Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A mídia e a massa! Parte 2 – Vivemos um novo tipo de colonização, inaceitável!

A nova forma de colozanição

AMERICANOSFoto: Eugênio Sávio – Durante jogo dos EUA na Copa 2010

 

No esporte, especialmente futebol, não é diferente.

Recebi uma mensagem no blog que é sintomática:

“Não posso concordar com aquilo que a midia vem fazendo com o futebol europeu. Acabamos de ver o clássico da Espanha como se fosse dois times de outro planeta, quando na verdade, não passam de times comuns com poucas exceções. De um lado vc tem Valdez, Puyol, Keita, Villa, Pedro, Busquets e do outro, Sergio Ramos, o louco do Pepe, Arbeloa, Ozil, Di Maria, Adebhaior … Pra quem já viu grandes craques como João Leite, Luizinho, Cerezo, Eder e Reinaldo e do outro lado Raul, Leandro, Jr., Adilio, Andrade, Zico pra citar só um exemplo, não pode admitir esta onda toda como se fosse algo extraordinário. Isto é apenas a força da midia. Um abraço.

Ekton Medeiros – Engenheiro Coelho SP.”

Só faço um reparo: força da grana, caro Ekton!

Quando trabalhava na Rede TV! e participava do programa Bola na Rede, do Fernando Vanucci, em rede nacional, vi de perto como funciona. Fica alguém no estúdio com uma maquininha que mede a audiência instantaneamente. Um aparelho que parece um termômetro ou velocímetro. Quando o assunto era o Corinthians, o ponteiro subia, e o cara ordenava ao Vanucci: “continua no Timão, continua no Timão…”.

Se o ponteiro baixava, ele mandava mudar de assunto até encontrar um novo tem que pudesse alavancar o índice eletrônico.

Às vezes o sujeito entrava de novo e dizia: “volta pro Corinthians, volta pro Corinthians…”

Audiência em São Paulo! Se fosse no Rio, certamente seria o Flamengo!

E as redes nacionais espalham isso pelo país, assim como as europeias espalham pelo mundo.

Aí é feita uma lavagem cerebral, que começa pequena e depois toma conta, como está ocorrendo agora com os clubes do “Velho Mundo”.

Você vê tanta camisa dos times europeus em nossas cidades, vilas e favelas, que parece que estamos na Espanha, Inglaterra ou Itália.

Mas, a recíproca não é verdadeira. Só se vê camisas de times brasileiros lá fora, quando se trata de Copa ou Olimpíadas, e só nos estádios, vestidas por brasileiros.

Nas lojas, que são o objetivo final, nada! Raridade!

Nem do Flamengo que tem a maior torcida do Brasil.

Com isso, a insignificância assumida de Rio/SP no exterior, desconta no resto do Brasil. As grandes redes de TV e rádio, cujas matrizes são lá, empurram guela abaixo qualquer pelada deles, em detrimento dos grandes clubes de cada estado.

A lavagem cerebral passa até pelas novelas, o produto que mais faz a cabeça de homens, mulheres e crianças brasileiros.

É comum ver diálogos entre os atores discutindo Flamengo, Corinthians, Botafogo, Palmeiras…

O desrespeito é absoluto e só há um estado no país que peita esta situação: o Rio Grande do Sul.

Lá a RBS, parceira da Globo, põe no ar os programas que interessam a ela e tem programação mais independente.

Em Minas, a Globo foi a primeira emissora própria do Roberto Marinho, fora do Rio de Janeiro, no início da formação do seu império televisivo, nos anos 1970. Não se trata de uma afiliada. É a antiga TV Belo Horizonte, adquirida pela matriz carioca.

Tem alguns programas exclusivos, voltados apenas a Minas Gerais e alguns que até prevalecem na Globo Internacional, como o Terra de Minas, o Bom Dia Minas e o MG TV.

