Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Futebol mineiro continua empobrecendo

Emerson Romano (Itatiaia) twittou e o Paulo Galvão (Estado de Minas) comentou:

emersonromano

“Tupi, Democrata/GV e Caldense informaram a FMF que não terão condições financeiras de participar da Taça MG”

paulogalvaobh

“Essa é a força do interior mineiro? Brincadeira, tem de repensar tudo”

E digo eu: vai continuar desse jeito, sempre piorando.

A FMF deveria reunir todos os clubes profissionais do estado e discutir o futuro seriamente.

Mas nem ela, nem os maiores clubes estão a fim de gastar tempo com essas discussões. Vivem numa zona de conforto, com o dinheiro da Globo que entra para todos eles numa disputa de Campeonato Mineiro da primeira divisão com três meses de duração, 12 clubes, e pronto.

O ideal seriam fórmulas diferentes para uma primeira e segunda divisões, com mais clubes, regionalizados.

Claro que, Atlético, Cruzeiro e América, precisam ter tratamento distinto, por serem os carros chefes e estarem na Série A nacional, mas os demais clubes precisam ser redistribuídos em competições que motivem e ocupem o calendário mais meses em cada ano.

Mas enquanto a imprensa ficar calada, também em sua zona de conforto, os dirigentes mais fortes e com poder de ação não vão se tocar.

Quando digo imprensa, refiro-me aos grandes veículos, aos comandos deles, que ditam a linha editorial: Globo, Band, Alterosa, Record, O Tempo, Super Notícia, Hoje em Dia, Estado de Minas e Aqui.

Eu e vários companheiros entramos no assunto de vez em quando, mas para pressionar mesmo à cartolagem, só com reportagens e manchetes diárias.

Sem isso, vamos continuar registrando o empobrecimento do futebol mineiro a cada ano.


» Comentar

Comentários:
15
  • Edisio Torres disse:

    Parte da culpa deste empobrecimento do futebol mineiro é da imprensa. Digo isto sem medo nenhum de errar. Nas seleções de destaque do campeonato mineiro, de destaque do ano nunca aparece jogadores dos clubes do interior. Com certeza vai aparecer alguém para dizer: “mas não tem”, mas eu afirmo “tem sim”. E o por que disso? Porque a imprensa não quer ver. Porque ela é mantida pelos grandes. Quando um empresario investe em clube do interior, além do “ajudar” ele quer e necessita que sua marca apareça. Existe uma grande empresa de comunicação em Minas que em seu noticiário esportivo dê o devido espaço para as noticias do Uberaba, do Tupi, do Guarani? Claro que não…aliás a pergunta que sempre faço: para que ter o campeonato mineiro? Um triangular disputado na capital estaria de bom tamanho.
    Edisio Torres
    Ouro Branco MG

  • Renato Paiva disse:

    Engraçado. Por um momento, eu achei que estava enriquecendo, já que 18 equipes (isso mesmo!!) se habilitaram para disputar a terceirona. Vamos ver quantas chegarão até o final.

  • Flávio Azevedo disse:

    e em Minas ninguem comenta sobre a EXCLUSIVIDADE da globo sobre o campeonato mineiro, nao dividindo com outra emissora.

  • Régis disse:

    De fato uma federação que considera Modulo II como primeira divisão fica bem difícil de entender. Acredito que não existe campeonato Mineiro, é apenas um torneio inicio para os grandes da capital iniciarem o campeonato brasileiro. E um dos piores do Brasil em público e renda. E viva o campeonato Amador, das cidades do interior, bem mais populares do que o próprio campeonato Mineiro. Muitas tem segunda divisão
    mesmo, e os torcedores estão sempre no campo.

  • Mário César disse:

    “Mas enquanto a imprensa ficar calada”…

    Chico, retirei essa frase da nota. Como querem que a imprensa que comanda os direitos do campeonato mineiro ( leia-se GLOBO) fique “calada”com este “disparate técnico e orçamentário que o interior tem em relação à Atlético e Cruzeiro se é a mesma que mais fomenta essa diferença que são as cotas televisivas! A única chance de um melhor capital para montar um time com condições de dois semestres seria com o suporte da toda poderosa ( no mínimo para capitanear a atração de recursos, que seja).

