar A Copa do Brasil, mas isso não faz da Copa do Brasil um torneio “Insignificante” , principalmente na decada de 90 que não existia essa regra e a copa do brasil era bastante disputada. o Cruzeiro nunca encontrou facilidade para conquistar uma das quatros Copas do Brasil que tem, Outro Clube que tambem não encontra Facilidade Na Copa do Brasil e um tal de clube atletico mineiro, pq mesmo a Copa do brasil sendo um torneio sem “badalação ” torneio que so tem “interesse por causa da vaga na competição continental” um torneio que ja foi conquistado por “equipes inexpressivas” Mesmo sendo esse torneio , o clube atletico mineiro consegue o feito de ser o clube que mais participou da competição sem se quer chegar a final!

    Ja sobre “obsessão” depende muito qual competição o time esta diputando , se disputa a libertadores a obsessão e ela, se disputa a copa do brasil a obsessão passar ser ela, ou o seu time por exemplo não tinha nehuma obsessão nesse primeiro semestre?

  • sergio moreira disse:

    Sugiro o craque Murilo Silva,

    grande zaqueiro

    craque que ganhou o Belfort Duarte
    por nunca ter siso expulso

  • marcelo disse:

    Ja dei o meu voto, mas escolher 10 é sacanagem…

    tá igual aquela piada de colocar elefante dentro do fusca… hahahaha

  • Tony disse:

    Acho que sua lista e 100%.Kafunga, João Leite, Taffarel, Mazurkiewski, Nelinho, Cerezo, Reinaldo, Éder, Dario, Mário de Castro, Zé do Monte e Carlyle.

  • tom vital disse:

    Já indiquei todos os 10 mas tem mais 2 que eu vi jogar e gostaria de indicar.
    Paulo Roberto Prestes e Romeu

  • Dudu GALOMAIO disse:

    E outra coisa: se for pensar assim por que continuar no RURAL? Não é assim que funciona…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Andrey, menos meu caro.
    Eu nao tô “preocupado” com sua lista. Apenas opinei em cima do que escreveu.
    Veja se entende: o América revelou Gilberto Silva no cenário mineiro. O Galo o revelou no cenário mundial (disputou Libertadores pelo Galo, foi à seleção vencer uma Copa do Mundo e vendido a um dos maiores clubes do mundo, o Arsenal-ING, tudo isso vestindo a camisa alvinegra).
    Ele já disse ter toda gratidão ao Coelho, mas reconhece o impulso que sua passagem pelo Galo rendeu à sua vitoriosa carreira.

    Sobre os títulos, trata-de uma opinião racional. Independente das conquistas do Cruzeiro, a Copa do Brasil é importante pela vaga na Libertadores, mas não é considerado um título expressivo em nenhum canto do país, nem mesmo pelos gremistas. A exceção fica por conta dos cruzeirenses, que por sinal já ganharam 4 (explica-se o intento de sempre querer aumentar a expressividade da mesma).
    Nenhum dos outros grandes clubes faz badalação em cima deste título, a não ser pelo interesse na vaga da competição continental. Pelo título em si, que já foi ganho por equipes inexpressivas várias vezes, ninguém compara com um Brasileirão ou Libertadores, por exemplo. Está a anos-luz de distância. A obsessão dos grandes times é sempre o Brasileirão ou Libertadores. Há alguma mentira nisso???

  • Andrey M Lage disse:

    Dudu GALOMAIO

    Pelo Post do Chico, a lista não e para indicar os 10 maoires craques da historia do cruzeiro pq se fosse, Sorin não estaria nessa Lista foi um grande jogador e idolo, mas não era craque, a lista não e para indicar os 10 maiores idolos da historia do cruzeiro pq se fosse, Natal e Niginho não estaria nessa lista, Os dois são Idolos, mas ah mais jogadores Idolos do que eles.

    A lista e para indicar os 10 jogadores mais importantes da Historia Do cruzeiro, Vc citou na sua lista do Atletico o Gilberto silva que jogou de 2000 a 2002 no Atletico e não ganhou absolutamente nada, e ai quer fazer ironia comigo pq Citei o Nonato *(que foi titular absoluto do cruzeiro durante 7 anos conquistando 12 titulos? ) e o Ricardinho *(jogador recordista de títulos do Cruzeiro) ou seja jogadores mais vitoriosos da decada mais vitoriosa da historia do Cruzeiro?