Fiquei muito orgulhoso de ver um Bom Dia Minas, dentro da Casa Brasil, do COB, em Athenas, durante os Jogos de 2004.

Assim como me emocionei quando vi o Terra de Minas, em 2009, durante a Copa das Confederações, em Johanesburgo, ou o MG TV, ano passado, durante a Copa da África do Sul.

Mas a própria Globo Minas, com sede em BH, reclama que ela não tem poder sobre todo o nosso estado. Suas imagens são substituídas pelas da Globo RJ ou SP em determinadas regiões.

O assunto é muito sério, mexe com a nossa cultura, com o nosso passado. Minas Gerais é muito mais importante para o Brasil, em todas as áreas, em todos os aspectos, do que muitos mineiros imaginam.

É lamentável quando vejo tanta gente limitando este tipo de debate à rivalidade entre Atlético e Cruzeiro, que perto da seriedade do assunto, é uma grande bobagem.

É a nossa cultura que está em jogo, sendo subjugada por cariocas e paulistas.

No passado, uns povos dominavam outros através das armas, hoje é através do dinheiro.

É preciso resistir, e acima de tudo reagir, assim como os gaúchos resistem e reagem.

Nossas autoridades são omissas, fingem que não é com elas.

Nunca vi um deputado ou um governador entrando neste assunto. E o medo que eles têm de ser alvo de uma manchete do Jornal Nacional, do Fantástico ou tema de um Globo Repórter?

Mas as gordas verbas de publicidade vão, em primeiro lugar, para lá. E este é um argumento que poderia ser usado com os executivos da Globo e demais redes, para amenizar um pouco este desrespeito com as nossas mais caras tradições.

E temos uma forte moeda de troca. Ou não somos o segundo PIB do Brasil?

CIMPRENSAELLIS3


» Comentar

Comentários:
34
  • Juliano Oliveira - Taguatinga DF disse:

    Salve, salve, Chico Maia! Postagem genial, sublime!
    Pena que tão poucos se proponham levantar esta discussão. Grande abraço!

  • Alisson Sol disse:

    Creio que há algumas informações no post que precisam ser corrigidas.

    Você vê tanta camisa dos times europeus em nossas cidades, vilas e favelas, que parece que estamos na Espanha, Inglaterra ou Itália.

    Mas, a recíproca não é verdadeira. Só se vê camisas de times brasileiros lá fora, quando se trata de Copa ou Olimpíadas, e só nos estádios, vestidas por brasileiros.

    Conforme já citado, a camisa dos clubes brasileiros está virando um abadá horrível. E no caso de alguns clubes, como o América-MG, há de se ser um adivinho para se conseguir comprar a tal camisa. Agora, falar que não se vê camisa de clubes brasileiros no exterior é um erro enorme. Mesmo com estes abadá horrorosos, eu vejo camisa de todos os grandes clubes brasileiros no exterior o tempo todo. E da seleção brasileira então é uma constante.

    Há até jornalista americado reclamando da invasão do tal “soccer” no país. É preciso lembrar que o Cruzeiro fez amistoso ano passado contra o New England Revolution e o estádio tinha mais gente do que em jogos normais do clube pelo campeonato da liga. Imagino as reclamações de colonização no Brasil no dia em que um jogo de futebol americano tiver mais público do que um do futebol…

  • atleticaNA DE JUIZ DE FORA disse:

    MARAVILHOSO!!

    REDE GLOBO DE TELEALIENAÇAO:SE VC É PSDB,BEIJA FLOR E FLABOSTA,SORRIA,VC ESTA SENDO MANIPULADO!! PLIMPLIM!!

  • ivan junior disse:

    Pelo amor de Deus. O camarada só escreve asneira. Se torce para o cruzeiro, direito seu, mas faça-me o favor: saia do mundo da lua, seja menos idiota e se nao tem nada de bom para escrever SUMA daqui. Que cruz meu Deus!!!