    Alguém pode bradar: mas quem comanda a audiência são os dois principais de BH. Óbvio. Mas se a detentora dos direitos televisivos quisesse dar o mínimo de emoção no campeonato, poderia ao menos estruturar melhor os times do interior com mais verba, para A PRÓPRIA ter mais retorno com mais audiência.

    Emoção na disputa gera mais audiência. O Cruzeiro por exemplo levou mais de 130 mil pessoas na final do mineiro de 97 não foi contra Atlético ou América, e sim Villa Nova. Aonde tá a diferença? Times do interior encaravam um pouco mais, não ficava tomando de 8,7,6 em etapas decisivas….isso desanima o público e tira o crédito do mineiro.

    Ainda bem que temos jornalistas como Chico Maia, que defende o futebol mineiro na concepção plena do conceito MINEIRO ( todos do Estado).

    Mas se a Globo por exemplo chiar diante dessa situação, é a maior hipocrisia do mundo, é uma grande responsável por isso…ou no mínimo omissa ( poderia estar mudando esse quadro)….

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    É por isso que o C. Mineiro não serve de parâmetro nenhum.

    Quem conquista C. Mineiro e já acha que tá tudo ótimo, briga é pra não cair no Brasileirão…

    C. Mineiro só é legal pela tradição e rivalidade mesmo. E serve mais pra derrubar treinador.

    Legal, é um certo time aí, que quando consegue o feito de conquistar um título do C. Mineiro, desfila até em carro do corpo de bombeiros… rsrs

  • Alexandre disse:

    E o dinheiro da TV?

    Não adianta o clube ser profissional e ter dirigentes amadores!

  • Klang disse:

    Eu era contra, mas agora sou a favor já que a FMF é incompetente mesmo: fecha as portas e vamos disputar outros campeonatos. Os grandes contra os grandes, os médios contra os médios e os pequenos contra os pequenos.

  • Flávio Azevedo disse:

    os gauchos tiveram humildade e copiaram a formula do campeonato fluminense. tem mais clássicos, turno e returno, chance de disputar 2 trofeus e aquela equipe que for mal no primeiro turno começa zerada juntamente com as outras e pode sonhar em recuperar-se e dar volta olimpica.

    poderiamos ter o campeonato mineiro com 16 equipes, divididas em 2 grupos, regionalizando cada um. primeiro turno chamando-se Taça BH e o segundo turno Taça MG, quem ganhar cada turno disputa as finais. a mesma equipe vencendo as taças consagra-se campeã estadual, assim como o Flamengo conquistou o Estadual 2011 atropelando todos e mais um vez deu a volta olimpica invicto.

    futebol é simples…..

  • Paulo disse:

    Chico, estava vendo ontem o programa “Kajuru sob Controle” (não sou fã dele; sempre o achei exagerado, falso moralista e estrategicamente “polêmico”), e ele, em meio a tantas besteiras que usualmente fala, soltou uma frase, na minha opinião, óbvia e genial:

    ao discorrer sobre o fato de 9 entre 10 cariocas apontarem o Vasco como vice-campeão no Rio (na verdade, foi o Fluminense – o Vasco ficou em 6º ao final do campeonato), legitimando a idéia do subconsciente, o nobre Kajuru soltou: “futebol é psicologia”. E em termos de psicologia, não há ninguém no Brasil parecido com o Flamengo. Simplesmente irretocável a frase dele.

    Que os times mineiros (cada um com seu tipo de “drama”, de “temor”) consiga trabalhar o seu “psicológico” (outra característica muito bem resolvida nos times argentinos, às vezes confundida com “catimba”. Em âmbito regional, o fator psicológico, devido ao desnivel TÉCNICO, fica em segundo ou terceiro planos. Em âmbito nacional ou internacional, a defasagem fica patente. Aguardemos.