    Enquanto tem atleticano ai , Colocando Gilberto Silva e Tardelli na Lista do Atletico, vc tah preocupado com minha Lista?

    Sobre seu comentario sobre Titulos, vc tem toda Razão , deve ser por isso que seu time ja saiu da copa do brasil , Afinal de contas ela não e uma competição grandiosa e expressiva, então pq continuar nela!

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Emílio, é simples.
    O goleiraço Dida (me atrevo a dizer que possa ter sido, de longe, o melhor goleiro da história do seu time, até mesmo que Raul) saiu brigado com o Perrella e como uma turma grande aqui ama o nanico, deve ter tomado ódio do goleiro baiano.

    E que ninguém venha achar ruim por eu dar pitaco neste time porque aguentamos cruzeirenses “metendo o bedelho” nos assuntos do Galo o dia inteiro, todos os dias…. kkkkkkkkk

    Saudações!!!

  • Daniel disse:

    Reinaldo
    Dario
    Cerezzo
    Ubaldo
    Kafunga
    Eder
    Mario de Castro
    Luizinho
    Marques
    Guará

    Taffarel JAMAIS!

  • Marcelo Henrique disse:

    Kafunga,João Leite, Carlyle, Mário Castro, Zé do Monte, Murilo, Dário, Luizinho,Reinaldo, Marques.
    Na minha modesta opinião para entrar nesse Hall da Fama, somente com muito futebol e incontestável amor ao Galo.
    Não vi Kafunga,Carlyle, Mário, Zé do Monte, mas meu querido avô, teve a oportunidade de ver e jogar com os mesmos no Atlético, e escutei várias vezes a frase “Quem viu Kafunga,Carlyle, Mário de Castro e Zé do Monte jogarem não pode aceitar esses jogadores de hoje, não serviriam nem para gandula”.

  • Ronaldo Ribeiro disse:

    Cada um tem direito a sua opnião, mas colocar o Tafarel como os dez mais, eu acho absurdo, no máximo entraria entre os 30 melhores do CAM.

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Por que na seleção do Cruzeiro, ninguem cita nada mais nada menos que o Dida? Responsável por 50% das conquistas da Copa do Brasil 1996 e Libertadores 1997…

  • Roger disse:

    Faltou o Luizinho na sua lista Chico.
    Mas dos anos 90 pra ca soh consigo lembrar de 2 nomes que mereceriam fazer parte de alguma lista: Gilberto Silva e Marques.
    O resto do pessoal do final da decada de 70 e 80 eu concordo com vc.
    Nao posso falar do periodo anterior a este porque nao acompanhei mas sempre ouvi muita gente ate de outros estados dizerem que o MARCELO OLIVEIRA jogava muito tambem.

  • Alexandre (de Moçambique) disse:

    Se na turma cruzeirense entrou Sorín e Alex então não tem como deixar de fora o MARQUES. Talvez nos últimos 20 anos tenha sido o jogador que mais emocionou o torcedor atleticano, seja pelo seu bom futebol ou simplesmente pela esperança que representou nos corações alvinegros ao se identificar com a MASSA. Qual atleticano não foi às lágrimas no ano passado? Primeiro pelo seu último gol na carreira, na decisão do estadual contra o Ipatinga. Depois, pela declaração de amor ao ter de encerrar a carreira antes do final do ano pela INTELIJUMÊNCIA do Luxemburgo.

  • Richard Dias disse:

    O GALO tem apenas UM único grande jogador, é aquele que parou no ar na hora do gol do título de 71, aliás, nosso único título. Luisinho negociou com o GALO na parte da manhã, ao anoitecer fechou negócio com o Cruzeiro, CEREZO idem, somente veio para o GALO quando já era um cavalo cansado, melhor, um ex. atleta em atividade, Éder Aleixo após conquistar o primeiro título da COPA do BRASIl pelo Cruzeiro falou em alto e bom som que nunca havia ganhando nada do outro lado da lago, fato extremamente verdadeiro, no entanto, não precisava tripudiar, entre outras coisas “desabonadora” que falou, já o tal do olé MARQUES nunca ganhou nada na carreira, seja aqui ou em qualquer outro clube, agora apenas uma coisa é verdade, sempre foi muito profissional, parando por ai. Srs.(a) não podemos de forma alguma idolatrar que nunca ganhou nada, esses não ficam para a história, quem é ZICO para o FLAMENGO???? O grande camisa 10, campeão de vários campeonatos brasileiros, também foi campeão da libertadores e Mundial, Quem foi ZICO para a seleção Brasileira? Um fracassado, seja jogando em um time “galático”, 82, ou em um time meia bomba, 86, não diferente foi a sua trajetória com auxiliar técnico, aliás, ai que não iria se consagrar mesmo, alguém já imortalizou algum auxiliar técnico nos anais da história. Não tem discussão, o maior e único ídolo do GALO, dentro e fora de campo é e sempre foi DADA MARAVILHA, o DARIO PEITO DE AÇO, e ponto final.
    Pergunta: alguém vai propor para seu filho ser fã de um Barbosa, COPA de 50, Eder Lopes, Paulo Roberto Prestes, Paulo Roberto Costa, Canela, Agamenon, Paulinho McLaren, Tucho, Amaral, Márcio Santos ou apenas Mexerica, Dinho, Cleisson, Vicente, Rafael Gaúcho, Rômulo, Emerson ou apenas Mão de Quiabo. Me poupem, ídolo somente Dario José dos Santos .

  • Boa tarde a todos!

    Não podemos nos esquecer de jogadores como Ubaldo Miranda, Said, Mario de Castro, Murilo, Carlaile, os mitos Kafunga e Zé do Monte, etc……

  • J.B.CRUZ disse:

    OBS: Na lista do CRUZEIRO de 10:49, favor considerar o primeiro Joãozinho, como JOÃO RIBEIRO (CAMISA NOVE, DÉCADA DE 70) jogou com tostão..

  • Fernando disse:

    Isto é sacanagem, este tipo de coisa dá certo para o cruzeiro (clube que nasceu para o cenário nacional no final da década de 60), para um clube Centenário é missão quase impossível ou no mínimo injusta, mas vamos lá:
    Dario (1971);
    Dario (1971);
    Reinaldo (1977);
    Renaldo (1996);
    Guilherme (1999);
    Diego Tardelli (2009)…
    Opa! Desculpa pensei que era para listar os artilheiros do campeonato brasileiro, vamos lá:
    1971
    1977
    1990
    1991
    1994
    1995
    1996
    1997
    1999
    2001
    2006* (*melhor média entre todas as divisões)
    Opa! Desculpe errei de novo, eu pensei que era para listar o ano que o clube foi a melhor média do Brasil, seria muito fácil afinal o Galo foi 10 vezes e só perde para o Flamengo que foi 11,Está bom vou agora vou fazer o certo, mas é injustiça com tantos outros:
    Kafunga;
    Dario, Reinaldo;
    Luizinho;
    Cerezo;
    Eder Aleixo;
    João Leite;
    Paulo Roberto Prestes;
    Sergio Araujo;
    Euller;
    Marques.

    Engraçado só nesta brincadeira da para ver a força do Atlético e a distância que está para os outros clubes, briga na prateleira de cima, bem acirrada como o Flamengo, que é vangloriado pela imprensa do Brasil enquanto o Atlético é esquecido até pela Mineira.

  • Marcelo disse:

    Dificil hein Chico…
    como uma geração pós anos 90, os que me marcaram somente foram o Taffarel, Eder, Marques e por que nao o Tardelli (foi um cara que realmente abraçou o time).

  • João Abreu disse:

    Seleção de craques do passado:

    Humberto, Evanilson, Kanaps, Neguete, Ronildo, Bilu, Amaral, Prieto, Clayton, Curê, Catanha!

    Técnico: Tite

  • Deiber Nunes Martins disse:

    Chico, segue minha lista: Kafunga, Mazurkiewiski, Luisinho, Cerezo, Eder, Dario, Mário de Castro, Zé do Monte, Ubaldo e Reinaldo…. parabéns pela oportunidade. Acho que a diretoria do Galo, deveria imortalizar esses 10 e mais uns 30 que a galera tá colocando, e fazer como se faz nos esportes americanos, um hall da fama, pra esses craques.