  • Henrique disse:

    Simples são as consequências. Burros somos nós atleticanos ou cruzeirenses. Neste tópico com meia dúzia de comentários já vimos como nós merecemos este desprezo por parte do eixo e do resto do mundo.
    Um tópico super ineteligente, aí vem um comentário boçal pregando que o atlético não ganha nada a 40 anos. Outro, caçoando que o galo vendeu mais caro o patrocínio que o rival. Comentários típicos de gentinha que vive subjugada. Quando um dos grandes de Minas é roubado (dois dos muitos exemplos: atlético X botafogo 2007 ou cruzeiro X corinthians 2010) até a imprenssa mineira tira sarro dos colegas em vez de todos se indignarem com a situação que nos é colocada guela abaixo. Os prórpios presidentes dos grandes vivem trocando farpas em detrimento de algo sério para Minas Gerais. Atleticanos e cruzeirenses, abram os olhos, somos rivais nas quatro linhas, enquanto não nos unirmos por Minas fora das quatro linhas, nem o interior de Minas vai nos respeitar.

  • Guilherme Fernandes disse:

    Parabens Chico, Concordo com tudo que você falou estão tentando tirar a identidade de Minas,assim como fizeram com quem mora em juiz de Fora e acha que é carioca. Uma pena, está na hora de começarmos uma revolução e todos aqueles que ocupam um poder para que isso aconteça somem e se escondem fingindo que nada esta acontecendo, cadê nossos políticos que nas eleições gritam, berram , brigam e depois que vencem se acovardam?!

    Chico pena que você torce para o 2° time de MG e não tem motivos pra comemorar desde 1971, você é um exemplo de como a Imprensa nacional deveria ser: IMPARCIAL ! Saudações Celestes !

  • fernando rabelo disse:

    As vezes a mudança é bem fácil, mudem de canal! A TV minas, apesar de não ter transmissões ao vivo de futebol exibe vários programas Brasileiros, Mineiros, etc.

  • Marcos Costa disse:

    É isso que eu disse há alguns meses atrás, a mídia de Minas Gerais é a mais culpada dessa colonização vinda do “centro” do país em algumas regiões mineiras, pois deixou abandonadas justamente aquelas regiões próximas ao eixo Rio-SP, onde mídias cariocas e paulistas são mais fortes. Em Juiz de Fora não existe torcedor de Cruzeiro e Atlético e há juizforanos que nunca ouviram falar nesses clubes! Até o sotaque do juizforano já não é mais tão mineiro… no sul de minas os sertanejos mineiros tem um sotaque quase igual ao dos caipiras paulistas e querem ser corinthianos ou sãopaulinos… no Triângulo Atlético e Cruzeiro são até rejeitados pela população. Já passou da hora de todos os meios de comunicação de Minas Gerais reverem seus conceitos…

  • Gleuber Miranda disse:

    Concordo com o Ekton… isso é que era time..
    A copa Dask 2011 é nossa… sou eu +10
    Saudações Bica Galo

  • Chico,

    Sou Cruzeirense, resido no Rio. Concordo plenamnete, que o texto acima, a cultura mineira, que é MARAVILHOSA é subjulgada pela emissora Carioca. NESSE APECTO, DEVEMOS ESQUECER OS CLUBES QUE AMAMOS, e enviar o texto acima por e-mail ao maior número de contatos possível!~A imprens está um lixo, o jornalismo deixou de ser investigativo e passou a ser FINANCEIRO! ABSURDO!

    SOU MINEIRO COM ORGULHO, AMO MEU ESTADO, AMO MINHA TERRA! AMO MEU CLUBE!

