Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A mídia e a massa! O que vale é o lucro!

O que vale é o lucro!

CASAMENTOJá escrevi outras vezes que em determinados momentos bate uma frustração danada de saber que faço parte do processo de imbecilização das massas através dos meios de comunicação, que é a imprensa.

Sou menos que um grão de areia nessa história, mas, pertenço à mídia.

E tudo gira em torno do “pão e circo” preconizado e bem utilizado desde os imperadores da Roma antiga.

Nos últimos meses, só dá este casamento do Príncipe da Inglaterra em todos os meios. Hoje então, desde a madrugada, todas as TVs, abertas e fechadas, mostram as mesmas imagens. A maioria delas, o tempo todo, ao vivo.

Passei por todos os canais que tenho da Sky. Das grandes redes mundiais, apenas a TV5 da França, e a NHK do Japão, não mostravam ao vivo.

Narradores e comentaristas especiais para falar da missa, do cortejo, das roupas, dos convidados, dos não convidados, etecetera e tal.

Tudo glamour, tudo chic, conto de fadas! Apenas para o imaginário da população mundial.

Estes são os valores cultivados pela humanidade. E como dá audiência e venda de exemplares, ai de quem não der o máximo de informações sobre assuntos como este.

Tudo termina no objetivo final que é o lucro, faturamento do máximo possível.

Se é fútil ou degradante, pouco importa. O comércio é o que vale!

O tratamento a tragédias é o mesmo. O que vale é a audiência, a venda de anúncios.

E a sociedade fica com a cabeça feita por estes valores, produz psicopatas em escala mundial, como aquele da escola de Realengo, e depois reclama!

R dá-lhe choro, desespero, gritos e outras imagens que gerem emoção, nas TVs, jornais, revistas, rádios e internet, pois tudo mexe até com as pessoas mais insensíveis, e vende, que é o que importa!

 

atirador


» Comentar

Comentários:
18
  • tom vital disse:

    ” E eu pergunto aos economistas políticos,aos moralistas,se já calcularam o número de indivíduos que é forçoso condenar à miséria,ao trabalho desproporcionado,à desmoralização,à infância,à ignorância crapulosa,à desgraça invencível,à penúria absoluta,para produzir um rico?”
    Almeida Garrett

  • Marcos Costa disse:

    Por eu estar afastado por ter fraturado o tornozelo, eu assisti ao casamento real britânico na TV apenas por curiosidade, mas na minha opinião a cobertura desse casamento feita pela mídia brasileira foi desnecessária e espalhafatosa, pois estamos sujeitos à república brasileira e não à realeza britânica! Das TVs abertas, apenas a Rede Minas não transmitiu o evento. Até nesse evento o futebol não ficou de fora, um blog do globoesporte faz comparação entre os noivos e convidados e alguns clubes brasileiros.

  • Emilio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Tem que falar com o principe da Inglaterra que casamento é bom, ruim são só os primeiros 20 anos!!! hehe

  • Duke disse:

    É como me sinto também. Quase sempre.
    Um grade abraço, Chico.
    Duke

  • J.B.CRUZ disse:

    ALISSON SOL, mais uma vez e em poucas palavras se supera::GOSTO NÃO SE DISCUTE!! Pode até discordar, mas, respeito é bom!!!

  • Francisco Barbosa disse:

    É por textos como esse que sempre estou no seu Blog.

    De 0 a 10, nota 11 p/ você Chico Maia.

  • Marcelo Veloso disse:

    O que vai ter de gente querendo ressuscitar o Partido Monarquista Brasileiro… Um bando de parasitas consumista do erário. E tem gente que está até agora ao pé da TV. Quem lucra com a Monarquia é sempre aquele guarda que fica à porta do quarto da princesa. Verdadeiro Ricardão!

  • Flávio disse:

    Beleza de texto, Chico. Arguto, certeiro, merece uma salva de palmas!

  • Washington Luiz de Miranda Júnior disse:

    É realmente patético. Marx, já dizia do fetiche da mercadoria, criada pela alienação do proletariado, pelo detentor dos recursos e meios de produção, o burguês em relação a fragmentação do trabalho.

    Podemos, facilmente, criar um paralelo em relação a este casamento. As pessoas querem ser príncipes, princesas, etc… Esse tipo de massacre “midiático” faz isso, fragmenta nossa vida e passamos então a desejar aquilo que nunca seremos ou teremos.

  • Alisson Sol disse:

    Acho que esta faltando um pouco de compreensão a respeito de diversidade. Do mesmo jeito que mulheres ainda tem pouco interesse por futebol, é difícil para homens assistir “casamento real”. Mas é preciso entender que na maioria dos países do mundo há mais mulheres do que homens, e praticamente não há mulher que não goste de casamento. Real então…

    Ao menos o príncipe vai se casar apenas uma vez na vida (espera-se). Entender a diversidade é exatamente tentar ver as coisas de outro ponto-de-vista: já imaginaram o que a maioria das mulheres sentem de 4 em 4 anos quando os homens por uns meses falam apenas na tal “Copa do Mundo”?

  • Deiber Nunes Martins disse:

    Belos textos, Chico tanto 1 quanto o 2. Infelizmente somos poucos que enxergam este pão e circo às avessas… Também gosto muito quando você fala do bairrismo mundial e regional… nada mais certo.

  • wagner disse:

    Bom dia, amigo Chico.
    Concordo em genero, numero e grau.
    Infelizmente a nossa imprensa, com rarissimas exceções, acabou. Despende energia em assuntos sem valor e o que realmente importa a gente nem ouve falar.
    Um abraço.

  • Paulo Henrique disse:

    Excelente post Chico! Parabéns!

    Anteontem recebi a visita de um colega inglês na minha casa para assistirmos Barça x Real. E, para minha surpresa, ele me disse que a mídia brasileira está gastando mais tempo, com a cobertura deste evento, que a própria mídia britânica. Não que não dêem importância lá, é claro que dão, mas aqui está demais!! Com certeza no Brasil há assunto importantes demais para se tratar, ao invés desse conto de fadas.

    Tem gente que é capaz de bater papo durante a execução do hino brasileiro em algum evento (como o futebol), mas perde tempo excessivo com notícias (vejam a capa inútil da revista Óia) desse casamento do príncipe britânico. Quanta mediocridade!!!

  • Gilmar disse:

    E por falar nisso o principe Charles é feio pra diabo.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Eu gostaria de ver um casamento em especial, mas acho muito difícil: seria o casamento do Ricardo Bueno com as redes. Esse ninguém vai ver… hehe

  • valcir Alves disse:

    chico hoje acordei cedo para ver as noticias e fui obrigado a desligar a tv não consigo entender como isso da audiência, como dizia raul seixa quando acabar o maluco sou eu.

  • Cláudio disse:

    Prezado Chico, bom dia! É verdade amigo, a humanidade caminha a passos largos rumo à imbecilidade. Tudo em nome do deus dinheiro. Pior que isso é um big brother da vida (em caixa baixa mesmo). Um bando de pessoas de caráter duvidoso, (afirmo isso pois os de bom caráter jamais se prestariam a exposição tão chula) enjaulados dentro de uma casa, regados a bebidas das mais diversas e a todo momento incentivados aos mais escandalosos envolvimentos. Tudo isso ao vivo e em cores, disponível para todas as idades. Assim caminha a humanidade.

  • Afrânio disse:

    É verdade Chico Maia. Concordo em tudo que você disse. E se você reparar verá que os mais humildes são os que mais assistem. Falta de cultura é isso. Mas como ter cultura em um mundo onde se valoriza o lucro?