  • Iraq disse:

    Kafunga, Murilo, Cincunegui, Ubaldo Miranda, Reinaldo, Cerezzo, Guará, Éder Aleixo, Nelinho, Joaquim Cocó…

  • Iraq disse:

    Carvalho, você perguntou ;

    O que o Marques fez pelo Atletico?

    Bem, acho que fez bem mais que você.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    É Andrey, fazer o q né?
    Vc enumerou uma lista de “títulos”, que sinceramente, só vejo como algo grandioso (expressivo) a Libertadores de 97.
    Mas tudo bem, deixa quieto.

    Abraço!

  • Cesar de Freitas disse:

    Um Time:
    Tafarel, Nelinho, Gilberto Silva, Luizinho, Dede, Ze do Monte, Cerezo, Paulo Isidoro, Reinaldo, Dario e Eder Aleixo.
    Outros Grandes Nomes pe ordem ao longo do tempo: Mario Castro, Guara, Kafunga,Carlyle, Ubaldo, Odair, Lola, Grapete, João Leite, Renato Morungaba, Kleber, Marques, Diego Alves e o Ultimo Diego Tardele pela vontade com que lele ia para as jogadas, corria o tempo todo da defesa ao ataque.

  • Márcio Luiz disse:

    REI…NALDO, Cerezo, Éder, Luizinho, Kafunga, Ubaldo Miquica,
    *P. Roberto Prestes, *João Leite, Paulo Isidoro e Marques.

    * Ninguém fica titular numa equipe durante 10 anos por acaso.

    A exemplo do Chico Maia e alguns poucos aqui, tive o privilégio de acompanhar, à excessão de Kafunga e Ubaldo, claro, a carreira de todos desde o início.

  • Edson disse:

    Esqueci dois nomes, são 10 !!

    Said e Ubaldo Miranda.

  • J.B.CRUZ disse:

    OS 10 MAIS DOS 2..
    ———————–
    CRUZEIRO:
    TOSTÃO–DIRCEU LOPES–JOÃOZINHO–NATAL–PALHINHA,VELHO–JOÃOZINHO–FONTANA–SORIN–ALEX–E O MAIOR DE TODOS: WILSON DA SILVA PIAZZA, O GRANDE CAPITÃO..
    Obs: 10 melhores no CRUZEIRO é pouco…Tem mais uns 100…
    ———————————————————————————-
    ATLÉTICO:
    Kafunga–Oldair,Cincunegui,Luizinho,Eder,Cerezzo,Reinaldo,João Leite,Ortiz e Marcelo..A lenda do galo é DARIO JOSÉ DOS SANTOS, DARIO-PEITO-DE-AÇO..
    Obs: A lista do GALO foi elaborada por GIUSEPPE (GIGGIO) CRUZ, meu querido tio de 93 anos, um dos poucos Atleticanos em uma família de Palestra-Cruzeiro, mas, vai entender o coração…———————————————————————————-

  • Andrey M Lage disse:

    Dudu GALOMAIO

    Meu caro amigo atleticano, so quem e CRUZEIRENSE sabe a importancia de Ricardinho e Nonato na historia do cruzeiro, nenhum dos dois são ““cabeças de bagre” que consiguiram titulos Por milagres, O Nonato foi capitão do cruzeiro grande parte da Decada de 90, conquistando Não um ou dois titulos por milagre e sim varios titulos
    *(Copa Libertadores da América: 1997
    Supercopa Libertadores: 1991 e 1992
    Copa Ouro: 1995
    Copa Master Supercopa: 1995
    Copa do Brasil: 1993 e 1996
    Campeonato Mineiro: 1992, 1994, 1996 e 1997)

    Ja ricardinho e simplesmente o jogador que mais ganhou titulo na historia do cruzeiro, foram ao todo 15 titulos
    * (Copa Libertadores da América: 1997
    Recopa Sul-Americana: 1998
    Copa do Brasil: 1996, 2000
    Copa Sul-Minas Copa Sul Minas: 2001 e 2002
    Copa Centro-OesteCopa Centro Oeste: 1999
    Campeonato Mineiro: 1994 , 1996 , 1997 , 1998
    Copa Master da Supercopa: 1995
    Copa Ouro: 1995
    Supercampeonato Mineiro: 2002
    Copa dos Campeões Mineiros:1999)

    Como o Chico disse, a escolha pode ser “pelo que jogaram, e outros, pelo que representaram no engrandecimento do clube.”