  • Edson Morais disse:

    Chico, boa tarde!
    Temos a segunda maior população, segundo maior colégio eleitoral, somos o segundo maior exportador, mas o nosso PIB é o terceiro maior do Brasil e não o segundo. O do Rio de Janeiro é maior que o nosso. Eu até discordo com alguns critérios de medição e acho que algumas das empresas que “inflam” o PIB carioca como CVRD e Furnas têm atuação predominante em Minas e não lá, mas o fato é que suas sedes são lá e pelos critérios do IBGE o PIB das empresas é atribuído ao local da matriz e desta forma o estado do Rio, que durante anos abrigou o distrito federal e ainda abriga sedes de importantes empresas brasileiras – Petrobras entre elas – acaba por ter seu PIB maior que o de Minas.
    Abraço,
    Edson

  • Marcelo Veloso disse:

    Nosso pior título: campeão da serie B é o maior que o Mequinha tem…

  • Fernando disse:

    Chico fantástico este texto, é mais reportagens deste tipo que precisamos.
    Concordo que deveria ser uma imposição de Minas e não uma rixa entre clubes mineiros, MAS…temos que ser honestos e dar nomes aos bois para podermos cobrar (dar a Cesar o que é de Cesar): O Kalil brigou e peitou a Globo para manter a Sul-Minas (que na época vinha dando mais audiência que a Rio-SP) sabe quem foi o primeiro a trair? Zezé Perrela! Lembra? Agora, o Kalil brigou sozinho para um contrato mais justo e convidou o dirigente do Cruzeiro para ficar firme do lado de Minas, você e todo mundo viu o que aconteceu! Aêcio Neves é um ótimo político e bom de propaganda, mas tenta achar ele em Minas? Até quando era governador seus finais de semana sempre foram na noitada de RJ e SP. Portanto Chico temos que cobrar de quem está lá e pode fazer a diferença, não estão todos no mesmo balaio não! Tem gente tentando mudar e tem gente fingindo.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Antes de mais nada, caro Flávio Azevedo, quero deixar bem claro que isso não é da minha conta. Não precisa ficar bravo. Apenas não vejo coerência na sua crítica…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    O Galo não é e nunca foi culpado pelo bairrismo de Rio e SP.
    Muito menos os que gostam e amam esse time. Chico Pinheiro, Milton Neves, Vander Lee são alguns nomes nacionais que ajudam a “soar” o nome do Galo fora de MG.

    Exemplo maior de se curvar ao bairrismo vem do nosso colega Flávio Azevedo, que se diz torcedor do América-MG e do Flamengo-RJ (principal time da mídia) ao mesmo tempo. A não ser que seja carioca ou tenha sido criado desde os 2 anos de idade por lá, não vejo justifica plausível.

    Exceto pela obsessão que esse colega tem pelo Galo e o histórico de conforntos roubados entre os 2 times.

  • J.B.CRUZ disse:

    No BRASIL tudo é discriminado: Pessõas,empresas,clubes de futebol e até religiões…O discriminador é discriminado!! Eu é que não vou impor nada a ninguém, faço as minhas escôlhas,dou minhas opiniões e me sinto muito bem assim! Para ser reconhecido, procure fazer bem feito o você sabe fazer, que logo, logo será reconhecido em seu meio..Vejam o CRUZEIRO; Como está quase perfeito no que está fazendo(só falta os títulos), está sendo badalado no mundo inteiro, é notícia quase que diária em jornais da Europa e USA.,(C.N.N é todos os dias) e até jogadÔres estão sendo destacados nos SITE da F.I.F.A…THIAGO RIBEIRO,MONTILO, e até HENRIQUE são destaques últimamente…E também todos os dias visito so SITES dos grandes jornais e revistas brasileiros e geralmente lá estão notas referente ao CRUZEIRO..Mas como aqui em Minas a maioria esmagadôra da IMPRENSA é atleticana e o galo está em baixa nas manchetes fora das fronteiras de Minas, ficam puxando o CRUZEIRO para a mesma barca furada atleticana..ISOLA!!!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Eu já acho que esse negócio de ficar nos comparando a RJ ou SP, não nos leva a nada…

    Somos sim o segundo PIB do País, mas nosso Estado não tem e nem nunca terá o mesmo apelo de um Rio de Janeiro por exemplo e a diversidade cultural e o mesmo PIB de São Paulo.