  • Carlos Manoel disse:

    E outra coisa em relação a fórmula de disputa dos campeonatos da FMF. A falta de regionalização nas divisões inferiores acabam aumentando os gastos das equipes. Por exemplo: no mineiro juvenil, o Pousoalegrense, equipe da minha cidade, Pouso Alegre, está em um grupo que tem o Uberlândia, Fluminense de Araguari e Manchester. Três times que ficam a 8 horas do Sul de Minas. Complicado.

  • Carlos Manoel disse:

    O grande culpado nessa história toda é a própria Federação Mineira de Futebol, que ao invés de pensar em ajudar os times do interior, apenas dificulta. Se pegarmos a fórmula de disputa da primeira divisão do Mineiro 2011, podemos exemplificar meu pensamento. Se antes classificavam oito times, este ano passou a classificar apenas quatro. Ou seja, apenas um time do interior teve a chance de jogar novamente contra os “grandes de BH”. Os times do interior quando chegam na elite estadual, querem é jogar contra o trio da capital. É isso. São pequenas coisas, que fazem uma grande diferença no interior.

  • Rafael Naves disse:

    É difícil ver um Rio Branco de Andradas fora do Mineiro,URT e Mamoré sem conseguirem se reerguer,Fabril de Lavras,Alfenense e América de Alfenas aos pedaços,Uberlândia nessa draga,o próprio Democrata de Sete Lagoas,com a estrutura que tem,em situação complicada, e agora,outros “grandes” do interior deixando de disputar competições por questões financeiras. A FMF tem sido incompetente(pra não dizer vergonhosa) há alguns anos, mantendo fórmulas fracas de disputa dos seus campeonatos,não investindo em qualificação de arbitragem e não apoiando os times do interior. Será que só será feito alguma coisa drástica quando o caos estiver instalado no nosso futebol?Não se pode tratar assim um futebol que é dos mais tradicionais do Brasil e que conta com 3 representantes na Série A atualmente.

  • stefanie de souza santos fani do california disse:

    chico vi uma reportagem sua sobre o enfraquecimento dos clubes do interior.pensoq a federaçao e os cartolas sao muitos burros e nao tem ixpiraçao nenhuma para os sucesso..querem ficar ricos mas sem trabalho..vivem mesmo no conforto do dinheiroda globo…pesso eu que fisezem 5 campeonatos regionais…disputado somentes aos domigos e a tarde. ou de manha jutariamaos grandes no inicio do ano..mais ou menos assim..taço do aço…copa trioangulo…taça tiradentes copa jucelino..isso em cada regiao de minas sem divisao de serie…ai os campeoes regionais se juntariam aos clubes da primeira divisao(a primeira divisao ja garantia a permancia na fase final como premio a acessao nacional)pode ser classificados ..e faseriam um campeonato mineiro curto para os grande ocm uma formula enxuta…dois turnos igual ao carioca…ai eles vao faltar dinheiro…mas e inadimissivel q nos mineiros nao conseguimos vender o futebol do nosso estado…cada um venderia sua copa regional…trocava viaguen e hospedagen por publicidade(ja diminuam os custo)chama os parceros da regioes(usiminas no vale do aço…vale do rio doce…fiat…copasa …cemig…esses supermecados granedees banco bmg gorvenos prefeituras )ai vc pode me falar que vai me faltar midia que nem todas tv vao quere transitir…mas as tv regionais vao quererpor que vai fortalece seu nome na regiao..sem contar a internt..que da acessoa todos hoje em dia…acretido q pra minas seria a solucao…parafortalecer o futebol…mineiro e sem contor q colocaria todas as regioes com chance de disputar o mineiroe ver atletico e cruzeiro em sua cidade(na verdade chicoe so copiar um pouco a nba e suas comferencias que uni o pais em suas regioes e dexa todo o paiz com chencede ser campeao).

    – belo horizonte