    Então minha opnião não chega a assustar tanto, Ja que fica bem claro que Nonato e Ricardinho ajudaram d+ ah engrandecer a Historia do Cruzeiro!!!!

  • Edson disse:

    Kafunga, Zé do Monte, Mario de Castro, Guará, Cerezo, Reinaldo, Luisinho e Eder.

    João Leite é brincadeira !! Marques só para os mais novatos que pegaram só vacas magras.

    Abs.

  • Ronaldo Ribeiro disse:

    João Leite, Kafunga, Said, Mario de Castro, Ubaldo, Reinaldo, Cerezo, Éder, Luizinho e Marques.

    Muito, muito trabalho e o sentimento de ter injustiçado uns 20 outros, para ficar só em 10 Grandes nomes do GALO.

  • Gilmar disse:

    Reinaldo,
    Dario,
    Mario de Castro,
    Guará,
    Marques,
    Cerezo,
    Luisinho,
    João Leite,
    Eder,
    Paulo Isidoro

  • Fernando Melo disse:

    O post é quem jogou no Galo, mas considero Telê Santana um grande atleticano, além do título 71, conforme o Flávio Carvalho disse certa vez na BandMinas, o zezé deu a ele o time e a chave da Toca 1, pra que ele comandasse tudo e ele não quiz.

  • eduardo schettino disse:

    Mario de Castro, Kafunga, Guará, Zé do Monte, Dadá Maravilha, Luisinho, Cerezo, Éder Aleixo, Reinaldo e Marques

  • Marcos Aurélio disse:

    Vai aí Chicão…..

    Dez mais do Maior de Minas:
    Reinaldo(gênio e pesadelo dos adversários), Éder Aleixo(a cara da massa), Zé do Monte(Não vi mas ouvi dizer que seria o melhor depois do Rei), Toninho Cerezo(seria top 10 em qualquer time que tivesse surgido), Luizinho(Zaqueiro que poderia ter jogado em qualquer outra posição pelo talento), Dadá(folclore em vida, é do galo assim como o santos é de pelé), Sérgio Araújo (último ponta legítimo da história; bagunçava o sistema defensivo dos adversários); Paulo Isidoro (Mesclava raça e eficiência; talvez tivesse alcançado maior projeção se não fosse por seu estilo tímido);
    Tafarel (Talvez a maior recepção já feita a uma contratação do galo. Resgatou a marca do CAM no cenário esportivo esportivo nacional e internacional, fazendo resurgir o orgulho de “Ser Atleticano” em um momento crítico da história do galo); Marques (Maior ídolo da nova geração do CAM. Sua identidade com a Massa foi eternizada nos memoráveis clássicos contra oi cruzeiro em 1999.

  • Anderson Palestra disse:

    Faltaram na lista os nomes Evaldo e Zé Carlos, talvez o Ronaldo leitão.
    O Sorin não jogou isso tudo. Foi um cara que deu raça em campo, mas era um peladeiro.

  • Paulo Torres disse:

    Mário de Castro, Said, Kafunga, Guará, Zé do Monte, Dario, Reinaldo, Toninho Cerezo, Éder, Marques

  • Adalton disse:

    Mais um que poderiamos incluir tranquilamente: UBALDO

  • Adalton disse:

    Kafunga, Zé do Monte, Carlyle, Guará, Reinaldo, Lola, Dario, Humberto Ramos(aquele cruzamento valeu o titulo nacional), Cerezo, Oldair e
    Marcial.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Seguindo o raciocínio do nosso amigo Andrey, então faltaram na lista do crucru: Zico, Waldir Peres, José Roberto “Rato”, José de Assis Aragão, Márcio Rezende de Freitas, Rafael (goleiro do Coritiba em 85), etc…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Andrey,
    Fábio é um baita goleiro e não ganhou nada pelo crucru. Assim como ele, vários outros grandes jogadores não ganharam um título expressivo (Brasileiro ou Libertadores).
    Por outro lado, usando seu time como exemplo, “cabeças de bagre” como Augusto Recife e Motta, entre outros, conseguiram o milagre de serem campeões brasileiros pelo Cruzeiro, o que muita gente pensou que nunca iria acontecer.
    Seguindo esse raciocínio ilógico, estes sim são grandes jogadores então?
    Ou seja: Zico, Cerezzo, Luisinho, Careca, Júnior, Oscar, Paulo Isidoro, Éder, etc são menos craques que Ronaldão, Paulo Sérgio, Viola, e outros campeões mundiais com a seleção?