    Como bons mineiros, sabemos das nossas qualidades e valorizamos as nossas coisas, sem precisar da sustentação de outros Estados.

    Agora, com relação ao espaço de mídia, tudo é “BUSINESS” ! Ocupa mais espaço quem dá mais retorno ! Ou vcs acham que um Diretor de TV iria comandar sua equipe basicamente pela sua paixão ?? É evidente que não !

    Não podemos é caminhar pro “complexo de inferioridade” e ficar achando que as coisas são assim por “birrinha” deles com Minas Gerais. Nada disso.

    Daqui a pouco vão dizer que é um “absurdo” a Globo não transmitir o Carnaval ( lixo… ) de BH pra todo Brasil… Não transmitir Ipatinga e Guarani pra todo Brasil…

    Temos que ter consciência do nosso lugar e entender que tudo é BUSINESS !!!

    Se MG quer mais espaço, quer aparecer mais, que faça por merecer !

    Só essa coisa de “Tradição Mineira”… “Culinária Mineira”… “Cidades Históricas de Minas”… NÃO VENDE !!!

  • Francisco Barbosa disse:

    Há pouco no Jornal Regional da EPTV Sul de Minas (Globo de Varginha) deram ampla cobertura sobre o jogo que definirá uma vaga p/ Módulo I de 2012, inclusive com entrevistas ao vivo com os técnicos Nedo Xavier (Boa Varginha) e Paulo Rogério (Tricordiano).

  • Marcelo Veloso disse:

    Mas tudo no Galo dá Ibope. Se o Chico fosse cruzeirense o blog dele não seria tão visitado, inclusive, pelos lunáticos com suas fantasías e argumentos incoerentes.

  • tom vital disse:

    Chico,as vezes eu assisto o Jornal Nacional e eles parecem que estão falando para o público americano.Já foi o tempo que o Jornalismo era Profissão de Fé,hoje tudo gira em torno do interesse e do dinheiro.
    Como que os políticos mineiros que tem peso vão cobrar alguma coisa da Globo se os interesses econômicos deles estão atrelados a Globo.
    Tiveram a cara de pau de comparar o jogador William do Flamengo que fez um gol contra o Horizonte ao Messi.É brincadeira
    Há pouco tempo assisti numa novela da Globo uma personagem mineira de BH,falando como se fosse uma caipira do século dezenove.

  • Ronaldo Totoli disse:

    E o Kalil, hein? Fechou com a Globo por $15 milhoes a mais que o cruzeiro…

  • Marcus disse:

    Excelente critica Chico, parabens pela sinceridade.

  • Flávio Azevedo disse:

    começaremos a mudança quando os mineiros pararem de dar audiência para a manipuladora “radio de minas” em que o dono é botafoguense e coloca seu outro “time do coração” o atletico mineiro como sendo o “melhor de minas” e todos sabemos que este ano os alvinegros completam 40 anos sem um título expressivo no quadro nacional! o time de vespasiano vive de mídia e pessoas alienadas! todos estão vendo o rival azul conquistando minas gerais de ano a ano!

  • Washington Luiz de Miranda Júnior disse:

    Parabéns Chico!

    Assunto de extrema relevância; realmente mexe com aquilo que somos, com nossas tradições, nossa gente. Nascido e crescido em Belo Horizonte, já moro há 10 anos no interior de Minas Gerais, mais especificamente na região sul.

    Sou xingado, caçoado e ridicularizado, por carregar no peito, o orgulho de ser mineiro (atleticano), ou de não me render as asquerosas e diabólicas artimanhas da imprensa bairrista e “elitizada”, que compõem o arquétipo “paulista” no consciente povo desta região do nosso estado. Chego ao ponto de torcer a favor do Cruzeiro (imagine…), quando esse joga contra times de São Paulo.

    Mais não é o futebol o que mais me incomoda. Incomoda-me o fato de minha mãe, professora do Estado, perguntar em sua classe: Qual a capital de Minas Gerais? – e a resposta é dada em uníssono -“São Paulo professora!”.

    Nossa cultura e tradição mineira padecem em detrimento do dinheiro das mídias paulista e carioca, lançando na lama nomes e ações de mineiros que transformaram nosso estado, país e continente; como se economicamente, culturalmente, politicamente, “esportivamente” não representássemos nada, ou melhor, muito pouco.

    Atenciosamente

  • Antonio Carlos Vieira Alves disse:

    Caro Chico Maia, é lendo textos como estes que cada vez mais você se torna um exemplo.
    Muito obrigado por estas lições que tem que ser dadas aos mais jovens, pena que nossos jovens “não perdem tempo” lendo este maravilhoso texto.
    Ainda bem que hoje temos uma internet e podemos descobrir notícias verdadeiras como ela realmente são e não montagens e farsas que nos foram empurradas “goela” abaixo a tempos atrás.
    Não me canso de te elogiar, PARABENS E PARABENS. LINDO…

  • Rafael Naves disse:

    Comentando a primeira parte,a da igualdade dos times e maior mídia ou dinheiro dos europoeus,hoje se diz qu o atual Barcelona é o melhor time da década. Será que já se esqueceram do fantástico Barcelona de Ronaldinho Gaúcho,que era melhor e jogava mais do que o atual? E será que se esquecem que,ultimamente,os times brasileiros em muitas das vezes venceram os poderosos campeões europeus pelos mundiais interclubes?! Por que será que o futebol brasileiro é considerado o melhor do mundo? Talvez por que ver um Ganso jogar seja infinitamente melhor do que ver um Iniesta,antigo reserva do também brasileiro Deco. Será que o Cannavaro,que foi eleito “melhor jogador do mundo” pela FIFA, é ou já foi melhor que um Lúcio,um Juan,um Thiago Silva?! O fato é que brasileiro tem complexo de inferioridade,não se valoriza,o que é o primeiro passo para essa “colonizãção” que vivemos

  • Luisinho disse:

    Resumindo, FANTÁSTICO!!

  • Gilmar disse:

    Aqui na zona da mata,graças a Deus,depois que o Tupi subiu,a globo de juiz de fora não transmite mais campeonato carioca.Teve uma vez que enquanto passava Atlético vs Cruzeiro,a panorama exibia Macaé vs Volta redonda.Aí tbm já é demais.

    E chico,ta sabendo sobre o acerto do galo com a globo por 65 milhões?acho que saiu na folha online.
    Posta alguma coisa aí pra nós

  • Magno disse:

    Que texto perfeito muito bom nos mineiros temos que cobar das autoridades que no solo de minas deveriam passar somente programas de minas sul de minas nao e de sao paulo (Juix de fora ) nao e do rio . A GLOBO joaga todos os lixo des 2 estado pra nos mineiros.

    Aqui na florida e um sofrimento do CAO com a REDE LIXO (GLOBO INTENACIONAL) ele enfiam programacao deste 2 estados na nossa guela abaixo e a seco … e pagamos caro por isto . pago e nao tenho direito de ver as coisas do meu querido e sagrado estado de minas .

    Mais a culpa e de quem comanda o estado (governador …deputados …senadores ) que sao subalternos da temida REDE LIXO GLOBO.

    No sabado e domingo passado tive que procurar na net os jogos de cruzeiro e atletico pra assitir porque nos canais PFC e GLOBO enfiaram jogos do rio e sao paulo na nossas guelas .to cancado de brigar com estes Malditos.

    Se nao tiver um deputado BAGO ROXO em minas nao vai adiantar eu lamentar com tudo isto vou ser obrigado a aceitar.