    Santo Deus!!!
    É de assustar!
    Mas é sua opinião, né? Temos de respeitar…

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Reinaldo, Zé do Monte, Dario, Edér, Cerezo, Tafarel, Gilberto Silva, Kafunga, Ubaldo, Mário de Castro.

  • Fernando Melo disse:

    É preciso lembrar, que todos esses ídolos que jogaram no cru cru, tentaram antes, acertar com o Galo, nossos ex presidentes queriam que eles jogassem de graça e isso no futebol não existe. Darío não jogou no cru cru, mas hoje é traíra. Reinaldo e Cerezo já declararam abertamente o arrependimento de ter jogado lá. Éder Aleixo recusou homenagem do cru cru por ter ganho a CB. No mais é muito difícil opinar, pois os próprios atleticanos não valorizam o pouco que o Galo ganhou, inclusive o que o Marques ganhou. Lá do outro lado Sorin é o maior ídolo e ganhou somente uma Sulminas.

  • Adalberto - Curvelo/MG disse:

    Reinaldo, Éder, Luizinho, Cerezo, Dadá Maravilha, Marques, Tardelli, Gilberto Silva, João Leite e Taffarel.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    TAREFA DIFÍCIL, CARO CHICO.
    SE FOSSEM OS 100 MAIORES SERIA MAIS FÁCIL, POIS A LISTA É EXTENSA.

    DÁ PRA FILTRAR ENTRE ESTES, ASSIM PENSO:

    KAFUNGA, MAZURCKIEVCZ, TAFFAREL, JOAO LEITE, VELLOSO, ZÉ DO MONTE, NELINHO, LUISINHO, CLÉBER, CINCUNEGUI
    , ZÉ DO MONTE, MEXICANO, ELZO, CEREZZO, GILBERTO SILVA, PÁULO ISIDORO, HUMBERTO RAMOS, EVERTHON, ZENON, GUARÁ, LUCAS MIRANDA, UBALDO, MÁRIO DE CASTRO, ÉDER ALEIXO, REINALDO, MARQUES, EDIVALDO, MARCELO OLIVEIRA, RENATO MORUNGABA, SÉRGIO ARAÚJO E ALGUNS OUTROS MAIS…

  • Francisco Barbosa disse:

    Vou citar um que vale por Dez como jogador e exemplo de pessoa:

    JOSÉ BORGES DO COUTO , O GRAPETE O NOSSO ETERNO XERIFE ZAGUEIRÃO DA MÁQUINA DO GALO DE 1971.

  • Thiago Colen disse:

    Kafunga, João Leite, Taffarel, Oldair, P. R. Prestes, Marques, Reinaldo, Dário, Ubaldo e Mário de Castro.

  • tom vital disse:

    Reinaldo
    Dario
    Cerezo
    João Leite
    Kafunga
    Marcelo
    Éder
    Paulo Izidoro
    Luizinho
    Nelinho.
    Indico esses.Muitos outros ficaram de fora, infelizmente.

  • clauber disse:

    kafunga, joao leite, luisinho, eder aleixo, reinaldo, ubaldo, guará marques, cicunegui e dario.

    Tem gente ficando de fora, muita gente boa, esse livro farei questao de comprar. Um grande abraço a todos.

  • Andrey M Lage disse:

    Chico,
    Na Lista do Cruzeiro eu mudaria dois Jogadores, A decada de 90 foi a decada mais vitoriosa da Historia do Cruzeiro, então acho injusto não ter nenhum jogador dessa epoca, Natal e Joazinho foram muito importantes para a Historia do Cruzeiro, Mas no lugar deles, eu Colocaria Nonato E Ricardinho que foram Jogadores muito vitoriosos com a camisa do cruzeiro!

    Agora como os Atleticanos são Ingratos Hein? Ninguem Colocou na Lista o Robert Cheruiyot eh o Veron, Como assim?

  • mauricio souza disse:

    Parabens, para o ALEJANDRO e o ANDRE GUIMARÃES, pelos comentarios, jogadores que merecem ser idolo do Galo é Dario e sua turma de 71 o resto é resto. A maioria colocou, Reinaldo, Cerezo, Paulo Isidoro, Eder, Luizinho, todos eles jogaram no lado frio da lagoa.

    E para o FABRICIO CRUZ, os 200 PERNETAS PARA ESQUECER, é só lembrar das contratações do atual presidente: Fabio Junior, Alex Alves, Marcelo Djean, Dejair, Evanilson, VAldo, Cleison, Alessandro, Alessandro Cambalhota, FErnandinho, Leandro, Juninho goleiro, Ramon, Tigrão, Jonilson, Renan, Leonardo Silva, Guilherme, Patrick, Ricardo Bueno, entre outros de triste memória. Um abraço a todos

  • carvalho disse:

    O que o Marques fez pelo Atletico?

  • alberto oliveira disse:

    É dificílimo escolher os 10 melhores jogadores em algo do tamanho do CLUBE ATLÉTICO MINEIRO,mas vamos lá: João Leite,Taffarel,Nelinho,Luizinho,Zé do Monte,Cerezo,Éder Aleixo,Marques,Reinaldo e Guará. Obs.:Zé do Monte e Guará eu não os vi,mas meu saudoso pai viu pra mim.

  • Leo Lima disse:

    Kafunga, Mário de Castro, Ubaldo Miranda, Zé do Monte, Luizinho, Guara, Dario, Reinaldo, Éder e Marques.

  • rodrigo assis disse:

    Pessoal ta esquecendo o Guará, o perigo louro.

    Guará, Reinaldo, Éder, Mário de Castro, Lucas Miranda, Zé do Monte, Kafunga, Cerezo, Tomazinho, Said

    Ainda ficando de fora Jairo, João Leite e Marques

  • Juscelino daldegan disse:

    Mario de Castro , Zé do monte , , kafunga , Reinaldo , Eder ,cerezo , luizinho ,Gilberto Silva (primeiro atleticano titular campeão do mundo , Marques , Dário ,
    daria p aumentar a lista …

  • lelo disse:

    os 10 maiores do galo são:joao leite,luizinho,marcelo oliveira,paulo isidoro,eder aleixo,cerezo,marques,dario,

  • Christian Thomaz disse:

    Joao Leite, Reinaldo, Éder, Luizinho, Dario, Humberto Ramos, Marcelo, Cerezo, Nelinho e Ricardo Bueno… Opps, Marques. Tec: Tele..

  • ronaldo disse:

    Eu sei que entre as últimas manotas do Cruzeiro, uma delas está ai: http://migre.me/4luAV

  • Kafunga, Mário de Castro, Ubaldo Miranda, Zé do Monte, Luizinho, Toninho Cerezo, Dario, Reinaldo, Éder e Marques.

  • Luiz Moura disse:

    Kafunga
    Dario
    Reinaldo
    Mario de Castro
    Marques
    João Leite
    Luisinho
    Paulo Roberto Prestes
    Eder Aleixo
    Toninho Cerezo

  • André Guimarães disse:

    Na minha lista não tem Cerezo que deu passe pro Paolo Rossi, Salvou as marias da 2ª divisão, perdeu penalti em 77 e brincou de ser tecnico do Galo e tomou goleada das marias. Nem considero ele um atleticano pra dizer a verdade e não dou moral pra ganhador de campeonato mineiro também não, por mim coloca 10 do time de 71 sem se esquecer dos 2 mais importantes que fizeram os gols do título, Dadá e Oldair.
    Eu tô querendo saber quem serão os ídolos que vencerão alguma merda daqui pra frente, os que passaram sem vencer nada eu quero que se f…
    O Galo é o time dos 12 grandes que tem menos títulos de todos, uma vergonha, até o Bostafogo “ganhou” mais um brasileiro de antes de 71 nessa manobra da curriola da CBF e turminha do Zezé.
    Vê se eu vou dar moral pra cachaceiro gordo igual ao Guilherme, e um pipoqueiro igual ao Marques que em toda final machucava antes!
    Meus amigos atleticanos, sou psicopatamente atleticano e ainda estou esperando as glórias de que vcs estão falando, pra mim só existiu 71 e eu tinha 4 anos, o resto foi só desilusão. As 2 Conmebol foram legais também mas não são valorizadas por ninguém. É triste, mas acho que se todo atleticano fosse mais exigente como eu as coisas não estariam assim até hoje, torcedores endeusam uns merdas que não merecem nem ser cumprimentados.