    O dia que um deputado estadual fizer uma lei sobre este assunto ele vai ser eleito com a maior votacao do mundo pelos mineiros .

    PENSEM DEPUTADOS ESTADUAIS PENSEM DEPUTADO FEDERAIS PENSEM PENSEM SENADORES, E PRINCIPALMENTE PENSE SR. CANDIDATO A GOVERNADOR NA PROXIMAS ELEICOES .

    TEMO COM PROMESSA DE CAMPANHA ISTO COISAS DE MINAS SO PRA MINAS NADA DO EIXO DO MAL.

    obrigado .

  • guerra disse:

    Politico brigar, por Minas, que nada ele briga é pela verba que vai para o bolso.

    Conceição do Mato Dentro, as paisagens cachoeiras e Matas estão sendo destruidas pelo Eike batista, e com autorização dos politicos, aécio e pinto coelho, o eike vai mandar o minerio para o Rio e Minas não ganha merda nenhuma e nem Conceição, e eles ainda batem palmas, porque o eike faz churrascos pra eles.

    O Kalil tá peitando a globo, nem tanto pelo valor para o Galo, do contrato que é igual ao segundo escalão do futebol, mais, pelas cláusulas do contrato, que massacra todos os clubes, inibe , proibe e quer mandar no clube, até mesmo em quem vai dar entrevistas.
    E a imprensa, grande parte ainda critica o Kalil, MEDO, ou interesses e vejam amigos, foi só Kalil gritar e reclamar, que a globo resolver atender e vai pagar as despesas dos clubes no brasileirão.

    Os protegidos Corintians e flamengo, ganham mais, tem mais visibilidade, tem melhores contratos, e são ajudados até nas contratações das estrelas, e os outros clubes, se contentam com churrascos e recepções em hoteis do Rio os presidentes gostam é de badalação e são uns babas ovo.
    Eita turma de brasileiros da porra sô

  • Gilmar disse:

    Mais a proliferação de camisas estrangeiras aqui,se deve muito ao fato das camisas dos times brasileiros serem cada dia mais feias.

    A camisa do cruzeiro parece um Abadá de carnaval.A do vasco,parece uma árvore de natal.E até a do todo-poderoso são paulo ta uma bosta.Enquanto isso a camisa do arsenal por exemplo tem um patrocínio bem mais discreto e faz muito mais sucesso.A do real,do chelsea etc. também ainda não se transformaram em outdoor.

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Para se ter uma idéia, o Galo não tem departamento de marketing, quem faz o marketing do Galo é o próprio Kalil, umas vezes bem, outras com uma infelicidade abissal. Um caso é o das camisas rosas, achei até bonita, mas foi uma faca de dois gumes e desnecessária, principalmente num país machista como o nosso, podia ter feito uma consulta à torcida, ou te-la lançado somente para a versão feminina. O que vejo vender é pacote de pipoca e camisa falsa, exatamente como acontecia nos meus já não tão próximos, tempos de infância.

  • Nilo Dutra disse:

    Chico, obrigado pelo desabafo com relação a esta imposição da Globo com relação ao futebol. Que tal iniciar uma campanha: programa mineiro só fala do futebol mineiro e deixa o resto para o resto…

    – Belo Horizonte

  • jose de assis silva disse:

    Primeiramente, os prabéns pela matéria sobre a “nova colonização”. Concordo plenamente com vc. Mas, há um jornal em b.hte que dedica páginas (eu disse páginas) inteiras ao futebol europeu e do Rio e São Paulo. Quando há o cláissico Atlético x Cruzeiro os jornais do Rio e de São Paulo dão (quando dão) notícia de canto de página. Alguns locutores e comentaristas de nossas rádios vivem se dizendo alegres ou chateados com vitórias ou derrotas de botafogos, flamengos, vascos etc. Lembramos do jornalizsta e dramaturgo Nelson Rodrigues: continuamos com complexo de cachorro vira-lata

    – belo horizonte