  • Fabricio Cruz disse:

    Todos os citados têm cadeira cativa no hall da fama do Glorioso Clube Atlético Mineiro…mas como sou da Geração pós 80 pra mim fica mais fácil citar uns 50 jogadores que a torcida deveria apagar dos anais da história alvinegra…alguém arrisca criar esse almanaque?
    JÁ TENHO ATE O TÍTULO
    GALO – 200 PERNETAS PARA ESQUECER
    Os 100 jogadores que mancharam ou contribuíram para o insucesso do CAM…
    Não é falta de otimismo e sim excesso de humor…avante,Galo!

  • Alejandro disse:

    Kafunga , Luizinho , Eder , Reinaldo , Nelinho , Marques , Taffarel , Dario , Humberto Ramos , Ewerton . Tecnico Tele
    Obs – muitos idolatram Cerezo , ele soh serviu pra tirar o Cruzeiro da segunda divisao em 1996 , esnobou o GALO , eh o maior engodo do GALO nunca ganhou nada pra gente de importante e eh um mentiroso , um leiloeiro .

  • Paulo Antônio Duarte disse:

    Kafunda, João Leite, Taffarel, Nelinho, Luisinho, Toninho Cerezo, Éder Aleixo, Reinaldo, Dario, Marques. Técnico: Telê Santana.

  • Nelson Roberto B. Junior disse:

    Difícil esta escolha. Mas a minha lista seria assim: Kafunga,Nelinho,Murilo, Luizinho, Zé do Monte, Haroldo, Toninho Cerezo, Carlyle,Marques,Reinaldo e Éder. Técnico: Mestre Telê Santana.

  • Rodrigo Guilherme disse:

    Eder, Taffarel, Marques, Luizinho, Cerezo, Joao Leite, Dadá Maravilha, Reinaldo, Mario de Castro e Kafunga.

  • Pedro Pires disse:

    Chico,
    Certamente esta lista não é fácil de fazer, pois grandíssimos jogador vestiram a camisa do time do povo de Minas! Aqui vai minha sugestão: Reinaldo, Guará, Mario de Castro, Kafuna, Cerezo, Éder Aleixo, Zé do Monte, Dario, Luisinho e Marques.

  • DORNELLES disse:

    Reinaldo, Marques, Tafarel, Dario, Eder, Cafunga, Mario de Castro, Toninho Cerezo, Mario de Castro e Luizinho

  • Antônio Catão Jr. disse:

    Luizinho, Jorge Valença, Oldair, Guilherme, Renato Pé Murcho, Paulo Isidoro, Éverton, Sérgio Araújo, Cincunegui, Dario Peito de Aço.

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Pô Chico Maia, esquecer do Luisinho …

  • marcelo disse:

    tafarel . reinaldo .toninho cerezo .marques . daril(pela emoçao).cafunga .Mário de Castro .nelinho .luizinho .eder

  • Reinaldo/Cerezo/Paulo Isidoro/João Leite/Oldair/Cincunegui/Buglê (pela representatividade)/Buião/Nelinho/Vaguinho.

    E outros mais, com os quais estou sendo injusto ao não relacioná-los.

  • Mateus disse:

    Sou da nova geraçao, entao o maior q vi jogar foi o messias(marques).
    Acho q ele pode ser um dos 10 maiores pela “fé”, que a massa sempre teve nele.Mas realmente é complicado, pois esses 10 q vc citou conheço apenas por videos etc.,entao n sei se minha sugestao é tao valida assim.

  • PAULO ROCHA disse:

    Kafunga, Zé do Monte, Ubaldo, Carlaile, Dario, Nelinho, Luizinho, Cerezo, Reinaldo, Éder